Dicas para acabar com as dores nas costas

Milhões de pessoas em todo o mundo padecem de dores nas costas. A dor na coluna pode ser constante ou intermitente e está associada a problemas nos músculos, ossos, ou articulações. Aprenda neste artigo algumas dicas que o vão ajudar no tratamento das dores nas costas.

Estima-se que cerca de metade da população trabalhadora sofre de problemas da coluna. Dores na região lombar, ou lombalgia, é um dos problemas mais frequentes de quem se queixa de dores nas costas. As tão frequentes dores nas costas, podem se sentir no pescoço, braços, pernas e pés e em geral não representam um problema grave. A maioria dos sintomas das dores nas costas são benignos e são geralmente causados por inflamações, as quais costumam durar entre duas e 12 semanas.

Seguem algumas dicas caseiras para o ajudar a aliviar e prevenir o problema de dores nas costas ou coluna…

Use gelo e calor:

Como é do conhecimento de todos, o gelo é uma óptima solução para aliviar sintomas de dor, inchaços ou zonas inflamadas. Aplique-o, dentro de um saco de gelo, durante até 20 minutos, várias vezes por dia na zona das costas onde tem mais dor.

Poderá optar por usar calor húmido, aplicando uma toalha quente sobre a zona dorida. Para conseguir uma toalha bem quente e húmida, passe uma toalha pequena por baixo da torneira com água bem quente ou mergulhe-a numa panela com água quente. Depois de o fazer, torça bem a toalha e dobre-a duas ou três vezes. Deite-se com a barriga para baixo, com almofadas por debaixo das ancas e tornozelos. Depois, aplique a toalha sobre a zona com dores e cubra com película aderente, colocando sobre esta um saco de água quente, até 20 minutos. Pode repetir esta dica durante vários dias e não mais de 4 vezes ao dia.

Sugerimos a leitura do artigo com várias dicas caseiras para as dores reumáticas e outro ainda onde falamos sobre a prevenção e tratamento da escoliose, um desvio da coluna vertebral.

As plantas podem ajudar nas dores das costas

Use plantas:

Comece por experimentar bromelaína, três vezes ao dia e em jejum. Esta planta melhora a circulação e reduz o inchaço. Não tome esta planta se estiver a usar algum tipo de medicamento à base de anticoagulantes!

Pode ainda tomar até 1 grama de valeriana por dia, separada em 4 cápsulas de 250mg. Esta planta contém uma substância que age como sedativo. Poderá ainda fazer chá de valeriana, mas este tem um cheiro muito activo e desagradável.

Consulte o nosso artigo onde explicamos porque a yoga pode ajudar a melhorar as suas dores na coluna.

Tenha uma postura correcta:

As posições que fazem menos pressão nas costas são as recomendadas. Se tiver que estar de pé, faça-o sempre sobre os dois pés. Tente estar o mais direito possível, até sentir que está na posição que sobrecarrega menos a sua coluna.

Na cama, opte por se deitar de costas ou de lado. Se estiver deitado de costas, pode ainda colocar uma almofada por baixo dos joelhos e outra por baixo da cabeça. Se a sua posição favorita é de lado, ponha uma almofada entre as pernas.

Quanto estiver sentado, escolha uma almofada em forma de L e de dimensões razoáveis para apoiar a coluna. Pode ainda usar uma almofada insuflável para apoio do pescoço e o manter na posição mais correcta.

Se trabalha sentado, pouse os pés devidamente no chão, com as ancas acima dos joelhos. use ainda uma almofada para apoiar as suas costas contra a cadeira. Pode ainda usar um rolo, de até 12 cm de diâmetro, para apoiar a zona lombar. Aprenda outras dicas de como se sentir melhor no seu local de trabalho.

Sempre que estiver sentado, retire tudo o que tem nos bolsos de trás das calças. Qualquer relevo poderá ser o suficiente para prejudicar uma boa postura, enquanto está sentado.

Se estiver a conduzir ou numa viagem de automóvel, use igualmente um rolo de espuma de borracha, entre a zona lombar e o encosto.

Enquanto lava a louça ou está numa fila de espera, tente sempre ter um pé mais alto do que o outro e vá trocando de pé, afim de permitir o relaxamento de cada lado muscular da coluna.

