Guia completo de como combater, eliminar e prevenir a humidade

A humidade é dos piores inimigos para uma casa. Não só pode provocar diversos estragos a uma habitação, como pode ainda reduzir o isolamento e o conforto da divisão afectada. Como não bastasse, desencadeia o desenvolvimento das bactérias do bolor, tão prejudicial à saúde. Como diagnosticar, prevenir e acabar com a humidade nas divisões de sua casa?

Faça o diagnóstico para
saber a origem da humidade:

A existência de humidade pode ser desencadeada por vários factores. Esta também pode apresentar aspectos diferentes ou afectar diferentes zonas. Aprenda a diferenciar os diferentes tipos de humidade, para saber a forma mais eficaz de a combater:

1) Humidade ascendente:

  • Parede com salitre Apresentação:
    Este tipo de humidade apresenta-se sob a forma de manchas interiores ou exteriores. No interior poderá se formar salitre, o papel de parede descolar-se ou ainda aparecerem bolores. No exterior pode apresentar-se sob a forma de musgo.
  • Áreas afectadas:
    Este tipo de humidade afecta normalmente a largura da parede, com uma altura entre 50 a 120 centímetros.
  • Aparecimento:
    Este tipo de humidade surge durante todo o ano, mas em diferentes proporções, consoante o aparecimento das chuvas.
  • Descrição:
    Os materiais de construção, quando estão em contacto directo com a água ou com um solo húmido, vão absorvendo esta água ou humidade de uma forma bastante rápida. A água vai se evaporando, mas normalmente sobe mais rapidamente pelas paredes do que se evapora, especialmente se estiver um clima húmido. É por esta razão que algumas construções dispõem de uma camada isolante alguns tijolos acima do solo, de modo a isolar a alvenaria da humidade. Nem sempre existe esta protecção ou muitas vezes está defeituosa, não protegendo devidamente a estrutura em questão.
  • Diagnóstico:
    Como o próprio nome indica, a humidade ascendente é aquela que sobe, mais ou menos entre 50 a 120 centímetros de altura. Esta altura poderá ser menor se a divisão for ventilada ou se a alvenaria tiver menos sais na sua constituição. Contrariamente, a altura pode ser maior se a alvenaria tiver mais sais ou se a evaporação não for possível devido a um revestimento que não seja transpirável ou a um cimento hidrófugo (impermeável à água). Quando em contacto com o ar, os sais formam manchas de salitre nas paredes, tanto interiormente, verificando-se bolores ou eflorescências, como exteriormente, podendo se verificar a presença de musgos. Os revestimentos vão se degradando ao longo do tempo, podendo mesmo destruir por completo as paredes, tanto mais rapidamente quanto maior o teor de água e sais ascendentes. Este tipo de humidade distingue-se facilmente dos outros tipos, pela extensão de parede que pode afectar.
  • Como solucionar:
    As técnicas mais eficazes contra a humidade ascendente são: instalação de uma barreira de impermeabilização, revestimento com rebocos de drenagem ou a injecção de um produto hidrófugo.
    • Barreira de Impermeabilização ou membrana estanque:
      As novas construções já usam este tipo de impermeabilização. Contudo, a aplicação deste tipo de barreira é bastante difícil e complexa para construções já existentes. Esta técnica consiste em retirar, com a ajuda de um cizel, uma fileira de tijolos da parte inferior da parede ou em realizar uma fenda com uma serra estilo tico-tico, por exemplo. O trabalho é realizado por partes, um metro de cada vez. Em cada fenda coloque um pedaço da barreira de impermeabilização (revestimento betuminoso hidrófugo, película de metal inoxidável, como o chumbo, ou uma membrana plástica macia ou rija).Se usar uma membrana em rolo, coloque-a sobre todo o comprimento da parede, antes de a cortar. À medida que vai colocando uma tira da membrana na fenda, coloque novamente os tijolos no local de origem, evitando diferenças de cor entre os materiais novos e usados, preenchendo posteriormente as juntas com argamassa específica.
      Apesar de esta técnica ser muito eficaz, não pode ser realizada quando as paredes são duplas, instáveis ou muito espessas. Este tipo de trabalho produz muito pó e pode afectar o aspecto geral da casa.
    • Revestir com reboco de drenagem:
      Afim de prevenir que os sais arrastados pela humidade ascendente possam provocar a destruição do reboco, é imprescindível que este contenha no seu interior uma rede de canais que permitam o alojamento destes sais e facilitem a evaporação da água. Por tudo isto, é importante que o reboco a ser aplicado seja específico para o tratamento de paredes com salitre e humidade, afim de facilitar a respiração da parede.Para aplicar este revestimento, comece por retirar o revestimento antigo, no mínimo até 50 centímetros acima das manchas de humidade. Sobre pedras pouco duras ou alvenaria diversa, coloque, com pregos por exemplo, uma rede de arame galvanizado, estilo rede de galinheiro. Depois do suporte ter sido humedecido, aplique o reboco de drenagem. Comece a encher as fendas e buracos e posteriormente aplique o reboco final. No caso de querer uma cobertura do reboco, use tintas permeáveis ao vapor de água.
    • Injecte um hidrófugo:
      Este método tem como finalidade de saturar a parte inferior da parede com um produto hidrófugo (resinas sintéticas), afim de criar uma barreira contra a humidade ascendente. Faça vários furos, com um berbequim, seguidos, e introduza o líquido na parede através deles, por injecção sobre pressão. Tape depois os buracos com argamassa.Este tipo de barreira é bastante eficiente e fácil de realizar, já que existem à venda kits especiais, preparados para o efeito.
      Caso seja necessário, retire os rodapés para realizar os furos 5 centímetros acima do chão e a 10 a 15 centímetros uns dos outros. Realize os furos num ângulo de 10 a 15 graus e 80% da espessura da parede. Insira os tubos injectores nos furos e instale os doseadores, suspensos, por exemplo, numa tábua. Para evitar que o produto saia, coloque um vedante entre os tubos e a parede, com cimento de secagem rápida. Agora já pode encher os tubos com resina líquida e encha-os durante mais ou menos 1 hora, confirmando que o líquido não se escapa pelos furos. Após 24 horas, repita o processo e após outras 24 horas, dê o processo por finalizado. Corte agora os tubos rente aos furos e tape-os com argamassa hidrófuga. O produto forma uma reacção química uma zona hidrófuga.Toda a água que poderia existir na parede precisa de vários meses para que evapore por completo e aí possa confirmar se o seu trabalho foi bem realizado.

