Como Limpar, Tratar, Cuidar e Reparar os Moveis e Madeiras

Para quem habitualmente limpa a sua casa, sabe como é difícil mantê-la limpa e cuidada. Uma das dificuldades, poderá estar na limpeza e manutenção dos seus móveis. Eis algumas dicas de como limpar, tratar e cuidar dos seus móveis.

Como aplicar óleo num móvel para o limpar convenientemente:

O óleo de cedro ou o óleo de linhaça são os mais indicados para uma limpeza adequada dos seus móveis. A sua aplicação é bastante simples:

Após colocar um pouco de óleo de cedro ou de linhaça no móvel, passe um pano suave e sem pêlos sobre o móvel, no sentido dos veios da madeira. Deixe secar 24 horas e por fim passe novamente com um pano.

Como encerar um móvel para o proteger e dar brilho:

Para retirar as camadas antigas de cera, use palha de aço (número zero ou número 1), juntamente com aguarrás. Pode, como alternativa, usar um produto decapante para ceras. Raspe no sentido dos veios da madeira, mudando com alguma frequência o esfregão e limpando os resíduos de cera com um pano.

Quando a madeira do móvel estiver visível, tire a gordura e limpe a superfície com um pano embebido em amónia ou amoníaco. Poderá tapar pequenos buracos ou fissuras com massa de enchimento ou então betume, da mesma cor. É conveniente colocar um pouco mais do que necessário nas ditas fissuras para depois poder passar com uma lixa de grão fino (200-400).

Para aplicar a cera, use palha de aço fina (número 00-000), fazendo movimentos circulares e fazendo pouca pressão sobre o móvel. Se a madeira for muito porosa é conveniente que sejam aplicadas várias camadas. Continue a encerar até que seja visível uma película de cera. Por fim deixe secar e puxe o brilho do móvel com a ajuda de um pano macio.

Como polir um móvel para lhe dar um brilho intenso ou reavivar cores perdidas:

Para um perfeito polimento, terá que usar vários produtos à base de álcool ou goma-laca. Apesar destes produtos apresentarem um grande brilho, têm a desvantagem de não resistir convenientemente à humidade e ao calor. No centro de um tecido branco, coloque um algodão para polimento. Coloque produto de polir no algodão e embrulhe-o no pano. Depois pressione o pano contra a madeira para sair o produto em excesso. No outro lado do pano, deite algumas gotas de óleo de linhaça e esfregue a superfície de madeira com movimentos em forma de 8. Se vir que o produto de polir está a subir no pano, aumente a pressão, juntando mais liquido caso seja necessário.

Deixe secar, cerca de seis horas e forme um novo conjunto com uma camada dupla de tecido. Agora coloque-lhe álcool e esfregue com suavidade no sentido dos veios da madeira.

Mobília de madeira

Como tirar riscos da madeira:

Os riscos na madeira podem ser eliminados usando uma lixa húmida ou seca, dando de seguida um pouco de cera para polir, com um pano macio, para recuperar o brilho inicial.

Para riscos profundos, pode usar várias camadas de verniz transparente até preencher a zona danificada. Poderá ser necessário tratar toda a superfície caso exista uma grande quantidade de riscos ou a se a sua profundidade for grande.

Como tapar cortes na madeira:

Os cortes com maior profundidade tapam-se com produtos de enchimento. Os cortes menos profundos ou almogadelas podem ser tratados eliminando a camada protectora e tratando o local com água e calor (ferro de engomar, bola de tecido e algodão com água a ferver). Deixe secar a madeira inchada. Passe lixa e aplique um tratamento à sua superfície (verniz, cera, goma-laca). Por fim, puxe o brilho.

Como apagar os vestígios de madeira queimada:

Primeiro raspe os vestígios de queimadura com uma lâmina de barbear. Depois passe uma lixa de grão muito fino, terminando com uma camada de acabamento (verniz, cera, goma-laca).

Como resolver o problema de uma mesa ou cadeira oscilante:

Uma das soluções é medir a distância entre o pé que está mais curto e cortar essa medida nos restantes pés. Outra solução é cortar um pequeno pedaço de madeira com as dimensões correctas e fixá-lo à extremidade do pé, com cola de madeira e um parafuso para madeira de cabeça chata, embutido na madeira, para não riscar o chão.