Massagem nas costas

Experimente massagens nas costas:

Uma boa massagem na zona afectada, pode ser um grande alívio para as dores na coluna. Peça a alguém para começar por espalhar um bom creme sobre as costas, nas zonas afectadas, de forma a aquecer as zonas afectadas, sem fazer muita pressão. Experimente um bom massajador, colocando bolas de ténis dentro de uma meia comprida, e rolando esta engenhoca pelas zonas com dor.

Se quiser, adquira na farmácia um bálsamo à base de cânfora, metilo, dietilamina ou salicilato de glicol, todos eles com características analgésicas. (Não use este tipo de substâncias em conjunto com almofada eléctrica, saco de água quente ou compressas quentes).

Sugira ao seu médico a prescrição de um creme à base de capsaicina, uma substância com propriedades inibidoras da comunicação da dor ao cérebro. Este creme pode ser usado durante várias semanas e deve parar com a sua utilização, caso esteja a provocar algum tipo de irritação na pele.

Use mostarda:

aqui falámos que a mostarda é muito eficaz no combate às dores nas costas e articulações. Esta substância produz uma sensação de calor e formigueiro, que pode ajudar a tirar as dores nas costas, ou outros locais. Prepare 1 parte de mostarda em pó e 2 partes de farinha e junte água até obter uma pasta cremosa. Espalhe esta preparação sobre um pano e aplique sobre a pele, na zona dorida. Assim que sentir desconforto na pele, retire-a, já que tempo excessivo poderá causar irritações cutâneas. Use esta aplicação no máximo três vezes ao dia.

Comece o dia em forma:

Experimente fazer alongamentos antes de sair da cama. Deite-se de costas e alongue os braços lentamente sobre a cabeça. Depois, e de barriga para cima, puxe os joelhos até ao peito, alternadamente. Quando sair da cama e estiver com os dois pés no chão, coloque as mãos por debaixo das nádegas e incline-se lentamente para trás alongar a coluna. Conheça os vários benefícios de fazer alongamentos.

Consultar um médico?

Antes de experimentar estas dicas, aconselhamos consultar um médico, afim de averiguar se as dores nas costas são provenientes de um problema que exija tratamento especializado. Se as suas dores na coluna forem repentinas e se tiverem propagação até ás pernas, joelhos ou pés ou se forem acompanhadas de febre, dores no peito ou dificuldade em respirar, aconselhamos consultar um médico o mais rapidamente possível. Por vezes, as dores nas costas são um alerta para outros problemas e podem ser solucionadas com, por exemplo, exercícios físicos específicos para o ajudar a fortalecer a coluna e prevenir problemas de futuro.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

98 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 11-05-2015

    @alberto malonda:
    Obrigado pelo seu comentário.
    Para um bom aconselhamento, deverá falar com o seu médico.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  2. alberto malonda
    20-08-2014

    preciso saber qual remédio devo tomar para fortalecer a minha coluna vertebral para não prejudicar a reprodução

  3. Ricardo Miguel
    29-03-2014

    @Vera Damasceno:
    Ficamos felizes por continuar ajudando todos vocês.
    Muito obrigado pelo seu comentário e até uma próxima visita.

  4. vera lucia miranda damasceno
    12-02-2014

    gostei muito das informaçoes vou fazer o tratamento pois estou com minha coluna que não consigo ficar em posiçoes nenhuma que doi eso posso consultar no proximo mes

  5. Ricardo Miguel
    06-12-2013

    @Rita Laura:
    Obrigado pelo seu comentário e esperamos que tenha melhoras.
    Abraço e até uma próxima visita.

  6. 03-12-2013

    eu nao conecia este tipo de remedio mas agora vou uzar

  7. Ricardo Miguel
    21-11-2013

    @Luzenita:
    Esperamos que com o nosso artigo e as opiniões dos leitores consiga encontrar melhoras para o seu problema.
    Grande abraço e até breve e que consiga melhoras rápidas para o seu problema.

  8. luzenita
    14-08-2013

    oi pessoal, meu nome é Luzenita, tenho 44 anos, sofro de muita dor nas costas são dores insuportáveis, fico até com dificuldades para respirar, não aguento mais tomar injeções, queria muito que alguém me ensinasse uma planta medicinal que, pelo menos, aliviasse a dor , pois remédios de farmácia me fazem mal. obrigada.

