Como aliviar e prevenir as dores nos joelhos

Das 187 articulações existentes no corpo humano, as articulações dos joelhos são as que trazem mais sofrimento. Neste artigo vou dar algumas dicas de como melhorar e enfrentar o grande problema das dores nos joelhos.

Quase todas as actividades que realizamos sobrecarregam estas articulações, desde o simples caminhar até às actividades mais exigentes, como o exercício físico.

Diminua a carga exercida sobre o joelho:

O peso do corpo é o principal factor que causa os problemas nos joelhos. Só para ter uma ideia, cada quilo a mais no nosso corpo equivale a 6 vezes a tensão exercida sobre a zona do joelho. Por isso mesmo, preocupe-se em manter o seu peso regularizado, de forma a prevenir problemas graves nas articulações dos joelhos.

Não use aparelhos para proteger os joelhos:

Especialistas advertem para o perigo das protecções dos joelhos. Estes complexos e caros aparelhos são concebidos para casos muitos específicos, fazendo na maior parte das vezes, mais mal do que bem.

Massagem nos joelhos

Experimente uma massagem calmante:

Existem loções para o joelho, à base de gaultéria por exemplo, que produzem calor, aliviando os sintomas, dando uma boa sensação de conforto ao joelho. Envolvendo o joelho numa faixa plástica, após a aplicação da loção, pode aumentar o calor produzido, sendo uma boa solução para prolongar o seu efeito. No entanto, há que ter cuidado para evitar possíveis queimaduras da pele ou possíveis irritações na mesma.

 

Outros artigos que poderão ser do seu interesse:

 

Use analgésicos:

O ibuprofeno é bastante recomendado pelos especialistas, pois reduz a inflamação dos joelhos e proporciona o alívio da dor, sem provocar problemas de estômago associados à aspirina. O acetaminofeno também poderá ser usado, mas contribui em menor escala para a redução da inflamação. Segundo estudos realizados, o ibuprofeno melhora significativamente a mobilidade articular em pessoas que sofram de lesões agudas dos ligamentos dos joelhos. Comparado à aspirina e ao acetaminofeno, o ibuprofeno é mesmo o melhor dos três.

Fortaleça o joelho com exercício físico:

O joelho é mantido na sua posição apenas pelos músculos e ligamentos. É por isso importante que se fortaleçam os músculos já que são eles a principal estrutura de suporte. Quem padeça de dor dos joelhos deverá fazer algum exercício físico, mesmo que o deteste, já que este exercício físico será menos doloroso que as próprias dores nos joelhos. Siga os exercícios que se seguem:

Reforçador isométrico do joelho:

Tal como dizíamos, o músculo quadricípite e o tendão da curva da perna são os músculos principais a fortalecer com o exercício físico. Para o primeiro, que está na parte anterior da perna, recomenda-se:

Sente-se no chão, com a perna do joelho afectado bem direita. Colocar um rolo, feito de uma toalha, sob a curva da perna e contrair os músculos desta, sem fazer movimentos do joelho. Manter a contracção durante pelo menos 30 segundos e relaxar o músculo. Repetir este exercício durante 25 vezes.

Elevação das pernas na posição sentado:

Para quem tem um ou ambos os joelhos fatigados recomenda-se o seguinte exercício:

Sente-se de costas contra uma parede, com uma almofada para apoio das costas. Encostando-se à parede está a garantir que os músculos das pernas assegurem o levantamento e ao mesmo tempo, que não surjam dores lombares. Nesta posição executar a contracção isométrica descrita anteriormente, durante até 5 segundos. Erguer as pernas alguns centímetros acima do solo, voltando depois à posição inicial. Descontrair os músculos durante uma nova contagem até 5. Este exercício deve ser executado em 3 grupos de 10 repetições cada, não esquecendo da contagem até 5 para o ritmo de execução.

Auxiliar dos bicípites:

Aumentar a força nos joelhos, implica não só o fortalecimento dos quadricípite como também o fortalecimento dos músculos bicípites, que estão localizados na parte posterior das pernas. Convém manter o equilíbrio afim de exercitar os dois grupos.

Para fortalecer os músculos da parte posterior da perna, recomenda-se o seguinte exercício:

Deite-se de barriga para baixo com o queixo no chão. Colocar um peso nos tornozelos, por exemplo, uma toalha com uma ou duas pedras. Dobre as pernas, elevando os joelhos. Eleve a perna, propriamente dita, cerca de 15 a 30 centímetros do chão e volte a baixá-la, com uma paragem de movimento antes de tocar no chão. Repita o movimento com lentidão e firmeza. Repita 3 conjuntos de movimentos o mais confortavelmente possível. Se por acaso, algum dos exercícios provocar dor ou desconforto, deverá parar de imediato!

Alterar o ritmo e frequência do exercício físico:

Recomenda-se aos atletas com problemas crónicos nos joelhos, que alterem o nível de treino ou actividade diária. Se joga ténis, por exemplo, o estado dos seus joelhos tem vindo a piorar, o mais aconselhável é mesmo que largue o ténis e opte por outros desportos, como a natação, ciclismo ou remo, actividades que exigem menores esforços dos joelhos.

Piso de corrida menos duro:

Para os atletas, uma corrida realizada de uma forma errada poderá agravar em muito a situação dos seus joelhos. Alterar o calçado de corrida ou correr num piso mais macio, poderão ser duas grandes ajudas na prevenção ou melhoria do estado dos seus joelhos.

Faça “REGE COM ELE” quanto baste:

Após uma actividade que provoque dor nos joelhos, repouse de imediato a região com dor e aplique-lhe gelo e compressão, mantendo-a elevada durante mais ou menos 20 minutos. O acrónimo REGE COM ELE serve para lembrar estes procedimentos: RE para repouso, GE para gelo, COM para compressão e ELE para elevação.

 

Usar gelo para tirar dores

Use gelo sempre que sentir dores:

Não subestime o poder do gelo, já que este é um fabuloso anti-inflamatório e é muito útil em variadas circunstâncias. O primeiro passo para o alívio da dor, deverá ser sempre o uso de gelo, durante 20 a 30 minutos.

Faça uso do calor:

Usar uma almofada com aquecimento antes de se iniciar uma actividade, caso não haja inchaço no local, poderá ser benéfico para a realização do exercício com menos dor. No entanto, caso haja ou possa vir a existir inchaço, o calor é algo a não usar.

Após a actividade física não é recomendado o uso de calor, já que este poderá intensificar alguma irritação que já exista no local da dor.

Use sapatos com um bom piso:

Uns sapatos em bom estado, amortecem com mais eficácia o choque numa corrida, protegendo o interior do joelho, o pé e a canela e até a anca e a coluna vertebral.

Para atletas que façam mais de 40 quilómetros semanais, aconselha-se a troca de sapatos de corrida de 2 em 2 ou de 3 em 3 meses. Para corredores que façam menos que essa quilometragem, é aconselhada a troca de sapatos de 4 em 4 ou de 6 em 6 meses.

Para os praticantes de dança aeróbica e para os jogadores de basquetebol ou ténis, praticantes durante 2 vezes por semana, pode trocar de sapatos ao fim de 4 a 6 meses. Para quem pratique 4 ou mais vezes por semana, recomenda-se novos sapatos ao fim de 2 meses.

O melhor exercício para as dores nos joelhos:

O ciclismo é um dos melhores desportos para manter a forma física e evitar esforços exagerados sobre os joelhos, quando executado com as devidas precauções, como o evitar muitas subidas ou mudanças pesadas na bicicleta. O ideal

O ideal na prática do ciclismo é o pedalar rapidamente em carretos cómodos, ou seja, de menor dimensão possível.

