Como tratar e combater o mau hálito ou halitose

Tem problemas de mau hálito? Saiba se tem mau hálito e porque razão o tem. Saiba ainda os alimentos que deve evitar e aqueles que o podem ajudar. Aprenda sobre elixires e dentífricos e outras dicas para o tratamento do mau hálito ou halitose.

O que provoca o mau hálito?

  1. Uma das causas naturais que provocam o mau hálito é a ingestão de alimentos com cheiros fortes como o alho, a cebola, alguns tipos de queijos, etc.
  2. Caso seja fumador ou bebe cafés em demasia, saiba que esses podem ser os possíveis responsáveis pelo problema da halitose.
  3. Doenças nas gengivas, um abcesso num dente, sinusite, ou secura crónica da boca, poderão ser os desencadeadores desse problema.
  4. Problemas intestinais ou alguma outra doença com mais gravidade, poderão estar a causar os maus odores da boca.
  5. Alguns medicamentos poderão também causar o problema do mau hálito, principalmente os que secam a boca, como os medicamentos para emagrecer, para a depressão, para a artrite, hipertensão, entre outros.
  6. Saltar refeições também poderá causar esse mesmo problema, já que poderá ficar com a boca muito seca, ou seja, contribuir para o ambiente favorável de proliferação de bactérias.
  7. Se usa prótese dentária, esta poderá ser responsável pelo mau hálito. Durante a noite deixe-a dentro de uma solução anti-séptica, excepto se houver indicação em contrário, pelo seu médico.

Como saber se tem mau hálito?

  1. Pode por exemplo, cheirar o fio dental, após uma limpeza dos seus dentes, desde que este seja sem cheiro ou sem cera.
  2. Pode ainda passar a língua numa flanela e posteriormente cheirá-la para saber se está com este problema.

Evite comer alhos e cebolas

Que alimentos poderão ajudar no combate ao mau hálito?

  1. Em primeiro lugar, comer qualquer coisa, excepto alimentos fortes como alho, cebola, queijos, etc, é o suficiente para provocar a produção de saliva e evitar os maus cheiros presentes na língua.
  2. As laranjas, ricas em ácido cítrico, são muito eficazes, já que estimulam as glândulas salivares a produzir saliva, refrescando o hálito.
  3. A salsa é muito eficaz no combate ao mau hálito já que contém clorofila, com características especiais na remoção do mau cheiro e com excelentes propriedades anti-bacterianas.
  4. O cravinho ou cravo-da-índia contêm eugenol, mais um fantástico anti-bacteriano. Pode colocá-lo na boca e trincá-lo, deixando o seu óleo de aromas invadir a sua boca. Isto poderá arder ligeiramente, por isso vá trincando-o até todo o seu óleo ficar consumido, cuspindo tudo no final. Não use esta especiaria em óleo ou em pó pois poderá queimar a parte interior da boca.
  5. A canela em pau é muito eficaz como anti-séptico oral.
  6. Sementes de anis Existem algumas sementes muito benéficas no combate ao mau hálito. São elas as sementes de funcho, de cardamomo, de endro e de anis. Esta última é a mais poderosa para matar bactérias, enquanto as restantes são mais eficazes para disfarçar o cheiro.
  7. A pastilha elástica, mastigada após as refeições, ajuda a limpar a cavidade bocal e estimula a produção de saliva, o que se torna benéfico. Opte pelas pastilhas sem açúcar, já que assim não permitirá que as bactérias do mau hálito sejam alimentadas por esses mesmos açúcares.

Os elixires, os dentífricos e as escovas de dentes são eficazes?

Grande parte dos elixires disfarçam somente o mau hálito durante algum tempo. Os mais eficientes para combater o mau hálito são os à base de dióxido de cloro, já que conseguem eliminar os compostos de enxofre, que causam o mau hálito. Os elixires mais comuns, à base de álcool, secam a saliva e agravam ainda mais o problema do mau hálito.

As pastas dentífricas à base de óleo da árvore-do-chá são as melhores, já que funcionam como um desinfectante natural. Poderá encontrá-las em farmácias ou lojas de produtos dietéticos. Traga sempre consigo uma escova de dentes e o respectivo dentífrico, usando-a após todas as refeições. Se por acaso ingeriu bebidas à base de citrinos ou de cola, escove os dentes apenas uma hora depois, já que se o fizer imediatamente a seguir, estará a favorecer o efeito erosivo que os ácidos desses líquidos provocam nos dentes.