  9. Ricardo Miguel
    07-05-2013

    @Bechior, @Rosilda Leal:
    Muito obrigado pela vossa participação e por partilharem mais dicas com todos os leitores.
    Grande abraço e felicidades!

    @Edvane, @Bento, @Mirene:
    Obrigado pelos vossos comentários e desejamos a todos as sinceras melhoras!
    Abraço e até breve.

    @Elder:
    Além de todas as dicas que apresentamos, sugerimos sempre que procurem um médico para um diagnóstico sobre o problema de cada pessoa em particular.
    As suas sinceras melhoras e obrigado por nos ter visitado.

  10. BECHIOR
    29-04-2013

    Prezados sendo eu proprietários de algumas érneas de disco , bico de papagaio sentía muitas dores nas costas , um amigo me indicou algo e nunca mais sentí dores, as érneas e o bíco continuam na coluna mas não me incomodam em nada . Me mandaram da bahía SUCUPIRA é um tipo de semente, voce dá uma quebradinha numa 10 sementes e deixa curtir por tres días no álcool mais ou menos um copo americano depois de pronto voce massageia o corpo no local da dor à noite e de manhã .. Faça isso e depois me diga o resultado Ok .. Abços

  11. 22-04-2013

    Me ensinaram ferver 10 folha de maramgabava, e tomar com se fosse água, disseram que é ótimo mas eu não acho esta panta. Se alguem souber onde enconrar me de a dica, obrigada

  12. elder alves de olive
    22-03-2013

    sinto mtas dores nas costas e braços, tenho escoliose, ja fiz fisioterapia e nada resolve, qro saber o remedio ideal pra me ajudar, mande no meu email, elderoliveira2013@hotmail.com

  13. mirene
    16-03-2013

    Gostei das dicas. Vou seguir pois sinto muitas dores nas costas.

  14. Bento nuquisso
    12-02-2013

    gostei muito deu pra apreder. Mas plantas que devem nos dar mas detalhes porque nem todas sabemos mas existem varias. Obrigado

  15. edvane
    11-02-2013

    adorei ler estas matérias que nos dão uma idéia , sobre o tamanho do nosso problema . Pelo que entendi e me encaxei nos sintomas o melhor mesmo a fazer e procurar um médico.
    Muito obrigado por esclarecer minhas dúvidas.

  16. 04-02-2013

    @Horácio Emanuel:
    Não precisa agradecer! Muito obrigado pela sua visita e por ter deixado o seu comentário.
    Grande abraço e as suas melhoras.

  17. Horácio Emanuel
    02-02-2013

    muito obrigado pelas dicas foi muito importante um forte abraço

  18. 01-02-2013

    @Regina, @Melissa, @Luis Carlos Halla, @Shirlane, @Gladstone:
    Desde já muito obrigado a todos pelos vossos comentários.
    Para os que já seguiram os nossos conselhos sem sucesso, aconselhamos que consulte um médico da especialidade, de forma a realizar um diagnóstico correto para o problema que possa estar na origem das dores nas costas.
    Abraço, as melhoras e até uma próxima visita.

  19. REGINA
    21-01-2013

    BOM DIA !
    SINTO MUITA DOR NAS COSTAS FIZ UMA CIRURGIA VASCULAR HA UNS 5 ANOS AONDE TOMEI ANESTESIA COMECEI ASENTIR FORTES DOR DE CABEÇA AU ME LEVANTAR QD ME DEITAVA ADOR PASSAVA VOLTEI AO HOSPITAL E TIVE QUE TIRAR SANGUE PARA TAMPAR O BURAQUINHO DA ANESTESIA QUE TOMOI POIS O MEDICO ME DISSE QUE POR LA ENTRAVA AR COMO SE FOSSE UM ELEVAR NUNCA TIVE TANTA DOR .
    DEPOIS DE TUDO ISTO FIQUEI BOA DE UNS TEMPO MAIS OU MENOS UNS 3 ANOS COMECEI A SENTIR DOR NA COLUNA NAO CONSIGO DOBRAR A PERNA DIREITA NEM AMARRAR O TENIS DESTA MESMA PERNA E NEM A PERNA NAO CONSIGO ABRIR O QUE EU TENHO QUE FAZER PARA VOLTAR O MEU NORMAL TENHO QUE FAZER ALGUN TIPO DE GINASTICA GOSTO MUITO DE ANDAR OQUE EU FAÇO POR FAVOR PODE ME MANDAR A RESPOSTA NO MEU E-AMIL AGRADEÇO DESDE JA DEUS ABENÇOE

  20. GLADSTONE
    27-12-2012

    Eu tinha problema e dores, o remédio alivia mas não cura, experimentei algo e estou curado entre em contato no meu email.