Aliviar a dor nos joelhos instantaneamente:

Poderá experimentar libertar-se da dor nos joelhos, fazendo deslizar a mão sobre o joelho e ao longo da face anterior da coxa, durante 7 a 8 centímetros e deslocá-la para dentro mais 5 a 10 centímetros. Com a cabeça do polegar, faça pressão firmemente para baixo, mantendo até sentir a descontracção do músculo. Após levantar o dedo, demora cerca de 30 a 90 segundos a surtir efeito.

Descontracção acima de tudo:

O exercício físico de qualidade é preferível que o exercício em quantidade, tendo em especial atenção aos movimentos de descontracção.

O principal do exercício físico é mesmo o aquecimento e a descontracção ou relaxamento. No mínimo deve utilizar cerca de 10 minutos para exercícios de distensão, com objectivo de descontrair ligeiramente os músculos. De seguida optar por exercícios aeróbicos, como a corrida lenta, no mesmo local, ou marcha. Depois estique-se no chão e tente contrabalançar o efeito dos repetidos esforços a que os joelhos foram sujeitos.

Um bom exercício de distensão, que pode ser usado após o trabalho por exemplo, é o seguinte:

Deitado de costas, puxe os joelhos até ao queixo. Depois estenda uma perna para cima, como se estivesse a empurrar o tecto com o calcanhar. Prolongar durante uma contagem até 10 e descansar de seguida. Repetir com a outra perna.

Se teve a jogar, por exemplo, um pouco de futebol e ouviu um estalido no joelho e ficou cheio de dores e se acordou com o joelho inchado e cheio de dores, ou com a pele ligeiramente descolorada ou com a perda de movimentos, poderá ter 3 tipos de lesões: rotura da cartilagem, rotura de ligamentos ou ambas.

O procedimento a seguir é colocar gelo no joelho e consultar o mais breve possível um médico.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

138 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 19-05-2015

    @Marcos:
    Obrigado pelo seu comentário! É do nosso agrado saber que estamos a ajudar outros.
    Grande abraço, as melhoras e até uma próxima visita.

  2. 11-05-2015

    @Paulo Rita:
    Obrigado pelo seu comentário.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  3. 11-05-2015

    @cleison silva:
    Obrigado pelo seu comentário.
    Se as dicas acima mencionadas não o ajudarem, aconselhamos que se dirija a outra médico da mesma especialidade afim de ter uma segunda opinião.
    Jogar futebol, é meio caminho andado para piorar a sua situação.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  4. Marcos
    20-09-2014

    Agradeço!
    As dicas para previnir e cuidar das dores dos joelhos tem me ajudado muito.
    Muito obrigado.

  5. Paulo Rita
    25-06-2014

    Obrigado pelas dicas. Deram umas ideias para ultrapassar alguns problemas nos joelhos e manter o corpo e mente sãs.

  6. cleison silva
    16-06-2014

    sinto muitas dores no joelho direito e uma dor que eu sinto a muito tempo, sinto mais quando eu estou sentado por um tempo , ja fiz um raio x e esse raio x nao mostrou nenhuma alteraçao nos ossos do meu joelho , gostaria de saber o que fazer para que me sinto melhor , tenho 20 anos e jogo futebol. gostaria que me desem alguma dica sobre isso.

  7. 11-04-2014

    @Andréa:
    Muito obrigado pelo seu comentário e esperamos ter ajudado, nem que seja um pouco apenas.
    Abraço e até uma próxima visita.

    @Jana:
    Se o problema persiste, aconselhamos que procure um médico para diagnosticar essa dor e apresentar as melhores soluções para resolver esse problema, bem como aconselhar se deve ou não suspender esse exercício.
    Muito obrigado pela sua participação e até breve.

  8. Jana
    05-03-2014

    Estou com dor no joelho esquerdo. Ela vai e vem.
    O que me preocupa é que faço dança do ventre, e gostaria de saber se esse seria considerado um exercício físico que machuque o joelho.
    Obrigada

  9. Andréa
    15-12-2013

    Olá, gostaria de agradecer pelo o artigo, acordei agora apouco (são 2:30 da manhã) com meu filho choramingando, o mesmo está com dores no joelho porque brincando com os amiguinhos se machucou, o pai o levou hoje ao hospital e o médico passou uma proteção que deixa a perna muito esticada e sem movimentos, porém percebi que só piorou pois nem inchado estava e quando fui ver agora está inchadinho, removi a proteção e dei uma massagem leve. Amanhã vou dar uma compressa com gelo comprar o medicamento e observar. Vi recentemente uma reportagem sobre embolia pulmonar e me chocou muito pois uma jovem simplesmente veio a óbito após uma queda dentro de casa onde a mesma machucou o joelho. Morro de medo de embolia pulmonar.

  10. Ricardo Miguel
    21-11-2013

    @Raquel, @Artur Mateus:
    Muito obrigado pelos comentários e ficamos muito felizes por poder ajudar.
    Grande abraço e até breve.

    @Fátima:
    Desde já agradecemos o seu comentário e ficamos muito gratos por ter gostado das nossas dicas.
    De momento não temos planeado qualquer artigo com imagens, mas pode ser que mais tarde o façamos.
    Abraço e as suas melhoras.

    @Helder Guerra, @Junior, @Morgana
    Infelizmente não podemos ajudar, já que os conselhos que damos são baseados em várias pesquisas de material da Internet e livros.
    Mesmo assim podemos aconselhar que para qualquer dúvida e para um diagnóstico e tratamentos corretos, que se dirijam a um médico da especialidade e exponham o vosso caso concreto.
    Muito obrigado a todos pelas vossas mensagens e as melhoras rápidas.

  11. Raquel
    12-11-2013

    Maravilhosas dicas e instruções.
    Amei.
    Parabéns

  12. Morgana De Almeida Figueredo
    09-10-2013

    ola, quero tirar uma duvida, fiz cirurgia de ligamento cruzado e menisco no joelho diteito colocando dois parafusos de titanio a dois anos, e estou notando que na perna que eu operei vejo que está mais magra, e nao consigo apoiar meu peso nela, mas sim na outra perna, que consequentemente está mais grossa e muito dolorida, o que eu faço?

  13. Fátima
    28-09-2013

    Olá
    é com alegria que me deparo com estas dicas…..valeu que Deus continue a abençoar…
    sabe
    será que tem condições de vcs colocarem figuras referentes os exercícios para fortalecer os joelhos?????
    faço natação, pois não tem impacto e me sinto melhor, mas necessito fortalecer e um dos exercícios
    que venho fazendo é andar um pouco dentro da piscina pois o médico diz ser bom….
    bjs no coração
    e aguardo instruções em figuras se possivel

  14. Junior
    26-09-2013

    Ola, tenho 37 anos e comecei o ginásio sem antes consultar um fisioterapeuta, mas fazia com alguma regularidade os exercícios com os níveis de peso inicial reduzido, mas depois de 2 meses e de uma forma que não consigo compreender os motivos, comecei a sentir dores apenas em casa (faço exercício 3 vezes por semana), no dia em que não vou ao ginásio…e as dores estão na perna direita! comecei apenas a fazer caminhadas porque se correr com alguma velocidade sinto as dores!

