Dicas para reduzir os sintomas de asma

É do conhecimento geral que a asma não tem cura, mas com algumas dicas simples podem-se reduzir em muito ou até eliminar os sintomas de falta de ar e opressão no peito. Siga estas dicas para aliviar os sintomas da asma e a conheça os principais sintomas e formas de tratamento para a asma.

Como e porque acontece uma crise de asma?

Uma crise de asma acontece quando substâncias como o pó, fumos, bolores ou ar seco ou frio atingem os pulmões. Apesar de por vezes não existir nenhuma causa aparente, problemas como o stress, variações hormonais ou cólera pode também estar na origem deste problema.

A dificuldade na respiração acontece quando os bronquíolos entram em espasmo, provocando tosse e uma pressão no peito. Estes espasmos fazem com que histamina e outras substâncias sejam libertadas inflamando e bloqueando as principais vias respiratórias.

 

De seguida, deixamos algumas dicas para reduzir os sintomas da asma:

Modere a respiração:

Sempre que estiver durante um ataque de asma, tente manter a calma, já que o pânico só irá agravar os sintomas. Experimente fechar os olhos e enquanto enche os pulmões de ar, imagine os pulmões a encherem e sinta a respiração mais fácil. Repita este processo duas a três vezes e abra os olhos de seguida.

Se estiver com muitas dificuldades em respirar, tome um café forte ou beba dois ou três copos de coca-cola ou algum outro tipo de bebida energética, que contenha cafeína. Estas bebidas contêm substâncias similares à teofilina, um dos principais ingredientes dos medicamentos para a asma, que ajudam a dilatar as vias respiratórias.

 

Tome magnésio e ginkgo:

Estudos recentes falam da planta ginkgo como um óptimo espasmódico das vias respiratórias. Falando previamente com o seu médico, experimente tomar até 250 miligramas por dia de extracto de ginkgo biloba ou GBE.

Também o magnésio é considerado como um relaxante para as vias respiratórias. Tome diariamente 300 ou 270 miligramas, no caso de ser homem ou mulher, respectivamente.

 

Informe-se sobre os principais sintomas, as formas de tratamento e prevenção contra as alergias respiratórias.

 

asma-sintomas-tratamentos-falta-de-ar

 

Combatendo a inflamação:

Os famosos ácidos gordos ómega-3 são muito eficazes em prevenir a criação de substâncias que provocam a inflamação das vias respiratórias. Estes ácidos podem se encontrar num atum ou sardinha, por exemplo. Tome durante o dia até 6 cápsulas de óleo de peixe, de 1 grama cada. (consulte também aqui o seu médico, principalmente se estiver a tomar anticoagulantes.

O óleo de onagra contém ácido gamalinolénico (GLA), ácido este que é transformado em substâncias anti-inflamatórias. Experimente tomar 1 grama, em cada refeição, até a um máximo de 3 cápsulas.

A quercetina, um dos bioflavonóides mais famosos, atrasam a libertação de histamina e são ricos em propriedades anti-inflamatórias e anti-alérgicas. Tome meia grama, três vezes ao dia e 20 minutos antes das refeições.

O açafrão-da-índia (ou curcuma) é um anti-inflamatório de fortes propriedades. Experimente misturar 1 colher de chá de açafrão em pó (disponível em supermercados) num copo de leite morno e beba até 3 vezes ao dia. Existem ainda cápsulas em lojas dietéticas.

Faça um plano mensal

Faça um plano mensal:

Apontar todas as crises de asma e o que come durante um mês, poderá ser benéfico para por de lado a hipótese de algum tipo de alimento poderá prejudicar as suas crises de asma.

Caso tome medicamentos para a asma, poderá adquirir um medidor de fluxo máximo ou debitómetro. Este aparelho calcula a velocidade que o ar sai dos pulmões, medindo assim a sua capacidade pulmonar. Poderá assim verificar a eficácia de cada medicamento que está a tomar ou registar a gravidade das suas crises, afim de avaliar se precisará ou não de cuidados médicos.

Sabia que a prática de yoga é muito benéfica para quem sofre de asma? Conheça neste artigo os vários benefícios da prática de yoga e porque ela é tão importante.

