Camarão e Vitamina C pode matar

Há dias recebi um email e decidi criar um artigo para alertar sobre este perigo. De facto, foi já comprovado que comer camarão enquanto se toma suplementos de vitamina C pode mesmo matar. Saiba porquê…

Tal como eu, muitas pessoas podem não saber deste facto. O que acontece é que, e com base no email que recebi, muitas pessoas podem estar a arriscar a própria vida, misturando camarão e vitamina C…

Leia a história:

Como produzir arsénico de uma forma natural:

Em Taiwan, uma mulher morreu de repente com sinais de hemorragia nos seus ouvidos, nariz, boca e olhos. Depois de uma autópsia preliminar, foi diagnosticado como “causa de morte” envenenamento por arsénico. Mas qual foi a origem do arsénico?
A polícia, então, iniciou uma profunda e extensa investigação. Um professor de medicina foi  convidado para ajudar a resolver o caso. O professor examinou cuidadosamente os restos existentes no estômago da vítima, e, em menos de meia hora, o mistério foi elucidado. O professor relatou: “O óbito não se deu por suicídio nem por assassinato, a vítima morreu acidentalmente por ignorância!”

“O arsénico foi produzido no estômago da vítima”. A vítima tomava Vitamina C todos os dias, que por si só não é nenhum problema. O problema é que ela comeu uma quantidade grande de camarão no jantar. Entretanto, na mesma ocasião, a vítima também tomou Vitamina C, e é aí onde reside o problema.

Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram através de experiências, que alimentos, como camarão “casca mole” contem alta concentração de compostos de 5-potássio-arsénico.
Tais alimentos frescos, por si só, não são tóxicos para o corpo humano!

Entretanto, ao ingerir a Vitamina C, devido a uma reacção química, o inicialmente não tóxico 5-potássio-arsénico (também conhecido como anidrido ou óxido arsénico, As2 O5)  converte-se no tóxico 3-potássio-arsénico (ADB anidrido arsénico), também conhecido como trióxido de arsénio (As2 O3), que é popularmente conhecido como arsénico!

Desta forma e como medida de precaução: NÃO coma camarão quando ingerir Vitamina C.

Espero que tenha sido útil esta história e que a transmita a todos os seus amigos e familiares. Nunca se sabe quando estamos a evitar uma morte trágica como esta.

Atenção: Esta história não está provada cientificamente e é somente uma transcrição de um mail que recebi.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

39 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 29-10-2012

    @Alan Melo:
    Como já disse, apenas repassei o email e não fui que escrevi qualquer palavra do artigo.
    Não foi minha intenção espalhar o boato ou causar o pânico ou algo parecido.
    Espero que nenhum leitor interprete mal a minha intenção.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  2. Alan Melo
    25-10-2012

    Mais um repasse de e-mails exagerados que as pessoas enviam. Tá igual aquele que disse que a coca cola é isso e aquilo outro. Amigo, como camarão TODA a semana. O que faz mal para as pessoas é “não comer”. Vamos parar com essa coisa de não comer isso ou não comer aquilo por causa disso ou daquilo. No final você ainda coloca que foi comprovado cientificamente? PelamordeDeus.

  3. 23-07-2012

    @Joao Paulo:
    Muito obrigado pelo seu comentário.
    Muitas vezes as informações que dispomos podem não estar 100% testadas e comprovadas, mas podem ajudar, como é o caso de tratamentos para certos problemas de saúde, que certos leitores experimentam e funcionam, partilhando com outros leitores e resultando em alguns e em outros não.
    Apenas partilhámos este artigo com o intuito de alerta, mesmo que este tipo de junção apenas tenha prejudicado uma ou outra pessoa.
    Também concordo consigo, que os políticos matam mesmo! Enfim…
    Abraço e obrigado pela sua crítica.