A melhor forma de guardar a sua escova de dentes é de cabeça para baixo, num recipiente tapado e com água oxigenada. Não se esqueça de a passar bem por água antes de ser utilizada.

Outras técnicas para eliminar o mau hálito da boca:

  1. Irrigador oral portátilA língua é a principal responsável pela produção do mau hálito, pois aloja bactérias que provocam esses maus odores. Sempre que possível raspe-a, por exemplo, com os dentes, enxaguando posteriormente a boca com água.
  2. Uma colher também é muito eficaz como raspador de língua. Passe a colher pela língua, de trás para a frente, durante algumas vezes e não esquecendo as laterais da língua. Passe depois a boca por água.
  3. Use um irrigador para a boca, um aparelho simples que esguicha água e limpa o interior da boca. Este é muitas vezes mais eficiente que uma escova de dentes ou o fio dental.

Se o seu hálito tem um sabor adocicado, poderá ser um sinal de diabetes, devendo consultar um médico para realizar os respectivos exames.

Se estas dicas não foram suficientes ou acha que tem uma higiene cuidada e eficiente da boca e continua com problemas de mau hálito, considere consultar um dentista que o poderá aconselhar sobre a sua higiene oral, verificando se tem algum problema ao nível dos dentes, das gengivas ou outro tipo de problema mais grave.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

92 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    15-11-2013

    @Mary Souza:
    Ficamos muito contentes por ter gostado das nossas dicas.
    Obrigado pela sua visita e até breve.

    @Mateus:
    A escova ajuda sim, mas não é tão eficaz. Obrigado pelo seu comentário e as melhoras.

    @Claudia:
    Não tem que ficar envergonhada, já que existem muitas pessoas sofrendo desse problema e com certeza que o seu médico irá ajudar sem qualquer tipo de constrangimento. Força aí e as suas melhoras.

  2. mary souza
    12-11-2013

    gostei das dicas

  3. mateus
    05-10-2013

    eu gostaria de saber se só com a escova eu poderia limpar minha língua e perder o mau hálito, não estou com condições de comprar o raspador de língua.

  4. claudia
    11-06-2013

    quero me livrar do mau halito sinto vergonha de procurar ajuda pois sinto me constrangida por demais.

  5. Ricardo Miguel
    02-05-2013

    @Bianca:
    Olá Bianca. Já aqui apresentámos várias dicas para tratar o problema do mau hálito.
    Achamos mais conveniente ir a um especialista, algo que não tem que se envergonhar!
    É mais constrangedor ter mau hálito para os seus amigos do que para um especialista, em que o trabalho dele é esse mesmo.
    Abraço e as suas melhoras.

    @Fernando:
    Olá Fernando. As causas do mau hálito podem ser várias.
    Sugerimos que procure um especialista para um diagnóstico e tratamento adequados.
    Obrigado pela sua visita e as suas melhoras.

    @Izabel:
    Olá Izabel. Já aqui deixámos algumas dicas que a poderão ajudar.
    Caso o problema persista, sugerimos que procure um médico da especialidade.
    Muito obrigado por nos ter visitado e até breve.

    @Rodrigo Costa, @Claudenice:
    Muito obrigado pelas vossas dicas suplementares.
    Grande abraço e obrigado por nos terem visitado.

    @Ney:
    Olá Ney. Como já foi dito, muitas podem ser as causas que provocam o mau hálito.
    Sugerimos que procure um especialista por forma a diagnosticar qual o verdadeiro problema.
    Abraço e obrigado pelo seu comentário.

  6. izabel
    02-05-2013

    sofro de mal halito muito forte o q fazer….

  7. Claudenice Rainha
    25-04-2013

    Muita das vezes o problema de mal hálito está relacionado ao problema de gastrite, úcera é bom consultar um gastro, ou um dentista.

  8. ney
    25-04-2013

    Ola não tinha mal halito mais perguntei a minha esposa,e ela dissi que sim e sempre quando acordo,e tudo depois de colocar um aparelho nos dentes serar que este e o ploblema.

  9. Rodrigo Costa
    19-04-2013

    Bochechos com água oxigenada volume 10 são muito bons, diria que é melhor que essa soluções que custam o olho da cara. Além de barata, a água oxigenada, aliada ao uso do fio dental, raspador de língua e bochecha, dá uma sensação de absoluta limpeza e hálito puro. Dá até pra conversar de pertinho.
    Eu uso uma tampinha após a higienizadas normal, e nunca tive problema de mal hálito, mesmo com o estômago vazio.