  21. 04-12-2012

    me dei muito bem com o chá de semente de mostarda,canela e erva-doce.

    tome duas vzs ao dia 01 pela manhã 01 ao deitar

    é excelente!!!!

  22. 27-11-2012

    nossa essa dicas são otimas vai ajudar muito a minha vó que sofre com esse mal de coluna faz tempo

  23. shirlane
    17-11-2012

    adorei tudo vou expriementar

  24. 12-11-2012

    A maioria das pessoas que sofrem com as dores nas costas, quando dispõe do conhecimento adequado, pode se tratar com sucesso. A maioria dos problemas musculares e articulares são de origem mecânica, ou seja, provocado por um movimento ou uma posição. Se você está pensando na má postura está correto, mas existem outras causas também. Muitas dores nas costas, quadril, joelhos e pés são causados por osteoartrose e/ou discopatia degenerativa na coluna, podendo causar sintomas na perna e pé. Muitas vezes acreditamos que as dores na coluna ou dores irradiadas sejam musculares, e na maioria das vezes não é. Muitas das dores da coluna provocam deformações no disco vertebral, uma espécie de amortecedor localizado entre as vértebras. Tire suas dúvidas: http://www.pensandosaude.com.br/dor/membros-inferiores-faq.html, ou e-mail: contato@pensandosaude.com.br – Dr. Abnel Alecrim, Campinas, SP.

    Mais dicas:
    – Como obter uma boa noite de sono?

    – Má postura e Obesidade – Bico-de-papagaio – Má postura – Obesidade – Bico-de-papagaio – Osteofitose – Coluna – Má Postura – Sedentarismo – Dores – Hérnia de Disco – Método Mckenzie

    – Hérnia de Disco – Tratamento sem Cirurgia – Hérnia de Disco – Tratamento sem Cirurgia – Dor Lombar – Tratamento – Método Mckenzie – Fisioterapeuta – Correção Postural

    – Postura Corporal das Crianças – Postura Corporal das Crianças – Ergonomia – Escoliose – Cifose – Tendinite – Dor nas Costas – Dor de Cabeça – Má Postura

    – Entrevista na Rádio CBN – Entrevista na Rádio CBN – Má Postura – Hérnia de Disco – Método Mckenzie – Fisioterapeuta Abnel Alecrim Andrade

    – Posições do Corpo para um Boa Noite de Sono – Posições do Corpo para um Boa Noite de Sono – Travesseiro Certo – Posição Certa – Distúrbios do Sono

    – Qual é a melhor posição para dormir?

    – Você Sente Dores ou Desconforto no Pescoço, Cabeça, Ombros e Braços?

  25. 03-11-2012

    @Dores alivie:
    Muito obrigado pela sua dica e pela sua participação.
    Abraço e até uma próxima visita.

  26. dores alivie
    02-11-2012

    Alivie dores nas costas com Óleo de Geramataia

    http://thudinho.blogspot.com/2012/10/alivie-dores-nas-costas-bico-de.html

  27. 31-10-2012

    @Maria Marly Martins, @Marcos Silva, @Cristina, @Izabela:
    Desde já muito obrigado a todos pelos vossos comentários.
    As nossas dicas poderão ajudar a aliviar as dores nas costas mas nem sempre podem solucionar o problema.
    No caso dos problemas persistirem, sugerimos que consultem um médico da especialidade, para um diagnóstico e tratamento adequado ao seu caso.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  28. 29-10-2012

    @Dr. Abnel Alecrim:
    Muito obrigado Doutor pelas suas recomendações, que esperamos que possam ajudar muitas pessoas.
    Grande abraço e obrigado por ter visitado o Dicas Caseiras.

