Dicas para tratar problemas nas gengivas

Aprenda neste guia, algumas dicas para o tratamento de problemas das gengivas inchadas, gengivas que sangram, gengivas inflamadas, dor nas gengivas ou gengivites.

Se sai sangue das gengivas quando escova os dentes ou tem as gengivas com inchaço, o mais provável é que tenha uma inflamação nas gengivas, ou uma gengivite. Se esta não for tratada devidamente, pode provocar doenças mais graves nas gengivas, em que estas se separam dos dentes. Pode ainda provocar abcessos ou mau hálito crónico ou a queda dos dentes.

Seguem algumas dicas caseiras para o ajudar a combater a placa das gengivas e ter umas gengivas saudáveis e sem dores.

Se tiver com dores de dentes, poderá consultar as nossas 13 dicas para o alívio da dor de dentes.

Dê uma anestesia às suas gengivas:

Se tem dores ou inchaço nas gengivas, bocheche com água salgada ou água oxigenada (1 colher de chá num copo de água). Ambas ajudam a matar as bactérias e a aliviar as dores.

Coloque um saco de gelo sobre a face, na zona onde tem dores. Como todos sabem, o gelo ajuda a diminuir o inchaço e serve também como anestesiante.

Experimente ainda um saquinho de chá húmido sobre a zona dorida ou infectada. O chá contém ácido tânico, que ajuda a reduzir o inchaço e a parar o sangramento.

Casos mais graves podem ser tratados com óleo de cravinho-da-índia ou gel para os dentes dos bebés.

Use pasta de bicarbonato de sódio e água, que é muito eficaz na morte de germes. Informe-se sobre as quantidades exactas para usar este produto, já que o uso em excesso poderá afectar a sensibilidade das gengivas.

Massaje a zona afectada:

Afim de melhorar a circulação nas gengivas e acelerar o processo de cura, poderá fazer uma pequena massagem na zona afectada, apertando-as ligeiramente com o polegar e indicador. Pode ainda usar óleo de coco para produzir um efeito calmante nas gengivas.

Poderá ainda adquirir um estimulador gengival, em farmácias, de forma a massajar com mais eficácia as gengivas.

Uma escova de dentes eléctrica ou um aparelho de irrigação oral são duas soluções muito eficazes para a limpeza e massagem das gengivas. Ambos chegam a locais que as escovas de dentes tradicionais não conseguem.

Poderá ainda friccionar as gengivas com tintura de calêndula, com excelentes qualidades terapêuticas para gengivas doridas.

Chá de camomila faz bem às gengivites

Bochechar e gargarejar:

A gengivite poderá ser tratada com bochechos regulares de chá de camomila. Prepare uma solução de 3 colheres de chá desta plana, numa chávena de água quente e deixe repousar e arrefecer. Poderá guardar este preparado no frigorífico para utilizações futuras.

Os elixires orais são também muito eficazes para o tratamento das gengivas. Prefira os que tenham cloreto de cetilpiridínio ou brometo de domifeno. Estes elixires têm um efeito muito positivo no combate da placa bacteriana. (Evite o uso excessivo e prolongado deste produto).

Para quem tem dentes limpos e saudáveis e vai ao dentista pelo menos duas vezes ao ano, uma pequena irritação nas gengivas são apenas um pequeno alerta para o modo e regularidade com que tem escovado os seus dentes ou usado o fio dental.

Porém, se as suas gengivas mostrarem um aspecto diferente ou começarem a sangrar com regularidade, será importante visitar um dentista.

Considere ser um caso mais grave, caso tenha dores fortes ou se tiver febre e/ou os gânglios do pescoço inchados. Poderá ser sintoma de um abcesso que exige um tratamento imediato.