    Agora com alguma ajuda do vosso site estou a fazer exercícios de alongamentos nos dias que não vou ao ginásio e fazendo caminhada! ~uso o bálsamo após os exercícios e coloco gelo para depois descansar…

    Será que estou a fazer correctamente?
    Uma vez que ainda não tenho disponibilidade financeira para uma consulta do genero…

    Me aconselhem Pessoal

    Obrigado

    Júnior-Angola

  15. Helder Guerra
    11-09-2013

    Boas Tardes, eu estou com um problema nos joelhos, pois quando caminho estalam muito, o mesmo quando os dobro, e quando estou com as pernas encolhidas durante pouco tempo começam a doer os joelhos Estou a pensar em ir para um ginasio para fortalecer or musculos das pernas, penso que serà esse o problema, evitando os agachamentos com peso mas sim fazendo exericicos que nao force mt os joelhos. Gostaria de um conselho do que devo fazer, obrigado-

  16. Artur Mateus
    30-06-2013

    …Excelentes dicas do Dicas Caseiras…
    Alem de todas elas, permito-me sugerir a pratica de aplicacao Autohemoterapia de 5 ml. de 5 em 5 dias.
    Procurem Tecnico enfermeiro ou farmaceutico saiba aplicacar corretamente e aguardem resultados!…
    Boa Saude com Qualidade Vida!…

  17. Ricardo Miguel
    22-06-2013

    @Addison:
    Ficamos contentes por ter ajudado.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  18. 18-06-2013

    gostei é legal e eficaz

  19. Ricardo Miguel
    15-06-2013

    @Victor:
    Podem ser dores de crescimento sim, mas porque não consultar outro médico e pedir outra opinião?
    Muito obrigado pela sua visita e as melhoras!

    @César:
    Isso pode ajudar mas pode não resolver o problema. Devemos sempre acreditar na experiência dos médicos, por isso o meu conselho é seguir em frente e fazer a infiltração que o seu médico aconselha.
    Obrigado pela sua participação e que tenha uma rápida recuperação.

  20. César
    12-06-2013

    Ola.

    Tenho 23 anos e estou sofrendo muito com dores no joelho esquerdo, eu já fiz fisioterapia, raio x e ressonância o que apareceu foi uma inflamação perto da patela. Meu médico disso para eu fazer uma infiltração logo pois se já tentei de tudo e não adiantou.
    Estou com medo sera que eu mesmo posso resolver isso só tratando com gelo e massagem?

    Muito obrigado.

  21. victor
    11-06-2013

    ola tenho 16 anos e quando jogo bola, sinto muita dor abaixo do joelho não sei com o chamar essa parte,fui ao medico ele nem quiz fazer raio x disse que é do crescimento pode ser??

  22. Ricardo Miguel
    08-06-2013

    @Marco Antonio:
    Olá Marco. É com grande alegria que sabemos que está a ter melhoras graças aos nossos conselhos.
    Muito obrigado por ter deixado o seu testemunho.
    Felicidades e obrigado por nos ter visitado.

  23. Marco Antonio Caetan
    15-05-2013

    Prezados
    Já fiz artroscopia do joelho D e como diz o cirurgião, fiquei com o joelho tipo VENTANIA… preferiria ter ficado com TORNADO… pois me dá uma sensação de mais poder. RsRs
    Daí prá cá sintia muita dor em pé, sentado e até deitado. A última avaliação seria para colocar prótese. Mas tenho relutado e ainda não comprei a idéia. Pois bem até seis meses atrás ainda jogava bola, adoro! Só que começou a doer o E e muito que me fez parar. Ressalto que nenhum médico me pediu fisioterapia que vocês recomendam, é uma pena. Pois estou fazendo há alguns dias e tenho sentido uma melhora incrível. Já agendei uma ressonância e vou fazer para ver no que dá.
    Esse meu desabafo é para melhor qualificá-los diante dos seus seguidores.
    Se eu tivesse tido sua recomendação anteriormente tenho a certeza de que seria outro.
    Só tenho a agradecer e recomendar a todos.
    Obrigado e fiquem com Deus!
    Marco Antonio

  24. Ricardo Miguel
    03-05-2013

    @Joeverton, @Manuel Martins, @Francisco, @André Luiz, @Gabryella, @Arménio Santos:
    Olá a todos. As dicas que apresentamos podem aliviar os sintomas, mas não substituem a avaliação de um médico.
    Sugerimos, a todos aqueles que não conseguiram melhoras, que consultem um médico para um diagnóstico e tratamento adequados.
    Muito obrigado pelos vossos comentários e as melhoras rápidas para todos!

    @João Pimentel, @Rosemery, @Angela:
    Olá a todos! Ficamos contentes por tentar ajudar todos aqueles que nos procuram.
    Muito obrigado pela vossa participação e as melhoras rápidas para todos!

  25. ANDRÉ LUIZ
    28-04-2013

    Já conversei com o meu médico, sobre isso ele diz que o joelho ta bom, só precisaria ter mais alongamento, mais dores são estranhas, parece que os joelhos estão colados sinto dificuldade de agachar e subir.

  26. ANDRÉ LUIZ
    28-04-2013

    já operei o meu joelho direito o ligamento cruzado, mais ou menos uns dois anos, mais sinto muita dores nos dois joelhos na hora de se agachar e de se levantar, e gostaria muito de poder fazer agachamento na musculação, como antigamente, e eu não sei o que fazer mais para acabar com essas dores. Se puder me ajudar ficaria grato.

  27. angela
    21-04-2013

    obrigada pelas dicas ,os artigos sao otimos.

  28. Gabryella
    17-04-2013

    Dancei em um grupo durante 4 anos mais agora tive q parar pois sinto dores fortes no joelho na hora de abaixar, o que será q tenho?

  29. rosemery
    16-04-2013

    obrigada pelas diga,eu achei maravilhoso tudo que eu aprende,como lida com as dor do joelho. obrigada

  30. 13-04-2013

    Sofrro com artroze e o ecesso de peso tb contribui o que posso fazer para aliviar as dores.

  31. Arménio Gomes Santos
    23-03-2013

    Estou em lista de espera para fazer artroscopia do miniscolo do joelho direito, mas como tenho 62 anos de idade
    estou com receio, gostaria de receber uma opinião de alguém tivesse passado por esta situação. Obrigado.

  32. joao pimentel
    26-02-2013

    me ajudou bastante,com massagens e mais cuidados, já estou quase bom.

  33. 18-02-2013

    manuel martins ola a todos eu tenho 45anos ,ha 4 anos que sinto dor no joelho esquerdo na altura tinha pouca dor a gora nao consigo dobra o joelho nao sei o que fazer nao consigo descansar todos dias me sinto dor .o que posso eu fazer obrigado por tudo

  34. joeverton
    06-02-2013

    caro amigo !! estou com dor no joelho direito ,como testa o joelho pra ver se e´falta de fortalecimento ou cirurgia ?

    muito obrigado!!!

  35. 04-02-2013

    @Gabriela:
    É sempre complicado fazer um diagnóstico à distância, por isso aconselhamos que procure o seu médico para fazer exames e descobrir a razão das suas dores.
    Obrigado por nos ter visitado e até breve.

    @Fidelis:
    Ficamos contentes por ter ajudado e que esteja a sentir melhoras.
    Muito obrigado pelo seu comentário e até uma próxima visita.

    @Simone Martins:
    Ainda bem que conseguimos lhe dar uma ajuda para seguir em frente.
    Grande abraço e obrigado por nos ter visitado.

    @Renato:
    Até pode ser que as suas dores sejam apenas passageiras e de alguma pancada que sofreu. O melhor é sempre descansar até ficar sem dores.
    Caso volte a treinar e as suas dores regressem, aconselhamos que procure o seu médico para avaliar o seu problema.
    Grande abraço e obrigado pela sua visita.

