19 Dicas para acabar com a caspa

Alguns cabeleireiros dizem que a caspa é a queixa mais habitual entre os seus clientes. Os dermatologistas concordam que praticamente todas as pessoas têm este problema num determinado grau. Por isso, se está desejoso por chegar acabar com o problema de caspa e de comichão na cabeça, siga estas dicas.

Não ignore a caspa:

Faça o que fizer, não ignore a caspa nem caia num ciclo de coçar-e-comichão. Ignorar o problema só faz com que a caspa se acumule no couro cabeludo. E isso causa comichão que o leva a coçar—se. Coçar com muita força pode provocar ferimentos na cabeça e acabar numa infecção.

Lavar com champô frequentemente:

Os especialistas são unânimes neste ponto: lave com frequência o seu cabelo – todos os dias se necessário. Geralmente, quanto mais vezes lavar o cabelo, mais facilmente controla a caspa.

Comece gradualmente:

Muitas vezes, um champô suave sem receita é suficiente para controlar o problema. A caspa é frequentemente provocada por um couro cabeludo demasiado oleoso. Lavar diariamente com um pouco de champô suave diluído em água destilada em partes iguais ajuda a controlar o óleo sem irritar a cabeça.

 

Quer deixar os seus cabelos limpos e saudáveis? Leia o nosso artigo de como tratar e cuidar do seu cabelo.

 

Seja mais agressivo posteriormente:

Se os champôs normais não ajudarem, mude para um anti-caspa. Os champôs anti-caspa são classificados pelos seus princípios activos, que funcionam de maneiras diferentes. Os que contêm sulfureto de selénio ou piritionato de zinco actuam mais eficazmente, atrasando a velocidade com que se multiplicam as células do couro cabeludo. Os que contêm ácido salicílico e enxofre libertam as escamas, que podem ser lavadas facilmente. Os que têm agentes anti-bacterianos actuam sobre as bactérias do couro cabeludo e reduzem as hipóteses de infecção. Aqueles que contêm alcatrão atrasam o crescimento das células.

Use alcatrão:

Para casos mais complicados, recomenda-se o uso de alcatrão. Ensaboe com o champô de alcatrão, e, em seguida, deixe actuar durante cinco ou dez minutos. A maioria das pessoas tira o champô depressa de mais. Se costumava evitar champôs de alcatrão por causa do cheiro, existem novas fórmulas mais agradáveis.

Tenha atenção aos produtos que causam irritação:

Se os champôs de alcatrão – ou quaisquer outros preparados contra a caspa – forem demasiado irritantes (para o seu couro cabeludo) para usar diariamente, use-os alternadamente com um champô normal.

Não use champô de alcatrão se tiver cabelos louros

Não misture o preto com o louro:

Se tiver cabelo louro ou prateado, é melhor pensar bem se quer mesmo usar champôs de alcatrão. Por vezes deixam manchas acastanhadas nos cabelos claros.

Aplique duas vezes:

Aplique sempre duas camadas de champô anti-caspa. Ponha a primeira camada assim que entrar para o duche, para ter tempo suficiente para actuar. Deixe-a ficar até estar quase no fim do duche. Nessa altura tire bem o champô, com muita água. De seguida aplique a segunda camada de champô e enxagúe. A segunda lavagem deixa um pouco de produto no seu couro cabeludo de modo a que vá actuando até à próxima dose de champô.

Ponha uma touca:

Uma médica aconselha o seguinte para aumentar a eficácia dos champôs receitados: Depois de ter posto a camada, ponha uma touca por cima do cabelo molhado. Deixe-a estar durante uma hora e em seguida lave normalmente.

Mude de marca:

Se descobriu uma marca de champô que funciona bem consigo, conserve-a. No entanto, repare que a sua pele se pode adaptar aos componentes do champô, por isso seria aconselhável mudar de marca de vez em quando, para manter a eficácia.

Faça uma massagem ao couro cabeludo:

Quando aplicar o champô massaje suavemente o couro cabeludo com a ponta dos dedos, para ajudar a soltar as películas. Mas não o arranhe, isso pode provocar feridas mais graves que a caspa.

