Como combater ou prevenir o enjoo do movimento

Muitas são as pessoas que sofrem deste problema de enjoo durante uma viagem de carro, de barco ou de avião. Existem algumas formas de prevenir o enjoo mas durante o mesmo é mais complicado de nos livrarmos dele. Por esta razão, é conveniente tomar algumas medidas antes de fazer alguma viagem. Saiba neste artigo como prevenir os enjoos.

Porque ficamos enjoados?

O problema do enjoo em viagem acontece devido a uma dessincronização entre os órgãos do sentido: os olhos, os ouvidos e os receptores do equilíbrio. A situação agrava-se se estivermos com ansiedade, se lermos durante o movimento ou estivermos a fazer algo que confunda os órgãos sensoriais.

Quais os principais sintomas do enjoo?

Os enjoos provocam um grande mau-estar e ansiedade e são mais frequentes nas pessoas de menos idade. Os principais sintomas que quase todos nós já sentimos num enjoo são vómitos, náuseas, dores de cabeça e até transpiração.

Como prevenir e aliviar o enjoo?

 

De seguida, enumeramos algumas dicas para evitar ficar enjoado ou aliviar os sintomas do enjoo:

 

Respirar ar fresco

Respirar ar fresco:

Quase todos nós sabemos esta dica preciosa. Respirar ar fresco e puro é uma das dicas mais eficientes para combater o enjoo. Se viaja num carro abra as janelas e deixe bater o vento na cara enquanto respira profundamente esse ar fresco. Num barco vá para a parte exterior e aproveite a brisa até se sentir menos indisposto. Num avião pode recorrer ao ar dos ventiladores situados por cima de si.

Sente-se no lugar mais confortável:

No automóvel escolha o lugar à frente ou se for possível seja o condutor já que estes são os menos afectados pelos enjoos. Se for de barco, escolhe o local ao meio do barco, onde existe menos balanço. Se viajar de avião, prefira o lugar sobre a asa, onde também existe menos movimento do avião e de preferência à janela. Se a sua viagem for de comboio, não se sente virado de costas.

Ajude o seu corpo a ficar orientado:

A causa mais frequente do enjoo é devida aos nossos olhos estarem a ver algo diferente do que estamos a ouvir ou a sentir. Por essa razão é conveniente olhar em frente ou para a paisagem. Não é aconselhável ler, consultar mapas ou estar ao computador, ou qualquer outra actividade em que necessite de estar concentrado. É ainda conveniente que mantenha a cabeça o mais imóvel possível.

Não coma em excesso antes de fazer uma viagem:

Faça refeições ligeiras e evite alimentos com gordura ou fritos. Desta vez estará a exigir menos esforço do seu estômago.

Não fale do assunto:

Se enjoa ou conhece alguém que tenha esse problema, evite falar do assunto para evitar que esse sintoma não seja lembrado e cause ansiedade e predisposição para o enjoo.

Afaste-se de cheiros indesejados:

Numa viagem, procure por um lugar afastado dos cheiros desagradáveis. Evite locais de fumadores, zonas junto às cozinhas e locais onde haja cheiros de combustível.

 

Gengibre faz bem ao enjoo

Tome gengibre:

Esta especiaria tão famosa, é também uma óptima solução para evitar os enjoos. Tome gengibre, disponível em chá, pó, cápsulas ou bolachas, duas horas antes da viagem e a cada quatro horas durante a mesma. Este tratamento natural tem a vantagem de não ter os efeitos secundários (visão turva e sonolência) dos medicamentos convencionais.

Tome magnésio e vitamina B6:

O magnésio é muito eficaz para acalmar a ansiedade e diminuir os sintomas do enjoo. Faça uma toma de 500 miligramas na refeição anterior à viagem, de preferência 1 hora antes de viajar. As náuseas podem ser aliviadas com a ingestão de 100 miligramas de vitamina B6, 1 hora antes de viajar e igual quantidade duas horas mais tarde.

Use pulseiras de acupressão:

Estas pulseiras, disponíveis em farmácias, fazem pressão nos locais relacionados à formação das náuseas. São indicadas para viagens de carro, barco e avião. Se não tiver uma pulseira à mão, pode você mesmo fazer a pressão. Com a palma da mão virada para cima, procure o ponto entre os tendões que ficam a dois dedos da articulação do pulso. Prima esse local com o polegar durante 10 segundos e repita esse procedimento até se sentir mais aliviado.

