17 Dicas para curar a Ressaca

Depois de alguns copos a mais, acontece muitas vezes acordarmos com aquela ressaca terrível no dia seguinte. Curar uma ressaca não é possível, mas pelo menos podemos aliviar os seus sintomas. Saiba como…

Tomar um analgésico:

Um dos maiores sintomas de uma ressaca é a dor de cabeça, que pode facilmente desaparecer com uma aspirina ou acetaminofeno ou ainda Ibuprofeno.

Não é aconselhável tomar nada mais forte do que isto, de forma a evitar habituação do organismo.

Beba muita água:

O álcool faz com que as células do seu corpo fiquem desidratadas. Para contrariar este efeito, beba muita água antes de se deitar e quando acordar no dia seguinte, de modo a reverter o processo de desidratação.

Saiba porque é tão importante estarmos hidratados e o que significam as diferentes cores da urina.

Beba café:

O café faz com que o inchaço dos vasos sanguíneos diminua, inchaço esse que produz a dor de cabeça. Beba duas chávenas de café que o ajudarão a combater as dores de cabeça, não sendo aconselhável ultrapassar as duas chávenas de café.

Beba sumos de frutas:

A frutose, um tipo de açúcar contido nos sumos de fruta, faz com que o álcool que ainda esteja no seu organismo ser eliminado mais rapidamente. Os dois sumos de fruta mais eficazes são o sumo de laranja e o sumo de tomate.

Coma bolachas de água e sal untadas com mel:

Tal como nos sumos de fruta, também no mel existe uma grande concentração de frutose que ajudarão o seu corpo a eliminar o álcool que ainda exista nele.

Casca de Salgueiro:

A casca de salgueiro contém uma forma natural de salicilato, um dos constituintes principais da aspirina. É por isso uma analgésico natural para quem não seja muito adepto dos medicamentos da farmácia.

Conheça um importante artigo onde damos 50 dicas de como aliviar as dores de cabeça.

Sopas instantâneas:

As sopas caseiras ou as sopas instantâneas são ricas em sal e potássio, ingredientes em falta no seu organismo após uma noite de alguns exageros.

Complexos vitamínicos B:

Estas vitaminas também ficam em carência no seu organismo, depois de uns copos a mais. Tomar uma cápsula de vitamina B ajuda o seu corpo a repor esta preciosa vitamina e consequentemente a aliviar os sintomas de ressaca.

Tome aminoácidos:

Tal como os minerais e as vitaminas, também os aminoácidos ficam em carência no seu corpo. Ao tomar uma pequena quantidade de hidratos de carbono estará a conduzir novos aminoácidos para a corrente sanguínea, reparando os estragos causados pelo álcool. Pode encontrar facilmente cápsulas de aminoácidos em lojas de produtos naturais ou farmácias.

Se estiver com azia, consulte o nosso artigo com várias dicas para aliviar os sintomas da azia.

Coma uma refeição equilibrada:

Se conseguir, ingira uma refeição equilibrada, já que esta irá repor muitos dos nutrientes que foram perdidos pela ingestão de álcool. Evite os fritos e as gorduras e não exagere nas quantidades.

 

Dicas de como curar a ressaca

Dê tempo ao tempo:

O tempo é sem dúvida o melhor remédio para muitas coisas e a ressaca é uma delas. Durma e descanse bem e provavelmente acordará sem os efeitos aborrecidos de uma ressaca.

 

O que é a ressaca?

Sempre que se passa por uma ressaca, deseja-se nunca mais voltar a ter outra.
Estudos provam que a ressaca é causada principalmente pelo ausência súbita do álcool no nosso organismo. As células cerebrais alteram-se com a presença do álcool e na ausência deste, quando parou de beber, precisam de algum tempo até ficarem novamente habituadas a funcionar sem o álcool, tempo esse quase sempre acompanhado pela ressaca.

Como evitar a ressaca:

Beber devagar é uma das formas de fazer chegar menos álcool ao cérebro, mesmo que no total acabe por beber mais. A explicação é que o seu corpo precisa de um certo tempo para queimar o álcool ingerido, cerca de 28 gramas por hora. Se o organismo tiver mais tempo para queimar o álcool, menos chegará ao seu sangue e ao seu cérebro.

Beber de barriga cheia é, como todos sabem, muito mais aconselhável do que fazê-lo sem nada no estômago. A absorção do álcool é evitada pela comida, fazendo com que menos álcool chegue ao cérebro, qualquer que seja o tipo de alimentos.

Evitar as bebidas com gás é um bom passo, já que o gás acelera a chegada do álcool à corrente sanguínea.

Escolher o tipo de bebidas é também um passo importante para evitar a ressaca. Variantes do álcool, como o etanol por exemplo, encontra-se em praticamente todas as bebidas alcoólicas e é este que o faz embebedar, e não o álcool propriamente dito. A vodka é a bebida menos perigosa e as menos aconselháveis são bebidas como o whisky, conhaque e todos os tipos de champanhes. A tiramina, substância encontrada no vinho tinto, é também algo a evitar, já que esta substância histamínica produz fortes dores de cabeça no dia seguinte.

Moderar a quantidade de álcool ingerido é sem dúvida um grande passo para evitar as indesejadas ressacas. Por exemplo, uma pessoa de 50 quilos só deve beber metade do álcool de uma pessoa de 100 quilos.

Beber Alka-Seltzer ou tomar duas aspirinas antes de dormir diminui os efeitos da ressaca do dia seguinte.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

6 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 07-07-2012

    @Leoneide:
    Obrigado também pela sua visita e pelo seu comentário.
    Abraço e até breve.

  2. leoneide
    30-06-2012

    eu to numa ressaca triste e vcs não sabem como vai me ajudar cada dica dessa
    muito obg.

  3. Ricardo Miguel
    23-08-2011

    @MJ:
    Obrigado pela sua dica e pela sua visita. Abraço e até breve.

  4. MJ
    22-08-2011

    a minha dica é: bebam coca-cola, é um espectáculo para a ressaca!:)
    Abraço!

  5. 17-06-2010

    Ainda bem que gostou das dicas.
    Espero a sua visita mais vezes.
    Abraço.

  6. 16-06-2010

    Olá,
    Ai, minha cabeça…rsrsrsrs
    Boa dica. Faço quase tudo que você relata.
    Nestes tempos de Copa do mundo, é bom se previnir.
    Um abraço.

1 Trackback

  1. […] Uma das formas de curar uma ressaca é fazer uma mistura de banana, leite e mel. A banana acalma o estômago e juntamente com o mel ajuda a subir os níveis de açúcar no sangue. Saiba aqui mais dicas para combater a ressaca. […]