Como pintar uma porta de casa

Pintar uma porta de casa é algo relativamente simples. Existem, no entanto, algumas dicas e regras a seguir para conseguirmos realizar um trabalho com qualidade. Saiba quais neste artigo.

1) Retire a porta:

Para começar, comece por retirar a porta das dobradiças onde está encaixada. Para o fazer precisa provavelmente de ajuda de outra pessoa para esta operação, já que as portas são pesadas. Abra a porta a 90 graus e comece a fazer movimentos ligeiros como se estivesse a fazer vento com a porta puxando, ao mesmo tempo, a porta para cima, até esta ficar solta das dobradiças.

Se estiver com dificuldades em retirar a porta das dobradiças experimente colocar nestas um pouco de óleo ou spray lubrificante.

Depois de ter a porta retirada, deite-a sobre duas cadeiras ou um cavalete, já que é mais fácil pintar a porta com esta deitada, além de evitar que a tinta escorra.

2) Remova todas as peças da porta:

Comece agora por retirar todos os acessórios da mesma: a fechadura, as dobradiças, os parafusos, todos os enfeites e a maçaneta. Coloque tudo num saco ou numa caixa para depois voltar a colocar na porta, depois desta estar pintada.

3) A pintura das portas planas:

As portas planas são pintadas em 3 partes. Primeiro a parte de cima, depois a central e depois a parte em baixo. Pinte sempre primeiro na vertical, depois passe com a trincha na horizontal e depois novamente na vertical. Estas duas últimas passagens fazem-se sem molhar a trincha na tinta. Aplique duas ou três demãos e lixe com uma lixa fina entre cada uma das demãos.

A parte lateral é pintada com um pincel, de forma a que não escorra tinta para os bordos.

Se quiser pintar os dois lados da porta com cores diferentes, não esqueça de pintar a borda da porta (onde estão as dobradiças) da mesma cor do lado da porta visível quando tem a porta aberta, ou seja, se a porta a pintar abre para dentro da divisão, a borda onde estão as dobradiças e o lado da porta que fica para fora da divisão, deverão ter a mesma cor.

A borda inferior e superior da porta, devem ser pintadas apenas se ficarem visíveis. Caso contrário, evite fazê-lo de modo a não necessitar de cortar ou lixar essas bordas, devido à camada de tinta que fica após a pintura da mesma.

4) A pintura das portas com painéis:

A forma de pintar é a mesma. Convém só ter em conta que uma porta com painéis deverá ser pintada por partes, tal como mostram as imagens abaixo:

 

Pintar-porta-com-paineis Pintar-porta-com-paineis-2 Pintar-porta-com-paineis-3 Pintar-porta-com-paineis-4

Pintar-porta-com-paineis-5

 

 

 

 

 

 

 

 

Se precisar de pintar este tipo de porta com cores diferentes, comece sempre pelas cores mais claras até às cores mais escuras, seguindo os passos descritos na pintura das portas planas.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

15 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 29-10-2012

    @Daniel:
    Esse problema pode estar relacionado com vários factores: desde a tinta que antes estava nas portas, se a secagem foi feita em tempos suficientes e à temperatura e humidade adequadas, qual o tipo de tinta e até a marca da tinta!
    Procure analisar se seguiu todos estes pormenores…
    Esperamos ter ajudado. Grande abraço e obrigado pela sua visita.

  2. Daniel
    08-10-2012

    Pintei minhas portas com esmalte a base de água-raz e, mesmo esperando muitas horas após pinturas para fechá-las, elas parecem estar colando. Algumas, inclusive, pareciam não estar colando no dia seguinte à pintura e passaram a colar de repente. Há algum produto que possa passar para acabar com isso?

    Obrigado.

  3. 06-03-2012

    @Lucas:
    O problema do barulho das portas a bater não está relacionado com o tipo de acabamento que esta tem, mas sim com o isolamento e os encaixes da mesma.
    Relativamente à borda da janela de alumínio será uma calha?
    Cumprimentos e obrigado por nos ter visitado.

  4. Lucas
    25-02-2012

    como é o nome daquela borda da janela de alumínio que fica na parede pra não manchar? comprei uma janela mas não sei o nome do negócio pra completar

  5. Lucas
    25-02-2012

    uma porta pintada com tinta óleo faz menos barulho que envernizada quando bate?

  6. 16-01-2012

    @Luis:
    Os procedimentos estão expostos no artigo. A tinta a usar será um primário e tinta para madeiras.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  7. Luis Javier Rodriguez
    14-01-2012

    Parabens pelo site,gostaria de ter uma informaçaõ.Tenho que pintar umas portas que ya saõ pintadas de branco.Saõ portas com paines.Gostaria de saber cuales procedimentos a seguir e que tinta usar.Desde ya muito obrigado.

  8. 13-10-2011

    @Simone:
    Boas pinturas e muito obrigado por sermos o vosso guia.
    Abraço e até breve.

  9. simone c m
    24-09-2011

    sou mãe solteira e tenho que economizar muito com essas dicas o meu filho de quinze anos pode me ajudar estamos empolgados para ver no que vai dar!! obrigado.

  10. Ricardo Miguel
    03-07-2011

    @Jorge Silva:
    Muito obrigado também pelo seu comentário, sempre muito importante para continuarmos este trabalho.
    Abraço e até uma próxima visita.

  11. Ricardo Miguel
    03-07-2011

    @Jorge Silva:
    Muito obrigado também pelo seu comentário, sempre muito importante para continuarmos este trabalho.
    Abraço e até uma próxima visita.

  12. jorge silva
    02-07-2011

    Gostei imenso das dicas. Parabéns e obrigada.

  13. 07-05-2011

    @Irene:
    Ficamos felizes pelas dicas terem sido úteis para si. Tudo depende do seu gosto em particular. Se quiser mais brilho opte por uma tinta acetinada, se quiser menos brilho, opte pela tinta com semi-brilho. Eu optaria pela semi-brilho, por ficar mais discreta.
    Abraço e até uma próxima visita.

  14. RM
    08-03-2011

    Obrigado eu Cláudio, pelo seu comentário.
    Ainda bem que gostou do artigo.
    Abraço e volte mais vezes!

  15. claudio
    07-02-2011

    As dicas são muito boas. Depois de ler essas dicas e ver um vídeo de pintura fica muito fácil pintar nossas portas. Muito obrigado.