  10. fernando
    14-04-2013

    tenho mau halito , mas ele esta no meu estomago . quando vou deitar escovo os dentes ,uso produtos para mau halitos e a minha boca fica limpa ,mas quando acordo o mau halito esta presente e muito forte sinto ate vomitos O QUE DEVO FAZER EM RELAÇAO DO MEU ESTOMAGO ??? sera que necessita de operaçao intestinal

  11. bianca
    01-03-2013

    tenho 14 anos e sofro com este problema..nao tenho coragem de ir a um especialista..uso aparelho e n sei se isso ajuda a causar..me ajudem em alguma solucao que elimine a saburra bucal…..bjs..

  12. bianca
    01-03-2013

    adorei as dicas..o meu caso e o problema na lingua pode me dar uma dica? bju

  13. 31-01-2013

    @Célia:
    Muitas das causas advém da boca e dos dentes, por isso aconselhamos que procure o seu dentista.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

    @Dede:
    Muito obrigado pelo seu comentário e pelas dicas que deixou.
    Grande abraço e até breve.

  14. 31-01-2013

    @Genivaldo:
    Muitas podem ser as causas que provocam o mau hálito. Pode sempre tentar algumas das nossas dicas, mas nunca esqueça de consultar o seu médico para um diagnóstico mais adequado ao seu caso.
    Abraço e obrigado por nos ter visitado.

  15. dede
    22-12-2012

    Bom eu li todo artigo,por isso quero dizer que depois de ler muito e fazer muitas pesquisas em sites de membros da associaçao brasileira. de halitose quero dizer para o dono do site que para quem tem mau halito deve procurar um especialista na area e so ver na internet aonde tem uma glinica para halitose mais perto de vc,pois um dentista nao vai ter a cura para vc ja que e comprovado que o mau halito e aviso de uma doença no corpo e nao falta de higiene,ja achei relatos de dentista que fez tratamento pois tambem tinha halitose.beijos espero que tenha ajudado.

  16. célia
    15-12-2012

    Eu li a reportagem com as dicas mto legais e tds os comentários, achei mto interessante pq tem um certo tempo que venho sofrendo com esse problema e não consegui resolver. Faço uma boa higienização, vou ao dentista regularmente comento com ele e ele apenas me disse é a alimentação, já fui ao médico para resolver essa situação fiz exames de endoscopia e de fezes, e ele me disse q/ problemas estomacais não dá mau hálito. Fui a outro médico q me disse a mesma coisa, mas não parei fui pesquisar na internet, qdo li uma reportagem sobre mau hálito que indicava os causadores da halitose: má higienização, doenças renais, diabetes, saborra lingual e doença gastrointestinal grave (e tem odores de fezes), pois é o que sinto. Então pq esses médicos não fazem pesquisas para se informarem melhor. Claro nos que eu fui eram médicos clinico geral. Informe que tipo de médico tenho que ir para resolver meu problema?

  17. Genivaldo
    27-11-2012

    Oii!! Há alguns dias venho notando que algumas pessoas fazem comentários sobre meu hálito, trabalhando na enquenato usava uma mascara respiratória notei esse cheiro…E então descobrir os caséos na minha amingdalas.Espremi e tirei algumas, será que essa pode ser a causa? o que devo fazer?

  18. 31-10-2012

    @Angela:
    Pode experimentar algumas das dicas que apresentamos.
    Se notar que o seu problema persiste, recomendamos que procure o seu médico para um diagnóstico e tratamento adequado ao seu problema.
    Muito obrigado pela sua visita e as melhoras.

    @Edivaldo:
    Muito obrigado pelo seu depoimento e pela partilha da sua experiência com outros leitores.
    Agradecemos a sua visita e esperamos por uma próxima.

