Como preparar a argamassa, cimento ou concreto

A argamassa é uma mistura de cimento, água e areia e serve principalmente para a colocação de tijolos, executar ou juntas ou cobrir superfícies. Aprenda neste guia a preparar a argamassa e a saber as quantidades certas para a sua preparação.

Já aqui falámos da preparação de betão armado (ou ainda cimento armado ou concreto armado). Desta vez vamos explicar como preparar a argamassa, ou cimento como é mais vulgarmente conhecido.

Tipos de cimento:

Existem vários tipos de cimento, sendo o cimento Portland o mais usado nos dias de hoje. Existem ainda outros cimentos para utilizações específicas. Cimento de secagem rápida, cimento refractário (para temperaturas altas), cimento resistente a sulfatos (para esgotos e redes de águas), entre tantos outros.

Argamassas com cal hidráulica e areia ainda se usam nos dias de hoje, apesar de estarem a cair em desuso. Existe ainda outro tipo de argamassa, constituída por cimento Portland, areia e cal hidráulica, chamada de argamassa bastarda. Apesar de ser menos resistente é mais adequada para restauros de casas antigas, já que se une com mais eficácia em paredes de taipa e tabique.

Aditivos para a argamassa:

Podem juntar-se à argamassa, ou seja, à mistura de cimento, areia e água, outros aditivos, para lhe dar outras características, diferentes das originais.

Os aditivos mais usados na argamassa são:

  • Aditivos plastificantes: Este tipo de aditivo torna a argamassa mais mole, dando-lhe uma maior aderência às superfícies onde vai ser aplicada.
  • Aditivos anti-retracção: Este tipo de aditivo faz com que esta tenha menos tendência para se retrair (ou encolher), reduzindo assim a probabilidade de aparecimento de fendas.
  • Aditivos aceleradores: Com este tipo de aditivo, a secagem da argamassa torna-se mais rápida.

Notas adicionais sobre a argamassa:

Argamassa Como já dissemos, a argamassa é feita com a mistura de água, areia e cimento. Use sempre água limpa, afim de proporcionar uma maior solidez. Quanto à areia, é preferível areia fina para rebocar, enquanto que para revestir uma superfície é preferível o uso de areia grossa (ou areão).

A argamassa é utilizada para colocar tijolos ou blocos de betão, para revestir paredes interiores ou exteriores ou para reparar fissuras.

Existem misturas à venda que já estão preparadas, juntando simplesmente água para as preparar.

Consoante o trabalho a realizar, assim se deve juntar mais ou menos areia, como veremos mais adiante. Relativamente à quantidade de água, é usual utilizar metade do peso de água, relativamente ao peso do cimento. Todas estas proporções podem variar, consoante o tipo de cimento utilizado, a humidade da areia, a temperatura e a a consistência da mistura.

Como preparar a argamassa, cimento ou concreto:

Utilize a argamassa até duas ou no máximo três horas após a sua preparação, lembrando-se que não poderá guardar o que sobrar.

Se tiver a necessidade de preparar grandes quantidades de argamassa, é preferível fazê-lo numa betoneira.

Quantidades de água e cimento a utilizar, consoante o trabalho a realizar:

  • Colocação de Tijolos ou realização de juntas: 1 parte de cimento e 2,5 a 3 partes de areia;
  • Revestimento de chão ou paredes interiores: 1 parte de cimento e 1,5 partes de areia;
  • Revestimento de paredes exteriores ou trabalhos realizados em locais húmidos: 1 parte de cimento e 1 a 1,5 partes de areia;
  • Revestimentos estanques: 1 parte de cimento e 1 parte de areia.

Como misturar a água, areia e cimento:

Misturando cimento e areia Para pequenas quantidades:

  1. Numa superfície plana, sobre placas de madeira por exemplo, coloque a quantidade de areia necessária e deite o cimento por cima.
  2. Comece a envolver esta mistura, com a ajuda de uma pá, começando pela parte de baixo, até obter uma mistura seca e com uma cor uniforme.
  3. Faça agora um buraco no meio desta mistura e junte-lhe água e misture tudo.
    (se juntou um aditivo plastificante, deixe esta mistura repousar durante alguns minutos)

A mistura da argamassa deve ser consistente e homogénea, entre o seco e o húmido. Para verificar se a argamassa “está no ponto”, coloque um pouco sobre uma colher de pedreiro. Se esta não cair, significa que está no ponto certo.