Ataque mais fortemente:

Recomenda-se um produto comercializado chamado P&S Liquid, para pessoas com um problema mais difícil. Aplique no couro cabeludo antes de se deitar e ponha uma touca de banho. Lave na manhã seguinte. Apesar de poder usar este preparado todas as noites, o Dr. Joseph F. Fowler Jr., recomenda o tratamento uma vez por semana. É demasiado desajustado para o usa diário.

Invista em tomilho extra:

O tomilho é conhecido por ter propriedades anti-sépticas suaves, que podem ajudar a aliviar a caspa. Prepare uma boa água para lavagem, fervendo quatro colheres de sopa cheias de tomilho seco em duas chávenas de água durante dez minutos. Depois filtre a infusão e deixe arrefecer. Deite metade da mistura no cabelo molhado e lavado, certificando-se de que o líquido cobre o couro cabeludo por completo. Massaje suavemente. Não lave a cabeça logo de seguida. Guarde o resto para outro dia.

 

Não use cerveja para lavar o cabelo

Não use cerveja:

Se usa cerveja para lavar a cabeça e como loção estilizante, pode ser ela a causa da sua caspa. A cerveja seca-lhe o couro cabeludo, podendo provocar caspa.

Use amaciador:

Embora os champôs anti-caspa sejam eficazes no seu couro cabeludo, podem ser muito agressivos para o seu cabelo. Por isso, aplique um amaciador depois do champô para neutralizar os seus efeitos.

Ataque com óleo:

Apesar de óleo em excesso no couro cabeludo poder causar problemas, um tratamento ocasional de óleo aquecido ajuda a soltar e a amaciar as escamas da caspa. Aqueça umas gramas de azeite até ficar morno. Molhe o cabelo (caso contrário o óleo ensopa-lhe o cabelo em vez de ir para o couro cabeludo) e em seguida aplique o óleo directamente no couro cabeludo com uma escova ou um bocado de algodão. Reparta o cabelo de modo a tratar apenas o couro cabeludo. Ponha uma touca e fique assim durante trinta minutos. Depois tire o óleo com um champô anti-caspa.

Deixe o sol brilhar:

Uma pequena exposição ao sol é bom para a caspa porque a luz ultravioleta directa tem um efeito anti-inflamatório em peles escamosas. E isto talvez explique o facto de os problemas de caspa melhorarem durante o verão.

Mas por favor, não abuse. Não tome banhos de sol; deixe-se estar apenas um pouco ao ar livre. A exposição ao sol nunca deve ir além de trinta minutos por dia. E ponha o seu creme solar na pele exposta. Tem de equilibrar os benefícios que o sol traz ao seu couro cabeludo com os danos que pode provocar na pele em geral.

Acalme-se:

Não minimize o papel que as suas emoções têm no desencadeamento ou agravamento das condições da sua pele, tal como caspa e outras formas de dermatite. Estas condições costumam ser agravadas pelo stress. Por isso, se as suas emoções estiverem demasiado agitadas, procure formas de as controlar. Faça exercício físico. Afaste-se de tudo. E não se preocupe tanto com a caspa!

ALERTA MÉDICO

Será caspa ou dermatite?

A caspa grave é considerada como uma doença, chamada dermatite seborreica (ou seborreia), que exige medicação.

Consulte um médico se tiver:

● O couro cabeludo irritado.

● Descamação abundante, mesmo usando champô anti-caspa.

● Descamação amarelada.

● Manchas avermelhadas, especialmente ao longo do pescoço.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

53 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    29-03-2014

    @José Luiz:
    Ficamos felizes por continuar ajudando todos vocês.
    Muito obrigado pelo seu comentário e até uma próxima visita.

  2. Excelente o conteudo que transmitem pelas dicas caseiras, muito bom mesmo.
    Grato,
    José Luiz.

  3. Ricardo Miguel
    02-05-2013

    @Manuela Brandão:
    Não encontrámos qualquer informação sobre usar álcool para eliminar a caspa.
    Em caso de dúvida, aconselhamos sempre a não utilizar.
    Existem boas dicas e produtos para eliminar a caspa e esses sim deverá seguir.
    Obrigado pela sua participação e até breve.