  36. Gabriela
    25-12-2012

    Boa noite, fiz uma artoscopia ao joelho esquerdo á 15 dias, retiram me a plica que reveste o joelho, mas de a uns dias para ca tenho sentido dores do outro joelho, na parte interna a traz, e as vezes a baixo na rotula, e doi mto ao andar e tudo, é uma dor continua, pf o que sera, estou preocupada pensado q possa ter que ser novamente operada agora a este. obrigada

  37. FIDELIS
    07-12-2012

    EU SOU PRATICANTE DA MODALIDADE DE TAEKHON-DO A MAIS DE 16 ANOS, MAS AGORA ESTOU TENDO PROBLEMAS DE DORES NO JOELHO DIREITO, QUE ACABEI PARANDO DE TREINAR, MAS COM AS DICAS QUE LI IREI EXERCITAR SEGUINDO OS CONSELHOS. ESTOU A MEDICAR. AXO QUE EM BREVE IREI RETOMAR OS TREINOS.

  38. simone n. martins
    30-11-2012

    ola obrigada ,pela informções pois a saude não é o que pensamos somente interno,
    estou com muita dor no joelho direito ,vc dise um fator muito importante ,estou acima do meu peso
    isso é verdade ,quero mudar isso aparti de agora,obrigada

  39. renato
    21-11-2012

    Olá. comecei a sentir umas pequenas dores na lateral do joelho, e creio que foi por subir escada com peso, agora quando desço morro, ou corro sinto umas dorzinhas. comecei a tomar anti-flamatorio e parei com o futebol, pois quando fui jogar as dores nao me deixavam em paz, ja tem uma semana e até melhorou bastante, não to colocando gelo, ainda nao tentei correr. o que me aconselham, coloco gelo e continuo descansando?

  40. 06-10-2012

    @Paul Figueiredo:
    Poderá experimentar as nossas dicas. Se o seu problema persistir, recomendamos que procure o seu médico.
    Muito obrigado pela sua visita e até breve.

  41. 15-08-2012

    Procurando informações achei vocês, sinto dores na musculatura acima do joelho e atras, na dobra da perna, estou consumindo Torcilax, porém assim que passa as primeiras oito horas, começo a sentir a incomodação, que me atrapalha para caminhar, esticar normalmente a perna direita, se eu dirijo por pequenos periodos, assim que desso do carro sinto dificuldade, logo após algumas caminhadas melhora um pouco, e o musculo fica bem inchado, mas vou seguir inicialmente as recomendações e trocar o medicamento para o Ibuprofeno, a partir desta data.

  42. 30-07-2012

    @paliulina Santos:
    Como deve compreender não podemos fazer qualquer tipo de diagnóstico através de um comentário.
    Se o médico diz que a melhor opção é operar, não hesite e vá em frente, antes que apareçam problemas maiores.
    Abraço e as melhoras.

    @David Oliveira:
    Pode experimentar algumas das nossas dicas, mas a melhor dica que pode fazer é consultar o seu médico para um diagnóstico e tratamento adequados.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

    @Nivaldo Miranda, @Matilde Esmael:
    Ainda bem que gostaram do nosso artigo.
    Muito obrigado por nos visitarem e até uma próxima visita.

    @Ricardo:
    Como compreende, é muito difícil fazer qualquer tipo de estimativa. Se está descontente com os diagnósticos que lhe têm feito, não desista e procure outro médico, mas não desista.
    A esperança é a última coisa a morrer, não se esqueça disso e com toda a certeza que vai melhorar e voltar a jogar!
    Abraço e muito obrigado pela sua participação.

    @Carlos Sampaio:
    Poderão ser várias as causas que estão a provocar esses sintomas. Já experimentou consultar um médico para um diagnóstico e tratamento certo e adequado a si e ao tipo de exercício que pratica?
    Não deixe o tempo passar à espera de uma resolução, mas se o seu problema persiste, procuro o quanto antes a ajuda de um médico.
    Abraço e obrigado pela sua participação. As suas melhoras!

  43. 26-07-2012

    @Gildemar:
    Não precisa de agradecer! Obrigado nós pela sua visita e pela sua participação.
    Abraço, as melhoras e até breve.

  44. Gildemar cunha lima
    26-07-2012

    Quero agradecer pela dica,porém estou praticando o exercício e colocando gêlo. Estou mim sintindo bem melhor.obrigado.

  45. 25-07-2012

    @Rute:
    Muito obrigado pela sua opinião tão importante para nós.
    Vamos levar em conta o seu pedido e quem sabe em breve disponibilizar um artigo sobre o que pretende.
    Abraço e as melhoras para si.

  46. 23-07-2012

    @Claudenor Gregorio:
    Muito obrigado pelo seu comentário. Ficamos felizes por poder ajudar.
    Abraço e até uma próxima visita.

  47. CARLOS SAMPAIO
    20-07-2012

    eu caminho todos os dias meia hora pela manha. em asfalto. e de sandalha.

    há uns dois anos mais ou menos.ISSO TODO DIA IMPRETERIVELMENTE e ainda jogo bola todas as quintas a noite

    e de uns 4 meses para ca. meu joelho direito parece que vai saltar. nem dobro direito que trava. e se forçar ele estrala sempre. Piora toda vez que jogo na quinta agora. nO outro dia ele ta cheio de dor. e o outro joelho ja começa a dar sinais que tambem vai ter a mesma bronca.

    onde tou errando pode me ajudar?

    outra coisa, minhas articulações todas estralam.

    dedos, pesçoço, cotovelo, se eu esticar de mesmo.

  48. 15-07-2012

    olá, muito boa a sua materia adorei imenso, e vou praticar todo isso no juelho da minha avô ela anda com muita dor no juelho obrigada.

  49. Obrigada Ricardo. Adorei as dicas deste site. Estou fazendo e melhorando muito.
    Escreva mais sobre musculação pois preciso aumentar os músculos que sustentam os joelhos.
    Tchau e muito obrigada. Valeu Mesmo!

  50. Ricardo
    07-06-2012

    Fiz uma artroscopia no joelho esquerdo a 4 meses, logo após a cirgurgia éra notorio o joelho operado maior que outro, sendo assim até hoje, conclusão Ganhei um derrame articular (antes nao tinha) fiz punção varias vezes, mais sempre volta! procurei varios “espcialistas” se dizem! pois na verdade nao deixam nada claro, falam em SINOVITE, mais vou voltar a correr jogar bola? tenho 28 anos.

  51. nivaldo miranda
    03-06-2012

    eu gostei e vou seguir está dica.

  52. 27-05-2012

    Ooiew, gostei muitoo daas dicas.
    maais no momentoo eu tenhoo o joelho direito quebradoo, e já fiiz cirurgiaa… a 3 anos atrás e mee recupereii bem demais.
    maais por irrinia do destinoo sofri um acidente de moto e machuquei o joelho direito, pelo o Raio X eu nao quebrei denovo o joelho, Graças a DEUS!!. maais elee esta muito inchado e eu nao consigo dobraa oq eu devoor fazeer pra melhoraa as condições do meu joelho?
    Obrigado pelaaa atenção!!.

    Sucessoo praa vooccs!!.

  53. paliulina Santos
    07-05-2012

    cinto uma grante dor nos dois joelho.Por que eu cir da escada e aqueda afetou os joelhs,fui no médico ele passou uma resonacia e deu uma leção,não quero operar. por favor me ajude que devo fazer?

  54. claudenor gregorio
    04-05-2012

    Prarabéns pelo artigo, tirou todas as minhas duvidas , e agora me sinto TOTALMENTE esclarecido e seguro, muito obrigado.

  55. 20-04-2012

    @Beatriz Fonseca:
    Muito obrigado Beatriz pela sua opinião e pelas dicas que deixou para os outros leitores.
    Grande abraço e obrigado pela sua visita.