  19. Edivaldo
    02-10-2012

    Bom, raramente aparecia em mim as famosas cáseas, muito raro mesmo, porém notei que começou aparecer com mais frequencia e em quantidade maior, mas nunca ninguém reclamou de mau hálito a me. Foi quando hoje 01.10.2012, notei uma quantidade muito grande, então forcei na limpeza, escovando a língua e gargarenjado água até sair tudo….foi então que resolví fazer uma pesquisa na net para saber o que é isso. Então descobrí o seu nome
    “Cásea”…..Lembrei também que nos 3 dias anteriores me alimentei muito mal, com certeza foi isso, desde já vou modificar tudo. E com certeza não apareceram mais. Acredito que tudo esta na higiene, e na alimentação, beber bastante água…..É que faço e muito, porém nesse 3 não bebí água como sempre faço. Pessoal, acho que o caminho é esssssssssse.

    Edivaldo – Olinda/PE.

  20. angela
    28-08-2012

    tenho um halito muito forte acho q e pq tenho gastrite oq posso fazer para melhorar!!

  21. 26-07-2012

    @João Neto:
    Muito provavelmente não serão essas “bolinhas” as causadoras do mau hálito. Poderá ser um problema de dentes, estômago, etc.
    Não desista de tentar resolver o seu problema. Consulte outro médico e também um dentista.
    Desejamos tudo de bom para si e agradecemos por nos ter visitado.

  22. 26-07-2012

    @Dawkas, @Rudenn:
    Além das dicas que apresentamos, não esqueçam de consultar um médico para avaliar qual a origem para o mau hálito.
    Abraço e obrigado por ter visitado o Dicas Caseiras.

  23. 26-07-2012

    @Quintininho:
    Com certeza que vai melhorar! Abraço e muito obrigado por nos ter visitado.

  24. 26-07-2012

    @Joao:
    Nunca é tarde para resolver esses problemas e o mau hálito pode até nem ser por causa dos dentes.
    Não esqueça de visitar o seu médico de forma a diagnosticar o que está causando o mau hálito.
    Abraço e obrigado pela sua participação.

  25. 25-07-2012

    @Quintininho:
    É esse o nosso objetivo, ajudar muitas pessoas!
    Muito obrigado pela sua importante opinião.
    Abraço e até uma próxima visita.

  26. 23-07-2012

    @Fernando:
    Normalmente o mau hálito é causado por algum problema e não o contrário.
    Aconselhamos a procurar um médico para um diagnóstico correto e completo.
    Abraço e as suas melhoras.
    Até breve.

  27. 14-07-2012

    Olá, gostaria de saber se aqueles ´´bolinha´´ que sai da garganta pode causar mal halito e se causa como posso me livrar delas? pergunto isso pos tenho problema com mau halito que me faz sofrer bastante minha vida não é mas a mesma parei de estudar ja fui em muitos medicos e eles falam que não tenho nada mas eu sei que tenho e é grave agradeço desde já.

  28. Rudenn
    08-06-2012

    to quase entrando en depressão por causa disso to deixando de namorar , pq isso ocorre muito forte co migo e tenho muita vergonha , vou tentar seguir o que vc falo vamo ve o que da obrigado mano *–*

  29. Dawkas
    08-06-2012

    EU tenho 14 anos e estou sofrendo muito com isso n sei o que fazer , vou dentar limpar bem a lingua laranja essas tretas ai obrigado vou ver se realmente da certo

  30. joao
    12-05-2012

    ola sou adolescente de 17 nunca beijei sinto vontade mas corro de toda a gente por causa da minha maior vergonha.eu escovo os dentes agora mais acho que e tarde de mais .quando eu era pequeno minha mãe me mandava mas eu era pregicoso.

    j=me ajudem

  31. Fernando
    03-05-2012

    Boa noite,

    Tenho um problema de mau hálito à já algum tempo (+ 10 anos), dado que durante este tempo sempre tive problemas de ardor constante no estomago, tipo asia, e que se prolonga até à garganta, este ardor causa muito desconforto e eventualmente terá a ver com este mau hálito, à cerca de 3 meses fiz uma endoscopia e ecografia abdominal e o resultado foi negativio, ou seja, não tenho qualquer problema. O meu médico aconselhou tomar uns calmantes pois poderia ter a ver com o stress e ansiedade (que normalmente tenho em demasia), mas o que é fato é que continua muito mal, o ardor continua cada vez mais forte e o mau hálito também, segundo o que diz a minha mulher :-), pois eu não sinto :-(. Mas reparo que as pessoas quando falam comigo por vezes viram a cara e colocam a mão à frente do nariz 🙂 e normalmente quando isso acontece o ardor está presente mais uma vez.

    O que me aconselham, será que me podem ajudar?