  29. 15-10-2012

    Muitas dores no corpo podem ser causadas por osteoartrose na coluna, podendo as regiões acometidas da coluna emitir sintomas para as regiões distantes como pescoço, braços, coluna lombar, pernas e pés. O resultado ruim no tratamento da dor nas costas inicia pelo diagnóstico errado, onde a má postura e o desconhecimento da ergonomia não são levados em consideração pelos profissionais de saúde, sobram então os exames de imagens. É preciso um diagnóstico correto, para que o tratamento seja realizado de forma segura, rápida, sem medicamento ou cirurgia. Um diagnóstico errado transforma um caso tratável sem solução. Veja mais: http://www.pensandosaude.com.br/dor/coluna-vertebral-faq.html, Dr. Alecrim, Campinas, SP.

  30. maria marly martins
    13-10-2012

    obrigado,estou muito contente por ter encontrado algumas dicas para dor nas costa,ja venho a muito tempo sentindo e consultei no site d anvisa e mim supreendi com tantas dicas maravilhosa.agora vou colocar em pratica!!!

  31. marcos silva
    12-10-2012

    tou sintindo muitas dores na região lombar,queria saber um remedio bom pra a juda?????

  32. cristina
    11-10-2012

    sinto muitadores nas costas tenho minhacoluna desviada e doi muito preciso de um remedio caseiro

  33. izabela
    16-09-2012

    Olá, eu sou a Izabela,e sinto tanta dor nas costas nesses dias!
    Sou uma estudante, então carrego mochila e ela tem dias que está pesada, então por esse motivo eu devo estar sentindo dor nas costas e principalmente na coluna e no pescoço???

  34. 25-07-2012

    @Atelina, @Marciano, @Juliana:
    Além do artigo com algumas dicas para acabar com as dores nas costas, deixo aqui outros artigos que poderão ser úteis:

    Dicas para corrigir a postura corporal
    Como se sentir melhor no seu local de trabalho

    Espero ter ajudado.
    Grande abraço e as melhoras para todos.

  35. 23-07-2012

    @Atelina Alves:
    Já experimentou as nossas dicas? Já procurou um médico para fazer um diagnóstico completo?
    Abraço, obrigado pela sua visita e rápidas melhoras.

  36. 23-07-2012

    @Ronivam:
    Obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gostou das nossas dicas para as dores nas costas.
    Abraço e até breve.

  37. juliana
    26-06-2012

    acho qeu estas dicas foram otimas para a dor de costas mas gostaria de mais coisa eeeeeehehehheehheeeeeeeeee:(
    não tenho mais dicas podia-me dizer mais dicas 🙂

  38. 28-05-2012

    Tenho apenas 17 anos e sinto muitas dores na lombar, fico muito tempo na frente do computador, tem algum excercício específico para o meu caso?. Já fiz seções de massagens mais pouco aliviaram a minha dor.

  39. 04-05-2012

    eu gostei muito dessas dicas para dor nas costas

  40. 26-04-2012

    preciso de ajuda para melhorar dores nas costas, já faz anos que sofro com isso, só faltava pedir ajuda pra você, faça isso por mim.

  41. 26-04-2012

    por favor alguém me ajude, sinto dores nas costas há anos e gostaria de não sentir pelo menos uma vez na vida ,será possível?

  42. 02-04-2012

    @Sílvio Luís:
    Muito obrigado pela sua participação.
    Abraço e até breve.

  43. Sílvio Luís
    01-04-2012

    Muito interessante

  44. 15-03-2012

    @Weverson:
    Muito obrigado pelo seu elogio. Ainda bem que gostou… 🙂
    Abraço e até uma próxima visita.

  45. weverson
    15-03-2012

    parabéns pelo site super legal

  46. 14-03-2012

    @Mauri:
    Já experimentou as nossas dicas? Já tentou ir a outro médico? Por vezes a opinião de um só médico não é suficiente, já que, infelizmente, nem sempre o diagnóstico são os mais corretos.
    Obrigado pela sua participação e as melhoras.

  47. 13-03-2012

    @Lays:
    Ficamos muito contentes por poder ajudar.
    Muito obrigado pela sua participação e por nos ter visitado.

  48. Lays
    27-02-2012

    estou otima pois esperimente suas dica obrigada e continui ajudado pois vcs vau ajuda muita gente

  49. mauri
    26-02-2012

    bom dia
    tenho muitas dores lombares.ja faz 5 ano ja fiz exame da coluna nao deu nada sendo que o medico informou que as dores sao lombares teria algum remedio de laboratorio ou natural para estas dores por favor aguardo retorno mauri sao paulo

  50. 16-02-2012

    @Jose Villar, @Caio:
    Muito obrigado pela vossa participação e por também ajudarem outros leitores.
    Abraço e até uma próxima visita.