Espero que estas dicas tenham sido úteis no tratamento e prevenção das suas gengivas. Evite as gengivites, abcessos e outros problemas graves nas suas gengivas, seguindo estas dicas importantes. Nunca coloque de parte a ida a um médico especializado, para casos mais graves.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

110 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 11-05-2015

    @paulo:
    Obrigado pelo seu comentário.
    Esperemos que as nossas dicas o ajudem. Depois diga como correu!
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  2. paulo
    15-07-2014

    poxa! já gastei muito dinheiro com produtos de higiene bucal, nunca foram eficaz!
    essas dicas vão ser colocadas em prática e tenho certeza que uma delas vai ser de grande eficácia, muito obrigado pelas dicas.

    grato!

  3. 11-04-2014

    @Magali:
    Olá. Se o seu problema persiste, aconselhamos que procure de novo o dentista, preferencialmente outro dentista, para um novo diagnóstico e um possível tratamento diferente. Infelizmente, e como deve compreender, não nos é possível fazer diagnósticos “virtuais”.
    Grande abraço, obrigado por nos ter visitado e as melhoras.

    @Steffanie:
    Muito obrigado pelo seu comentário e por nos ter visitado.

    @Dentista em Lisboa:
    É isso mesmo! Sempre deixamos claro que é importante consultar um médico, já que as nossas dicas apenas aliviam os sintomas mas não resolvem o problema.
    Obrigado pelo seu comentário e até breve.

    @Debora Borba:
    Provavelmente o diagnóstico por parte do seu dentista não foi o mais correto.
    Aconselhamos procurar outro para saber uma nova opinião e ser feito um novo diagnóstico.
    Muito obrigado pela sua visita e as melhoras para o seu problema.

  4. DEBORA BORBA
    07-03-2014

    oi, estou com minhas gengivas muito inchadas, dói muito, inflamadas, aftas na boca, e meus dentes estão flojos, já fui ao dentista , ele só fez limpeza e mandou eu tomar um remédio, malvatricim,mas não esta funcionando, não consigo nem comer de dor, o que pode ser e o que devo fazer…obrigada

  5. 03-03-2014

    É sempre bom alertar para este tipo de problemas que, se não forem tratados e prevenidos podem dar sérias consequências. Com a boca, assim como com toda a saúde do nosso corpo, não se brinca.

  6. Steffanie
    26-02-2014

    Olá a todos, fui na minha dentista e ela me disse que eu estava com gengivite, ela me recomendou a usar todos os dias o fio dental, e colocar 1 tampinha de água oxigenada volume 10 em meio copo de água morna e bochechar, e usar enxaguante bucal PerioGard .

  7. Magali
    14-12-2013

    Boa noite,

    Há alguns anos tenho gengivas retraídas, há uns 3 meses, depois que tirei os 4 dentes do siso, começou uma dor insana no 2º molar, fui ao dentista e embora eu não tenha nada neste dente, ela sugeriu de fazer o canal, enrolei por uns 2 meses, aí , ela muito honesta, falou para eu tentar uma escovação melhor, escovar com água morna e tentar alguns tipos de pasta de dentes para ver o que alivia; bem li o texto acima e não sei em qual tratamento eu me encaixo, vocês poderiam me dar alguma sugestão de remédio caseiro? Muito obrigada pela atenção!

  8. Ricardo Miguel
    28-11-2013

    @Eliane, @Joyce, @Josiane, @Flavia, @Cláudia:
    Olá a todos. Gostaria de lembrar que o nosso site serve apenas para dar algumas dicas de como aliviar os seus sintomas e nunca fornecemos uma cura para qualquer problema. Além do mais, cada caso é um caso e é sempre aconselhável que procurem o vosso dentista para um diagnóstico específico para o seu problema bem como um tratamento adequado.

    Muito obrigado a todos pelos vossos comentários e as melhoras rápidas.

  9. Cláudia
    09-11-2013

    Olá,gostava de fazer uma pergunta.
    Então é assim no dia dos meus anos Outubro, apareceu-me um enxaço na gengiva de baixo, por vezes parece ter a bochecha enxada e também a latejar não tenho a cara enxada mas encumoda bastante , mas dói-e bastante quando estou deitada, será que posso ir ao Hospital, visto que o meu dentista só está em Dezembro 🙁 , o que me aconselha fazer?
    Obrigada.