  56. Beatriz Fonseca
    19-04-2012

    Não sei se alguém já referiu isto nos comentários anteriores, mas a toma do iboprufeno pode provocar danos no estômago, disse-me a minha farmaceutica. Para que tem dores frequentes não é benéfico tomar muitas vezes, para além de que é um medicamento contra qual o qual o nosso corpo consegue criar defesas, deixando de ser eficaz.
    Mais uma dica, esta mais específica: para quem tiver instabilidade nas rotulas não é bom subir e descer escadas nem fazer ciclismo.
    Mas bem, gostei muito do artigo, acho que me vai ajudar muito com as minhas dorzinhas!

  57. 03-04-2012

    @Diana:
    O que aconselhamos é que procure outro médico para ouvir uma opinião diferente.
    Não deixe passar mais tempo pois o problema pode estar a se agravar ainda mais.
    Abraço e muito obrigado pela sua participação e as suas rápidas melhoras.

  58. Diana
    20-03-2012

    Tenho 23anos, há 4 anos que sinto dor no joelho esquerdo, na altura em 2008 não conseguia dobrar o joelho e andei 2 semanas à rasca e pr conduzir tb. Procurei em 2008 um Orto que me mandou fzer ecografia, não acusou nada nem liquido. Então mandou me fazer uma TAC aos 2 joelhos, não acusou nada pelo menos no relatório só frisa uma diferença de 2 milimetros entre os 2 joelhos. O Orto disse que não tinha desalinhamento no joelho, que tinha a cartilagem magoada, que ou bati com o joelho ou foi excesso de esforço, e disse pr eu fzr natação pr evitar impactos, e que poderia ter Artrose mais cedo na minha vida!!!
    Ou seja ele não me disse o que eu tenho em concreto, qual o nome do problema??!! Desde 2008 nunca mais fui ao medico, e tnh vindo a viver com o problema que me dá mt incomodo, já não corro nem pratico grande desporto por causa da dor, e na minha vida diaria sinto desconforto. Já tomei glucosamina e coindritina e cartilagem tubarão por minha iniciativa no entanto n deu em nada.
    O que posso eu fazer?!

  59. 13-03-2012

    @Caique, @José Cardoso, @Luciano Azevedo, @Lorena, @Carla Fernandes:
    Para quem estiver com algum tipo de problema nos joelhos, aconselhamos que experimentem algumas destas dicas. Não esquecer, no entanto, que cada pessoa reage de forma diferente ao mesmo tratamento e que o mais importante é procurar um médico que possa diagnosticar correctamente o seu problema e sugerir algum tratamento para si.
    Muito obrigado pela vossa visita e as melhoras rápidas.

  60. Luciano Azevedo
    08-03-2012

    Muito interessantes as dicas… já anotei aqui os exercícios e vou seguí-los. Sinto dor na frente do joelho, abaixo da patela depois de jogar basquete ou correr… mas é bem no osso da perna (uns 6cm abaixo da patela). Pode ser alguma dor ocasionada pelo tendão será? Já marquei consulta para verificar, mas ainda vai demorar um pouco e gostaria de saber se preciso parar com as atividades físicas ou posso mantê-las moderadamente…
    Obrigado.

  61. Carla Fernandes
    05-03-2012

    Ola, boa tarde !
    Aqui tem informação muito interessante que me ilucidou bastante.Mesmo assim queria expor o meu caso, apesar de não ser muito diferente de alguns casos já mencionados.
    Eu gosto de desporto e, sempre que posso, pratico . Porém tenho fases em que não pratico, de maneira que paro algum tempo. Apesar disso, perante essas paragens, nunca tive nenhum problema em retomar o exercicio fisico normalmente. Contudo esta última vez, quando retomei o exercicio fisico, fiquei com bastantes dores nos joelhos. Comecei por caminhar 30 minutos e correr 10 minutos, tudo de forma gradual. Os meus joelhos, porém, tiveram uma reacção diferente de todas as ouutras vezes e doem-me bastante. Tenho 22 anos e tenho um peso médio para a minha altura. Não consigo entender o porque destas dores, quando outrora fiz esforços bem maiores e nunca tive qualquer dor.

    Agradeço imenso a sua atenção.

  62. Lorena
    01-03-2012

    Olá, tenho 25 anos, e a mais ou menos um ano descobri que tenho tendinite no Joelho direito, qual seria o melhor tratamento?Qual o melhor exercício que vocês me indicariam? Posso fazer academia? já que estou acima do meu peso, peso 85 quilos e tenho 1.70 de altura. Obrigada!

  63. Caique
    23-02-2012

    Tomei uma Pancada no Joelho (q ja doia muito)numa partida de futebol agora a pate da frente do meu joelho dó muito quando encosto nela e quando me agacho parece q vai rasgar a carne .tenho a sensação de q esta trincado ….Pode de dar alguma dica ???

  64. 16-02-2012

    @Maria Elizabete Pinho:
    Aconselhamos que procure um fisioterapeuta ou um treinador, de modo a ajudar-lhe em exercícios mais indicados para a sua condição física e o problema que refere.
    Desejamos as suas melhoras e agradecemos por ter comentado no Dicas Caseiras.

  65. 16-02-2012

    @João Martin dos Santos, @Leonardo, @Marly Brandão:
    Ficamos muito contentes por poder ajudar.
    Muito obrigado pelos vossos comentários e até uma próxima visita.

  66. joao martin dos santos
    15-02-2012

    gostei … pior que eu fico muito tempo em pe, sou barbeiro… ja corri 30 maratonas e outras tantas meias e infinitas rusticas,,,, tava precisando de dicas assim.

  67. 11-02-2012

    Agradeço pelas orientações, exercícios são muito proveitosos. Tenho melhorado muito com gelo e exercícios . Continuem assim pois tenham certeza que estão ajudando pessoas a aliviar suas dores.Pretendo repassar esta pagina a todos os meus amigos. Que DEUS os abençoe eternamente.

  68. Maria Elizabete Pinho
    10-02-2012

    Após alguns exames médicos, sendo o ultimo a resonância magnética, o médico ortopedista disse-me que as dores que tenho no meu joeho esquerdo, se deve ao facto de problemas existentes na cartilagem
    Disse-me que teria que efectuar alguns exercicios fisicos de forma a fortalecer o musculo.
    Agradecia que informassem que tipo de exercicios poderei executar e se poderei fazer ou tomar amis alguma coisa (tenho 43 anos, 1M e 82cm e peso 80Kg)
    Muito obrigado

  69. leonardo
    07-02-2012

    graças a companheiros como este nos livramos de dores, so pra complementar existe uma pomada chamada iodex custa cerca de 10reais muito boa tbm uso com o gelo uma excelente ajuda espero te ajudado obrigado pelas dicas pessoal….

  70. José Cardoso
    01-02-2012

    Pratico corridas de 10 a 15 km semanalmente, mas no ultimo mes em uma corrida de 8km senti uma forte dor no joelho esquerdo do lado de fora, sem tem nenhum inchaço no local, nem mesmo marca. Mas agora depois de uma corrida de 5km meu joelho começa a dor de forma que eu tenho que parar a corrida e fico com dor por uns 3 dias, no primeiro dia fico meio limitado nos movimentos. A dor esta sempre no mesmo local, joelho esquerdo lateral esquerda. O que eu posso fazer? Já fiquei 10 dias sem nenhum exercício para ver se a dor passava ao fazer o exercício, mas ontem pode comprovar que não, voltou a ocorrer.

  71. 25-01-2012

    @Reynan Dias:
    Não tem que agradecer.
    Muito obrigado por nos visitar e deixar o seu comentário.
    Abraço e até breve.