Poderá ainda verificar se esta encontra-se no ponto colocando a colher de pedreiro na argamassa. Esta não deverá se afundar.

Outra forma de verificar é fazendo uma pequena bola na mão e verificar se esta não se desfaz ou se sai água da mesma.

Betoneira para grandes quantidades de argamassa Para grandes quantidades:

  1. Como já dissemos, é aconselhável o uso de uma betoneira para grandes quantidades de argamassa. Primeiramente, deite 70% da água necessária para a cuba rotativa.
  2. De seguida, misture o cimento e areia nas quantidades necessárias.
  3. Deixe a cuba rotativa rodar até a argamassa estar pronta. Junte mais água se necessário.

Espero que tenha aprendido como preparar a argamassa, cimento ou concreto. Se quiser, tem à disposição outro artigo sobre a preparação do betão armado (ou concreto armado ou cimento armado).

Se estiver interessado visite o artigo tipos e espessuras de paredes e como montar uma parede em tijolo.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

42 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 11-05-2015

    @Hosana:
    Obrigado pelo seu comentário e pelos seus elogios. Poderá utilizar a argamassa sobre outro piso, no entanto, é preferível remover e colocar uma nova e claro, a indicada para exterior.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  2. Hosana
    12-06-2014

    Boa Noite!
    gosto muito das suas explicações,toda vez que preciso venho aqui,estou colocando piso no meu quintal,antigamente não existia esse negocio de argamassa para fora para dentro etc ,então gostaria de saber o seguinte posso estar fazendo essa argamassa para colocar piso sobre piso em área externa,pq e o seguinte,as argamassas que dizem ser próprias e muuuuuiiiiitooooo cara hehehehe,meu piso não e liso,ele e crespo,entao eu acho que a argamassa que vc ensina deve segurar.por favor me responda,sem mais obrigada..

  3. 11-04-2014

    @Marlene Santos:
    Na maior parte das situações, para pequenos buracos é suficiente a utilização de gesso (já existe feito, disponível em bisnagas).
    Como deve compreender, não podemos analisar a situação “à distância”, sendo necessário mão-de-obra especializada para verificar a situação específica e apresentar as soluções necessárias.
    Obrigado pela sua visita e até breve.

    @Marcelo Lima Oliveira:
    O cálculo das partes é simples e já explicámos em comentários anteriores (no comentário do Maurício).
    Obrigado pela sua visita e esperamos ter ajudado.

  4. Ricardo Miguel
    31-03-2014

    @Mauricio:
    Bom dia amigo.
    Isso depende da quantidade que vai precisar. Se usar 1 quilograma de cimento (1 parte) e precisar de 3 partes de areia, vai precisar de 3 quilogramas de areia.
    Se utilizar 5 quilogramas de cimento (1 parte) vai precisar de 15 quilogramas de areia (3 partes). Ou seja, no caso de colocação de tijolos, vai precisar colocar sempre 3 partes de areia para 1 parte de cimento, ou seja, três vezes mais de areia que cimento.
    Espero ter ajudado.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  5. mauricio
    07-03-2014

    o que é uma parte? quantos gramas é esta parte?

  6. Marcelo Lima Oliveira
    18-02-2014

    como você sabe que é uma parte para 2,5 de areia. Como se calcula isso? Por que tem muito pedreiro que coloca de mais ou de menos

  7. Marlene Santos
    10-01-2014

    Estou pintando meu aptº e estou encontrando dificuldade em conseguir mão-de-obra.Pensei em recorrer ao Google para me ajudar.
    Comprei 25 kg.de areia fina, 10 kg.de cimento e 1 kg de Alvenarit.Minha dúvida é qual a quantidade de água e dos demais componentes.Será que terão como dar uma dica.É p/tapar os buracos das partes aonde só a massa corrida não será suficiente.Desde já agradeço.

  8. Ricardo Miguel
    02-05-2013

    @Raquel:
    Olá Raquel. Muito obrigado pelo seu elogio e ficamos contentes por ter ajudado.
    Grande abraço e obrigado pela sua visita.