  10. flavia
    22-09-2013

    Oi sinto dor na gengiva do dente da frente não esta irritada e nem com sagramento.

  11. josiane
    20-09-2013

    ola..
    estou gravida,minhas gengivas as vezes sangram e esta inflamada tanto as de cima quanto as de baixo.o que faço

  12. 19-08-2013

    eu tenho gengivite e meu dente ja esta esposto ja fui ao dentista mais com timua o que devo fazer

  13. Joyce
    10-07-2013

    Estou com uma dor no final da boca na gengiva e não acho que seja o siso nascendo, pois já me aconteceu de comer algo, me morder e a gengiva ficar dolorida e até inflamar por conta disso. Sinto dor há dois dias ao mastigar mesmo que não seja do lado onde está dolorida a gengiva. O que faço pra aliviar a dor?

  14. Ricardo Miguel
    09-05-2013

    @Dougleys:
    Olá Dougleys. Quando existe um inchaço é porque existe algum tipo de infecção.
    Aconselhamos que procure o seu dentista para um diagnóstico e tratamento adequados.
    Muito obrigado pelo seu comentário e as melhoras.

    @Paulo, @Americo, @Noeli:
    Olá a todos. Como já foi dito, as nossas dicas poderão ajudar a aliviar os sintomas, o que nem sempre é significado de uma resolução do problema.
    Aconselhamos sempre, mesmo que isso seja um pouco dispendioso, que se desloquem a um dentista para um diagnóstico e tratamento adequado, por forma a não agravar ainda mais os problemas.
    Muito obrigado pela vossa participação e as melhoras rápidas para todos.

  15. dougleys
    02-05-2013

    Olá .. toda vez q vou escovar os dentes sangram muito.. e estou com o ganglio do lado esquerdo inchado.. será que esse ganglio ta inchado devido o sangramento da gengiva??

  16. paulo
    25-04-2013

    ola tive muita febre e começou bastante aftas pela boca , mas agora ja esta inchndo minhas gengivas doi muito q remedio caseiro devo usar ja estou tomando amoxilina e diclofenaco ok

  17. 14-03-2013

    oi os meus dentes sagram ao escovar o que faco?

  18. noeli
    16-02-2013

    Minha gengiva sempre sangra, tenho um abcesso no canino e um que aparece vez em qd no molar inferior, estou extremamente indisposta. Não sei mais o que fazer, td vez que vou ao dentista sou receitada com amoxilina e ibuprofeno(SUS), arrebenta com meu estômago, mas o problema volta. Parece simples, mas dentista não é um profissional acessível a tds, msm sendo algo grave!

  19. 04-02-2013

    @Zeca:
    Por vezes, o barato sai caro e estar a adiar uma ida ao dentista só lhe vai trazer mais problemas e agravar a sua situação.
    Tente, por todas as formas, visitar o seu dentista e arranjar forma de o conseguir pagar, já que a sua saúde é muito importante, e sem ela nada conseguirá fazer.
    As nossas dicas poderão aliviar os seus sintomas, mas não vão resolver o problema.
    Esperamos ter ajudado de alguma forma e desejamos de coração que consiga solucionar os seus problemas.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  20. zeca
    22-11-2012

    ola, eu tenho as gengivas inchadas em quase toda a boca, e na parte frontal, nos dentes de baixo, a gengiva descai (separou-se dos dentes, dentes esses que estão um em cima do outro). para alem disso, a minha lingua tem 2 aftas na ponta, das quais uma delas é maior e esta em constante contacto com os dentes. tenho tido febre, e tenho a garganta inflamada, também tive diarreia mas já estou melhor quanto a isso acho eu. nao tenho grandes capacidades financeiras de ir a um dentista, será que existe alguma solução mais pratica?

  21. 31-10-2012

    @Sonia, @Rui Matos, @Adriana, @Fá, @Alex, @Leo, @Rickson, @Domingos Aquino, @Dey:
    Antes de mais, muito obrigado a todos pelos vossos comentários.
    Lembramos que as dicas que apresentamos poderão ajudar, mas nem sempre solucionar o problema de todas as pessoas.
    Recomendamos que, caso os sintomas persistam, que procurem com brevidade um dentista, para um diagnóstico e tratamento correcto para o seu caso.
    Grande abraço, as melhoras e até breve.