  72. 25-01-2012

    pow gostei mesmo da dicas … adorei .
    obrigado mesmo !!!

  73. 18-01-2012

    @Michelle Silva:
    Se o joelho persiste em doer, não é todo aconselhado que continue.
    Informe-se junto do seu treinador para um melhor aconselhamento.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  74. michelle silva
    18-01-2012

    Olá, sempre que faço algum exercício que pressione mais o joelho,este começa a doer.
    Fiz uma aula de dança com boxe(chutes também),e no mesmo dia começou a doer meu joelho esquerdo.
    Eu posso continuar a fazer esse tipo de exercício(pois não gosto de musculação e prefiro me exercitar com danças desse tipo em casa)?Caso não possa qual poderei fazer?

  75. 07-01-2012

    @Jaqueline:
    Ficamos contentes por ter ajudado.
    Não esqueça no entanto de consultar um médico, assim que for possível.
    Muito obrigado pelo seu contacto, as melhoras e até uma próxima oportunidade.

  76. Jaqueline luana born
    05-01-2012

    Minha mãe sempre teve dores no joelho e até um dos joelhos tem uma dimensão maior que o outro joelho. Agora com essas dicas melhorou um pouco.
    Abraços.

  77. 22-12-2011

    @Albertino Gomes da Silva:
    Deverá antes de qualquer coisa, consultar o seu médico pois pode estar com falta de lubrificação nas articulações dos joelhos ou outro problema nos mesmos.
    Em princípio, a medicação não terá qualquer efeito sobre as suas dores nos joelhos, mas deverá expor também ela ao seu médico.
    Obrigado pela sua participação, as melhoras e até breve.

  78. 22-12-2011

    @Ernani Cesar:
    Deverá seguir as recomendações do médico e quando aparecer qualquer dor, deverá parar as suas actividades e questionar o médico sobre essas mesmas dores.
    Provavelmente deverá ter mais tempo de repouso e fisioterapia.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  79. ALBERTINO GOMES DA SILVA
    22-12-2011

    Tenho 55 anos e à cerca de 4 ou 5 meses tenho sentido dores nos joelhos, agora com mais frequencia, sinto essas dores com estalos, mais quando subo e desço escadas, pois vivo num duplex e cujos quartos de dormir se situam no andar superior, essas dores já não acontecem quando caminho, só quando dobro os joelhos.
    Sou Diabético e tomo medicação para o efeito (Velmetia 50mg/1000mg – Actos 45mg), também para o Colesterol (Sinvastatina Zentiva 20mg) e Pressão Arterial (Losartan Zentiva 50mg) e Aspirina GR 100 mg. Será que esta medicação tem influencia neste caso?.
    Agradeço a vossa ajuda.
    Muito obrigado.
    Albertino Gomes da Silva
    agsilva56@hotmail.com

  80. 21-12-2011

    @Cicero Alcides:
    Ainda bem que gostou das nossas dicas.
    Obrigado por ter visitado o nosso site e até uma próxima visita.

  81. 21-12-2011

    @Cleide:
    Antes de mais, comece por visitar o seu médico, que vai com certeza recomendar que faça uma dieta e tente reduzir o seu peso, o que vai ajudar imediatamente o seu joelho.
    Algum exercício físico, mesmo que pouco, será também muito útil para si.
    obrigado por nos visitar e as suas melhoras.

  82. 21-12-2011

    @Cau Mococa:
    Ainda bem que as nossas dicas ajudaram. Abraço e muito obrigado por nos ter visitado e deixado a sua opinião.

  83. 21-12-2011

    @Alberes Oliveira:
    Por vezes a opção que parece mais complicada e demorada é aquela que traz resultados mais eficazes. Provavelmente a cirurgia é a solução indicada para si para deixar de sofrer, em vez de estar adiando e inventando soluções para apenas melhorar o seu problema.
    Muito obrigado por nos visitar e as suas melhoras rápidas.

  84. 19-12-2011

    Ola tenho 47 anos peso 103 kg sofro de dores no joelho mais de 5 meses não faço nehum exercicio, preciso de umas dicas que eu possa ter uma melhora.

    Obrigado

  85. Ernani Cesar
    14-12-2011

    Olá amigos, fiz uma cirurgia do menisco joelho esquerdo, havia alguns miomas de inflamação os quais foram retirados.Logo após realizei umas 30 sessões de fisioterapia, em seguida me matriculei em uma academia de musculação para fortalecer a musculatura. Bem ao término de 01 mes retornei ao médico e o mesmo me liberou para retornar com as atividades de futebol. E com ritmo sendo mais lento, meu joelho começou a doer, retornei ao médico e as sessões de fisio. Mais não estou obtendo sucesso na eliminação da dor. Que posso fazer mais? Grato.

  86. alberes oliveira
    12-12-2011

    fiz uma artoscopia nos joelhos direito e esquerdo, os dois foram ruptura do minisco medial e após 5 meses de cirurgia senti uma forte dor apos uma sobre carga no joelho esquerdo, sinto esta dor a frente do joelho diferente das dores que eu sentia antes das outras cirurgias, já faz quatro meses que sinto esta dor.
    por favor me ajudem, preciso de conforto pois não quero escutar do ortopedista que tenho que fazer outra cirurgia pois eu trabalho e estudo e naõ queria ser atrapalhado outra vez. obrigado

  87. cau mococa-sp
    08-12-2011

    Ola,gostei muito da dica do gelo,pois estou com inflamações nas plantas dos 2 pés,e tenho certeza com esta dica de vces vai me ajudar bastante a caminhar bem melhor,obrigada e um forte abraço a todos da Dicas Caseiras,meu e de todo o pessoal daqui de Mococa-SP,beijos…..

  88. cicero alcides
    07-12-2011

    muito interessante. vou tentar fazer alguns
    exercicios , para melhorar a dor do joelho.

  89. 24-11-2011

    @Marcela:
    É claro que peso a menos iria aliviar o esforço exercido pelo joelho.
    Desejamos as suas rápidas melhoras e não esqueça de consultar um médico da especialidade.
    Abraço e até uma próxima visita.

  90. 24-11-2011

    @Tiago Santos:
    Como sempre, aconselhamos que procure um médico da especialidade, para um diagnóstico correcto.
    Esperamos que melhore rapidamente.
    Abraço e obrigado por ter visitado o Dicas Caseiras.

  91. tiago santos
    17-11-2011

    Boas. eu foi operado ao joelho a 13 de maio fiz uma ortoscopia ao menisco externo.Após a intervencao não fiz logo fisioterapia so passado um mês e meio e que dei inicio.agora fiz um treino de futebol a 14 de novembro nao a 100% claro mas a uns 70% e senti-me bem.o problema foi no dia seguinte pk o joelho estava bastante inchado mas não me da dores.SERA QUE PODES AJUDAR?

  92. marcela
    11-11-2011

    BOM DIA!!!!!
    DE UNS TEMPOS P / CA,COMEÇEI A SENTIR DORES NO JOELHO.
    ANTES ERA COMO SE FOSSE UMA BOLINHA ANDANDO…MAS AGORA ,AS VEZES NAO CONSIGO MANTE-LO RETO.
    ESSAS DORES,NAO SAO FREQUENTES…..SO SINTO AS VEZES!!ACREDITO EU,Q SEJA POR EXCESSO DO PESO…..
    SERA Q SE EU FIZESSE UMA DIETA,AMENIZARIA A DOR?
    AGUARDO RETORNO

  93. 29-10-2011

    @Jalmir Alves Faria:
    Nem sempre é fácil decidir se deve continuar a correr e agravar ainda mais o seu problema. Poderá tentar encontrar o seu limite, correndo apenas o essencial para não agravar ainda mais o seu problema. De qualquer das formas, aconselhamos sempre que visite um médico especialista para diagnosticar o que está causando as suas dores e encontrar possíveis soluções, tratamentos e formas de correr sem agravar o seu problema.
    Muito obrigado por nos ter visitado e as suas melhoras.