2) Humidade pela chuva:

  • Humidade-na-parede-causada-pela-chuva Apresentação:
    Este tipo de humidade apresenta-se claramente delimitado nas paredes interiores. Nas paredes exteriores apresenta-se por eflorescências brancas, tijolos com rachas, fissuras, juntas estragadas, etc.
  • Áreas afectadas:
    Estragos na parte exterior ou interior. Infiltração de chuvas, principalmente no lado mais exposto ao vento.
  • Aparecimento:
    O seu aparecimento é mais intenso durante ou depois de chuvadas fortes ou contínuas.
  • Descrição:
    Nas construções actuais, as paredes duplas são muito comuns. As águas das chuvas podem infiltrar-se na parede exterior, direccionando-se até a uma membrana impermeável, situada na parte inferior do espaço entre as duas paredes e devolvida ao exterior pelas juntas verticais, deixadas em aberto, na parede de fora. Assim, a parede interior fica normalmente protegida da humidade. Contudo, durante a construção, os dispositivos de fixação das duas paredes podem ser mal instalados, fazendo com que a humidade consiga alcançar a parede interior, manifestando-se por manchas bem delimitadas no seu revestimento. 
    Nas construções mais antigas, as paredes são maciças. Se estas tiverem alguma porosidade, poderão ser menos impermeáveis às chuvas. Pode acontecer ainda que, em paredes exteriores com fissuras, se dê o aparecimento de musgo. Há que tomar cuidado também com os telhados, ode algerozes defeituosos permitam que as águas das chuvas possam infiltrar-se pela alvenaria.
  • Diagnóstico:
    Chuvas fortes podem fazer aparecer manchas de humidade ou infiltrações. As paredes exteriores mais expostas são as mais afectadas nestes casos. Depois de um degelo, por exemplo, podem surgir manchas de humidade, assinalando um telhado danificado, uma fissura numa parede ou um algeroz furado.
  • Como solucionar:
    Primeiro, comece pelo telhado, verificando se todas as telhas estão em bom estado, se existem buracos pelo algeroz, se toda a estrutura que o sustenta está em bom estado e se não existem juntas partidas. Verifique ainda fissuras nas fachadas, reparando-os caso existam. 
    Se o problema estiver nas paredes mais expostas, proteja a parede das humidades, pintando-a e isolando-a com argamassa especial com propriedades hidrófugas, ou então, faça um revestimento com pedra, ou ainda poderá isolá-la com um hidrófugo transparente (verifique o bom estado da superfície antes de instalar este tipo de produto).Antes de realizar qualquer tipo de operação, retire todo o tipo de musgos ou bolor, com água e lixívia, por exemplo. Passe uma escova ou máquina de alta pressão para os remover por completo. Tenha em atenção se usar a máquina de alta pressão, tapando as fendas maiores com argamassa ou silicone e reparando as juntas que estiverem em mau estado.Se tiver chovido, deverá esperar no mínimo 7 dias para aplicar qualquer produto. No caso de ter limpo a parede com a máquina de alta pressão, o tempo de espera deverá ser maior, tomando em atenção para que não exista nenhum vestígio de humidade.Para aplicar o produto hidrófugo que falámos anteriormente, deverá pulverizá-lo ou aplicá-lo com uma trincha. Aplique com abundância, até se aperceber que a parede já não absorve mais líquido, ficando a parede a escorrer líquido, de preferência. Poderá retirar resíduos deste produto, de vidros ou azulejos, etc, com a ajuda de um pouco de aguarrás.Poderá ainda optar, em vez do produto hidrófugo, por uma de mão diluída de primário branco para fachadas (que deixe a parede respirar) e outra de mão não diluída.