  51. 07-02-2012

    Gente fica uma dica!

    Aqueles que tem dores nas costas constantemente e ja tentou diversas alternativas, ultimamente utilizo Iplikator, é um tapete de acumpreçao, baseado na acupuntura, fazendo relaxar os músculos, melhorando a circulação de sangue. Para min solucionaram muitos problemas que tinha na lombar e cervical, esse tapete é baseado na medicina alternativa oriental.
    Mais informações podem ver na pagina aqui http://www.dolorfree.com
    Esse tapete é baseado na medicina alternativa oriental

    Uma dica, barata, e eficaz,

  52. jose villar
    05-02-2012

    gostei e achei muito interessante essas dicas a respeito da coluna.muitas pessoas sentem dores e as vezes nao atentam para pequenos detalhes que podem aliviar as dores.parabens a todos,muito obrigado.

  53. 25-11-2011

    @Patrícia:
    As dores nas costas podem estar relacionadas com variados problemas e é muito importante o seu diagnóstico, para saber donde vem o problema.
    Poderá experimentar as nossas dicas, mas não esqueça de visitar o seu médico.
    Abraço e até uma próxima visita.

  54. 25-11-2011

    @Miriam:
    Se não consegue um alívio com nenhuma das nossas dicas, aconselhamos que consulte um médico da especialidade e com a maior brevidade possível.
    Não descuide a sua saúde! As melhoras e muito obrigado pela sua visita.

  55. 25-11-2011

    @Luis Felipe:
    Pode experimentar as nossas dicas e com certeza que alguma o ajudará. Não esqueça de consultar um médico se o problema for persistente.
    Abraço e obrigado por nos ter visitado.

  56. 12-11-2011

    @Celer:
    Ficamos contentes por ter ajudado.
    Abraço e até uma futura visita ao nosso site.

  57. 12-11-2011

    @Perina:
    Vamos ter em conta o seu pedido e em breve publicaremos um artigo para ajudar a aliviar as dores no peito.
    Abraço e até uma próxima visita.

  58. Patricia
    10-11-2011

    ando com dores nas costas, mesmo no fim das costas, estou a passar por uma fase complicada psicologicamente. Já me informaram que as dores poderão ser originada pelo stresse, por uma depressão. O certo é q ando com estas dores horriveis, q me provocam mal estar ….

  59. Celer
    04-11-2011

    Boa tarde!!
    Muito bom as dicas vou seguir com cuidado.

  60. miriam
    26-10-2011

    Ola, faz +- duas semanas qe estou com dores nas costa do lado direito perto ou em cima da pá das costas.Ja dormi ate om o colcão no chão para ver se melhorava, a principio sim mas despois voltou. As dore sempre aparecem durante a madrugada. Não aguento vou para o sofa pequeno, deito de lado expremida ate que consigo dormir. è tão forte que respirando ou ate mesmo ingerindo algo, sinto doer. Como é dificil conseguir medicos nessa area, peço a você alguma dica e se puder, me mande a resposta por email. Obrigada. Estarei aguardando .

  61. Luis felipe
    26-10-2011

    Alguem pode me manda ae uma dica coisa rapida pode faze na hora to com uma do na coluna e no pescoço MANDA PRO MEU Email:luisfelipe7421@yahpp.com.br

  62. Perina
    17-10-2011

    Gostaria de saber. Oq e bom para dor no peito?asvezes durmo de mal jeito e dói o lado esquerdo do peito. Perina

  63. 12-10-2011

    @Daniel:
    Muito obrigado pelo seu comentário. Abraço e até uma próxima visita.

  64. 12-10-2011

    @Aguinaldo:
    Ainda bem que fomos úteis para si. Abraço e obrigado por nos ter visitado.

  65. Daniel
    10-10-2011

    parabens para quem fez,ou teve a produtividade

  66. Aguinaldo
    06-10-2011

    A receita caseira é otima pois tenho problemas de coluna fiz e senti aliviado

  67. 02-10-2011

    @Marlucia:
    Desejamos as suas melhoras e agradecemos a sua visita e comentário.
    Até uma próxima visita.

  68. 02-10-2011

    @Nycolly:
    Obrigado por nos ter visitado. Abraço e até breve.