  22. sonia
    25-10-2012

    Boa tarde? minha mãe tem 61 anos de idade e sofre há um certo tempo com dor na gengiva já foi em dentista japassaram remédio e nada adianta ela tem gastrite imunidade baixa não é qualquer remédio que ela pode tomar o que pode ser me ajudem obrigada

  23. Rui Matos
    23-10-2012

    Bom dia. Eu já vai fazer 2 semanas +/- que tenho sensibilidade nas gengivas e quando escovo os dentes, sangra maioria das vezes. Eu escovo os dentes regularmente mas o problema não desaparece, até já tentei pastas de dentes diferentes e nada, deixa de doer num lado e começa no outro e vice-versa….não sei como fui apanhar isto, já tive uma vez ou duas mas passou e não levou este tempo todo. Vou ter de ir ao dentista porque não passa, normalmente deixo as coisas passarem com o tempo mas já estou a ficar preocupado.

  24. ADRIANA
    18-10-2012

    Olá bom dia.
    Estou com problemas gengivais sérias , a semanas que não durmo direito, não como .São 2:33 da manhã estou sozinha numa cidade que só por Deus não estou mais aguentando, sei que tenho que ir no dentista mas como eu ando com minha alma doente acho que um diagnostico neste momento só iria piora mais as coisas. sendo assim aqui estou eu tentando achar alguma coisa para aliviar minha dor, já não sei mais o que tomar os remédios já não fazem mais efeitos,hoje fui na fármacia comprei o antibiótico Cefalexina, Neopiridin , óleo de cravo, água oxigenada diz que ia melhora mas até agora nada, me ajudem por favor aliviem pelo menos a minha dor…………

  25. alex
    10-10-2012

    Eu não estou com dores na gengiva, e ela também não esta inchada. Porém ela esta recuando dos dentes. Isso e gengivite?

  26. leo
    02-10-2012

    parece dicas simples e eficaz. vou fazer a da agua salgada pois meus dentes cisos estãoem cima da minha gengiva e irritou ela vamos ver se vai dar resultado ate eu tirar meus cisos. de qualquer forma muito obrigado pelas dicas e sucesso para vcs!

  27. 25-09-2012

    Dica para uma boa escovação!!!

    Procure escovar os seus dentes sem o creme dental. O Creme dental nos da uma falsa sensação de limpeza. Sempre escove os dentes olhando no espelho para garantir que está escovando todas as regiões necessárias. Use uma escova macia e sinta as serdas entrando entre a gengiva e os dentes, gaste ao menos 15min. com esse processo, quando tiver certeza que limpou bem tds os dentes ai vc pode usar o creme dental só p/ dar uma refrescancia e um bom hálito. NUNCA durma sem escovar os dentes. E MUITO FIO DENTAL!!!

  28. 25-09-2012

    90% das causas de inflamação da gengiva ( inchaço, dor e sangramento) se dão pela má higienização da boca. Normalmente quando estamos com a gengiva doendo, sangrando e inchada fazemos uma coisa muito errada que é deixar de escovar aquela região por achar que vai “machucar” mais , quando o certo é escovar bem o locar e passar muito fio dental. Escovando bem e passando o fio dental a gengiva geralmente volta ao seu estado normal… quando isso ñ resolve, ai ñ adianta, deve-se procurar um dentista que com certeza ele indicara o melhor tratamento a vc. Viisitar o seu dentista regularmente é muito importante, mas mais importante que isso é vc ter uma boa higienização.

  29. domingos aquino
    08-09-2012

    boa noite !
    minhas gengivas sangram com frequência e tá dando impressão que minhas gengivas estão diminuindo ,o que devo fazer para curar esses sangramentos ?