3) Humidade originada por fugas na canalização:

  • Humidade pela canalização defeituosa Apresentação: A humidade causada por fugas e defeitos na canalização, apresenta-se por círculos húmidos tipo auréola ou por bolores.
  • Áreas afectadas: Perto de canos ou de aparelhos sanitários.
  • Aparecimento: Surge principalmente em áreas que se encontrem perto de aparelhos sanitários que sejam usados mais vezes, como banheiras, por exemplo.
  • Descrição:
    Este tipo de humidade pode ser facilmente detectado quando as canalizações estão visíveis. O problema maior é quando estas se encontram por dentro das paredes, como na maioria das habitações. Além das humidades provenientes das canalizações poder se manifestar a uma distância considerável da fuga, tem ainda o inconveniente de ser complicado resolver o problema.
  • Diagnóstico:
    Podemos detectar uma fuga numa canalização vigiando por exemplo o contador da água, de noite e de manhã, afim de verificar se houve gastos de água (convém certificar-se que nenhum aparelho sanitário está com fugas). Se verificarmos que a humidade tende a aparecer ou reaparecer aquando a utilização de determinado aparelho sanitário, podemos constatar que o problema vem desse mesmo aparelho.
  • Como solucionar:
    Depois de localizarmos a fuga, terá que ser realizado um trabalho a nível de canalizações. Recomendamos que contrate um técnico especializado para resolver o problema, que não é de fácil resolução.

4) Humidade por condensação:

  • Humidade por condensacao Apresentação:
    Manchas de humidade com aspecto irregular. Poderá apresentar-se sob a forma de bolor e cheiro a bafio. Outra característica deste tipo de humidade pode verificar-se nos vidros regularmente embaciados e durante bastante tempo.
  • Áreas afectadas:
    Costuma aparecer somente na parte de dentro ou parte de fora de paredes ou tectos, principalmente nos cantos. As paredes normalmente afectadas são as que estão viradas a Norte e Nordeste.
  • Aparecimento:
    Este tipo de humidade aparece com mais frequência nas estações de chuva e frio.
  • Descrição:
    Como todos sabemos, o ar tem sempre vapor de água, vapor esse que existe em maiores proporções em locais onde a temperatura é maior e existem maiores diferenças de temperatura. Assim que é atingida a saturação de vapor de água, este transforma-se em água, principalmente em locais mais frios, como paredes, vidros e estruturas metálicas. Esta água ou humidade, pode infiltrar-se nessas mesmas superfícies, caso elas tenham alguma porosidade.
  • Diagnóstico:
    A condensação dá-se com maior intensidade quando está frio e mais humidade. O vapor de água vai formar manchas de humidade nos locais mais frios, como paredes e tectos. Inicialmente apresenta-se por bolores escuros dando origem ao conhecido odor a bafio. Pode verificar se um local está a criar condensação procedendo do seguinte modo: pegue num pouco de papel de alumínio e cole-o à parede. Se passado alguns dias esse papel ficar húmido, trata-se de um tipo de humidade por condensação.
  • Como solucionar: 
    • Tente produzir menos vapor:
      Numa casa onde existam 4 pessoas, a quantidade aproximada de vapor de água produzido diariamente é aproximadamente 10 litros! As divisões mais afectadas são naturalmente a casa de banho e a cozinha e também nos quartos. Poderá reduzir esta produção de vapor de água seguindo algumas dicas:- Use água o menos quente possível;
      – Quando cozinhar tape sempre que possível as panelas e ligue o exaustor;
      – Sempre que possa, evite secar a roupa no interior das divisões. Se o fizer use um aquecedor ou ventile adequadamente a divisão;
      – Use dispositivos de recolha de humidade em armários ou roupeiros;
      – Use um desumidificador em zonas de maior condensação (não durma com um desumidificador em funcionamento na mesma divisão).
    • Melhore o arejamento e ventilação das divisões:
      No tempo mais frio, deixe entrar e circular ar fresco para dentro da sua casa. Este ar é mais seco e menos rico em vapor de água, substituindo assim o ar mais condensado por ar mais seco. Em habitações mais recentes, onde o isolamento é mais eficaz, deve-se permitir que sejam mais arejadas, por meio de ventiladores ou por manter as janelas abertas sempre que possível.
    • Coloque ventiladores / ventaxias:
      Pode instalar um ventilador (ou ventaxia) numa parede, no local mais elevado possível e de preferência numa parede frontal à parede da porta.Existem ainda ventiladores para o tecto, que poderá instalar caso o andar superior seja um sótão, por exemplo.Um ventilador instalado numa janela é uma das formas mais eficientes de ventilar convenientemente uma determinada divisão.Poderá optar por um simples respirador nas caixas dos estores por exemplo. Estes ficam quase sempre mais discretos, conseguindo um bom resultado ao nível de respiração do ar.
    • Evite paredes frias:
      Não é conveniente que as paredes de uma divisão estejam com uma temperatura inferior a 10ºC, principalmente quando o tempo está húmido. Isto pode ser conseguido com a instalação de vidros duplos ou na escolha de materiais menos frios, como madeiras ou materiais plásticos. O isolamento mais eficaz é aquele que é realizado nos tectos ou nas fachadas exteriores.Caso pretenda isolar a parte superior de um tecto, este processo não é complicado, caso seja um telhado inclinado. No que respeita ao isolamento de um telhado plano ou de uma fachada, esse processo já é mais dispendioso e complicado.Nas paredes duplas sem isolamento, poderá preenche-las com manta de lã de rocha, por exemplo, mas é um processo dispendioso e poderá não resolver o seu problema.Também não é aconselhável isolar o interior para resolver o problema deste tipo de humidades, já que a humidade pode infiltrar-se no isolamento e ficar entre este e a parede. Por tudo isto, o processo mais eficaz e barato é como já dissemos, manter as divisões arejados e recorrer a aparelhos desumidificadores.