Como resolver o problema dos encaixes soltos:

Se algum dos encaixes de uma mesa ou de uma cadeira estiverem soltos, separe os dois elementos. Depois espalhe cola de madeira nas duas uniões (não necessita de remover a cola antiga). Encaixe novamente os dois elementos e fixe-os com um grampo. Retirar a cola em excesso com um pano humedecido em água. Pode ainda reforçar essa união com parafusos, caso esta não seja visível.

Como remover fungos e vermes de um mobiliário:

Mergulhe cada pé do móvel num recipiente com insecticida. Por capilaridade, o produto vai espalhar-se por todo o móvel. Se necessário, pode acrescentar mais produto. Para um tratamento mais eficaz pode envolver todo o móvel com uma cobertura de plástico. Pode ainda optar por outro tipo de tratamento, mais rápido, que consiste em espalhar o produto insecticida e fungicida com uma escova. As superfícies mais pequenas podem ser vaporizadas com ajuda de um pequeno tubo fixado num aerossol, directamente nos buracos, ou através de uma seringa.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

35 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    21-11-2013

    @Richardson Tullio:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gostou das nossas dicas.
    Grande abraço e até breve.

  2. richardson tullio
    13-10-2013

    AS DICAS SAO EXTREMAMENTE EFICIENTES, PARABENS!

  3. Ricardo Miguel
    08-06-2013

    @Ismael:
    Olá Ismael. Certamente já ouviu falar que o limão tem poder desinfetante.
    No artigo de ontem, dia 7 de Junho, damos algumas dicas de como fazer detergentes e tira-gorduras com produtos naturais,
    onde o uso do limão está incluído para a limpeza dos móveis.
    Esperamos ter ajudado na sua questão.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  4. Ricardo Miguel
    08-06-2013

    @Maria José:
    Olá Maria. Ficamos muito contentes por ter ajudado.
    Grande abraço e muito obrigado pelo seu comentário.

  5. 17-05-2013

    A vossa ajuda é preciosa já recuperei dois movéis que ficaram lindos com a vossa orientação muito obrigada

  6. Ismael
    15-05-2013

    Por favor! Quero uma ajuda de vocês, porque ninguém tira essa dúvida, eu cheguei a vê na dica de vocês os insecticida, mas não é bem pro meu caso. O que eu queria saber é o seguinte: existe alguma maneira de desinfetar os móveis de madeira? Eu vou tentar ser objetivo, é o seguinte, para tudo que agente limpa na casa, tem produtos de limpeza desinfetante, como álcool, água sanitária, detergente, etc. Mas eu não sei como posso utilizar produtos do tipo em móveis de madeira. Porque os móveis de madeira acumulam bactérias superficiais, no entanto, essas bactérias não são removidas com lustra móvel, olho de peroba, porque esses produtos só fazem uma limpeza superficial, uma limpeza que prioriza o brilho do móvel e a remoção de poeiras. Mas desinfetar mesmo, não desinfeta. Algumas pessoas podem achar exagerado essa minha cisma, só que não é. Os móveis são utilizado por nós de várias maneiras, por exemplo, colocamos dinheiro em cima dele, jornais, objetos sujos as vezes em geral, sujamos ele as vezes com alimentos, líquidos (caso de mesas e criados mudos), e essas coisas não são removidas facilmente. Eu queria saber qual produto poderíamos usar para fazer uma limpeza desinfetante nos móveis. O álcool é até prático, pois desinfetamos muitas coisas com ele, como vidros, objetos em geral. Mas dizem que na madeira ele faz manchar, e não é todo móvel que aceita ele. Uns falam que o vinagre ajuda na desinfetação, mas não sei até que ponto isso é verdade. O detergente também é um produto, que alguns dizem utilizar, sei que ele desinfeta mesmo, mas será que é apropriado usar detergente nos móveis? E ele faz uma lambança também, porque ele envolve espuma e tudo mais. Vocês ai do DICAS CASEIRAS, saberiam me ajudar quanto a isso?

    OBS: Eu sei que por mais que limpemos, sempre vai ter bactérias, faz parte da natureza, até porque tem bactérias que não morrem com produto nenhum, só se forem expostas a alta temperatura, o que faria, no caso do móvel, torrar tanto os móvel como a bactéria. Mas eu só quero uma maneira de controlar a situação, mantendo o menos possível de bactérias em geral.