  69. marlucia
    29-09-2011

    vou esperimentar tudo par ver se dá certo !!!!!!!!

  70. nycolly mendes ribeiro
    24-09-2011

    otimos comentarios

  71. 22-09-2011

    @Bill:
    Ainda bem que gostou das dicas. O nosso objectivo é mesmo esse, de ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
    Abraço e até uma próxima visita.

  72. bill
    19-09-2011

    otima dica vai mi ajudar muito desde ja obrigado

  73. 19-09-2011

    @Neil:
    Desde já muito obrigado pelo seu comentário e pelo seu elogio. Já experimentou em ervanárias? Lojas de chás?
    Obrigado por nos ter visitado e até breve.

  74. Neil
    15-09-2011

    Se tiveste mais gente como o Ricardo a internet nao seria essa banguca que e hoje. Ricardo parabens pela dicas, agora a onde eu consigo essa planta Valeriana. Valeu

  75. 28-08-2011

    @Tatiana:
    Já experimentou alguma das nossas dicas? Se as dores continuarem, aconselhamos que visite um médico da especialidade.
    Muito obrigado por nos visitar e até uma próxima oportunidade.

  76. Tatiana
    26-08-2011

    Oi meu marido acordou com uma tremenda dor nas costa ele não sabe se dormiu de mal jeito óque ele pode fazer pra passar a dor

  77. Ricardo Miguel
    09-08-2011

    @Alberto:
    Não sou doutor para poder ajudá-lo nesse aspecto, apenas partilhamos conselhos de outros médicos.
    Aconselhamos que procure um médico da especialidade, de modo a diagnosticar correctamente o vosso problema e a indicar o tratamento adequado.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  78. alberto
    08-08-2011

    ola meu nome é albertosou de manaus, dr as dicas sao boas, mais dr como fazer se a pessoa tem que trabalhar no pesado todos o dias ,dr tem alguma , cinta que possa coregir a postura da coluna, dr a minha mulher toma um remedio sóq ue nao tem mais efeito nos ajude?.
    desde ja agradeço,

  79. Ricardo Miguel
    02-08-2011

    @José Ivo:
    Desde já muito obrigado pelo seu contacto e ficamos muito contentes por ter gostado das nossas dicas. Tente moderar a sua actividade e verificar se ainda continua com dores.
    Em caso das dores persistirem aconselhamos que consulte um médico especialista, para o diagnosticar correctamente.
    Abraço e até uma próxima visita.

  80. José Ivo Rodrigues de Melo
    30-07-2011

    gostei muito das dicas, sinto dores na coluna gosto de fazer atividade fisica (correr) mais quando começo a praticar a coluna tambem começa a doer que deixo de fazer a atividade fisica que tanto gosto, qual a dica para nao parar?, gosto do que faço. Agredeço e espero receber por e-mail todas as dicas possiveis para continuar com minha atividade fisica rotineira desde minha juventude.

  81. Ricardo Miguel
    29-07-2011

    @Marlene:
    Obrigado nós pela sua visita e sua participação.
    Ficamos muito contentes por ajudar.
    Abraço e até breve.

  82. 28-07-2011

    muito obrigado pelas dicas muito obrigado mesmo

  83. Ricardo Miguel
    14-07-2011

    @Juliana:
    Obrigado pelo seu comentário. Também gostámos muito da sua visita. Abraço e volte mais vezes.

  84. 14-07-2011

    Adorei as dicas! Maravilha

  85. Ricardo Miguel
    20-06-2011

    @Isabelle:
    Agradecemos o seu comentário e ficamos felizes que tenha gostado das dicas.
    Quem sabe em próximos artigos falaremos sobre o que sugeriu.
    Abraço e até breve.

  86. Isabelle
    19-06-2011

    gostei muito das dicas serviram para minha tinha e para minha mae obrigada pelas dicas. adoreiiii a dica muito boa so que n encontrei para queimaçao na coluna.

  87. Isabelle
    19-06-2011

    As dicas foram otimas para a minha mãe e para minha tia,elas gostaram da dica das toalhas e gela e tambem a das plantas bromelaina e valeriana.todos os que visitaram aqui deve ter gostado muito mesmo ate aquele que nao comentou recomendo q comente assim todos ficara enformados e comentaram ai aqui ficarar famoooso
    pode ser que ate eu e o comentario.beijos com carinho isabelle.
    mas tem que por mas e muitas dicas a quero encontrar aquela da queimaçao na pia do nosso corpo quem moutou essas dica esta de parabens mesmo, mesmo,mesmo.