 

Pratique respiração abdominal:

Como já dissemos anteriormente, controlar a respiração poderá ser muito benéfico para ajudá-lo nas crises de asma. Experimente esta técnica para reduzir a quantidade de crises, tal como a sua gravidade:

  • Deite-se de costas e pouse algo sobre o estômago, como um livro, por exemplo;
  • Agora inspire lenta e profundamente, mas tente expandir o abdómen ao invés de expandir o peito, mantendo os olhos fixos no livro e verificando se está a agir correctamente e este está a subir quando inspira;
  • Quando achar que já inspirou tudo, insista para inspirar ainda um pouco mais, tentando elevar ainda mais o livro;
  • Agora expire lentamente, contando até 5. Quanto mais lento o fizer, mais relaxado se vai sentir;
  • Repita este procedimento no mínimo 5 vezes.

 

Dicas práticas para evitar as crises de asma:

  • Não fume e evite estar perto de fumadores, já que o fumo poderá prejudicar as vias respiratórias;
  • No tempo frio, enrole um lenço ou cachecol protegendo a boca e o nariz, afim de aquecer o ar antes de ser inalado;
  • Evite estar perto de lareiras e aquecimentos;
  • Evite alimentos muito condimentados ou com cheiros fortes;
  • Evite cheirar perfumes ou estar perto de locais com cheiros intensos;
  • Faça refeições ligeiras e frequentes e evite comer antes de dormir;
  • Opte por medicamentos sem aspirina, como o paracetamol, por exemplo;

Consulte um médico se…

Se sentiu os sintomas de asma pela primeira vez, aconselhamos a 100% a consulta de um médico. Os principais sintomas são pele dos lábios ou do rosto azulada, forma de falar com altos e baixos, grande dificuldade em respirar ou confusão ou exaustão.

Se já está medicado, tome a medicamentação logo no início de um episódio de asma. De qualquer forma, aconselha-se sempre a ida a um médico caso considere que necessita de mais medicação ou que as crises asmáticas acontecem com maior frequência que o habitual.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e que consiga através destas dicas, melhorar a sua qualidade de vida e aprender a melhorar os sintomas da asma.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

17 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    15-11-2013

    @Maria dos Anjos:
    Obrigado também pelo seu comentário e ficamos muito contentes por poder ajudar.
    Grande abraço e até breve.

  2. maria dos anjos
    24-08-2013

    olá gostei muito das dicas em q vcs deixam aqui pois e muito importante pois e algo direcionado a saude eu sofro com este problema a tempo pois sinto muita falta de ar vou fazer alguma destas dicas q vcs deram aqui e depois deixo aqui o resultado espero q de certo obrigada por tudo desde ja

  3. Ricardo Miguel
    02-05-2013

    @Grayce:
    Olá Grayce. Já aqui deixámos várias dicas que poderão ajudar a aliviar o seu problema.
    Sugerimos que consulte um médico para dicas adicionais e para um diagnóstico e tratamento adequados ao seu problema.
    Muito obrigado por nos ter visitado e as suas melhoras.

  4. Grayce Moraes Peixot
    25-04-2013

    Eu,gostaria que me mandasse dicas e novidades para,a melhora da asma,pois no inverno sofro muito,mesmo fazendo tratamento já a anos no hospital do fundão. Obrigada.

  5. 02-04-2012

    @Natalia:
    As bebidas energéticas poderão aliviar os sintomas da asma, no entanto existem sempre outros contras, caso tenha outros problemas de saúde.
    Aconselhamos sempre que procure o seu médico e se aconselhe sobre as contra-indicações, caso existam outros problemas de saúde.
    Muito obrigado pelo seu contacto e até breve.

  6. natalia
    28-03-2012

    Estou com uma crisa de asma, as vezes até acordo no meu da noite, as bombinhas não funcionam, foi mt bom saber q beber um café forte alivia. Mas a cocá- cola tem mt corante agravando esses sintomas, não?

  7. 21-12-2011

    @Momade:
    Muito obrigado pela sua participação e desejamos que consiga melhorar ainda mais a sua qualidade de vida.
    Abraço e até uma próxima oportunidade.

  8. Momade
    11-12-2011

    Alo! Sou Anifo, sofro com esta doenca a mais de 10 anos, tenho usado salbutamol para aliviar nos momentos de crise. Teve a oportunidade de ver algumas dicas para aliviar as crise para lem do salbutamol. E encorajar mais pessoas a darem seu contributo para reduzir o impacto deste mal.

  9. 12-11-2011

    @Renan:
    As dicas apresentadas no nosso site, nem sempre servem de solução definitiva para os problemas. Aconselhamos sempre que consulte um médico da especialidade, de modo a diagnosticar correctamente o seu problema e encontre as soluções adequadas à sua condição física e ao seu estado de saúde.
    Muito obrigado por nos ter visitado e até breve.

