Como colocar cortinas e cortinados

Colocar uma cortina ou cortinado pode parecer algo do outro mundo, para aqueles que nunca fizeram tal coisa. Neste artigo mostramos algumas dicas de como montar uma cortina na sua casa e apresentamos algumas sugestões de como comprar o tecido, etc.

Antes de mais, compre a calha com o tamanho desejado e numa só peça, já que a união de duas partes de calha é pouco prática e na maior parte das vezes, impossível de realizar. Nas duas pontas da calha, coloque travões para impedir que os cursores saiam.

Se vai colocar a calhão no vão da janela, os seus comprimentos devem ser mais ou menos os mesmos. Se pretender que as cortinas ultrapassem o comprimento da janela, adicione 20 centímetros ao comprimento da calha (10 cm para cada lado).

Existem variados tipos de calhas, que vêm equipados com sistemas para fixar ou então suportes que fazem com que a cortina fique afastada da parede. Este tipo de calha é fixado, pelo menos, a 5 centímetros do bordo superior do caixilho ou então disfarce-o por detrás de uma sanefa de madeira, por exemplo, o que vai melhorar o aspecto de todo o conjunto.

As cortinas podem ainda ser penduradas num varão de madeira ou de latão, de comprimento igual à largura da janela, acrescido de 50 a 60 centímetros.

Cortinas / Cortinados

Tipos de cortinas:

  • Cortina de bainha simples – Neste tipo de cortina é cosida uma bainha na parte de cima do tecido, por onde circula o varão.
  • Cortina de cabeça perfurada – São aplicadas ilhós de metal, devidamente reforçados, na própria cortina, com mais ou menos 10 centímetros de distância.
  • Cortina Laçada – Na parte superior da cortina, são cosidos pedaços de tecido dobrado, por onde vai circular o varão. As laçadas devem ainda ser reforçadas, com fita de nastro, por exemplo. Aplicam-se espaçadas mais ou menos 5 centímetros e o seu comprimento depende da espessura do varão.

DICAS FINAIS

  • Antes de fixar o varão, meça primeiro a largura do terminal, deixando alguma margem até à parede.
  • Quando medir as cortinas, veja se estas vão ter algum tipo de franzido (precisará de mais tecido se a cortina tiver mais pregas). Não esqueça ainda o excesso de tecido para as bainhas do cortinado.
  • Pode optar por dar um efeito mais elegante às cortinas, deixando cerca de 15 centímetros em excesso, para estas ficarem pousadas no chão.
  • Pode sempre pedir amostras de tecidos nas lojas e experimentá-las nas suas janelas, afim de facilitar a sua escolha.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

9 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 27-10-2012

    @Silmara:
    Se tiver caixa dos estores, acho que fica melhor cobrindo a caixa.
    Espero que fique bem! 🙂
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  2. silmara
    25-09-2012

    Gostaria de sua opinião. Vou colocar cortina no quarto dos meus meninos. A cortina é só na janela,pois tenho móveis embaixo. devo colocar logo acima da janela ou próxima ao teto?????????????

  3. 30-07-2012

    @Josema:
    Pedimos desculpa, mas não entendemos qual a sua dúvida.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  4. 07-07-2012

    o q nao entendi foi o tipo de parafuso com dois furos na ponta me de uma dica

  5. 26-11-2011

    @Tania Rodrigues:
    Não conseguimos compreender a sua dúvida. Pode ser um pouco mais específica?
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  6. tania rodrigues
    16-11-2011

    vou colocar molduras no apto todo. a dúvida é: devo fazer o cortineiro ou posso optar ou não pelo cortineiro.

  7. 22-09-2011

    @Marisa:
    É um pouco complicado sugerir algo sem ver. Mas uma cortina até abaixo fica sempre melhor, numa sala por exemplo. Num quarto ou cozinha, uma cortina até meia altura fica melhor. Depende do seu gosto também.
    Faça uma outra cortina para tapar o sol na sua porta.
    Esperamos ter ajudado. Grande abraço e obrigado por nos ter visitado.

  8. Marisa
    15-09-2011

    Meu sofá fica abaixo da janela, devo fazer uma cortina com o comprimento em cima do encosto? E ao lado do sofá vem a porta que precisa também de uma cortina para quebrar o sol. Ambos são de blindex.
    Estou na dúvida de como fazer as cortinas.

    Grata,

    Marisa.

  9. Irene
    19-04-2011

    Gostei das dicas, vou pintar as portas e rodapes da minha casa de branco, qual a tinta que me aconselha, semi brilho ou acetinada?
    Obrigada

1 Trackback

  1. […] o nosso artigo sobre como colocar cortinas e cortinados, caso necessite de ajuda […]