  30. Rickson
    03-09-2012

    Oi Tenho um Duvida, Minhas gengivas nao doem mas estao um pouco inchadas e saindo sangue quando escovo os dentes. Seguindo essas Dicas e indo ao dentista eu estaria Curado da minha Gengivite em quanto tempo? Mt Obrigado.

  31. Dey
    23-08-2012

    Minhas gengivas estão meio moles, e quando escovo o dente sengram, mas n doem nem nada do tipo, já estão por volta de 2 meses assim, escovo os dentes diariamente e passo fio dental, oq eu faço ? obrigada

  32. 30-07-2012

    @Daniela Lemes:
    Obrigado nós pela sua visita e pelo seu comentário.
    As melhoras rápidas e até uma próxima oportunidade.

  33. 28-07-2012

    @Carlos:
    Obrigado Carlos pela sua dica.
    Abraço e até uma futura visita.

  34. 26-07-2012

    @Elson:
    Não tem que agradecer! Abraço e ainda bem que as dicas foram úteis!
    Abraço e até à próxima!

  35. 26-07-2012

    @Clayton:
    Pode começar por experimentar as nossas dicas, mas nunca esqueça de consultar o seu dentista, principalmente se o problema se agravar ou não passar.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  36. 25-07-2012

    @Polliana:
    O mais importante é ir ao dentista, tal como falamos no artigo! As nossas dicas poderão ajudar, mas nem sempre são suficientes para resolver os problemas!
    Abraço e as suas melhoras.

  37. 25-07-2012

    @Banguelo:
    É muito importante tratar o problema logo na fase inicial e consultar o seu médico/dentista.
    As dicas que apresentamos podem aliviar as dores e atenuar o problema, mas este só será diagnosticado e tratado corretamente com a ajuda do seu médico.
    Abraço e muito obrigado pelo seu comentário.

  38. 25-07-2012

    @Macedo Maria:
    Infelizmente, as dicas nem sempre resolvem o problema, mas poderão ajudar.
    Tente por todas as formas consultar um médico ou dentista, de forma a poder ajudá-la a resolver o seu problema.
    Abraço, as suas melhoras e obrigado por nos ter visitado.

  39. 25-07-2012

    @Gabriel:
    Não esqueça de consultar o seu médico ou dentista. As nossas dicas poderão ajudar bastante, mas não garantem tratamento a 100%!
    Abraço e obrigado pela sua participação.

  40. 25-07-2012

    @Beto:
    Obrigado pela sua opinião, ela é muito importante para nós.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  41. 19-07-2012

    oi!sou a dani estou com a gengiva bastante inchada….mas acho que terei que ir ao dentista.
    pois a minha dor e demais,mas gostei muito das dicas,vou segui-las a risca….tem muita coisa que eu nao sabia;e achei muito interessante…..espero que voces tambem tenham gostado……e bem legal isso…ter algo em que pode confiar….obrigado por me darem dicas.

  42. polliana
    05-07-2012

    oi!! estou com minha gengiva do dente queiro inferior inchada, acho que o dente quer nascer mais!! o que eu faço! já coloquei tanta coisa e nada passa a dor, já está atingindo minha garganta e ouvido!! me ajude por favor!!

  43. elson
    04-06-2012

    obrigado hj ja vou dormir apos bochechar com agua salgada e massagar a face com gelo. boa dica amanha vou ja no dentista.

  44. banguelo
    01-06-2012

    tinha muita dor de dente a solução foi alicate fui ao dentista e tirei tudo kkkkk sofri muito com dores de dente para canal apredi que dor de canal so doe quando existe uma infecção paracetamol alivia um pouco mais so cessa a dor com ajuda de antibiotico e um bom anti inflamatorio pior que dor de canal é a inflamação da gengiva que mesmo com remedios a dor não passa para aliviar a dor de gengiva exite uma pomada anestesica sabor laranja que os dentistas usar para aplicar a anestesia alivia a dor mais não por muito tempo passa já é uma alternativa porem causa lesão na gengiva o melhor remedio é procurar um dentista e so tomar remedio com acompanhamento de um medico!