    Obrigado,

    Cumprimentos,
    Fernando

  32. 28-04-2012

    tenho dificuldade em conviver com pessoas devido a esta patologia e porem,com estas dicas espero melhorar esta situação.
    Caro,muito grato pelas dicas e…
    Até breve.

  33. 28-04-2012

    ora é sempre bom ler pois,só assim a gente aprende mais e mais. caro, suas dicas ajudarão milhões de pessoas que sofrem por esta patologia.

  34. 24-04-2012

    @Augusto Ribeiro:
    Pode experimentar seguir as nossas dicas.
    O mais importante é pedir ajuda e aconselhamento junto do seu médico.
    Abraço, as melhoras e obrigado pela sua visita.

  35. 19-04-2012

    @Carlaf:
    Não tem que ter vergonha de ir ao médico. Poderá ser mais embaraçoso lidar com as pessoas de fora do que com um médico que está habituado a tratar esses problemas. Ganhe coragem mas resolva esse problema, é sempre melhor!
    Abraço e obrigado pela sua participação.

  36. 15-04-2012

    tenho problema de mau hálitona boca, preciso vossa ajuda

  37. carlaf
    13-04-2012

    Boa tarde , sofro de halitose a muito tempo.Meus familiares mais próximos são os únicos que me alertam deste problema, fico muito magoada com isso , encomoda demais , adorei as dicas , gostaria de ir ao medico porém tenho vergonha , é um tanto vergonhoso. Vou tentar seguir as dicas , enfim, obrigada .

  38. 16-02-2012

    @Fernanda:
    Experimente procurar na Internet lojas que vendam esse tipo de produto, caso não encontre em lojas de produtos naturais perto de si.
    Obrigado por nos visitar e até uma próxima oportunidade.

  39. 06-02-2012

    mais essas ervas citadas sao muito dificeis de achar…

  40. 02-02-2012

    @Valsouza:
    É mesmo esse o nosso desejo, de ajudar muitas pessoas com problemas de halitose ou mau hálito.
    Muito obrigado pela sua participação e volte mais vezes!

  41. 31-01-2012

    nossa com serteza essa dicas vao ajudar muita gente a se livrar do tenebroso mal alito ou usar as dicas pra saber se faz parte do grupó do mal alitooooooo, cuide de sua saude bucal e seja felizzzzzzzzzzzzzzzz

  42. 21-12-2011

    @Daniel:
    Com certeza que as nossas dicas poderão ajudá-lo.
    A nossa melhor dica e conselho é que visite o seu médico e lhe fale do assunto.
    Obrigado pela sua visita e até breve.

  43. Daniel
    16-12-2011

    Olá! Tou enfrentando muitos problemas por ter Hálitose, Já tenho esse sintoma a muitos anos e isso tem me afstado de tudo e de todos, quem souber de dicas úteis por favor enviar por email, agradeço a ajuda

  44. 26-11-2011

    @Augusto:
    Normalmente as infecções na boca causam mau cheiro, que não se propagará para o resto da boca se o problema for resolvido com brevidade.
    Procure, assim que possível, um dentista para resolver o problema do abcesso.
    Abraço e as suas melhoras.

  45. 25-11-2011

    @Janaina Sousa:
    Muito obrigado pelo seu comentário muito importante, e é claro que ajudou bastante!
    Abraço e mais uma vez obrigado por participar e ajudar outros leitores.

  46. augusto junior
    25-11-2011

    tenho abcesso no dente de tras da parte de cima….
    ja fiz varios testes pra saber se tenho mau halito e deu negativo…
    mas oq eu queria saber,e que quando eu toco com o dedo onde tenho o problema de abcesso tem mau cheiro e gostaria de saber se este cheiro no nocal passa pra boca toda???? preciso da resposta me ajudara muito!

