Como prevenir e combater o problema da acne

A acne não é só um sinal da adolescência, mas um problema que afecta pessoas de todas as idades. Neste artigo vamos ajudá-lo com algumas dicas de como reduzir os sintomas da acne, dar a conhecer alguns tratamentos e formas de evitar a acne.

Tipos de acne:

Sabe-se que a acne ainda não tem cura e que pode mudar a aparência e auto-estima das pessoas. Existem dois tipos de acne: a mais vulgar é a que surge na face, peito, ombros ou nas costas, sob a forma de pontos negros, brancos ou vermelhos, com o nome de acne vulgaris. A acne menos comum, acne quística, aparece como quistos que causam dor ou pequenas saliências indolores.

 

Porque aparece a acne:

As causas mais comuns são a adolescência e a puberdade, normalmente associadas às alterações hormonais. O uso da pílula, a menstruação, a gravidez e a menopausa, são outros factores que podem desencadear o seu aparecimento. Sabe-se ainda que é um problema hereditário e que outros factores, como o stress, a exposição solar e certos tipos de maquilhagem, são também outras razões que desencadeiam o aparecimento da acne.

Aprenda dicas importantes como tratar e o que fazer se tem uma pele oleosa e saiba como fazer tratamentos e máscaras faciais em sua casa.

 

Borbulhas de acne

Deve espremer as borbulhas da acne?

Se quiser “espremer” os pontos brancos, não é prejudicial, se seguir alguns cuidados: Primeiramente, limpe a área da borbulha. Depois, com a ajuda de uma agulha esterilizada (com éter ou durante alguns segundos sobre chama), pique cuidadosamente a cabeça do ponto branco. Deixe o líquido sair, limpando a área com a ajuda de algodão embebido em água oxigenada (20 volumes). Não aperte nem esprema o ponto branco!

Conheça várias utilidades para a água oxigenada e como a utilizar.

Pode ainda espremer os pontos negros com a ajuda de um aparelho próprio, vendido em algumas farmácias. Recomenda-se que passe um pano com água quente sobre a área, dez minutos antes de usar o aparelho de extracção.

 

Como eliminar as borbulhas da acne:

Cremes ou loções à base de peróxido de benzoilo são os mais eficazes para remover as borbulhas da acne. Este componente tem uma acção antibacteriana, fazendo com que as células mortas se soltem, desobstruindo os poros. Adquira o produto com uma concentração inferior a 2,5% e se estiver a usar este produto pela primeira vez, teste-o primeiro numa zona pequena da pele, para verificar se este produz alguma reacção negativa. Se preferir um produto mais suave, opte por um creme, que também é esfoliante, à base de ácido salicílico.

Pode optar por experimentar uma loção à base de ácido glicólico, que também permite o desprendimento das células mortas e a abertura dos poros.

Assim que verifique algum sinal de uma primeira borbulha, comece a agir de imediato, passando um pouco de gelo (protegido com um saco ou película aderente) na área afectada, no mínimo, duas vezes ao dia ou de preferência de hora a hora e nunca mais de 5 minutos por aplicação. Isto permitirá a redução da inflamação.

 

Outros tratamentos para combater a acne:

Experimente óleo da árvore do chá, aplicando 1 gota deste óleo nas áreas problemáticas, três vezes ao dia, para evitar o desenvolvimento da infecção e a aceleração da cura.

Para os tipos de acne que aparecem antes da menstruação, tome diariamente até duas chávenas (e nunca mais do que isso) de anho-casto. Esta planta permite regular a produção de hormonas femininas. Contudo, os resultados deste chá só se poderão fazer sentir cerca de 2 a 3 meses depois.

Teste vinagre ou sumo de limão sobre as borbulhas, embebidos num pedaço de algodão. Estes ácidos facilitam a abertura dos poros.

Pode testar um pouco de pasta dentífrica sobre as borbulhas, aplicando um pouco sobre as borbulhas, antes de ir dormir.

Pode ainda experimentar uma mistura de mel e especiarias. Misture 1 colher de chá de noz moscada em pó e outra de mel e aplique esta mistura sobre a borbulha. Deixe actuar 20 minutos, limpando depois a área onde testou esta mistura.

O conhecido aloé vera mostra excelentes resultados na remoção das borbulhas da acne. Aplique um produto à base de aloé vera ou aplique o gel de uma folha espremida.

Mantenha a pele limpa e hidratada

Limpe a pele sem exageros:

Uma pele limpa exageradamente, pode estimular as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo. Deixe de usar produtos granulados e luvas de limpeza de pele e opte por discos de algodão descartáveis.

A pele deve ser limpa pela manhã e à noite, com um produto sem sabão ou com pão dermatológico, disponível nas farmácias, por exemplo. Quando limpar a pele pela manhã, aplique posteriormente um creme hidratante.

Para os homens com problemas de acne, limpe sempre os produtos com que se barbeia com uma solução à base de éter, após cada utilização, evitando assim o desenvolvimento de bactérias.