  4. joao paulo
    23-04-2012

    Caro RM, , embora o seu alerta tenha sido nobre e de boa fé,sou um exemplo que isso não é verdade,antes de ler sua postagem,coincidetemente havia jantado camarão com suco de goiaba(extremamente rico em vit.c),l,então mesmo sendo apenas uma possibilidade,não funcionou comigo e estou vivo,evitemos espalhar noticias que banalizam e sem proposito,postagens tem q ter embasamento,passar pelo crivo da verdade,ja que não tem certeza não poste algo negativo,quem mata mesmo são os politicos esses sim 😉

  5. 05-05-2011

    @Jordão, @Carioca, @Renato:
    Obrigado pelo vosso comentário. Esta notícia causou bastante controvérsia no Dicas Caseiras, mas o artigo irá continuar aqui.
    Não é um facto comprovado cientificamente, pelo menos não encontrei provas do mesmo, mas serve de alerta para os que preferem não arriscar.
    Até breve e voltem mais vezes.

  6. 04-05-2011

    MORO NO CABO”PE”ESSE PESSOAL AI SÃO TODOS GROSSOS E ANALFABETOS,NÃO PESQUIZAM E COMENTAM O QUE NÃO SABE…TENHO UMA PRIMA QUE MORREU APOS COMER CAMARÃO COM SUCO DE LARANJA(VITAMINA C)O CASO FOI RELATADO NO JORNAL NACIONAL,ANO PASSADO DIA 23/03/2010.PESQUISEM E DEPOIS COMENTEM,BANDO DE ANALFABETOS….

  7. Carioca
    01-05-2011

    Sr RM, é lógico que a retratação da morte da senhora taiwanesa pode ser verídica, porem não se sabe a quantidade de camarão e vitamina C ela ingeriu, porém sendo uma verdade queria saber porque vários pesquisadores, de forma muito mais barata, não passam a produzir arsênico processando camarão e vitamina C, ora!! Além do que ninguém conseguiu comprovar se alguém não tenha colocado um pouquinho de arsênico ná comida dessa senhora, ora!
    E também tem o seguinte comer CAMARÃO SEM LIMÃO, é igual tomar café frio ou cocacola sem gas e quente!
    Enfim, cada um acredita no que quiser!!!!!

  8. JORDÃO
    22-04-2011

    TEM GENTE BEM ESTUDADA E FORMADA EM…
    CAMARÃO NÃO É O MEU PRATO PREDILETO,MAS QUEM MATA MESMO É A CACHAÇA COM LIMÃO E O POVO SABE DISSO. O CAMARÃO E A VITAMINA C (LIMÃO) É APENAS UMA OPÇÃO.

  9. RM
    08-03-2011

    Obrigado Chico pelo seu comentário.
    Não sabia do que disse no seu comentário.
    Estamos sempre a aprender.
    Abraço e volte mais vezes!

  10. RM
    08-03-2011

    Olá leitor.
    Sim, sou teimoso. Tenho consciência que o meu artigo não é para causar pânico nem para espalhar boato.
    Relembro pela milionésima vez que este artigo não está comprovado cientificamente.
    Não vou retirar artigo algum do meu site, somente porque alguém não o gostou de ler. Quem gosta lê, quem não gosta não lê.
    Abraço e tenho tudo dito!

  11. não há paciência para tanta ignorância...
    31-01-2011

    RM :
    Você é teimoso, não dando o braço a torcer perante todos os que lhe apontam o erro que cometeu. Se souber que qualquer coisa pode matar lhe dá direito de espalhar boatos você também é perigoso porque semeia dúvidas e pánicos infundados. Confirme antes de postar os seus “pode”…
    Vou indicar o http://www.dicascaseiras.com ao pessoal na Internet como exemplo a nunca seguir: o que lá está “pode” não matar, mas certamente “pode” causar danos aos cérebros de que acede a tal endereço…

  12. chicosaldao
    30-01-2011

    para colher o camarao as redes de arrasto destroen o eco sistema e matam 20 kgs de peixinhos…. ppara pescar um kg de camarao…. alem do que camarao só se alimenta de carnes putrefatas ..inclui cadaver de pessoas …camarao tô fora

  13. RM
    24-11-2010

    Olá José.
    Este artigo continuará no Dicas Caseiras, como prevenção e não como forma de alarmismo!
    Esse artigo é uma cópia de um artigo que me enviaram para o email, não sendo da minha autoria e não me responsabilizando pela sua veracidade.
    Em outros comentários poderá compreender melhor o porquê da sua publicação.
    Cumprimentos e obrigado pela sua visita e pelo seu comentário.

