Os benefícios de comer bananas

Um estudo realizado por três universidades, elegeu a banana como um dos alimentos mais completos e perfeitos na sua composição.
Saiba porquê…

A banana é um óptimo alimento enérgico:

A banana contém 3 açúcares naturais: a sacarose, a frutose e a glicose. Estes combinados com a fibra da banana, fornecem uma rápida absorção no organismo, fornecendo uma rápida e elevada dose de energia.

Pesquisas realizadas provam que apenas duas bananas são o suficiente para fornecer energia para 90 minutos de exercícios intensivos.

A banana é o alimento energético número 1 escolhido pela maioria dos atletas de alta competição.

A banana melhora a mente e o sistema nervoso:

200 Estudantes de uma escola de Twickenham, comeram bananas ao pequeno-almoço, lanche e almoço para aumentar a sua capacidade mental. Frutas com teor de potássio mais elevado aumentam a capacidade de aprendizagem e de atenção.

Estudos realizados pela Mind em pessoas que sofriam de depressão, revelaram-se positivos em pessoas que fizeram uma dieta rica em bananas. Estas sentiram-se mais bem dispostas e mais humoradas. Tudo isto acontece graças à proteína ‘triptofano”, uma proteína que o organismo converte em serotonina, um neuro-transmissor que melhora o humor e o bem-estar geral. Esta proteína, o ‘triptofano’, ajuda ainda aqueles que sofrem de Desordens Afectivas Ocasionais (DAO), já que aumenta, como já vimos, o estado natural do humor.

O stress também pode ser melhorado graças a um mineral vital para o nosso organismo – o potássio. Este normaliza o ritmo cardíaco, levando mais oxigénio ao cérebro e regulando o equilíbrio de água no corpo. Estas características são fundamentais para ajudar o organismo a regular os níveis de stress no dia-a-dia.

As bananas contém ainda vitamina B, uma vitamina que ajuda o sistema nervoso a estar mais estável.

Comer bananas é saudável

A banana melhora o sistema cardiovascular:

As bananas contém um nível elevado de potássio e um baixo nível de sódio, a combinação perfeita para combater a tensão arterial alta. A agência responsável pelo controle de alimentos e remédios dos Estados Unidos, autorizou as indústrias de bananas a informar oficialmente que estas reduzem o risco de tensão alta e o risco de morte por enfarte até 40%!

O ferro, outro constituinte das bananas, estimula a produção de hemoglobina no sangue, ajudando também pessoas com problemas de anemia.

A banana melhora também desordens intestinais:

Tal como já dissemos, as bananas são ricas em fibras. Estas ajudam a regular as funções intestinais, prevenindo e ajudando na prisão de ventre, por exemplo.

Este belo fruto têm um efeito antiácido natural. Problemas de azia podem ser evitados se comer uma banana ao final das refeições. Saiba aqui outras dicas para combater o problema da azia.

Caso sofra de problemas de úlcera crónica gástrica ou duodenal, pode consumir, sem problema algum, bananas durante a sua dieta diária. Estas ajudam a neutralizar a acidez do estômago, protegendo ainda as suas paredes.

A banana ajuda em outros problemas do dia-a-dia:

Uma das formas de curar uma ressaca é fazer uma mistura de banana, leite e mel. A banana acalma o estômago e juntamente com o mel ajuda a subir os níveis de açúcar no sangue. Saiba aqui mais dicas para combater a ressaca.

Se sofreu picadas de mosquitos, experimente esfregar a parte de dentro da casca da banana sobre a zona afectada. Muitas pessoas relatam bons resultados na redução da irritação e comichão.

Muitas culturas vêem a banana como uma fruta ‘refrescante’, que pode reduzir a temperatura física e emocional em mulheres grávidas. Em certos países nórdicos, as grávidas comem bananas para os bebés nascerem com temperatura equilibrada.

Pessoas que estão a largar o tabaco, podem ser ajudadas consumindo bananas. Os graus elevados de vitamina A1, C e B6 contidos nas bananas, ajudam o corpo a superar os efeitos da privação de nicotina no organismo.

Certos dermatologistas relatam casos de sucesso no combate às verrugas. Experimente você mesmo colocando a parte interna da banana sobre as verrugas, usando-as durante algumas horas no local afectado, presas com fita adesiva, por exemplo.

Como viram, a banana é um remédio natural muito eficaz no combate a muitos problemas do quotidiano. Comparada à maçã, por exemplo, as bananas têm 4 vezes mais proteínas, 2 vezes mais carbohidratos, 3 vezes mais fósforo, 5 vezes mais vitamina A e ferro e 2 vezes mais sais minerais e outras vitaminas. É também rica em potássio e sacia a fome, não engordando. Podemos assim dizer que a banana é um dos alimentos mais completos que podemos consumir!