Mais uma vez aconselhamos a ida a um médico especializado, no caso de nenhuma destas dicas funcionar para si, ao fim de três meses, ou caso a pele fique mais inflamada. Se a sua pele, mesmo que não tenha acne, ficar muito vermelha, deverá também consultar um médico, pois poderá indicar a presença de rosácea, uma doença de pele que causa uma vermelhidão permanente.

 

Espero que estas dicas para eliminar o problema de acne tenham resultados positivos para si. Aprenda a ter uma pele saudável e limpa e a combater os sintomas da acne.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

10 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    02-05-2013

    @Kessya:
    Ficamos contentes por ter ajudado!
    Grande abraço e obrigado por ter visitado o Dicas Caseiras.

  2. kessya
    08-03-2013

    nooossa q essas dicas são otimas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. 29-10-2012

    @Gabrielle Gonçalves:
    Infelizmente não temos forma de enviar qualquer tipo de produto para si, mas acreditamos que seguindo as nossas dicas, consiga melhorar o seu problema.
    Esperamos ter ajudado. Muito obrigado por ter comentado no nosso site e até breve.

  4. Gabrielle Gonçalves
    04-08-2012

    Oi ,tenho 13 anos ,E tenho acne que eu me lembre desde uns 10 a 11 sei que e muito ruim pós nem usar meu rosto limpo na rua eu gosto,para mim sair(ir para escola,festa,passear) eu preciso de base,Pó de arroz,só uso meu rosto limpo em casa msm :Gostaria que manda-se tipo um sabonete,ou um creme que se compre em perfumarias e tals,que ajuda-se a combater a acne e que não fosse muito caro,Obg bjus

  5. 13-10-2011

    @Alefe:
    Muito obrigado pela sua participação e por tentar ajudar também outras pessoas.
    Abraço e até uma próxima visita.

  6. Alefe Ribeiro Lucas
    11-10-2011

    Primeiramente não estava muito a fim de revelar segredos
    , sem chance de dúvida, de está errado! Se você realmente está precisando adiciona meu email: alefe_ribeiro@hotmail.com
    Eu tenho apenas 15 anos e descobri realmente as soluções da acne e não a solução!!! Muito simples, é uma verdadeira burrice ir a dermatologistas!!! A conclusões deles são de melhorar e piorar, melhorar, piorar, melhora, piorar!!!
    A minha foi muito simples!!! Não estou curado! Pq acne não tem cura e sim cuidados!!! Eu li garanto que o problema na está na pele mais sim em outro lugar………
    Vou revelar para poucas pessoas!!!

  7. 21-07-2010

    @Geny:
    Se tem dúvidas ou está receosa de tomar essa medicação experimentar uma consulta com um outro médico.
    Estas dicas poderão ajudar nesse problema, mas também poderão não ser a solução para o mesmo.
    Em todas as dicas deste site, o aconselhamento e a visita a um médico especialista deverá ser sempre uma das prioridades!
    Abraço e as melhoras para a sua neta.

  8. Geny Guimarães
    21-07-2010

    Minha neta tem 25 anos sempre teve uma pele muito saudavel,porem de uns trez meses atráz começou a sair
    muitas espinhas em seu rosto e costas está um horror,já consultou dermatologista fez exames,agora foi medicada com um remedio que tem muito contra indicação e ela está temerosa em toma-lo.O que o senhor aconselha?

  9. 29-05-2010

    @Wava:
    Sim é verdade que cada pessoa tem um tipo de pele… Mas todas estas dicas são naturais e usam produto praticamente inofensivos para a pele.
    Aconselhamos sempre que consulte um médico especializado no caso destas sugestões não funcionarem para o problema em questão.
    Obrigado pelo seu comentário e até breve…

  10. Wava
    27-05-2010

    Todas as dicas são legais e simples. Mas cada um tem um tipo de pele, cada um é de um jeito. Sempre, em toda ocasião e para qualquer tipo, o melhor é procurar um dermatologista.

6 Trackbacks

  1. […] além de ajudar no combate a estes problemas, os alimentos crus ajudam à diminuição do acne, das alergias, e também no tratamento das artrites, asma, cancro ou diabetes. As constipações, […]

  2. […] Como tratar e prevenir o herpes com remédios caseiros – Como tratar e prevenir o problema de acne – As vantagens de utilizar óleo de amêndoas doces – Dicas para ter uma pele suave e livre de […]

  3. […] Como fazer máscaras faciais em casa? – Como prevenir e combater o problema da acne – Os benefícios de usar óleo de amêndoas doces – Os benefícios da planta da camomila – Dicas […]

  4. […] – Como prevenir e combater o problema da acne […]

  5. […] – Como prevenir e tratar o herpes com remédios caseiros – Os benefícios de usar óleo de amêndoas doces – Os benefícios da planta da camomila – Dicas para ter uma pele suave e sem pelos através da fotodepilação  – A importância e as vantagens de apanhar sol – Como prevenir e combater o problema da acne […]

  6. […] dicas eficazes de como tratar as sardas – Como prevenir e combater o problema da acne – Os benefícios da planta da camomila – Os benefícios de usar óleo de amêndoas […]