5) Humidade na Construção:

Numa casa nova, alguns dos materiais usados contêm alguma humidade, pelo que será conveniente aguardar no mínimo 1 ano até que realize obras na mesma. Aconselhamos que deixe o estuque a descoberto durante este tempo, evitando pintá-lo ou cobri-lo com papel de parede.

Quando existe bastante humidade, onde se formem bolores, aconselha-se o uso de aparelhos desumidificadores, muito eficazes neste tipo de situação. Em locais pequenos, como armários, roupeiros, ou pequenas divisões, o uso de absorventes de humidade (reservatórios com cristais de cloreto de cálcio, que absorvem a humidade).

  • Humidades em caves, arrecadações ou garagens:  A humidade pode apresentar-se sob a forma de paredes molhadas, podendo originar manchas de salitre. As causas poderão ser várias, como fissuras ou corrosão das armações do betão, ou ainda a pressão da água ser excessiva para a resistência das paredes.Para solucionar este problema poderá escavar o solo, junto à parede com problemas, até ao nível das fundações. Coloque um resguardo estanque na parede, com argamassa betuminosa, por exemplo.Se o lençol de água for acima da superfície da parte inferior da parede e tiver acesso à parede exterior, é conveniente colocar tubos para drenar a água, ligados à rede de esgotos.Se não for possível o tratamento pelo exterior (o tipo de tratamento mais eficaz) poderá instalar um reboco impermeável. Limpe convenientemente a parede, com água e amoníaco, por exemplo. Retire todas as zonas soltas da parede, com uma espátula ou escova. De modo a se tornar mais aderente, pulverize a parede com água e aplique argamassa anti-humidade, ou hidrófuga. Primeiramente comece pelas juntas, fendas e fissuras. Após ter secado esta primeira aplicação, passe outra camada, até ficar com uma altura de mais ou menos 1 centímetro.´

Espero que este artigo tenha sido útil não só para prevenir mas também para combater e acabar com a humidade da sua casa.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

61 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    15-06-2013

    @Rafael, @Joao:
    Nem sempre é facil diagnosticar problemas de humidade. O mais correto é chamar alguém especializado de forma a avaliar o problema de perto e poder apresentar algumas soluções.
    Infelizmente não podemos ajudar todas as pessoas e nem sempre isso é possível.
    Agradecemos na mesma a vossa participação e esperamos que consigam resolver o problema.

    @Leonardo:
    Olá Leonardo. A palavra “humidade” está bem escrita, já que o site Dicas Caseiras é um site escrito na Língua Portuguesa, de Portugal.
    Pode comprovar o que dizemos na Wikipedia
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  2. joao
    14-06-2013

    Boas,´
    Gostava de uma ajuda como resolver o meu problema de humidade.
    moro num r/c onde a parede do quarto, uma parte é de plador e outra de estuque, na junção destes materiais está a percer umas manchas amarelas desde do tecto até ao chão, com cheiro a bolor, e esfarela-se em pó. junto ao rodapé a tinta esta toda picada e com altos balofos. o que poderei fazer para resolver este problema?i

  3. Rafael Dutra
    07-06-2013

    Olá, li acima, mas nenhum se enquadrou no meu problema, entre mina casa e um muro alto tem um corredor acimentado, e descoberto, devido a altura do muro e da casa, o corredor quase não pega sol, e está cheio de umidade no chão, no chão mesmo, no cimento, alguém poderia me informar como eliminar essa umidade?? Mesmo que temporariamente, acredito que pela falta de sol no local, sempre reaparecerá, mesmo assim gostaria de tentar eliminar essa umidade, mesmo ciente que terei que repetir a limpeza de tempo em tempo. O cimentado é novo, mais ou menos uns 3 anos e já está preto de tão úmido e escorregadio, por favor se alguém souber algum produto ou mistura, agradeço por me informar. Atenciosamente, Rafael.

  4. Leonardo
    05-06-2013

    Olá! Acredito que o site tem boa intenção para com os interessados no assunto, mas escrever umidade usando a letra h é muito chato de ver. Principalmente num país onde poucos possuem educação de qualidade, acredito que o site pode dar uma boa atenção neste seguimento através de seus redatores, pois essa situação contribui muito para que todos perpetuem erros na grafia e oralidade.

  5. 04-02-2013

    @Eneida:
    Muito provavelmente é falta de ventilação ou alguma falta de respiração das paredes.
    Poderão ser várias as causas para esse problema e o melhor conselho que podemos dar é que procure alguém que faça um diagnóstico do que possa estar a acontecer.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

    @Cátia Silva:
    Certamente é humidade proveniente de alguma infiltração, falta de ventilação ou defeito na construção.
    Aconselhamos que procure um especialista que possa analisar a situação e lhe dar conselhos de como resolver esse problema.
    Obrigado pela sua visita e até breve.

    @Joaquim:
    Poderá ser solução, bem como pode não servir de nada. Se a sua construção é recente, é quase certo que ainda está na garantia e pode reclamar junto do construtor. Muito obrigado pelo seu comentário e até uma próxima visita.

    @Marcelina Santos:
    Infelizmente não trabalhamos com ninguém que possa resolver esse problema.
    Provavelmente o problema poderá estar “dentro da parede” ou a água estar a infiltrar-se por alguma fenda.
    Aconselhamos que procure alguém da especialidade para se deslocar ao local e fazer um diagnóstico correto do que está a acontecer na sua parede.
    Muito obrigado pela sua visita e até breve.