  14. 24-11-2010

    @Lincoln:
    Volto a repetir-me que o título deste artigo não diz que mata, mas sim que pode matar, o que é muito diferente.
    Também volto a referir que este artigo não é oficial nem provado científicamente, daí não ter fundamentos para ser levado à risca, mas sim evitar, enquanto não existem provas fundamentadas que é verdadeiro.
    Abraço e obrigado na mesma pelo seu comentário.

  15. 24-11-2010

    @Maria:
    Para quem ainda não leu os comentários que coloquei após o artigo ter sido publicado, aconselho a sua leitura, afim de evitar desentendidos. Mais uma vez justificando a publicação deste artigo, digo que o próprio título do mesmo é esclarecedor, dizendo que a combinação destes dois alimentos pode matar, não afirmando nunca que mata mesmo!!!

    Depois, esta é uma história que achei por bem partilhar, como sugestiva ou de alerta, ou até como motivo de discussão e opinião entre os leitores, mesmo não tendo sido esta comprovada científicamente, já que um ou outro caso isolado não são suficientes para solidificar uma teoria. Primeiramente não fiz qualquer alarde, muito menos foi intenção de criar qualquer tipo de spam, muito menos num site do qual sou proprietário.

    Concluindo e voltando a repetir-me, digo que existem muitas teorias provadas científicamente, e das quais já falei em comentários anteriores, as quais nem toda as pessoas levam em conta e preferem arriscar, com a noção que são inofensivas. Da minha parte, que acredito 50% nesta história, vou continuar a optar por não arriscar…

    Muito obrigado pela sua opinião e volte mais vezes.

  16. jose mauro de moraes
    28-10-2010

    Prezado. Sugiro que o senhor remova este tipo de notícia de seu site. Não tem qualquer valor além de o mérito questionável de apavorar algumas mentes sensíveis. É uma péssima peça de ficção cheia de erros de química e de sintomas que não existem creditados ao arsênio. Em nome da seriedade da web e de seu site, antes de publicar pesquise um pouco em publicações confiáveis ou peça opinião de algum especialista para não disseminar lendas urbanas.

  17. lincoln
    05-10-2010

    Para seu site (blog) ser levado a sério você vai ter que aprender a fazer pesquisas na internet antes de postar besteiras do tipo (CAMARÃO + VITAMINA C = MORTE).
    De uma volta na net pelo google e veja o que os sites sérios falam sobre o assunto.

    abraços do Lincoln

  18. Maria Braga
    15-09-2010

    É preciso ter critério e bom senso antes de divulgar qualquer história que se chegue por email, antes de fazer alarde e espalhar spams… Consulte o google e verá uma série de observações e lendas que circulam na internet. Já pensou nas pessoas que leem e também não
    pesquisam?

  19. 22-08-2010

    @Gilvan:
    Mais uma vez menciono que este artigo foi apenas uma cópia de um artigo que recebi no meu email.
    A sua veracidade não a poderei comprovar, já que não sou especialista em química e como não gosto de arriscar naquilo que não sei (Mais vale prevenir do que remediar), não estou disposto a experimentar a mistura de camarão desse tipo e vitamina C.
    Quem sabe um dia vamos comprovar que tudo isto pode ou não ser verdade…
    Abraço e obrigado pelo seu comentário.