  45. Gabriel
    30-05-2012

    Eu ja fiz oque esta dizendo nas dicas , bom , esta melhorando mais estou com dificuldades para comer… espero acabar logo.

  46. Macedo maria
    05-05-2012

    Ola,eu precisava de uma ajuda urgente tenho gengivite muinta avançada a muintos anos que frecuento o DENTISTA,nao tinhao suloçao so um liquido para gorgojar a boca e uma pasta e nada resultou dia a pos dia aumento, problema da gengivite
    provocando a queda dos DENTES e nao encontro ninhuma soluça estou desoriantada ja nao posso comer e vou ficar sem os meus DENTES e nao tenho dinheiro para meter os DENTES ajudem-me por favor OBRIGADA……

  47. Beto Cpo Grande Rj
    29-04-2012

    show de bola muito bom este site, parabéns!

  48. clayton
    28-04-2012

    tenho gengivite, e sai sangue o que posso fazer para melhorar.

  49. Podem usar propolis verde de abelha. Retira os inchaços e dá alívio em 15 dias, colocando o propolis todos os dias.

  50. 02-04-2012

    @Nicole:
    Obrigado pelas suas dicas e até breve.

    @Helio:
    Também ficamos gratos pela sua participação. Abraço e até breve.

  51. helio
    01-04-2012

    foi muito importante para mim.fico muito grato.

  52. Nicole
    26-03-2012

    Meu pai é dentista e ele disse que aguá oxigenada vol 10 é otimo e sara rapidinho.

  53. 06-03-2012

    @Verena de Oiveira:
    Aconselhamos que experimente algumas das nossas dicas e que consulte o seu dentista o mais brevemente possível.
    Muito obrigado pela sua visita e até uma próxima.

  54. 06-03-2012

    @Henrique:
    Aconselhamos que procure um dentista com a maior brevidade possível.
    Quase sempre as situações agravam-se com o tempo, ficando mais difícil o seu tratamento.
    Obrigado pela sua visita e as melhoras.

  55. henrique
    25-02-2012

    Estou com a gengiva baixa e inflamada, toda vez que escovo os dentes começa a sair gangue, então to passando pedra uni com água oxigenada, então gostaria de saber se tem algum problema em passar esse medicamento.

  56. verena de oiveira
    24-02-2012

    por favor tenho um dente que tem uma enorme placa ela é que esta segurando o dente.a gengiva está muito inchada e as vezes sangran que fazer até eu poder ir ao dentista.me ajude por favor obrigada.

  57. 21-12-2011

    @Paulo Barreto:
    Muito obrigado pelo seu contacto.
    Enviámos-lhe um email para saber mais sobre como pretende ter o nosso site na sua página.
    Obrigado pelo seu contacto e até uma próxima visita.

  58. 05-12-2011

    @Marina Rocha:
    Os sítios que sugerimos são numa farmácia, drogaria ou ervanária.
    Obrigado nós por visitar o Dicas Caseiras e até breve.

  59. marinarochazanotti
    03-12-2011

    Gostaria de saber onde encontro o Elexir com Cloreto de Cetilpiridínio ou
    Brometo de Domifeno contra placa bacteriana.
    Muito obrigada
    Marina

  60. Estou formando pagina de interação social,Os cuidados dos dentes em geral ( saúde)são impresindiveis para toda a familia,Eu observo o trabalho que prestam é muito bom,e,se for possivel gostaria de te-los comigo em minha pag,
    Sem mais e grato por sua atenção.
    Paulo Barreto

  61. 25-11-2011

    @Rafaely:
    O melhor que pode fazer pelas suas gengivas e pela sua saúde, é procurar o seu médico.
    Entretanto, experimente algumas das nossas dicas para aliviar esses sintomas.
    Abraço e até uma próxima oportunidade.

  62. 25-11-2011

    @Adriana:
    Como já foi dito, poderá testar algumas das nossas dicas, mas não deixe de procurar um médico para um diagnóstico eficiente.
    Obrigado pela sua visita e até à próxima.