  9. raquel
    27-02-2013

    muito bom esse site, acho q vai ser muito útil para mim, obrigado!

  10. 03-11-2012

    @Enderson:
    Uma outra opção é viável mas será menos trabalhoso sobrepor o piso no actual.
    Grande abraço e desejamos que a obra seja bem sucedida!
    Até breve.

  11. 03-11-2012

    @Fábio Escaleira:
    Se necessitar de usar cal, apenas necessário quando se pretende uma grande aderência e resistência, a proporção é de 1kg de cimento / 1kg de cal / 3kg de areia.
    Poderá ainda usar outro produto chamado de agrofilito, mas geralmente o cal faz bem a sua função.
    Muito obrigado pelo seu comentário e até breve.

  12. 31-10-2012

    @Judy Harrison:
    Também agradecemos a sua visita e o seu comentário.
    Abraço e até breve.

  13. Enderson
    28-10-2012

    olá bom dia..desde já parabenizo pelas instruções dadas por vsa, e gostaria de manifestar minha duvida, tenho uma garagem que já possui um piso de cimento de 1 ano, só que para colocar as ceramicas pretendo nivelar o atual piso da mesma em 3 cm, será que devo quebrar o piso? ou deveria preparar uma massa diferente para sobrepor no atual…?…
    grato!

  14. 27-10-2012

    @Carlos Araújo:
    Ficamos muito contentes em poder ajudar e que tenha resultado tudo certo!
    Grande abraço e muito obrigado pela sua visita.

  15. 25-10-2012

    Estou começando meu próprio negócio de Marida de Aluguel, e todas as dicas são de grande importância, mesmo as mais simples. Estamos sempre aprendendo. Obrigada pelas dicas

  16. Carlos Araújo
    15-08-2012

    Obrigado pelas dicas! Fiz o chão da frente todinho da minha casa, utilizando as dicas do site e deu tudo certo.
    Olhe q nunca tinha colocado a mão na massa em minha vida.

  17. Fábio Escaleira da S
    02-08-2012

    Prezados Senhores, Bom dia! Resolvi pesquisar sobre este tema de argamassas e este site me ajudou bastante, mas estou com uma dúvida: porque se usa cal na massa e na composiçao de vocês não aparece a quantidade dela?; me parece que existe um outro componente que se pôe no lugar da cal para que o resultado final não trinque com o tempo. Aguardo seu breve comentário. Saudações.

  18. 30-07-2012

    @Marilene:
    Ainda bem que gostou! Esperamos que corra tudo bem.
    Abraço e obrigado pela sua participação.

  19. Eu gostei muito das dicas vou tentar fazer ,muito obrigada.

  20. 25-07-2012

    @Jayme:
    Obrigado Jayme pela sua opinião tão importante para nós!
    Abraço e até uma próxima visita.

  21. Jayme
    17-05-2012

    Muito Bom esse site… Show de bola!!!

  22. 29-11-2011

    @Luis Sales:
    Boa tarde Luis. 1 parte de cimento para 2,5 a 3 partes de areia quer dizer que, por exemplo, se tiver 1 quilo de cimento, junta 2,5 a 3 quilos de areia, ou se tiver 2 quilos de cimento, junta 5 a 6 quilos de cimento, e assim sucessivamente.
    Obrigado pelo seu comentário e até uma próxima visita.

  23. Luis Carlos Rorigues Sales
    29-11-2011

    No item como preparar argamassa, cimento ou concreto. O qui qué dizer 1 parte de cimento e 2,5 a 3 partes de areia? Por favor, urgentimente me expliquem!

  24. 13-10-2011

    @Claudete:
    Se não tentarmos não sabemos se vai dar certo, por isso boa sorte!
    Abraço e muito obrigado por visitar o Dicas Caseiras.

  25. claudete
    02-10-2011

    Gente, obrigado por existir este… Tenho dificuldades de encontrar profissionais p/executar um bom serviço, e agora que vai colocar a mão na massa sou eu!! Vou deixar muita gente de boca aberta, não é comum mulher fazer este tipo de serviço,rs. Obrigado mesmo!!!!!

  26. 14-09-2011

    @Luciano:
    Olá amigo. Fica difícil atender a todos os pedidos, mas iremos tentar criar um artigo sobre cimentos.
    Abraço e obrigado por nos ter visitado.