  20. Eng. Gilvan
    23-07-2010

    5-potássio-arsénico (também conhecido como anidrido ou óxido arsénico, As2 O5)

    Fala sério, depois disso vocês ainda pensam em considerar essa informação verdadeira ???? POTÁSSIO-ARSÉNICO !!!!! Potássio simbolo K , oxigênio simbolo O , 5-Potássio-Arsénico K5As ?????? For GOD , química do primeiro ano faz falta nessas horas né =)

  21. 21-07-2010

    @Nina:
    Este artigo foi uma passagem de um email que me passaram.
    Seja verdade ou não, prefiro optar por não fazer esse tipo de mistura.
    Na minha opinião um site não perde credibilidade por um artigo, mesmo que esse não seja do seu agrado.
    Nem todos podemos ter uma opinião igual sobre determinado assunto…
    Abraço e obrigado de qualquer forma pelo seu comentário.

  22. 21-07-2010

    @Rubens:
    Decidi passar esse artigo, pois passaram-me também. Se for mesmo realidade, é de facto ‘bombástica’!
    Obrigado eu pelo seu comentário e sua participação.
    Até breve.

  23. Nina
    20-07-2010

    antes de passar qualquer coisa recebida por email, faça uma pesquisa no proprio google e procure por fontes confiaveis. caramba n acredito que colocaram isso num site como dica caseira. sempre que vejo coisas desse tipo o site perde totalmente sua credibilidade.

  24. Rubens Rebecchi
    13-07-2010

    Essa informação do arsênico criado da ingestão de camarão mais vitamina C é venenosamente bombástica. Vou enviá-la aos quatro ventos a todos que conheço. Obrigado!
    Rubens.

  25. 08-07-2010

    @Carol:
    1) Primeiro disse que camarão e vitamina C PODE matar, não disse que mata, muito menos disse que mata toda gente que o faz!
    2) Menciono o camarão de ‘casca mole’ e não todos os tipos de camarão.
    3) Muitas pessoas tomam banho após as refeições e não morrem, no entanto, muitas outras morrem por fazê-lo! No entanto, muita gente continua a fazê-lo, mesmo sabendo que se trata de algo provado cientificamente e mesmo sabendo que pode morrer e que muita gente já morreu por fazê-lo!
    4) Apenas repassei um email e irei tomá-lo em consideração, quer seja ou não verdade. Prefiro não arriscar e por isso decidi deixar a dica.

    No entanto, respeito a opinião de todas as pessoas, por isso mesmo aprovo todos os comentários…

    Abraço e muito obrigado pelo seu comentário.

  26. 06-07-2010

    O texto é muito bem escrito, tá cheio de nomenclatura da tabela periódica, mas o fato é: camarão e limão não mata ninguém, senão todas as pessoas que comem camarão estariam mortinhas da silva, visto que o principal tempero para aguçar o gosto do camarão é o limão…
    Metade dos turistas que vão ao nordeste do Brasil não voltariam às suas casas, pq chegariam lá, naquele calor, e tomariam caipirinha degustando um delicioso aperitivo de camarão.

    Se UMA pessoa morreu por que coincidentemente ingeriu camarão, vitamina C, limão ou sei lá mais o que, isso virou regra agora? A metade das substâncias informadas são inventadas e se fosse fácil assim fazer arsênico, teríamos isto a venda em supermercados.

    Querido Autor, please… investigue antes de divulgar algo tão sem sentido…
    Se este fato é comprovado cientificamente, cadê o registro do estudo científico? Está em que universidade? Datado de quando? E os responsáveis?

    Estudo científico só deve ser chamado como tal se houver a indicação da data, local do ensaio e autores.
    Do contrário, nada mais é que especulação, ok?

    Felicidades a todos!

  27. 30-05-2010

    @Igor:
    Não sei se o artigo é verdadeiro, no entanto somente o quis passar, para o caso de o ser.

    Existe alguns factos que não são provados mas no entanto as pessoas preferem não arriscar. São exemplos disto, o facto de não se poder usar telemóvel em bombas de gasolina (facto não provado mas que todos evitam) ou por exemplo o facto de beber vinho tinto e comer melancia (mais um facto não provado mas que muitas pessoas também evitam). Este e somente mais um no meio de tantos outros. Quem quer evita, quem não quer não evita….