  94. 29-10-2011

    @Bruno:
    Ainda bem que gostou do nosso artigo.
    Obrigado pela sua visita e até uma próxima oportunidade.

  95. 29-10-2011

    @Thales:
    As nossas dicas são baseadas em textos e livros que consultamos, reunindo as várias informações num só artigo.
    Abraços e obrigado por ter comentado no Dicas Caseiras.

  96. Jalmir Alves Faria
    23-10-2011

    Boa noite, gostaria que você me tirasse algumas dúvidas: Pratico corrida há alguns meses. Costumo correr no asfalto cerca de 2 vezes por semana um percurso de 10 a 14 Km. Já participei de 3 corridas: a primeira de 10Km fiz com 57 minutos. A segunda 1 mês depois fiz 10 km com 53 minutos e a terceira uma semana depois da segunda fiz 9 Km com 46 minutos. Pela projeção, eu percebo que tenho melhorado meu desempenho a cada corrida, apesar de não ser ainda um tempo de atleta. O que ocorre; Corri estes 9Km no domingo passado (16/10) e na quarta treinei 5km no asfalto e desde este dia tenho sentido muitas dores na perna esquerda, inicialmente começou na parte interna lateral do pé, mais para as juntas e o peito do pé. percebi que ao caminhar doía e eu manquejava e com isto, acho que com o esforço da caminhada passei a sentir dores no joelho esquerdo na parte externa e dói mais quando eu dobro os joelhos. Quero continuar a correr e ao mesmo tempo fico preocupado se vou conseguir suportar as dores no joelho ou se vou agravar o problema. Poderia me dar alguma orientação?

  97. 20-10-2011

    é bom mesmo ein gostei muito obrigado

  98. Thales
    17-10-2011

    É, as informações parececm coerentes! Era bom que colocassem o corrículo de quem escreveu, pra ficar mais confiável.

  99. 22-09-2011

    @Joyce:
    Olá. Essa dor pode ter sido alguma lesão ou excesso de treino, por exemplo. Aproveite para descansar e só voltar a treinar quando estiver sem dores, para não agravar o problema ainda mais.
    Muito obrigado pela sua visita e as suas rápidas melhoras.

  100. 22-09-2011

    @Aura:
    Se as suas dores não melhoram é conveniente parar ou moderar as caminhadas. Aconselhe-se junto de um médico para diagnosticar correctamente o seu problema e encontrar soluções.
    Abraço, as suas melhoras e obrigado por nos ter visitado.

  101. Joyce Gama
    17-09-2011

    Olá…mt interessante o trabalho que faz pela net,afim de ajudar as pessoas…Faço musculação á dois anos,malho pesado afim de ganhar massa muscular e definição,tenho sempre acompanhamento de um profissional.Já estava acostumada com o peso atual,mas essa semana levantei na madrugada com dores no meu joelho,sendo que tinha malhado um dia anterior e não tive nenhum problema.Ando com uma certa dificuldade para andar,para subir e descer degraus é muito difícil…Comprei uma pomada para dor,e tenho colocado gelo.O que pode ser isso?!?Essa dor derrepente.

    Grata

  102. Aura
    14-09-2011

    Tenho 66 anos, pratico caminhada diariamente, 8 km.por dia. Estou sofrendo com dor no joelho e no quadril, devo continuar com a caminhada?
    Caminhar melhora o meu humor e me livra da depressão.
    Uso tenis adequados, e já faço isto a 20 anos.
    Obrigada.

  103. Ricardo Miguel
    23-08-2011

    @Wellington:
    Obrigado pelo seu elogio e por nos visitar.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  104. Wellington
    22-08-2011

    Muito bom esse site e essas explicações, hoje por exemplo estou com meu joelho inchado e dolorido, aplicarei algumas das dicas que li acima para melhorar um pouco das dores..
    Abraço..

  105. Ricardo Miguel
    02-08-2011

    @Micaele:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gostou do artigo.
    As suas melhoras e até breve.

  106. Micaele
    30-07-2011

    Obrigada tenho a certeza que com essas sugestões vou melhorar 100%…
    A materia toda estava otima ….

  107. Ricardo Miguel
    18-07-2011

    @Marilene:

    Desde já, muito obrigado pela sua participação. Se os médicos dizem que a sua mãe só pode melhorar com cirurgia, é isso que aconselhamos.
    Não se deve adiar este tipo de resoluções, já que adiando podemos estar a prejudicar ainda mais o problema.
    Muito obrigado pela sua participação e as melhoras da sua mãe.

  108. Ricardo Miguel
    18-07-2011

    @Alexandre, @Aline, @Marcilene:

    Obrigado a todos pelos vossos comentários e pelas dicas que partilharam.
    É muito bom e importante receber o feedback dos nosso leitores.
    Abraço e até uma próxima visita.

  109. marilene b zamboni
    17-07-2011

    ola minha mae tem segundo os medicos artrose nos joelhos ela sofre muito com dor esta ficando travada quase nao anda mais ela tem muito medo de sirurgia porque os medicos que fomos dis que e a unica soluçao.. teriao alguma dica para que ela sentise menas dor e nao travase ? obrigada.

  110. MARCILENE IZIDORO
    16-07-2011

    OLA, ADOREI ESSAS INSTRUÇÕES ACIMA. PARABÉNS AO RESPPONSÁVEL.
    TENHO MUITAS DORES NOS JOELHOS E EMBAIXO DOS PÉS, POR DESCER MUITO ESCADA NO TRABALHO E ANDAR BARTANTE, E PRA AJUDAR AINDA, USEI MUITO SAPATILHA E RASTEIRINHA, O QUE EU ACHO QUE POSSA SER UM DO REPONSÁVEIUS PELAS DORES TERRIVEIS QUE ESTOU.
    BOM, VOU TENTAR FAZER ESSES EXERCÍCIOS QUE DERAM COMO DICA.
    MUITO OBRIGADA!!!

  111. Aline
    16-07-2011

    Muito bom, mas ATENÇÃO!
    O uso de calor é CONTRA-INDICADO em caso de degeneração da cartilagem ou condromálacia pois facilita ainda mais esse processo degenerativo. Por via das dúvidas, use o gelo que quase não tem contra-indicações.

  112. Alexandre
    16-07-2011

    Seu post é muito bom. Acho que poderias adicionar uma pequena informação. A gota, excesso de acido urico, dá o seu primeiro sinal, com dores no joelho. A primeira providencia, é claro, é buscar o médico e o exame de sangue, para verificar o indice de acido urico. E parar com a cerveja…

  113. Ricardo Miguel
    13-07-2011

    @Biracyber:
    Como sempre aconselhamos, sugerimos que consulte um médico especialista para averiguar qual o possível problema e encontrar soluções.
    As dicas que apresentamos nem sempre são a solução para o problema de cada um.
    Muito obrigado pela sua visita e até uma próxima oportunidade.

  114. biracyber
    12-07-2011

    Boa noite. Apareceu uma dor no meu joelho, só dói quando eu me equilibro com uma perna só e tento me agacha com uma perna. Dói a qualquer movimento brusco. Dá uma dorsinha desagradável. Se eu for subir uma escada dói e não posso forçar o joelho. A dor desagradável me aparece em baixo da rótula.