  4. Manuela Brandão
    18-04-2013

    Aconselharam-me a usar alcool para eliminar a caspa.Que me dizem a esta sugestaõ?

  5. 31-01-2013

    @Lina:
    Muito obrigado pelo seu comentário e por complementar o nosso artigo com mais algumas dicas.
    Grande abraço e até breve.

  6. lina
    17-01-2013

    boas o que ajuda e muito é lavar o cabelo com agua fria é o que faço a agua quente é terrivel so aumenta a caspa e seco o cabelo com o secador no programa de frio tambem uso um produto chamdo selenix para lavar o cheiro é um pouco forte mas vale a pena

  7. 26-11-2012

    @Maria Aparecida:
    Desejamos que tenha os resultados esperados!
    Grande abraço e obrigado pela sua visita.

  8. maria aparecida
    23-11-2012

    adorei a dica vou a passar a usar

  9. 29-10-2012

    @C@lung@ Vicentin@:
    Muitíssimo obrigado pelos seus elogios e esperamos ajudar muitas outras pessoas.
    Obrigado ainda pelo seu reparo sobre a diferença entre “shampoo”, “xampú” ou champô”, formas diferentes de escrever nos diferentes países, que também concordamos ser o menos relevante no artigo!
    Abraço e até uma próxima visita.

  10. C@lung@ Vicentin@
    27-10-2012

    Otimo sàite ! Parabéns! Pois sim vou tratar de comprar amanhà na feira um pouco de tomilho (Thym em francês, Thime em inglês) e atacar a caspa que me ‘persegue’ hà alguns meses. Motivo? Procupaçào constante, estresse & canseira de trabalho, mas mesmo tentando ter PAZ… é ‘a consciência que abusa da minha paciência! Hahaha! Quero ver amanhà tudo o que poderei fazer e SEI que vai acabar!Agradeço as idéias e conselhos. Aqui no pais onde estou… o que custa um simples ‘champù’ é pra rir, uma pequena fortuna, E NàO RESOLVE NADA! Acho que produtos caseiros resolvem! Quanto ao ‘amaciador’,(Nào o de lavar roupa, entendam…) ou apos shampoo ou xampù, so se pode passar nas pontas do cabelo, jà que se for utilizado desde as raizes e sendo que todos ingredientes sào quimicos… Azàra mesmo a pele, o cabelo e a saùde.O vinagre ou suco de limào tem que ser derramado no cabelo depois do xampù, champô ou como queiram chamar! E nào enxaguar muito depois, pois o
    importante é que fique algo no cabelo… Assim poderà agir e acabar com a caspa. O banho de oleo ou azeite de oliva pode ser feito durante um fim de semana (ponha a touca…)durma tranquilo/a e no dia seguinte lave sem medo! Limào ou vinagre dào mais brilho à cabeleira! Boa sorte à todos/as e deixem de avacalhar como chamar o Sampoo, xampù ou champô! Entendam que o IMPORTANTE é saber que cada pais tem seu linguajar…

  11. 28-07-2012

    @Elaine Porto:
    Esperamos que consiga obter resultados.
    Obrigado por nos ter visitado e pela sua participação.

  12. 25-07-2012

    @Aline:
    Muito obrigado Aline pela sua participação.
    Fique atenta a mais novidades! Abraço e até uma próxima visita.

  13. 06-07-2012

    @Gracielle:
    Não precisa de agradecer! É um prazer poder ajudar.
    Abraço e as melhoras para o seu problema. Até uma próxima visita.

  14. Gracielle Oliveira
    24-06-2012

    Obrigada pelas dicas sofro com esse problema serio de caspa, não aguento mas, com essas dicas vai melhorar meu problema como n só meu mas como os demais q sofrem desse mal. obrigada pelas dicas.

  15. Elaine Porto
    12-06-2012

    Nunca havia percebido q tinha caspas, pois nunca foi tão visivel,mas ultimamente ñ aguento mais meu couro cabeludo coça muito e a descamação é muita, sinto q meu couro esta irritado, ñ sei o q fazer, mas a principio vou seguir as dicas, já q conseguir uma consulta pelo sus é muito dificil.
    Obrigada!