  47. Janaína Sousa
    13-11-2011

    Bom estava pesquisando mais sobre halitose, pois sou médica e recebo muitos pacientes querendo resolver tal problema, porém, de fato este é um tema pouco tratado durante o treinamento médico… Este site tras informacoes importante quanto a ter cuidados com a dieta (evitar certos alimentos, comer nos horarios certo, evitar passar muito tempo sem se alimentar, ingerir bastate água, mesmo que ingira outros liquidos, pois ela eh insubstituivel, mascar chicletes sem acucar par estimular a salivacao) e claro ficam as dicas da boa escovacão dos dentes, nao esquecer dakeles que ficam no fundo da boca, escovando em cima, nas duas laterais do dente, escovar lingua, principalmente a parte de trás e nas laterais, ceu da boca e toda a bocheca por dentro e as gengivas), alem do uso de fio dental e enxaguatórios bucais sem alcool! Bom, achei uma artigo interessante ( http://www.scielo.br/pdf/rboto/v73n6/a15v73n6.pdf ) que trata sobre o assunto, apesar de ser um artigo médico ele tem contem orientacoes interessantes, vale a pena ler. Praqueles que não sao médicos vale a dica: as principais causas são problemas odontologicos e nasais.. logo consultas regulares ao dentista, tratamento completo de TODAS as afeccoes bucais sao necessarias para excluir a boca como a causa do problemas, ao mesmo tempo eh importante consultar o otorrinolaringologista, pois ele pode descobrir problemas ocultos como sinusite cronica (um problema comum hoje em dia, jah que muitas pessoas com renite nao fazem tratamento adequado), caseum nas criptas tonsilares, ou algum corpo estranho que tenha sido aspirado na infancia e esta lá nas cavidades acumulando bacteria e apodrecendo tecidos… tumores e muitas outras causa que podem ser descobertas com a nasofribroscopia… uma consulta c clínico pode descartar problemas pulmonares como bronquiectasias infectadas (pessoas que por muitos motivos tem pneumonias de repeticao) e descartar disturbios gastrointestinais como a doenca do refluxo gastroesofagico… Espero que tenha ajudado em alguma coisa.

  48. 12-11-2011

    @Artur Martinho:
    Aconselhamos que insista nesse assunto junto do seu dentista. Se o mesmo não conseguir apresentar soluções, recomendamos que procure por outro médico que o possa ajudar.
    Abraço e até uma próxima visita.

  49. 12-11-2011

    @Rose Mary:
    Ainda bem que gostou das nossas dicas. Pode experimentar mastigar um pouco de anis-estrelado depois das refeições, que o ajudará a melhorar o seu hálito.
    Obrigado por nos ter visitado e até breve.

  50. Artur Martinho
    13-10-2011

    O meu problema é ao nível das gengivas.Consulto o dentista de 6 em 6 meses e nunca me receitou nada para o problema

  51. rose mary
    28-09-2011

    Adorei as dicas vou usa algumas para ver se obtenho resultados satisfatórios. Ja procurei um gastro e ele me disse que halitose nada tem a ver com problemas gástricos. Tenho uma boa higiene bucal mas bebo pouca agua não sei se pode ser isso. Como se usa semente de anis?

  52. 14-09-2011

    @Paty:
    É verdade que os seus familiares e namorado são muito importantes, mas a sua opinião é a que conta mais. Que tal experimentar outro médico da especialidade ou até um dentista?
    Esperamos que melhore a sua situação e se sinta melhor consigo mesma.
    Abraço e até uma próxima visita.

  53. 14-09-2011

    @Josikedna:
    Ainda bem que gostou do nosso artigo.
    Abraço e obrigado pela sua visita e pela sua participação.

  54. josikedna
    12-09-2011

    tirei minhas dulvidas sem sair de casa e descobri coisas que eu nao sabia como o teste do fio dental parabéns

  55. pATY
    11-09-2011

    OLA.nao sei o k fazr, ja fui a um medico especialista do halito que me diz que nao sofro desse problema, bem como familiares e inclusive o meu namorado.Contudo sinto mau cheiro na boca e passando o fio dental ele tb nao cheira bem.
    Será que devo acreditar neles ou estou ficando louca?
    Bj.agradeço resposta

  56. 03-09-2011

    @Jonatas:
    É muito bom poder ajudar os nossos leitores.
    Muito obrigado por nos ter visitado e pelo seu comentário.
    Até uma próxima visita.

  57. Jonatas Brancher
    03-09-2011

    Fiquei muito satisfeito e feliz em saber que,com dicas tão simples,é possível evitar o mau hálito.
    Parabéns e obrigado pelas dicas,vai me ajudar bastante!!!

  58. 01-09-2011

    @Waldir:
    Ficamos muito felizes por ter gostado do nosso artigo. Esperamos sempre ajudar muitas pessoas.
    De facto, o mau hálito é muito constrangedor!
    Abraço e obrigado por nos ter visitado e até breve.