  6. Eneida
    23-01-2013

    Olá, finalmente encontrei algo que possa dizer que é o que acontece neste momento na minha casa. Humidade por condensação. Esta só se esta a formar na zona da caixilharia, de manha está completamente cheia de água. Gastei muito dinheiro pois é em PVC, vidros duplos e essas coisas todas e o vidro e o vão da caixilharia ficam cheios de água.Tenho o cuidado de arejar a casa, tenho um exaustor que funciona na perfeição e dois quartos que nem sequer são usados e acontece em todas as divisões em que exista caixilharia. Qual o motivo? Obrigado pela atenção

  7. Cátia Silva
    21-01-2013

    De há uns tempos para cá, começaram a surgir num dos quartos de minha casa umas manchas amarelas que pareciam manchas feitas pela passagem de um pano sujo. A partir daí começou a alastrar-se pelo quarto até que começou a sirgir em todas as paredes, mais uniformemente. Agora está a passar para o quarto do lado e ninguém percebe do que se poderá tratar. Têm alguma ideia de qual poderá ser a causa destas manchas?

  8. joaquim
    19-01-2013

    Bom dia tenho uma casa construída recentemente, tem paredes dupla e levou isolamento projectado mas agora tanto de inverno como de verão tenho um grau de humidade muito alto ao ponto dos moveis e roupas estarem sempre cheios de bolor. Pensei em fazer uns furos na caixa de ar para ventilar, será solução,

    Obrigados

  9. Marcelina Santos
    20-12-2012

    Boa Tarde,

    Pecisava que me ajudassem a resolver o meu probelema “humidade no canto da parede do quarto”, isto só aparece no outono e inverno. O quarto não tem sol nestas estações e o canto que esta desprotegido começa a escorrer água. Pensamos que era do exterior por estar mal isolado, mas foi isolado e o problema continua; o que devo fazer. Não sei se a humidade vem do solo, pois é um res de chão. Também colocamos vidros duplos e continua.

    Preciso de um conselho, ou que me contactem e me enviem uma equipa para fazer um diagnostico??, será possivel…, goatava que me enviassem resposta para o meu e-mail..

    Muito obrigada,

    Lina Santos

  10. 03-11-2012

    @Valéria Augusti:
    Muito provavelmente terá que fazer uma reparação na sua parede. Muitas vezes a única solução é tirar todo o estuque e cimento até ao tijolo e voltar a refazer com produtos próprios para a humidade.
    Esperamos que consiga resolver o seu problema.
    Muito obrigado pela sua visita e até breve.

  11. 29-10-2012

    @Ana Maria de França:
    Ficamos contentes por ter ajudado mais um leitor.
    Fique atenta às nossas novidades regulares para outras informações.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  12. ana maria de frança
    19-10-2012

    Eu gostei muito porque fiquei esclarecida sobre todos os tipos de umidades e como eu tenho uma umidade em minha residencia que mim faz ficar de cabelo em pé sempre que chega o verão ,vou ficar sempre ligada nas dicas que vcs mandarem muito obrigada.

  13. 07-10-2012

    Bom dia,

    Estou com um problema em meu escritório, cuja parede é compartilhada com o banheiro. Já chamei dois encanadores que disseram não haver vazamento. Ontem resolvi descascar a parede e percebi que está toda umida. Um dos encanadores disse que a infiltração é causada pela caixa do ar-condicionado que irei retirar em breve. No entanto não estou convencida, pois há um círculo em certa altura da pintura que pipocou toda e está descolando. que fazer?

    obrigada

    valéria

  14. 06-10-2012

    @Rafael Frinhani:
    Infelizmente não tenho nenhum nome para lhe dar, mas com toda a certeza que numa loja da especialidade poderão lhe indicar um ou mais produtos com essa finalidade.
    Esperamos ter ajudado. Grande abraço e obrigado por nos ter visitado.

  15. Rafael Frinhani
    03-09-2012

    Parabéns pela excelente matéria, muito esclarecedora. Estou procurando produtos de hidrófogo injetável mas não consegui localizar. Teria o nome de algum produto para indicar? Sds.

  16. 30-07-2012

    @Luis Wagner:
    Com certeza que existem um mau isolamento e escoamento das águas da chuva.
    Consulte algum especialista para averiguar mais corretamente toda essa situação e lhe dar alternativas para o problema.
    Obrigado por nos ter visitado e boa sorte na resolução desse problema.

  17. 30-07-2012

    @Marcelo Alves:
    Pode experimentar algumas das dicas que apresentamos.
    Consulte também alguém com conhecimento para avaliar qual o problema na sua casa e lhe apresentar soluções.
    Desejamos que consiga resolver rapidamente o problema das humidades.
    Abraço e até uma próxima visita.

  18. 28-07-2012

    @Jaqui:
    Se a sua casa é nova, com certeza terá garantia do construtor!
    De todas as formas, se precisar de ajuda queira ser mais explícita por favor.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  19. jaqui
    27-07-2012

    Minha casa é nova e o chao da cozinha esta saindo muita agua o que faço?

  20. 26-07-2012

    @Jose Cassimiro:
    Ficamos contentes que tenha gostado do nosso artigo.
    Abraço e até uma próxima visita.