Recorra a medicamentos:

O último recurso são os medicamentos, disponíveis em farmácias e de venda livre. Existem alguns medicamentos eficazes no combate ao enjoo, à base de hioscina, por exemplo, ou um anti-histamínico suave, que pode ser o suficiente para resolver o problema do enjoo. Estes medicamentos são tomados normalmente antes da viagem. Em todo o caso leia as instruções dos mesmos.

Notas importantes sobre o enjoo:

O problema do enjoo não costuma acontecer em crianças abaixo dos 2 anos. Contudo, se isto acontecer, é aconselhável recorrer a um médico para um melhor esclarecimento.

O enjoo do movimento não é considerado como uma doença. No entanto, pode esconder outros problemas. Se os seus enjoos forem acompanhados de febre ou dores de cabeça fortes, ou não desaparecem num prazo de 24 horas, deverá consultar um médico.

Se durante um enjoo sentir dores fortes no peito ou no abdómen, procure imediatamente um médico.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

29 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    02-05-2013

    @Gabriel:
    Ficamos muito contentes por o ter ajudado.
    Grande abraço e obrigado pelo seu comentário.

  2. Gabriel Macchiute
    16-02-2013

    Muito obrigado pelas dicas , estava horrível , com uma imensa vontade de vomitar , mas com algumas técnicas disponibilizadas no seu texto não precisei de remédios e segui uma ótima viagem ! Muito obrigado e parabéns pelo site !

  3. 31-01-2013

    @Regislaine:
    Esperamos ter ajudado o seu problema do enjoo.
    Obrigado pela sua visita e até breve!

  4. Regislaine
    05-12-2012

    sempre senti muito enjoo quando viajo de carro,principalmente se eu sentar atras,mas sempre todo mundo ri quando eu digo que não posso sentrar atras que passo mal,ate então não tinha lido nada sobre o assunto,ainda bem que isso parece ser mais comum do que eu imaginava….

  5. 26-07-2012

    @Luiz Carlos:
    Obrigado nós pela sua visita. É um prazer poder ajudar.
    Abraço e obrigado por nos ter visitado.

  6. 26-07-2012

    @Pedro Cassimiro:
    Muito obrigado pela sua participação e pelas dicas!
    Abraço e até uma próxima visita.

  7. luiz carlos
    06-06-2012

    Obrigado. gostei muito da dica principalmente do gengibre.
    Essa sera mais uma tentativa para não enjoar.
    obrigado.

  8. Pedro Cassimiro
    26-05-2012

    Eu só andava de avião tomando o dramim. Porém o tal “caxete” provoca muita sonolênica. É deveras desconfortável, sobretudo quando se tem algum compromisso logo após a viagem.Depois que passei a tomar diariamente o chá do gengibre, adeus vômito! Agora eu ando de carro, de avião etc no maior mar de tranquilidade. Minha qualidade de vida melhorou consideravelmente. E olha que sem o DRAMIM eu vomitava até as tripas.

    Caxete – nome dado a comprimido em geral no interior da Paraíba.

  9. 16-01-2012

    @Rodrigo:
    Muito obrigado pelo seu comentário e pelos seus conselhos, sempre muito importantes para todos os leitores.
    Abraço e até uma próxima oportunidade.

  10. 04-01-2012

    Oi:

    Bem oportuna a matéria!
    ENJOOS/COISAS DO TIPO são uma das piores sensações existentes…
    A dica que dou: antes de viajar, tomar alguma medicação – o DRAMINE mostra ser bem eficaz!
    Ou quando se sentir tal perturbação/incômodo INGERIR CRISTAIS DE GENGIBRE; já usei e RESOLVE MESMO… O bom é tomá-lo com ÁGUA: e não COMER TAL COISA EM JEJUM, pois a sensação é a mesma de QUANDO SE TOMA ALGUMA MEDICAÇÃO DE ESTÔMAGO VAZIO.

    Boa sorte,
    Rodrigo (RS)

  11. 30-11-2011

    @Eliana:
    Muito obrigado Eliana pela sua sugestão e por visitar o nosso site.
    Abraço e até uma próxima visita.

  12. Eliana
    30-11-2011

    O cha de canela ou uma bala de canela ou qualquer outra coisa de canela eh excelente p enjoo.Esperimente,eu me sinto muito bem.

  13. 12-11-2011

    @Francisco:
    É sempre bom recebermos novas dicas, sejam ou não superstição.
    Muito obrigado por comentar no Dicas Caseiras e até breve.

  14. 12-11-2011

    @Henrique:
    Já expôs o seu problema junto do seu médico? Não deixe que problemas que por vezes podem ser de simples resolução, possam prejudicar a sua vida.
    Abraço e até uma próxima visita.