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

14 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    15-11-2013

    @Humberto:
    Muito obrigado pela sua visita e comentário.
    Grande abraço.

  2. Humberto
    23-06-2013

    Fiquei tão impressionado com o poder que a banana tem e gostei o método eficaz que a matéria foi explicada

  3. Ricardo Miguel
    22-06-2013

    @waldeney torres:
    Acreditamos que todas devem ter as mesmas propriedades.
    Abraço e obrigado pela sua participação.

  4. waldeney torres
    20-06-2013

    Sobre o artigo sobre as bananas, todos os seus benefícios, só tenho uma dúvida.
    Como existem diversas qualidades de banana (nanica, prata, maçã, da terra, ouro, etc)
    Qual seria a mais indicada para ser consumida diariamente ???
    Obrigado.

  5. Ricardo Miguel
    24-05-2011

    @Vera:
    É verdade, é mesmo um fruto muito bom e apreciado pela maioria das pessoas.
    Muito obrigado pelo seu comentário e volte mais vezes.
    Abraço.

  6. Vera
    24-05-2011

    Realmente,a banana é uma das frutas mais completas.Meu esposo tem 63 anos e come banana após as refeições e à noite,banana com leite.È uma pessoa muito saudável.Não toma nem um tipo de remédios.

  7. 05-05-2011

    @Paulo Lopes:
    Muito obrigado pelo seu comentário. Aqui em Lisboa também conheço de algumas pessoas que gostam da combinação de banana e pão e é também uma sobremesa muito apreciada, inclusive, por mim também!
    Abraço e obrigado pela sua visita. Até breve.

  8. Paulo
    01-05-2011

    Vim é net ao motor de busca procurar algo que me desse remédio para a azia, encontrei o que procurava, e este comantário é ja o terceiro que faço sobre um artigo vosso.
    Por acaso durente a tarde comi uma banana dentro de um pão.
    Podem achar estranho esta combinação mas sou natural da Ilha da Madeira, e pão com banana é um lanche normal lá.
    Desde sempre que como banana, a alguns anos a esta parte como menos porque mudei para o Alentejo e aqui fica caro comer banana da madeira, optar por banana da América Latina é uma solução mas diminui a qualidade, muito menos, pouca gente sabe a sensação de comer uma banana colhida na hora, muito bom, muito bom mesmo.
    Ao ler este vosso artigo boas recordações me vieram á memória.
    Os meus sinceros agradecimentos.
    Paulo Lopes

  9. 10-09-2010

    Olá! Tal como todas as frutas, também as bananas são muito saudáveis para a saúde.
    Muito obrigado pelo seu comentário e até uma próxima visita!

  10. ivone
    29-08-2010

    Que bom pois não dava a minima para as ricas bananas, agora elas vão fazer parte de minha alimentação diaria pois tenho pressão alta e vai me ajudar é muito.

  11. 22-08-2010

    @Cristina:
    Ainda bem que gostou do artigo. Estamos sempre a aprender!
    Já somos dois, eu também adoro banana!
    Abraço e volte em breve!

  12. Cristina
    21-08-2010

    Adorei a materia. Eu já comia banana a muito tempo porque me disseram que era bom para aliviar as minhas contantes caimbras e realmente nunca mais tive.Mas pelo que li aqui,ela tbém faz bem para uma séria de outras coisas.\o/ Viva a banana rsrs Beijinhos e obrigado por repartir.

  13. 21-07-2010

    @Ana:
    De facto, é raro alguém não gostar de bananas, mas têm um carácter muito benéfico para a saúde.
    Abraço e obrigado pelo comentário.

  14. 15-07-2010

    Xiiii..lascou …tenho pânico de banana !!
    Esse artigo me foi útil em carater de informção hahha…porque se eu depender das bananas tô lascada na vida !

4 Trackbacks

  1. […] Porque as bananas são saudáveis? – Conheça todas as vantagens de usar ervas aromáticas – Saiba porque deve começar a incluir soja […]

  2. […] Conheça as propriedades e porque deve comer bananas – Saiba porque é importante comer frutos secos – Laranjas e os muitos benefícios para a sua […]

  3. [...] – Conheça 11 benefícios de comer uma maçã por dia – Porque o limão é tão importante para a saúde e beleza? - Conhece vários benefícios de comer bananas [...]

  4. [...] falar sobre as vantagens que os alimentos trazem para a nossa saúde.  Já aqui falámos sobre os benefícios de comer bananas, mencionámos alguns dos melhores alimentos para prevenir o cancro e ainda todos os benefícios [...]