  59. waldir Teodoro
    01-09-2011

    Gostei muito das dicas para eliminação da halitose,acho que muitas pessoas deveriam testar sempre o própio hálito, porque o não saber é muito constrangedor e dificulta realizar medidas corretivas. Parabéns

  60. 30-08-2011

    @Elaine:
    Olá. Já procurou ajuda junto do seu médico? Não guarde os seus problemas, fale com o seu marido e com os seus amigos sobre o seu problema. Vá com brevidade ao seu médico, para que ele possa diagnosticar o seu problema e a ajudar.
    Muito obrigado por nos ter visitado e as suas melhoras.
    Abraço.

  61. 30-08-2011

    @Fabiana:
    Sempre pode tentar algumas destas dicas. No entanto, aconselhamos sempre que consulte o seu médico, afim de averiguar algum problema mais grave que pode estar a causar o seu problema de mau hálito.
    Obrigado pela sua visita e as melhoras.

  62. fabiana coutinho de souza
    30-08-2011

    sofro com o mal halito vivo chupando bala p/ desfarçar, sou casada e sofro por isso me ajud?

  63. elaine cristina dos santos
    30-08-2011

    Sofro com o problema de mal hálito, não sei mais o que fazer, estou sofrendo. Tenho receio de conversar com os outros e meu marido não me beija há mais de dois anos. O que faço? Preciso de ajuda.

  64. Ricardo Miguel
    09-08-2011

    Olindo:
    Muito obrigado pelo seu comentário e por espalhar a palavra e ajudar outras pessoas.
    Abraço e obrigado pela sua visita. Até breve.

  65. Olindo Décimo
    06-08-2011

    Ricardo muito fantastico, e vou recomendar o site a mais mil pessoas pk a uma falta de conhecimento basico e gratuito sobre este assunto. força e obrigado

  66. Ricardo Miguel
    02-07-2011

    @Anya:
    Aconselho a falar com calma e seu amigo com certeza vai agradecer por estar a ajudá-lo.
    Abraço e obrigado pela visita.

    @Marc:
    Não é muito agradável sentir o hálito de um fumador… De todas as formas, há sempre formas de diminuir esse problema.
    Abraço e até breve.

  67. Marc
    27-06-2011

    fumadores??! fora isso muito bom o post…

  68. Anya
    27-06-2011

    Uso o meu marido para descobrir se estou com bafo… hahahaha…. e como avisar um amigo que tem bafão??? Conheço gente que tem bafo de derrubar qq um… mas não sei como falar para a pessoa… quero avisa-lo para não ficar sofrendo e cheirando o bafão…

  69. Ricardo Miguel
    26-06-2011

    @SemCheiros:
    Obrigado pelo seu comentário. Não costumamos aceitar publicidade em comentários, mas como pode ajudar os leitores, desta vez passa.
    Abraço e até breve.

  70. SemCheiros
    25-06-2011

    Mau hálito ? Com as técnicas acima e mais o uso de uma pasta de um fruto natural é possível eliminá-lo. Saiba mais, semcheiros@gmail.com

  71. Ricardo Miguel
    10-06-2011

    @Gizelda:
    Ainda bem que gostou das nossas dicas para tratar o mau hálito.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  72. gizelda
    09-06-2011

    adorei as dicas de cravos da india

  73. Ricardo Miguel
    06-06-2011

    @Maria de Fatima:
    Experimente as dicas deste artigo mas consulte sempre o seu médico para detectar donde vem o seu problema de mau hálito.
    Obrigado pela sua visita e as melhoras.

  74. gostaria de saber como se tratar de mau hálito…..isso me incomoda demais..

  75. Ricardo Miguel
    29-05-2011

    @Renata:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gostou do nosso artigo.
    Abraço e volte mais vezes.

  76. renata
    29-05-2011

    Adorei suas dicas,vou seguir a risca muito obrigada
    é maravilhoso poder ter o conhecimento de pessoas que fazem o bem para todos obrigada.

  77. 05-05-2011

    @Adilson:
    Olá caro leitor. Infelizmente não o posso ajudar nesse aspecto. As suas melhoras e obrigado pela sua visita.

    @Jessica:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gostou do artigo. Abraço e até uma próxima visita.

  78. adilson roberto
    28-04-2011

    Tenho halito ja algum tempo,moro na regiao de marila-sp e gostaria de saber se tem algum especialista nesta area pra que eu possa solucionar esta problema,tenho um tipo de secreçao catarral que cai na garganta e problemas estomacais,se tiver ma passa o nome do medico da regiao,sem mais agradeço.