  15. Henrique
    05-11-2011

    Toda vez em que vou à algum lugar, eu começo a passar mal. Até lugares mais simples, em que eu costumava ir sempre acontece isso.

    Sempre tive esse problema, mas de 2 anos pra cá, isso piorou. Não consigo comer, tomar nada, sem contar que eu tenho medo de vomitar. D:

  16. francisco
    19-10-2011

    não sei se é crença, mas se você segurar uma chave dessas de fechadura de porta desde que a chave seja de cobre, você vai sentir um gosto diferente na boca, e comigo funciona legal.

  17. 28-08-2011

    @Idevanio, @Walison, @Nice e @TJ:
    Muito obrigado a todos por visitarem o Dicas Caseiras.
    Obrigado pelos vossos comentários e sugestões. Abraço e até uma próxima visita.

  18. TJ
    27-08-2011

    É só tomar um Dramin que tenho certeza que não vai enjoar.

  19. Nice Medeiros
    26-08-2011

    Viagens longas ou curtas..sempre enjôo..
    Andar de ônibus ou carro por quase 1 hora é um tormento.. só saio á base de dramin ^^

  20. Walison
    26-08-2011

    Com tantas coisas inúteis na net, fico feliz em ver um post tão útil. Valeu mesmo por postar!

  21. idevanio
    26-08-2011

    Uma dica muito boa para não enjoar e que eu faço sempre que viajo de ônibus é a seguinte: Fixe com o olhar um ponto na paisagem (uma árvore, um poste, um prédio, etc) à frente e acompanhe este ponto até ele passar. Com o tempo, vc. aprende a fazer isso naturalmente e nem nota mais. Só que para avião e navio não dá, ne?

  22. Ricardo Miguel
    08-07-2011

    @Pedro:
    Ainda bem que gostou das dicas Pedro.
    Muito obrigado pelo seu comentário e volte mais vezes.

  23. 07-07-2011

    ótima dica,e aida mais pra mim que tenho enjôos suempre q estou viajando!!!

  24. Ricardo Miguel
    18-06-2011

    @Joice:
    Como sempre dizemos, as nossas dicas poderão funcionar para umas pessoas e para outras não.
    Não existe melhor pessoa para a ajudar que o seu médico, que conhece melhor as suas características, já que cada pessoa é diferente da outra e o que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para outra pessoa.
    Se está descontente ou não tem resultados com o que tem experimentado, aconselhamos que experimente a opinião de outro médico.
    Muito obrigado pela sua participação e desejamos que melhore rapidamente.

  25. joice
    17-06-2011

    ola sempre que entro em ónibus ou viajo de carro mesmo por períodos curtos é certo que vou passar mal e isso já é caso antigo, e ocorre desde criança, já estou com 25 anos fui em vários médicos tomei vários medicamentos mais de nada adianta fico tonta , minha pressão baixa, tenho a sensação de que vou desmaiar e sempre vomito! se possível me ajude pois não aquento mais todo dia é mesma coisa e dependo de transporte para trabalhar não da para ir a pé.Pois andando a pé é o único jeito que não passo mal…se possível me responda por email.. desde já muito grata!

  26. 07-05-2011

    @Bruno:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ainda bem que as dicas foram úteis para si.
    Abraço e até uma próxima visita.

  27. Bruno
    07-05-2011

    Tenho sentido alguns enjoos ultimamente, quando viajo de carro, e estas dicas fizeram com que os meus enjoos parassem, portanto muito obrigado foram muito utéis estas dicas.

  28. 02-04-2011

    @Girlaine:
    Se já experimentou todas as dicas que apresentamos, é recomendável consultar um médico, afim de lhe apresentar alguma medicação mais específica para o seu caso.
    Abraço e obrigado pelo seu comentário.

  29. 02-04-2011

    Gostei da dica da agua morna com sal , da uma aliviada na dor mais a dor volta depois de uns minutos :/

2 Trackbacks

  1. […] Como combater ou prevenir o enjoo do movimento […]

  2. […] O sabor do gengibre é de frescura e picante. É um excelente condimento para usar em refogados e guisados, aumentando o sabor dos vários ingredientes. Seco, o gengibre é também usado em bolos e também no caril. As suas propriedades antioxidantes ajudem na prevenção de doenças cardiovasculares e cancerígenas. É também muito eficaz para eliminar as náuseas e o enjoo do movimento. Se pretender, leia o nosso artigo sobre como combater ou prevenir o enjoo do movimento. […]