  63. 25-11-2011

    @Jurandy Barbosa:
    Para um alívio temporário, teste algumas das nossas dicas e procure, assim que possível, um dentista para diagnosticar correctamente o seu problema e encontrar possíveis soluções.
    Muito obrigado pelo seu comentário e desejamos as suas melhoras.

  64. 25-11-2011

    @Daniel Carvalho:
    Poderá experimentar as nossas dicas para aliviar as suas gengivas, mas não evite um dentista. Hoje em dia os dentistas não causam dor e evitam problemas ainda mais complicados e de resolução ainda mais difícil. Não brinque com a sua saúde.
    As melhoras e obrigado por ter visitado o Dicas Caseiras.

  65. 25-11-2011

    @Matheus:
    Mais uma vez aconselhamos a procurar sempre um dentista.
    As nossas dicas são apenas para aliviar o problema até procurar por ajuda de alguém da especialidade.
    Abraço e as suas melhoras rápidas.

  66. 25-11-2011

    Eliana:
    Certamente que será a sua dentista a melhor pessoa para indicar quais os procedimentos a realizar.
    Exponha esses mesmos problemas a ela e com toda a certeza que saberá o que fazer.
    Abraço e as suas melhoras. Obrigado por ter comentado no nosso site.

  67. 25-11-2011

    @Marcos:
    Sem dúvida que é aconselhável a visita a um dentista, aos primeiros sinais de algum problema e se possível, uma ou duas vezes por ano.
    As dicas apresentadas no Dicas Caseiras não são solução para o problema, mas apenas uma pequena ajuda até procurar a solução.
    Por questões financeiras, são poucas as pessoas que conseguem ir mensalmente a um dentista, até porque estes são muito dispendiosos.
    Abraço e muito obrigado pelo seu comentário.

  68. 25-11-2011

    @Sereso:
    Aconselhamos que procure o seu dentista. Esse mau gosto, está normalmente relacionado a algum tipo de infecção/inflamação.
    Abraço, as suas melhoras e obrigado por nos ter visitado.

  69. 25-11-2011

    @Isaias:
    Não existe nenhum limite, mas tal como em tudo, é sempre bom alguma moderação! :p
    Abraço e até uma próxima visita.

  70. Rafaely
    17-11-2011

    tou com gengivite, minha gengiva sangra quando escovo os dentes , e a minha gengiva esta se afastando dos meus dentes. Oque eu tenho que fazer?

  71. MARCOS HELENO ANTON
    15-11-2011

    Sou Engenheiro e aprendi através de muitos problemas que tive nos dentes que a melhor coisa a fazer primeiro sinal de dor ou sensibilidade é ir ao dentista. E mais vá ao dentista regularmente (acredito que 1 vez ao mês ou a cada 2 meses) também para fazer a remoção da placa. Com saúde não se brica! Deixe para usar estas dicas quando estiver numa ilha deserta…..

  72. minha filha tem so cinco anos ela esta cm o gengiva enchada naum sei o q faz pra para de doe e tbm esta inflamada

  73. jurandy barbosa
    05-11-2011

    Há três dias não consigo durmir ; minhas gengivas estão horrivelmente inflamadas e, a dor que estou sentindo, parece ser a maior do mundo; nunca senti nada igual !! Não bastasse, agora os dentes também estão doendo. Tô pra enlouquecer de tanta dor. Por favor, alguém me ajude !!!

  74. Eliana
    03-11-2011

    Ola…Fiz tratamento de canal nos quatro dentes da frente, depois foi feito um tratamento com fibra de vidro, desgastados para colocar facetas, desde então tenho dois dos dentes que doí muito, e estão os quatro sensível ao toque.
    o que devo fazer o pedir para minha dentista fazer???
    Obrigada

  75. Daniel Carvalho
    23-10-2011

    Eu estou com as minhas gengivas enchadas e eu tenho muito medo de dentistas então oq eu posso usar para ajudar a mehorar minhas gengivas
    com oq eu posso buchechar.Porfavor me ajuda

  76. Matheus
    20-10-2011

    minha gegiva esta descerdo pra baixo

  77. Sereso
    13-10-2011

    sinto dor na gengiva entre meus ultimos dois dentes de cima não sangra mais eu sinto um gosto horrivel saindo entre eles o que posso fazer?