  7. 22-07-2012

    @Elza:
    Pedimos que leia atentamente o nosso artigo.
    Qualquer dúvida mais específica não hesite em deixar o seu comentário.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  8. 22-07-2012

    @Mytho:
    Pode experimentar lixar um pouco as zonas onde a gaveta desliza. De seguida passe um pouco de cera de vela ou sabão, que irá ajudar a deslizar melhor.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  9. Mytho
    08-07-2012

    Olá, boa noite.
    Tenho uma dúvida o que passo em gaveta de madeira que emperra, para voltar a deslizar ?
    Obrigado.

  10. Elza Maria Gonçalves
    13-04-2012

    Tenho uma cômoda de Imbuia que está muita danificada, como melhorar seu aspecto?

  11. 03-04-2012

    @Jai:
    Ficamos muito contentes por saber isso! Muito obrigado pela sua participação e volte mais vezes!
    Abraço e até breve.

  12. jai
    03-04-2012

    boa noite,acabei de compra algunes moveis antigos de madeira adorei todas dicas do saite, tirou todas as minhas dividas. estao de parabens , muitooooo bommmm.

  13. 02-04-2012

    @Glades:
    Existem lojas que alugam o equipamento e sai mais barato.
    É relativamente simples usar um aparelho para lixar o soalho, por isso poderá poupar algum dinheiro fazendo você mesmo esse trabalho.
    Abraço e obrigado por nos ter visitado.

  14. glades
    27-03-2012

    \amigos preciso recuperar um asoalho, como é em apto. gostaria de não precisar recorrer a um lixador. Qual a melhor maneira?
    Grata

  15. 16-03-2012

    @Antonio:
    A cera pode ser suficiente, mas caso não seja, terá possivelmente que dar novamente verniz pelo soalho.
    Muito obrigado pelo seu comentário e até uma próxima visita.

  16. Antonio
    15-03-2012

    Boa tarde,
    tenho soalho em minha casa, devido a mudar os móveis, uns riscos leves ficaram no soalho, este soalho foi tratado com verniz muito fino, agora, preciso de saber como fazer para tirar esses riscos, pode ser com cera liquida?

  17. 29-11-2011

    @Liliana:
    Boa tarde Liliana. Em relação ao seu chão, é necessário saber qual o tipo de chão. Se for de madeira, poderá, por exemplo, dar uma lixadela e envernizar de seguida ou aplicar cera, por exemplo.
    Na secção “Como tapar cortes na madeira:” encontra a solução para o problema de falta de madeira nas portas.
    Muito obrigado por ter visitado o Dicas Caseiras e até uma próxima visita.

  18. liliana monteiro
    25-11-2011

    boa tarde gostava de saber como posso tirar riscos feitos pela minha cadela no chao do quarto?e cmo disfarcar portas de madeira que ela roeu?obrigado

  19. 22-09-2011

    @Ana:
    O cupim ou térmita, instalam-se por vezes em móveis e madeiras. Existem sprays eficazes que eliminam definitivamente esse problema.
    Existe também betume para preencher os buracos da madeira. Procure por ambos numa casa da especialidade.
    Abraço e obrigado por nos ter visitado.

  20. ANA
    14-09-2011

    BOM DIA! TENHO UM SOFA DE MADEIRA CRUA ENCERADA E DEU CUPIM, CONSEGUI ACABAR COM OS MESMOS, PORÉM MEU MOVEL FICOU DANIFICADO COM BURACOS E CAMINHOS IMENSOS,O Q.UE POSSO FAZER PARA COBRIR OS BURACOS DE FORMA QUE POSSA ESTAR IGUALANDO A COR

  21. 30-08-2011

    @Graziela:
    Se puder envie fotos do mesmo para tentarmos ajudar. Talvez lixando bem a superfície e com um tratamento para metais, consiga obter um bom resultado.
    Mas fica difícil aconselhar sem ver. Abraço e obrigado por nos visitar.

  22. Graziela
    29-08-2011

    Olá Boa Tarde,
    Gostaria de renovar um baú antigo que é revestido de uma película de metal.
    Aceito sugestões , visto que o baú está com muita ferrugem e não sei se deva retirar película de metal e substitui-la por outro revestimento.
    Agradeço a ajuda

  23. Ricardo Miguel
    20-08-2011

    @Maria José:
    Ainda bem que gostou das nossas dicas. Não compreendi a sua pergunta. Se ainda não tiver o seu problema resolvido, queira nos contactar.
    Abraço e obrigado pelo seu comentário.