  21. marcelo alves
    21-07-2012

    boa noite gostaria de uma dica de como acabar com a umidade que vem do solo,ja fis varias coisa e nada adiantou, ja coloquei ate piso mais a umidade passou o piso gostaria de ter uma soluçao para o meu problema ja que os meus filhos sao alergico .

  22. jose cassimiro
    20-07-2012

    gostei muito das explicações.São bem divididas e um contéudo bem tecnico.

  23. LUIS ROGÉRIO WAGNER
    22-06-2012

    Olá boa noite, estou com um problemão, pois construí uma casa a poucos meses, e toda vez que chove forte, uma das parede que faz divisa com um terreno onde havia um antigo poço, no qual este já fora aterrado, começa a minar água entre o rodapé e o piso ,e não é pouco não, oque pode ser? Será devido ao antigo poço ou o excesso de chuva que cai sobre aquela parede pelo lado externo. Estou preocupado, gostaria de uma opinião, sem mais agradeço desde já.

  24. 13-03-2012

    @Iris:
    Poderá experimentar pintar as paredes com uma tinta à prova de humidades, mas nem sempre essa é a solução.
    Muitas vezes torna-se necessário obras mais profundas na parede, para eliminar a humidade da mesma.
    O mais aconselhável é pedir aconselhamento de alguém que possa analisar as suas paredes e assim não gastar dinheiro duas ou três vezes.
    Muito obrigado pela sua participação e até uma próxima visita.

  25. 17-02-2012

    Yza:
    Poderá experimentar vedar as portas e janelas, para evitar que entre o frio e dormir com roupa mais quente e talvez algo que protega a cabeça do frio.
    Se tiver a possibilidade, experimente mudar o quarto de divisão, no caso de ter alguma outra divisão menos fria e húmida.
    Muito obrigado pela sua visita e tudo de bom para si.

  26. iris
    27-01-2012

    Minha casa foi contruída colada no muro do vizinho com um espaço de 2cm entre a parede e o muro.Tenho problema com humidade na parede da sala e corredor;aparecem manchas arredondadas do meio da parede para baixo e ja descolou uma pequena parte aparecendo o reboco.Qual melhor solução para resolver o problema?

  27. yza
    24-01-2012

    olá.adorei a materia.muito boa mesmo.aproveito para saber como faço para tornar meu quarto menos frio de madrugada,pois deixo aberto a tarde toda e fecho antes de esfriar.Ele fica no 3º andar e não há predios dos lados nem em frente(isolado) para alem de ser onde venta muito e faz muito frio.
    Peço ajuda porque desenvolvi uma alergia a friagem e usar desumidificador e aquecedor a noite toda é muito caro.Fiz isto mes passado e passei super bem mas a conta veio altissima este mes e ta dificil.
    Depois que passei a nao usa-los percebi que acordo com os cabelos como se estivessem umidos e o nariz entupido, tendo que tomar remedio.Tem alguma forma de que fique menos frio nas madrugadas? Antes dava ate mofo e bolor.Eu não conseguia dormir nele.Afastamos os moveis das paredes, arejamos, limpamos com agua sanitaria, pintamos com tinta anti mofo e ai o mofo e o cheiro sumiram mas,mesmo dormindo com mantas de pelo de ovelha os cabelos ficam umidos e ao levantar da o maior choque de difereça.Não tenho como sair daqui tao cedo e por isso peço uma alternativa pois a friagem mata.O senhorio que é velho, depois de muitobrigar pos janelas de vidro novas mas nao duplos porque diz ser caro.Por fora tem estores mas mesmo assim ao fechar fica muito frio a partir das 10 da noite pois aqui o orvalho noturno molha tudo.Pode me auxiliar?Obrigada pela atenção e posterior ajuda.Parabens pelo site.

  28. 20-01-2012

    @Vanessa:
    Poderá experimentar com um bom impermeabilizante e pintar de novo.
    Em último caso terá que ser feita a reparação desse pedaço de parede.
    Muito obrigado pela sua visita e até breve.

  29. vanessa cristina dos santos
    18-01-2012

    Vocês poderiam me ajudar pelo amor de DEUS. Tenho um pequeno estabelecimento comercial. E no ano passado devido a uma construção no vizinho que retirou a calha e fez com que entrasse agua da chuva no meu salão. Por cima, apos alguns dias a parede secou normalmente. Ficando umas manchas de barro. Então eu pintei novamente. So que depois que a tinta secou apareceu umas bolinhas, manchas de agua. Eu ja fiz de tudo, ate secador de cabelo pra ver se secava e nada. Persiste!!! Colocando a mão você não sente estar úmida mas esteticamente ficou horrível. A mancha maior deve ter uns 50 cm. Perguntei para um pedreiro que mandou eu novamente pintar. Mas dessa vez com tinta óleo. Não confiei muito nele não. Não sei se vai adiantar……… Aceito qualquer sugestão

  30. 16-01-2012

    @Gil:
    Desde já muito obrigado pela sua visita.
    Aconselhamos que peça a visita de um arquitecto ou engenheiro para avaliar toda a estrutura, peso suportado, etc.
    Abraço e até breve.