  88. 02-04-2011

    @Neri Soares:
    Obrigado nós pela sua visita e as melhoras da sua esposa.
    Abraço e volte mais vezes.

  89. Neri Soares
    28-03-2011

    sempre são boas as dicas principalmente as de alongamneto, esta antes de sair da cama eu não sabia minha esposa é quem tem dor na coluna vou falar para ela agora. Obrigado.

  90. RM
    09-03-2011

    Rayan:
    O Clonix por exemplo, mas é um remédio forte e é preciso ter cuidado com o estômago.
    Outro conselho: não tome analgésicos durante muito tempo, pois eles podem fazer com que os sintomas desapareçam mas escondam um problema maior…
    Abraço e as melhoras e muito obrigado pelo seu comentário!

  91. Rayan
    09-03-2011

    otimas dicas, achei esse site que estou tentando ajudar meu namorado, sabe nome de algum remedio que funcione? isso é constante, que alivie a dor rapido, pq as vezes ele esta fora de casa. grata (:

  92. 04-01-2011

    Caro amigo,boa noite.
    Li as dicas sobres dores na coluna,mas não vi alguma que se referisse ao uso de infravermelho para aliviar as dores.Minha pergunta é:o uso do infravermelho,dessas máquinas massageadoras,que são vendidas em farmácias,podem ajudar no alívio das dores oriundas de osteoartrose cervical e lombar?Ou elas não fazem nenhum efeito e ainda podem prejudicar o organismo com o uso contínuo ?
    Obrigado antecipado pela atenção dispensada.

  93. RM
    24-11-2010

    Olá Rita. Ainda bem que gostou do nosso artigo.
    Esperamos sinceramente que as nossas dicas a tenham ajudado no alívio das dores de costas.
    Abraço e até à sua próxima visita.

  94. Rita de cassia
    21-10-2010

    adorei, muitas dica mim ajudaram muito. parabéns

  95. 10-09-2010

    @Ivone:
    Ainda bem que gostou das dicas. Em breve teremos uma newsletter e não me esquecerei de si.
    Abraço e obrigado pelo seu comentário.

  96. ivone
    29-08-2010

    E de grande proveito todasas dicas aqui aprendidas quão maravilhoso é saber que pequenas ações podem salvar muitas pessoas obrigadae gostaria de recebe-las por e-mail boa noite

  97. 17-06-2010

    Ainda bem que gostou das dicas.
    Abraço e até breve.

  98. 16-06-2010

    Ótimas dicas!

10 Trackbacks

  1. […] Dicas para acabar com as dores nas costas […]

  2. […] Dores nas costas – Algumas dicas que vão aliviar as suas dores nas costas […]

  3. […] a leitura do artigo onde apresentamos várias dicas para aliviar as dores nas costas e na coluna e outro ainda onde mostramos várias dicas caseiras para o alívio das dores reumáticas e […]

  4. […] 16 dicas para as dores nos pés – Como aliviar e prevenir as dores nos joelhos – Algumas dicas úteis para acabar com as dores nas costas – Como diagnosticar e aliviar as dores nas […]

  5. […] Algumas dicas para aliviar as dores nas costas […]

  6. […] Algumas dicas preciosas para acabar ou aliviar as dores nas costas – O que são doenças reumáticas e onde procurar […]

  7. […] – Dicas para acabar com as dores nas costas […]

  8. […] daquelas pessoas que tem dores de costas constantes depois de um dia de trabalho? Tem os olhos cansados de olhar o dia inteiro para o […]

  9. […]   Se necessitar leia o nosso artigo com algumas dicas para acabar com as dores nas costas. […]

  10. por massoterapia « Massoterapia Belo Horizonte em 28-04-2011 às 11:09 PM

    […] Dicas e remédios caseiros para as dores da coluna | Dicas Caseiras 12 jun. 2010 … Se as suas dores na coluna forem repentinas e se tiverem propagação até ás pernas, … Qual o melhor tratamento para combater a . … http://www.dicascaseiras.com/…/dicas-caseiras-para-alivio-da-dor-nas-costas/ – Em cache – Similares […]