  24. Maria José Magano
    15-08-2011

    Boa noite e muitos Parabens por esta excelente ajuda.Tenho um movel de mogno e olho de perdiz com cerca de 100 anos. Já o decapei todo agora gostaria de saber qual o melhor produto para o proteger e ficar bonito.Limpeio com aguarraz posso dar-lhe o acabamento ou tenho que limpa-lo antes. Muito obrigada

  25. Ricardo Miguel
    03-07-2011

    @Stella:
    Olá amiga. Já experimentou limpar com água e lixívia? Normalmente costuma eliminar o problema dos fungos.
    Considere ler o nosso guia sobre como combater, eliminar e prevenir a humidade.
    Abraço e boa sorte! Até breve.

  26. stella
    27-06-2011

    eu tenho um amario de cozinha com pes, so que minha casa é m,uito umida e atras do armario esta com fungos,parece poeira ,eu passso pano molhado e tambem seco,nao resolve nada.
    preciso que ele esteje sempre limpo pois quardo alimentos la.
    me uma soluçao .obrigada

  27. 07-05-2011

    @Marly:
    Bem vinda e obrigado pela sua participação. Primeiro é conveniente saber que tipo de madeira está a tratar e se a madeira já tem verniz ou não.
    Qualquer esclarecimento não hesite em nos contactar.
    Abraço e até breve.

  28. 07-05-2011

    @Marisia:
    Experimente esvaziar todo o armário e deixar as portas abertas por algumas horas. Depois ferva 1 litro de vinagre e deite num recipiente sem tampa, colocando-o dentro do móvel. Feche as portas e deixe o recipiente durante várias horas dentro do armário fechado. Depois retire o recipiente e passe com um pano embebido em vinagre pelas portas e interior do móvel. Deixe secar e passe posteriormente com um pano seco.
    Muito obrigado pelo seu comentário. Abraço e até breve.

  29. 07-05-2011

    @Isabel:
    Desde já muito obrigado pela sua participação.
    Pode experimentar retirar pequenos riscos aplicando óleo de fígado com um pouco de algodão, puxando depois brilho com um pano de lã.
    Para riscos mais fundos, poderá derreter cera de abelhas para preencher as ranhuras, espalhando com uma espátula.
    Espero que as dicas tenham sido úteis.
    Até breve.

  30. Marisia
    30-04-2011

    Tenho um armario de cozinha em madeira imbuia e ele deixa um odor forte nos copos e xicaras. O que devo fazer? Grata. Marisia

  31. Marly
    26-04-2011

    Que tipo de cera é indicada para polir o móvel de madeira

  32. isabel
    18-03-2011

    boa noite gostaria de saber como tirar riscos de moveis wenge.obrigada

  33. RM
    08-03-2011

    Olá Joseane.
    Se as suas portas são de madeira é complicado ou dispendioso fazer a sua recuperação. Sugerimos que use, por exemplo, cantos em madeira, plástico ou outros materiais, que ajudam a disfarçar o problema.

    Abraço e obrigado pelo seu comentário.

  34. joseane
    20-10-2010

    Boa noite,gostaria de saber como faço para consertar as pontas da porta do meu guarda roupa que corroeram?
    agradeço

  35. Cristina
    26-10-2009

    Boa tarde,gostaria de saber como posso reparar um móvel e cadeiras que o meu cão roeu.
    Obrigada

3 Trackbacks

  1. […] comprou ou tem mobília que lhe quer dar um novo aspecto, consulte o nosso artigo que vai ajudar a limpar, reparar e cuidar de móveis e mobiliário em madeira. Se precisar de ajuda na decoração de espaços pequenos,  não deixe de ler este […]

  2. […] – Moveis: Se não tiver móveis sem quinas ou com extremidades arredondadas, reduza as hipóteses de ferimentos e lesões […]

  3. […] Dependendo do tipo de madeira, há duas formas de limpar. Por exemplo, a madeira envernizada, limpe apenas com um pano húmido e depois com outro pano bem seco. Já a madeira encerada, além de passar um pano húmido e depois o seco, pode passar em seguida um produto que dê lustro e brilho. Se estiver interessado, leia o artigo sobre como limpar, tratar, cuidar e reparar os móveis e madeiras. […]