  16. aline
    05-06-2012

    esse site é bem interessante com dicas bem legais
    Adorei !

  17. 24-04-2012

    @Camila:
    Ainda bem gostou do nosso artigo.
    Abraço e até uma próxima visita.

  18. camila
    09-04-2012

    gostei muito! essas dicas vão me favorecer…

  19. 17-03-2012

    @Maria Aparecida:
    Ainda bem que pudemos ajudá-la!
    Muito obrigado pela sua participação e até breve.

  20. Maria Aparecida
    16-03-2012

    Adorei essas dicas para acabar com a caspa. Não aguento mais! Vou fazer isso agora mesmo.
    Obrigada.

  21. 16-01-2012

    @Ludimylla:
    Ainda bem que gostou das nossas dicas e não precisa agradecer!
    Abraço e até uma próxima visita.

  22. 07-01-2012

    Essas dicas são muito boas,adorei o resultado do meu cabelo,muito obrigado dicas caseiras!!!!!!!!!!!!

  23. 22-12-2011

    @Borborema:
    Muito obrigado pela sua participação e pela ajuda que deu aos outros leitores.
    Abraço e até uma próxima visita.

  24. 21-12-2011

    @Thaty:
    Não existe qualquer tipo de contra-indicação para este tipo de aplicações durante a gravidez.
    Obrigado por nos ter visitado e até uma próxima visita.

  25. Thaty
    21-12-2011

    Olá…

    Gostei muito das dicas de como resolver o problema da caspa…
    Meu marido e eu estamos passando por esse problema há algum tempo e nao conseguimos nos livrar dele, esta muito difícil. Já usamos diversos xampus e especialmente para o tratamento da caspa e nada deu resultado… Antes de fazer essa nova experiencia gostaria de saber se tem alguma contra-indicacao para caso de gravidez?

  26. 21-12-2011

    @Elias Sarges:
    Ficamos muito contentes por ter gostado do nosso artigo.
    Muito obrigado por nos visitar e até breve.

  27. elias sarges
    18-12-2011

    muito bom.adorei o texto!!!!!!!!!!!

  28. Borborema
    12-12-2011

    Eu uso e aprovo o Lysoform Plus Primo “(11) 3221-1000” compra em qualquer farmácia do Brasil, Sr. Clear se fu…., tem concorrente sobrenatural…

    Dica – 1: Molhar o corro cabeludo e massagear sem as unhas, só com o dedos, fazer dia sim e outro não…, do carambá!!!!!!!! Yahooooo!!!!!! Achei a cura!!!!!!!!!!!
    Dica – 2: http://interioradentro.blogspot.com/2010/06/xo-acaros-dica-para-acabar-com-essa.html
    Dica – 3: http://www.farmadelivery.com.br/lysoform-plus-primo-liquido-250ml.html
    Dica – 4: Nunca compre da marca Bombril nem para limpeza pesada.
    Dica – 5: Descrição rápida – Lysoform Plus Primo Líquido 250mL, Desinfetantes, mata os germes, bactérias, elimina o mau cheiro, lysoforme, lisoform, lisoforme

  29. 13-10-2011

    @Sandra:
    Já experimentou procurar algum champô numa farmácia?
    Abraço e as suas melhoras.

  30. Sandra
    01-10-2011

    Oi, meu problema é sério mais ja está um pouco perto de acabar queria saber o que fazer pra acabar com a Ceborreia alguma dica de Shampo ??
    Bjs Obrigada !!

  31. 14-09-2011

    @Karina:
    Muito obrigado por nos ter visitado e ainda bem que gostou das nossas dicas.
    Abraço e até breve.

  32. Karina
    13-09-2011

    Excelentes dicas!

  33. 05-09-2011

    @Gui:
    Em Portugal escreve-se champô e como sabe, o Dicas Caseiras é Português. Xampu é como se escreve no Brasil e shampoo é usado na língua inglesa.
    Abraço e obrigado por nos visitar.

