Utilidades do Azeite

Tire maquilhagem, hidrate o cabelo, acabe com o acne e muito mais com o tão conhecido azeite..

Limpar a tinta do cabelo:

    A maior parte das vezes que pintamos uma casa, ficamos com o cabelo sujo de tinta. Uma das formas de o limpar é passar um pouco de algodão embebido em azeite sobre o cabelo e esfregar suavemente.

    Limpar maquilhagem:

      Se não tiver prevenida, uma solução para retirar o rímel é passar um algodão com azeite, sem esquecer de limpar posteriormente os olhos com um lenço de papel.

      Máscara para hidratar o cabelo:

        Para hidratar cabelos secos faça o seguinte: Aqueça meia chávena de azeite, sem o ferver e aplique em todo o cabelo. De seguida, envolva-o com uma toca ou saco de plástico e por cima com uma toalha deixando actuar 45 minutos e lave-o de seguida.

        Liquido caseiro para polimento dos móveis:

          Pode recuperar o brilho dos móveis com uma solução simples e barata: dentro de um borrifador coloque duas partes de azeite e uma parte de sumo de limão ou vinagre branco e agite bem. Sempre que quiser dar brilho aos seus móveis, borrife-os com esta solução e deixe actuar durante dois minutos. De seguida limpe com papel absorvente ou um pano macio.

          Como creme de barbear:

            Em alguma altura que fique sem creme de barbear, há uma solução bem mais eficaz que o vulgar sabonete: o azeite! Este é mais macio e faz deslizar melhor as lâminas na pele do rosto ou das pernas, hidratando-as.

            Creme de Barbear

            Contra o acne:

              Muitas pessoas conseguem bons resultados com esta mistura contra o acne: faça uma pasta com 4 colheres de sopa de sal e 3 colheres de sopa de azeite. Esfregue esta mistura na face durante 2 minutos e lave de seguida com água morna e sabão. Durante uma semana, aplique esta mistura todos os dias e depois faça uma redução de 2 a 3 vezes por semana. A acção esfoliante do sal juntamente com a acção hidratante do azeite provocarão melhorias significativas na sua pele.

              Limpar o óleo ou tinta das mãos:

                Para limpar óleo do automóvel ou até tinta, basta juntar 1 colher de sopa de azeite e 1 colher de sopa de sal na palma das mãos. Esfregue bem durante alguns minutos e em seguida lave-as com água e sabão. Além de limpas ficarão também hidratadas e macias.

                 

                Como comprar o azeite:

                O azeite virgem extra é feito logo a seguir à colheita, prensando as azeitonas e processando-as a frio. Com este procedimento todo o sabor é conservado e o ideal para a culinária, sobretudo nos pratos que não são sujeitos a aquecimento. Para outro tipo de utilizações, como o cozinhar por exemplo, pode usar qualquer outro tipo de azeite, mais vulgar, que serve perfeitamente e é muito mais barato.



                Gostou? Partilhe...

                Deixe aqui o seu comentário...

                Apenas o nome e email são de
                preenchimento obrigatório e não serão revelados.

                Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
                com o artigo/site não serão aprovados.

                7 comentários até agora. Deixe também o seu!

                1. 13-10-2011

                  @Manuela:
                  Muito obrigado pela sua participação e pela dica.
                  Abraço e até uma próxima visita.

                2. Manuela Dias
                  05-10-2011

                  Olá a todos!
                  Realmente o azeite é aquele alimento que tem muitas caracteristicas e serve para inumeras coisas!

                  No entanto ainda nao foi aqui falado que o azeite serve também para tirar rezina das mãos!!

                  Pois é, tu que tens lareira e enche-ste as mãos de resina ao ir buscar aquela lenha de pinho à garagem, então experimenta esfregar as mãos com azeite e verás! Sai tudo!!!

                  Boa continuação a todos!

                3. 04-09-2009

                  @Laura:
                  Olá mais uma vez. Fico feliz por usar as minhas dicas.
                  Beijo e até breve.

                4. 25-08-2009

                  Olá RM!
                  Cá estou eu de novo! Nestas férias resolvi experimentar uma das tuas dicas. Com azeite fiz a bela da depilação… Fantástico!! As pernocas ficaram mesmo fixes, super macias! Obrigada!! “Bêjo”

                5. 09-08-2009

                  @Daniela:
                  É mesmo impressionante tudo aquilo que podemos fazer com algo que usamos todos os dias na cozinha.. Obrigado pelo seu comentário 😉

                  @Laura:
                  É verdade Laura, o azeite serve mesmo para muitas coisas e provavelmente mais ainda que aquelas que apresento no site. É um prazer ser invadido no meu blog 😉 Abraço.

                6. 06-08-2009

                  Excelente!! De todas as dicas que apresentaste apenas conhecia a da “máscara para hidratar o cabelo” e a sua utilização como hidratante para as mãos … É impressionante tudo aquilo o que podemos fazer com algo que apenas utilizamos para temprerar…

                  Desculpa invadir o teu blog…!

                  Boas dicas!

                7. Daniela
                  04-08-2009

                  Belas dicas principalmente a da depilação,o azeite desde sp tem sido um produto de excelência para diversas vertentes que nao apenas o da alimentação e cada vez mais nos dias de hj vai se verificando a sua eficiência cmo produto a nível estético e pelos vistos nao só. Vou experimentar a depilação uma vez que é algo que deixa a pele bastante seca se a mma nao for hidratada.

                2 Trackbacks

                1. […] – Conheça tudo o que pode fazer com a mostarda – Saiba outras coisas que pode fazer com o açúcar – Conheça mais utilizações para o azeite […]

                2. […] – Conheça tudo o que pode fazer com a mostarda – Saiba outras coisas que pode fazer com o açúcar – Conheça mais utilizações para o azeite […]