  10. 12-11-2011

    @Sara Celestina:
    Não tem que agradecer. É um prazer poder ajudar muitos leitores a encontrarem solução para os seus problemas.
    Muito obrigado por comentar no Dicas Caseiras.

  11. 12-11-2011

    @Fernando:
    O Dicas Caseiras não apaga comentários, apenas os que não se enquadram na temática do artigo. Os comentários não aparecem automaticamente, já que os mesmos têm que ser previamente aprovados.
    Muito obrigado pela sua receita e por deixar o seu comentário no site do Dicas Caseiras.
    Abraço e até uma próxima visita.

  12. Fernando
    07-11-2011

    boa noite. Deixei uma receita que cura a asma e o site sem mais nem menos apagou !!!! Gostaria de saber qual o motivo visto ser uma receita para todos os doentes ?
    Cump

  13. Fernando
    04-11-2011

    Desde miúdo que sempre tive asma, utilizando a bombinha todos os meses. Há cerca de 3 anos atrás, aos 37 anos, ao ver tv descobri a cura para o meu mal através de um xarope feito com produtos naturais.
    Aqui vai a receita:
    – 100 gr. Alcaçuz;
    – 100 gr. Raiz Alteia;
    – 500 gr. Açúcar Moscavado;
    – 12 dentes Alhos Roxos com casca;
    – 1 litro de água;
    Num tacho em barro deixar a água ferver e de seguida colocar todos os ingredientes no referido tacho e deixar ferver durante mais 12 minutos. Mexer com colher de pau ou de plástico. Após os 12 min., deixar arrefecer o xarope e de seguida separar o xapore dos ingredientes, vertendo o xarope numa jarra de preferência de barro (nunca utilizar utensílios em metal).
    De manhã em jejum, tomar o xarope ainda na cama e ficar deitado durante 20 minutos afim do composto fazer efeito.
    O xarope por não ter quaisquer produtos quimicos como conservantes, ao fim de 15 dias começa a ficar sólido e com um cheiro pouco agradável. Eu apenas tomei metade da jarra.
    PS: Os ingredientes vendem-se nas ervanarias.
    NOTA: Para os fumadores este xarope poderá não fazer efeito. Para isso, tem que deixar o tabaco pelo menos uma semana antes e aí começar o tratamento. Se mesmo assim não resultar então abster-se do tabaco duas semanas ou mais.
    Espero ter ajudado.
    Cump

  14. oi meu nome e sara sou de uruguaiana rs , meu filho mauricio faz dois dias que esta tendo crises de asma. eu fico apavorada mas agora eu sei vou tentar ter calma.se apavorar nao vai ajudar.obrigada pelas dicas basicas.

  15. RENAN
    25-10-2011

    tenho 20 anos sofro com asma desde pequeno.
    ao praticar boxe sinto muita dificuldade. mas preciso fazer bastante fisico
    o que devo fazer? se continuar assim não vou conseguir lutar pois me atrapalha muito, quando me alimento tambem sinto um desconforto, principalmente se for perto de dormir. obrigado

    comente porfavor

  16. 24-11-2010

    @Telma:
    Agradecemos muito o seu comentário e desejamos as sinceras melhoras do seu problema de asma.
    Esperamos que consiga visitar o nosso país e que aprecie, já que temos paisagens e uma cultura muito bonita.
    Até uma próxima visita sua.

    Sinceros cumprimentos.

  17. telma bastos
    19-10-2010

    oi.gostei muito sobre a vossa explicação. Assim nós conhecemos os problemas da asma, porque nem sempre um médico está disponível a nos esclarecer. Eu sofro dessa doença há 3 anos. Dói porque não tem cura. Tenho constantemente ataques. Já tentei viajar para portugal, mas a vida nem sempre dá…….. mas vou ler constantemente quando posso entrar para o vosso site. Obrigado.

2 Trackbacks

  1. […] alimentos crus ajudam à diminuição do acne, das alergias, e também no tratamento das artrites, asma, cancro ou diabetes. As constipações, herpes, menopausa, problemas de tiróide e obesidade, […]

  2. […] Não deixe de ler as nossas dicas para diminuir e aliviar os sintomas da asma e o artigo em que damos 50 dicas para combater e tratar as dores de cabeça e […]