  34. gui
    03-09-2011

    pelo amor de Deus esse champô me mata… no brasil e xampu, shampoo tambem é aceito, menos champô

  35. 30-08-2011

    @Felipe:
    Desde já obrigado pela dica. Poderá sempre consultar o seu médico para tentar encontrar outras soluções para o seu problema.
    Abraço e obrigado por nos visitar.

  36. Felipe Amorim
    29-08-2011

    Dizem que Vinagre também serve para acabar com a caspa, mas comigo nada disso revolveu.

  37. 25-08-2011

    @Madmax:
    Champô, xampu e shampoo, quer todas as palavras dizer a mesma coisa.
    No entanto, champô é uma grafia usada em todos os países falantes de língua portuguesa, excepto no Brasil, onde se escreve xampu.
    A palavra shampoo é como se escreve em inglês.

    Poderá consultar estas informações em:
    Champô – Wikipedia em Português
    Shampoo – Wikipedia em Inglês

    Muito obrigado por nos visitar.
    Até breve e obrigado pela sua participação.

  38. madmax
    25-08-2011

    SHAMPOOOOOOOOOOOOOOOOO

  39. madmax
    25-08-2011

    O que é o champô?

  40. Ricardo Miguel
    07-07-2011

    @Cravos:
    Obrigado pelo seu comentário construtivo.
    Abraço e volte mais vezes.

  41. 02-07-2011

    Adorei Este post! parabens pra voce por este grande trabalho, Achei muito Bom tambem o modelo do website

  42. 28-04-2011

    Leonardo:
    Ainda bem que gostou das dicas. Obrigado pelo seu comentário e até uma próxima visita.

  43. Leonardo
    31-03-2011

    Muito bom, gostei das dicas, e das precauções q devem ser tomadas. Ajudou-me muito. Sites como esse é fundamental. Brigadão.

  44. RM
    08-03-2011

    Olá Rafael.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Abraço e até à próxima!

  45. RM
    07-03-2011

    Olá Erick. O que quer dizer com clear?

  46. rafael
    05-01-2011

    adorei as dicas

  47. RM
    24-11-2010

    Olá Any. Agradecemos o seu comentário e a sua opinião positiva sobre o Dicas Caseiras.
    Muito obrigado também por mais uma dica que poderá ajudar outros leitores a aliviar o problema da caspa.
    Abraço e até breve.

  48. erick
    22-11-2010

    eu tenho muitas caspas !
    clear resolve ?

  49. any lize
    29-10-2010

    Pessoal este site é muito bom, mas há uma coisa para caspa boa também: espremer 20 limões em um pouco de água, dentro de um borrifador e borrifar no couro cabeludo. Depois lave o seu cabelo sem champô, somente com o condicionador, pois é muito ressecante! Espero ter ajudado. Isso já resolveu muitos problemas. Se não houve efeito com o seu cabelo não se preocupe, há variacões de cabelo, um abraço!

  50. 24-02-2010

    @Joselito:
    É verdade.. Mas não é muito complicado, hoje em dia, resolver problemas de caspa.
    Abraço e obrigado pelo comentário.

  51. 24-02-2010

    Cara, este negócio de caspa é sério, coitado de quem sofre com isso … acho que é genético. Ainda bem que nunca tive disso.

  52. 22-02-2010

    Excelente texto. Milhares de pessoas precisam
    ler para aprender a lidar melhor com este problema
    que também já me afligiu durante um bom tempo.

  53. 22-02-2010

    @Jackson Rubem:
    Obrigado pelo seu comentário. Abraço.

4 Trackbacks

  1. […] 19 dicas para acabar com a caspa […]

  2. […] aqui falámos sobre 19 dicas para acabar com o problema de caspa e como tratar e manter os cabelos limpos e saudáveis. Hoje vamos apresentar outras dicas de como […]

  3. […] 19 dicas para acabar com os problemas de caspa […]

  4. […] toda diferença para você ter o seu cabelo sempre bonito, hidratado e com um brilho natural. Tem problemas de caspa? Leia o nosso artigo com 19 dicas para acabar com a […]