  79. jessica
    25-04-2011

    amei as dicas prometo que vo compartilhar com toda mnha malta de Mocambique. bjx jessica

  80. RM
    06-03-2011

    Olá leitor.
    A resposta vai tardia, mas aqui vai:
    Para o tratamento caseiro do cáseo amigdaliano recomenda-se uma higiene rígida da boca e da língua. Beba muita água, use elixires para gargarejar e lave bem a boca, língua e os dentes. Se o problema persistir é recomendado uma ida a um médico especialista.

    Abraço e as melhoras.

  81. RM
    24-11-2010

    Olá Daniel.
    Apreciamos em muito a sua preferência pelo nosso site. Esperamos que as nossas dicas para combater o problema de mau hálito lhe tenham sido úteis, como assim foram para muitos outros leitores.
    Cumprimentos e esperamos pelas suas futuras visitas.

  82. 24-11-2010

    @Ana Sofia:
    Desde já muito obrigado pelo seu comentário.
    Ainda bem que este artigo foi útil para si e esperamos que o seja para muitas mais pessoas.
    Abraço e visite-nos mais vezes!

  83. Daniel
    15-11-2010

    Nossa há tempos que passo por esse problema vou seguir essas dicas a risca obrigado

  84. 28-09-2010

    Eu adorei as suas dicas são muito eficazes e ajudou muito uma amiga minha a combater o mau halito.

  85. rt
    16-09-2010

    bem tem o caso de ser a amigdala a causadora do mau halito quando acumula restos de alimentos formando o famoso caseum alguem tem alguma dica caseira ?

  86. 10-09-2010

    Como se costuma dizer, estamos sempre a aprender!
    Ainda bem que gostou das dicas.
    Obrigado pelo seu comentário e até breve.

  87. 04-09-2010

    Gostei das dicas tem coisas q eu fazia mais poque gostava do sabor e sabendo disso vou consumir com mais frequencia.

  88. 29-05-2010

    @jeferson.
    Ainda bem que gostou do artigo.
    Abraço e volte mais vezes!

  89. jeferson
    28-05-2010

    Foi muito útil o arquivo.
    Adorei! Me ajudou bastante em um trabalho de saúde pública…

  90. 18-03-2010

    @claudio:
    Muito obrigado pelo seu comentário. A intenção deste site é mesmo essa, fornecer dicas de qualidade.
    Abraço e até breve.

    @Plantas Medicinais:
    Desde já obrigado pelo seu comentário. Além de não saberem que tem cura, muitas deixam arrastar esse problema durante anos, deixando-o agravar ainda mais.
    Cumprimentos e até breve.

  91. 17-03-2010

    Muito útil esse seu artigo sobre halitose. Infelizmente, muitas pessoas sofrem com esse tipo de problema e não tem consciência disso. Outras até sabem, mas pensam que tal problema não tem cura. Parabéns!

  92. 16-03-2010

    Essa de passar a língua na flanela eu desconhecia, tem várias pessoas que tem o mau hálito porém desconhece, essas dicas foram ótimas de extrema importância!!

    valeu pelo post !!

3 Trackbacks

  1. […] a boca e as gengivas limpos e saudáveis, prevenindo cáries, tártaro, gengivite, periodontite, halitose (mau hálito) e a perda de dentes. Uma limpeza correcta e regular dos dentes e da boca evita a formação de […]

  2. […] Como tratar e combater o mau hálito […]

  3. […] O cheiro da salva faz lembrar a madeira. Na cozinha a sálvia combina bem com o tomate, a cebola, o alho, os legumes, a carne e toda a cozinha italiana em geral. Esta erva, cujo nome significa saúde, é usada para muitos fins terapêuticos. Pode ser utilizada para dar ânimo e energia mas também para limpeza dos dentes, remoção do tártaro e dar um hálito agradável. Um banho tónico com um pouco de salva faz revigorar o corpo e a mente. É muito recomendada para quem tem diabetes. Prepare 100 gramas de folhas de sálvia em 1 litro de vinho branco seco. Beba frio e veja os seus níveis de açúcar no sangue baixarem. Além disso, é também muito boa para o sistema cardiovascular. Veja os nossos artigos sobre o que é a diabetes e como tratar o mau hálito. […]