  27. 11-09-2011

    @Miriam:
    Acho que o mais importante num artigo, é a informação transmitida e não um ou outro erro ortográfico. De qualquer forma, tentamos sempre escrever artigos livres de erros e com frases bem construídas.
    Como somos humanos, por vezes acontece um ou outro erro, mesmo escrevendo o artigo e o corrigindo de seguida.
    De qualquer das formas, obrigado pela sua participação e por nos ter visitado.

  28. Miriam
    10-09-2011

    Rafael calado,corrigir é com “G”.
    Antes de corrigir à grafia de alguém, tenha conhecimento sobre.

  29. luciano
    06-09-2011

    gotaria de receber mas informações sobre cimento de secagem rapida sou estudante de engenharia civil obrigado.

  30. Ricardo Miguel
    20-08-2011

    @Ismael:
    Ainda bem que gostou do nosso artigo.Também ficamos muito gratos pela sua visita e pelo seu comentário.
    Grande abraço e até breve.

  31. ismael eloi
    20-08-2011

    muito boa a sua explicação sobre argamassa, sou fotógrafo mas gosto muito de aprender sobre construção.

  32. Ricardo Miguel
    20-06-2011

    Vanda de Paula:
    Ainda bem que gostou do artigo. Também gostámos muito da sua visita e do seu comentário.
    Abraço e até uma próxima visita.

  33. Vanda de paula
    18-06-2011

    Sim fiquei contente ao encontrar aqui o que eu desejei.Argamassa

  34. RM
    08-03-2011

    Obrigado Rafael pelo seu comentário.
    Abraço e até à próxima.

  35. Rafael Calado
    18-01-2011

    Caro Paulo
    Em português do Brazil úmido tem acento!
    Por favor tente antes corrijir os dois primeiros comentários, que têm erros tanto em português do Brasil como em português de Portugal 😉

  36. RM
    24-11-2010

    Olá Paulo.
    Em Português de Portugal húmidos escreve-se com “h”.
    Agradecemos o seu comentário e esperamos mais vezes pela sua visita.

  37. 24-11-2010

    Obrigado pelo seu comentário. Ainda bem que ficou mais esclarecido de como fazer a preparação da argamassa, cimento ou concreto.
    Cumprimentos e até breve.

  38. 24-11-2010

    @Osvaldo:
    Muitíssimo obrigado pelo seu comentário e crítica positiva ao nosso trabalho.
    Ficamos muito gratos e incentivados a continuar este trabalho.
    Abraço e até à próxima.

  39. Paulo da Silva
    18-11-2010

    Umidos é sem “H”

  40. rdg
    20-10-2010

    Legal , boa dica !

  41. osvaldo Vilela
    03-10-2010

    Atuo na área de premoldados.
    Tenho dificuldade em secagem rapida, resistencia efluisides.
    quem vai me faser uma boa ação?
    Ajudem-me por Favor
    Osvaldo Vilela
    (92)91193553

  42. osvaldo Vilela
    03-10-2010

    Muito Muito Muito Muito obrigado, os Senhores não imaginam o quanto mim foram útel, este prabalho tecnico e educativo deveria ser divulgado pelos orgons publico.
    Ainda bém… que vc Existem.

5 Trackbacks

  1. […] Prepare o cimento (eu não sei a mistura, mas aqui tem). […]

  2. […] De modo a poder trabalhar durante mais tempo, comece por preparar bastante argamassa. Se tiver dúvidas, consulte o artigo sobre como preparar argamassa, cimento ou concreto. […]

  3. por 5 dicas para reformar sua casa | Dicas Caseiras em 28-06-2011 às 10:39 AM

    […] – Como preparar a argamassa, cimento ou concreto […]

  4. […] ainda os nossos artigos sobre Como preparar a argamassa, cimento ou concreto e Como preparar o betão armado, cimento armado ou concreto […]

  5. […] Se o betão estiver muito líquido, acrescente um pouco mais de cimento e deixe a cuba rodar mais um pouco, verificando novamente. Quando a mistura tiver boa, deite-a num carrinho de mão. Veja neste artigo como preparar a argamassa, cimento ou concreto. […]