  115. Ricardo Miguel
    07-07-2011

    @Nuno Silva:
    Se as dores forem ligeiras, poderá experimentar gelo e aguardar alguns dias para ver se passa a dor. Se as dores agravarem é aconselhável parar e aconselhar-me juntamente do seu médico.
    As melhoras e obrigado pela sua visita.

  116. Ricardo Miguel
    07-07-2011

    @Manuel:
    Olá sr. Manuel. Como sempre dizemos, as nossas dicas nem sempre são solução para os problemas, principalmente os mais graves. De facto, aconselhamos sempre que todos os leitores consultem um médico especialista, de modo a averiguar todos os detalhes do problema e possíveis soluções.
    Uma das dicas que podemos dar é tentar perder algum peso, já que esse é um grande inimigo dos joelhos.
    Muito obrigado pelo seu comentário e até uma próxima visita.

  117. Manuel Grilo
    06-07-2011

    Sr Ricardo:
    Desde os meus 15 anos que tenho dores nos joelhos principalmente no esquerdo e agora com 58 anos por vezes não consigo dormir com dores.A dor é à volta do espaço em que a rótula circula em 2 ou 3 pontos. Quando me baixo depois ao levantar dá dores enormes.Já tive o ácido úrico um pouco alto mas está controlado com zilorik. Estou com 101kg e 1,83 mt altura.Tenho subido 1kg por ano +/- desde 1980 em que estava com 80 kgs O que me aconselha? Muito obrigado desde já.

  118. Nuno Silva
    05-07-2011

    Olá, sempre gostei de correr e fui federado quando tinha os meus 13/14/15 anos chegando a ter bons resultados, agora com trinta e poucos decidi recomeçar apenas para manter a forma e perder os 5 kilinhos que atormentam mas passado duas semanas de corrida, começou ontem uma ligeira dor na parte lateral interna de ambos os joelhos mas apenas quando corro e no inicio da corrida. Tenho feito gelo. Deverei parar ou alterno os dias de corrida ou o que posso fazer? Obrigado

  119. Ricardo Miguel
    02-07-2011

    @Miguel:
    Como sempre dizemos, as dicas nem sempre são solução para o problema. Aconselhamos sempre que consulte o seu médico.
    Muito obrigado pela visita e as melhoras rápidas.

  120. miguel
    28-06-2011

    Olá, eu tenho 16 anos e como é verao tenho andado mais de bicicleta. passou 2 semanas e agora tou cheio de dores num joelho! ja tentei gelo e massagem e nao resulta. algum conselho?

  121. Ricardo Miguel
    20-06-2011

    @Emídio:
    Desde já muito obrigado pelo seu comentário. Já usa joelheiras? Existem boas protecções para os joelhos e use gelo sempre após qualquer tipo de pancada. É muito simples e eficaz para tratar dores e inchaços.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  122. 19-06-2011

    olá , bom eu jogo futebol , e de uns dias pra cá quando eu vou chutar forte eu cinto o meu joelho , tenho só 14 anos ! e queria saber alguma coisa que possa me ajudar a aliviar as dores , parar de doer ! as vezes levos muitas pancadas nos joelhos pq jogo com caras velhos !

  123. Ricardo Miguel
    06-06-2011

    @Terezinha:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gostou da matéria. Abraço e até breve!

  124. terezinha oliveira
    04-06-2011

    muito boa a materia!

  125. Ricardo Miguel
    14-05-2011

    @Ana:
    Muito obrigado pelo seu comentário.
    Como sempre dizemos, as dicas apresentadas no Dicas Caseiras são apenas para ajudar e nem sempre servem de resolução dos problemas.
    Aconselhamos sempre que consulte o seu médico para um melhor diagnóstico e resolução do seu problema.
    Abraço e as melhoras.

  126. 07-05-2011

    @Edna:
    Desde já obrigado pelo seu comentário. A causa das suas dores poderão ser muitas, inclusive, reumatismo. Para a ajudar convenientemente, terá mesmo que consultar um médico da especialidade, já que desta forma é impossível diagnosticar o seu problema.
    As melhoras e até uma próxima visita.

  127. ana
    29-04-2011

    fui operadas ao menisco aos dois joelhos ,a partir dai as dores nunca mais pararam nao sei o k fazer me ajudem por favor

  128. Edna
    26-04-2011

    Olá, muito boa a matéria sobre os joelhos. Meus joelhos doem após alguns esforços diários de dona de casa, mas o pior é na hora de dobrá-los para guardar alguma coisa nas partes inferiores dos móveis, pois quando vou levantar, uau, que dor! Será que tenho reumatismo?

  129. 08-03-2011

    Olá Paulo.
    Obrigado pelo seu comentário e esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis para si.
    No caso das dicas serem eficazes ou não, aconselhamos sempre a visita a um médico da especialidade.
    Abraço e até uma próxima.

  130. RM
    08-03-2011

    Olá Erich.
    Demorámos bastante a responder ao seu comentário, por isso deduzimos que nesta atura já tenha sido resolvido o seu problema.
    Mas para outros leitores, aqui fica a sugestão de consultar sempre um médico especializado em caso de problemas mais graves.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  131. RM
    07-03-2011

    Olá Joaquim.
    É claro que a protecção poderá ajudá-lo mas é melhor parar o exercício físico até sentir melhoras significativas, ou pelo menos, evitar exercícios que sobrecarreguem os joelhos.
    Obrigado pela sua participação e as melhoras 😉

  132. Paulo Ferreira
    20-02-2011

    Gostei muito de sua explicações, mas a minha lesão é por baixo da rótula e só sinto às vezes em certos movimentos.Pratico Artes Marciais,todos os dias e tenho 35 anos.

  133. erich
    19-11-2010

    Boa noite, eu estava jogando futebol e ao chutar girei meu corpo e meu pé esquerdo ficou preso no solo, nesse momento senti um estalo e dor, porem consegui sair caminhando do campo.. em casa à noite doeu bastante… foi a segunda vez que ocorreu e na primeira tive um estiramento ligamentar… hoje fazem 25 dias e meu joelho apresenta-se ligeiramente inchado, bem leve… será que rompeu o ligamento, ou foi fato da torção.. ah… e como acabar com esse ligeiro inchaço… gde abraço

  134. Joaquim Oliveira
    05-11-2010

    Cumprimentos.
    Gostei do que li é bastante esclarecedor.
    Comecei a frequentar o ginásio desde Agosto, costumo fazer 2 vezes por semana cycling e jumpfit, tenho sentido desde essa altura dores nos dois joelhos mas só quando tenho que me agachar. Fui a um massagista disse-me que era o tendões rotulianos. Será que se usar durante o exercício joelho elástico me ajuda a proteger os joelhos? Obrigado

  135. 02-08-2010

    @Selma:
    É um prazer ajudar os leitores.
    Abraço e até breve!

  136. selma
    27-07-2010

    gostei muito de sua explicações,consegui tirar uma dúvida.
    Obrigada.

  137. 21-07-2010

    @Silvia:
    Ainda bem que gostou do artigo.
    Fico muito grato pelo seu comentário.
    Abraço e volte mais vezes!

  138. silvia generoso evangelista
    17-07-2010

    muito dez , essas explicacoes ,que bom que exista pessos deste tipo que nos ajudem , obrigada. DEUS os abencoe!

3 Trackbacks

  1. por Como aliviar e prevenir as dores nos joelhos em 01-04-2012 às 6:54 PM
  2. […] 16 dicas para as dores nos pés – Como aliviar e prevenir as dores nos joelhos – Algumas dicas úteis para acabar com as dores nas costas – Como diagnosticar e aliviar as dores […]

  3. […] Como aliviar as dores nos joelhos […]