  31. gil
    13-01-2012

    amigo na minha casa ,tem umidade por toda a sala e copa,eu quero faser a opçao que voce imformou em retirar uma carreira de tijolos por veis, o grande obstaculo e que minha casa sao dois pavimentos ,tem algum problema em relaçao a segurança .pelo peso do 2 pavimento oq voce acha .grato se puder me ajudar com essa dica .me mnde por email se possivel muito obrigado e parabens pelo site,

  32. Bernardina
    08-12-2011

    como se limpa humidade dos albuns de fotografias e albuns de selos?

  33. 05-12-2011

    @Leonardo:
    Obrigado pelo seu comentário.
    Infelizmente, teremos que o contrariar, dizendo que “humidade” está bem escrito, já que o site Dicas Caseiras é um site escrito na Língua Portuguesa, de Portugal.
    Pode comprovar tal palavra na Wikipédia Portuguesa, neste link
    Obrigado pela sua visita e por nos ter visitado.

  34. Leonardo
    04-12-2011

    O site é muito bom,porém com erros grosseiros de português.
    O correto é umidade e não humidade como está no texto.
    Espero que corrijam o mais rápido possível.
    Leonardo.

  35. 28-11-2011

    @Maria Helena:
    Uma boa dica para prevenir o aparecimento da humidade é instalar um aparelho extractor de vapores. O excesso de vapor de água e a falta de ventilação, são factores que podem favorecer o aparecimento da humidade.
    Muito obrigado por visitar o Dicas Caseiras e até uma próxima visita.

  36. 26-11-2011

    @José Luis:
    Muito obrigado José pelas dicas e por ter comentado no Dicas Caseiras.
    Abraço e até uma próxima visita.

  37. jose luis
    25-11-2011

    Para combater as manchas de bolor nos tetos pinte o teto com esferovite diluido em diluente e depois de secar volte a pintar.

  38. Maria Helena
    13-11-2011

    Site muito bommmm. òtimas dicas/solução.

    Dúvida: Estou mudando para um casa em que o banheiro recebe pouca luz do sol pela manhã, e já me avisaram que o piso inferior tem problemas de umidade na temporada de chuva. Não sei se há umidade nas paredes, mas o banheiro (janela pequena) fica com ar carregado… qual melhor solução para tirar a umidade?

  39. 12-11-2011

    @Gilbeto:
    Nem sempre é fácil encontrar a melhor solução ou saber por onde começar. Usar um aparelho que extraia a humidade é de facto uma boa solução, mas pode começar por analisar quais os aspectos da sua casa que devem ser resolvidos com mais prioridade, como por exemplo, colocar algum tipo de isolante por baixo das suas telhas. Mantenha ainda a sua casa ventilada e tente colocar extractores de vapor na cozinha e no banheiro, locais onde existem mais vapores.
    Muito obrigado por nos ter visitado.
    Abraço e boa sorte nas reparações.

  40. 12-11-2011

    @Antonio Duarte:
    Um reboco drenante é um tipo de argamassa que permite que a humidade seja mais facilmente eliminada pelas paredes ou solos. Existem alguns produtos no mercado com essas características. Procure pelos mesmos em lojas da especialidade.
    Obrigado por nos visitar e até uma próxima oportunidade.

  41. 12-11-2011

    @Marcelo:
    Infelizmente, nem sempre uma solução barata é a mais eficaz. Por vezes, é melhor fazer uma intervenção mais dispendiosa do que várias intervenções baratas que não resolvem o problema.
    A melhor solução é procurar um especialista que possa analisar o seu caso em específico e verificar se o problema vem do exterior ou é um problema interior e a partir daí encontrar soluções.
    Boa sorte para resolver o seu problema e muito obrigado por nos visitar.

  42. marcelo candido
    06-11-2011

    Pintei minha casa faz 6 meses e na minha sala como tambem na minha garagem começou a aparecer manchas como se fosse salitre ou algum tipo de infiltração. Ao falar com um amigo o mesmo dise-me que estava passando pelo mesmo problema e tambem disse-me que todas as casas apresentam tal problema e que não adiantava retirar o reboco que voltaria apresenta novamente. Gostaria de uma ajuda em definitivo e que não fossem tão complexa e caro. As que a vi neste site pelo visto são caras demais. Gostaria de algo eficaz e barato. Obrigado!

  43. Gilbeto
    31-10-2011

    Minha casa é toda de telha , tem uma umidade terrível. Minha filha de 4 anos sofre muito com isso, tem problemas respiratórios quase que um atrás do outro. Minha casa tem cozinha, quarto e um banheiro. A cozinha e o banheiro ficam ao lado do quarto, como li aqui neste site o vapor de água também gera umidade e, uso um umidificador mas não esta ajudando. Em dias de chuva a telha soua e as coisas pioram. Preciso de ajuda. Grato pela atenção.

  44. Antonio Duarte
    24-10-2011

    Li atentamente as suas dicas sobre como combater o salitre.
    Gostaria de saber o que é o reboco drenante ? Existem alguns produtos no mercado com essas características ?

  45. 14-09-2011

    @Fernando:
    Com toda a certeza que paredes junto ao banheiro podem mais facilmente apresentar sinais de humidade. O aparecimento de bolhas pode ser resultado de uma parede com problemas de infiltração ou de humidade. Experimente pintar com um primário contra humidades e uma tinta por cima. Se o problema voltar, é porque existe algo mais grave na parede.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  46. FERNANDO
    12-09-2011

    Na reforma do banheiro, apareceram rachaduras na parede do quarto e apos passar a seladora e a pintura, apareceram bolhas na pintura da parede 1 semana depois. A umidade nos locais da rachadura persistem com bolhas pequenas em alguns locais pintados e nao vimos vazamentos no banheiro. O fato de ser a parede do encanamento pode justificar essa umidade? Lixar a parede e passar mais demao pode resolver? Qual seu conselho? Grato. Abcs.