    Contrariamente, existem outros factos provados cientificamente e que muitas pessoas ignoram. É o facto de tomar banho durante a digestão. Sabe-se, e está provado que pode matar, no entanto, as pessoas sabem-no e continuam a não se preocupar se já fizeram ou não a digestão enquanto vão para o banho.

    Cabe a cada um, seguir ou não seguir os factos provados cientificamente e seguir ou não seguir todos os outros factos não provados e/ou até duvidosos…

    No entanto, obrigado pelo seu comentário.

  28. 30-05-2010

    O artigo a seguir demonstra que isso não passa de spam para espalhar o pânico:
    http://scienceblogs.com.br/uoleo/2009/11/camaroes_e_arsenico_uma_estori.php

  29. João
    21-05-2010

    Olás,

    Vocês leram o artigo todo?
    Eu estive a ler e acredito porque foi comprovado.

    Vocês parecem um pouco ignorantes…
    Leiam e pesquisem… –‘

  30. 21-05-2010

    @Ítalo, @Anthony:
    Tal como disse no comentário que fiz, todos nós podemos continuar a tomar banho após as refeições, a falar ao telemóvel em bombas de gasolina ou ainda a comer melancia e vinho tinto, sem nunca acontecer nada.
    É algo que está ao critério de cada um e só arrisca quem quer.
    De todas as formas, obrigado pelos comentários e voltem sempre.

  31. Antony
    21-05-2010

    É, Vitamina C pode matar, tanto que Linnus Paulling tomava uma alta quantidade por dia e viveu até 90 anos xD

  32. Ítalo Protásio
    21-05-2010

    UM DIA EU COMI MACARRÃO E QND FUI ATRAVESSAR A RUA FUI ATROPELADO.

    ENTÃO PESSOAL…
    NÃO COMAM MACARRÃO PARA NÃO SER ATROPELADO….

    AI AI AI

  33. 20-05-2010

    Boa noite a todos os que comentaram este artigo. Poderá ser de facto mentira ou algo não comprovado cientificamente, mas achei por bem passar o artigo que me passaram, como alerta e como prevenção.

    Por exemplo, nas bombas de gasolina é proibido o uso de telemóvel, devido a um caso famoso de uma explosão que aconteceu. No entanto, muitas pessoas usam telemóvel nas bombas de gasolina, sem nunca ter acontecido nada.

    Outro exemplo que todos nós conhecemos, e este comprovado cientificamente, é o de tomar banho após as refeições. Muitas pessoas fazem-no e não acontece nada. No entanto, muitas outras já morreram por fazê-lo.

    Em relação a este artigo, que relata que houve uma morte de alguém que tomava diariamente suplementos de vitamina C e que comeu camarão (de casca mole) e morreu, isto não quer dizer que seja um facto comprovado a 100% ou que todas as pessoas que o fazem irão morrer. É apenas um alerta para um caso que aconteceu e não custa nada evitar.

    Mais uma vez obrigado a todos e espero que tenham compreendido o porquê de publicar este tipo de artigo.

  34. Roberto Copetti
    20-05-2010

    Porisso é que, todos os dias, milhões de pessoas morrem em todos os bares e restaurantes em todo o mundo ao pingar gotas de limão (que possui alta concentração de vitamina C) sobre o camarão….
    Credo, que notício mais idiota !!!

  35. ana
    20-05-2010

    lorota*lorota!!!!
    que baboseira, pesquisem antes de postar tosquices.

  36. Anulador
    20-05-2010

    Mais uma lenda urbana. Como camarão com limão (vitamina C) e nunca tive problema nenhum com isso.

  37. MATHEUS L
    20-05-2010

    PERAÍ… QUER DIZER QUE SE EU FOR JANTAR, PEDIR CAMARÃO E SUCO DE LARANJA EU CORRO RISCO DE MORTE??

    OMG!!

  38. Lucas
    20-05-2010

    Eu tomo vitamina C diariamente e ja comi camarão (principalmente no verão)e nao me deu nada.

  39. Nose
    20-05-2010

    min…TIRA!!! ufa, que resfriado.mas tá bom, acredito.