  47. 30-08-2011

    @Karine e @Silvana:
    Fica complicado tentar ajudar sem ver e analisar o problema. Aconselhamos que peça a ajuda de um profissional especializado, para verificar de perto qual o problema e apresentar as melhores soluções para o resolver.
    Muito obrigado por nos terem visitado e boa sorte com o seu problema.
    Abraço e até breve.

  48. karine
    30-08-2011

    ola…
    gostaria que me ajudasse minha casa é nova mas ele tem uma umidade excessiva no chão… é muita água que chega parecer uma piscina a casa toda tenho medo que estrague as coisas pois chega a criar possas de agua no chão… me ajude por favor…
    abraços

  49. silvana
    29-08-2011

    Minha casa é de tijolo,só que esta um pouco velha,apesar da reforma que fiz.Mas as paredes de dentro mais ou menos na altura de 0,80cm,parece que a areia fica caindo com jeito de umidade.O que devo fazer para melhorar esta parede e colocar pintura nela.

  50. 25-08-2011

    @Anli:
    Esperamos que com as nossas dicas tente solucionar o seu problema. Experimente alguma delas e se o problema persistir, poderá ser necessário a intervenção de pessoal especializado.
    Muito obrigado nos visitar e esperamos que consiga resolver o problema da sua casa. Até breve.

  51. anli
    25-08-2011

    Apareceram humidades nos cantos das paredes que da o aspecto de molhado elas apareceram na parte onde fica a porta no caso não tem porta e so de um lado, mas so é na parte de baixo em cima esta seco, o tempo aqui é de chuva mas fraca e não continua sempre aparece um sol.

  52. Ricardo Miguel
    14-07-2011

    @Anelise:
    Se já tentou todas as nossas dicas, sugerimos que se aconselhe junto de um profissional, que pode analisar o seu problema mais detalhadamente e apresentar outras soluções.
    Boa sorte! Abraço e obrigado pelo seu comentário.

  53. Anelise
    14-07-2011

    O que devo fazer para eliminar a umidade que se apresenta no piso dentro de casa? Já me falaram que passar pano umido com álcool ajudam a secar, mas não resolveu? Então o que faço?
    Usando ventilação também não resolveu, pois é só o tempo se armar para chuva que umedece tudo, escorre água até na geladeira o que faço?

  54. Ricardo Miguel
    03-07-2011

    @Gloria:
    Na hora de ir comprar a tinta, pode pedir ajuda a um funcionário, explicando que tipo de parede é a sua, que este terá várias soluções para lhe apresentar.
    Desejamos boa sorte e que corra tudo bem!
    Abraço e até uma próxima visita.

  55. gloria regina
    30-06-2011

    minha parede esta toda imassada mas sem lixar toda desigual ,eu mesmo gostaria de lixar e pintar qual alixa que eu tenho que comprare me da umas dicas de como comear , obrigado e boa noite

  56. 28-04-2011

    José Luis:
    Muito obrigado pelo seu comentário muito positivo.
    São estas opiniões que nos fazem continuar.
    Abraço e até uma próxima visita.

  57. jose luis freire araujo
    09-04-2011

    A simplicidade da dica torna-a eficaz e acessivel a qualquer.Valeu e encorajo-o a outras dicas simples.Como uma mao lava a outra se precisar de algo de Angola nao exite.Dentro do possivel farei o que estiver ao alcance.

    Parabens

  58. 03-04-2011

    @Fredy:
    Obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gosto de visitar o Dicas Caseiras.
    Abraço e até uma próxima visita.

  59. Fredy Barueri
    03-04-2011

    adorei o syte !
    eu achava que a areia era sempra em maior quantidade que a brita ! isso é papo de pedreiro que quer coisa mole hehehe

  60. RM
    08-03-2011

    Olá leitora.
    Sugerimos que leia atentamente o nosso artigo sobre como combater e eliminar a humidade e poderá experimentar algumas das dicas nele presente.
    Esperemos que consiga resolver o problema de humidade.
    Abraço e obrigado pelo seu comentário.

  61. jovania
    15-11-2010

    minha casa e toda emassada, mas deu um tipo de fungos, bolo, humidade algo assim que estufou e cria uma espuma que eu coloquei na boca e ela e salgada, como poderei eliminar isso.

5 Trackbacks

  1. […] medida que o ar interior acumula humidade, a humidade nas paredes é apenas um dos sintomas mais visíveis e notórios do problema. Com o tempo, o mofo impregna […]

  2. […] Já leu o nosso artigo de como combater e prevenir o aparecimento de humidade? […]

  3. […] Leia um artigo muito importante onde explicamos como combater, eliminar e prevenir a humidade. […]

  4. […]   Recomendamos a leitura do nosso artigo com várias dicas para eliminar a humidade em sua casa. […]

  5. por 5 dicas para reformar sua casa | Dicas Caseiras em 28-06-2011 às 10:44 AM

    […] – Guia completo de como combater, eliminar e prevenir a humidade […]