  78. 02-10-2011

    @Acacio:
    Pode experimentar algumas das dicas que apresentamos, mas não se esqueça de visitar um dentista para um diagnóstico e tratamento correcto.
    Abraço e obrigado por nos visitar.

  79. 02-10-2011

    @Juaci:
    Os dentistas são muito caros é uma realidade. Mas muitos dos problemas das gengivas e dentes só podem ser tratados por eles.
    Muito obrigado por nos ter visitado.

  80. Juaci goiaba
    29-09-2011

    Os dentistas são uns exploradores só em último é que recorro a esses gatunos.

  81. Isaías
    24-09-2011

    Olá, o bochecho com água oxigenada deve ser feito quantas vezes ao dia? desde já agradeço a atenção. Abraço

  82. acacio
    22-09-2011

    Tenho problema de gengiva como eu posso tratá-la especificamente?

  83. 22-09-2011

    @Igor:
    É sempre preciso muito cuidado com os dentes e gengivas. Se o seu problema não melhora, aconselhamos que procure um dentista e exponha o seu problema, de modo a ser diagnosticado correctamente.
    Continue lavando, com suavidade, os seus dentes e passe sempre o fio dental.
    Abraço e as suas melhoras.

  84. igor moura
    20-09-2011

    Eu estou com dores na gengivas e inchaÇo, isso pode ser gengivite, como tratar?
    eu escovo os dentes qnem louco e passo o fil dental mais msm assim continua inchado e causando dores.
    espero q responda e obrigado pela atençao. =)

  85. 14-09-2011

    @Hilda:
    Poderá ser também uma periodontite, uma doença grave que pode dar origem à perda dos seus dentes. Procure com urgência um dentista e se aconselhe com ele. Existem dentistas mais baratos e de igual qualidade. Não deixe a sua saúde de lado.
    Abraço e as suas melhoras. Muito obrigado por ter visitado o Dicas Caseiras.

  86. Hilda
    12-09-2011

    Olá, eu estava sentindo muita dor na gengiva, quando eu fui perceber, minha gengiva tinha descido e dois dentes estavam moles, isso pode ser tartaro? o tratamento é muito caro ?

  87. 11-09-2011

    @Magna:
    Para todos os leitores que nem sempre conseguem uma solução na primeira tentativa com o seu médico, é sempre aconselhável voltar lá ou até procurar outro médico.
    Não deixem os problemas se agravarem, tratando-os quanto antes.
    Abraço e obrigado pela sua visita e comentário.

  88. magna
    06-09-2011

    Machuquei minha gengiva comendo churrasco e ela desde então incha!
    Já fui ao dentista e ele mandou fazer bochecho com periogard,mas não está solucionando o problema!!
    O q eu faço??

  89. 28-08-2011

    @Elis:
    O nosso melhor conselho é que consulte um dentista, o tão breve quanto possível.
    As nossas dicas poderão ajudar a resolver alguns problemas, mas nem sempre são solução para todas as pessoas.
    Obrigado pela sua visita e as melhoras.

  90. elis
    26-08-2011

    elis olá estou com problemas a nove meses. Coloquei aparelho mas na parte superior mas logo sentir direreça nos dentes inferior, mas decidir tira o aparelho pq estava deixando um espacho entre dois dentes no meio na inferior, e doi sinto q estao moles e as minhas gentivas sangram por isso tenho cuidado, mas nao sei se estou escovando direto ja q estou com tanto mendo, entou sinto q tem tataro, o que fasso me agude

  91. Ricardo Miguel
    20-08-2011

    @Junior:
    Ainda bem que gostou das nossas dicas. Abraço e obrigado pelo seu comentário.

  92. Ricardo Miguel
    20-08-2011

    @Lucilene:
    Aconselhamos sempre que visite um médico da especialidade de modo a diagnosticar e solucionar o seu problema.
    As nossas dicas nem sempre são solução para todos os problemas.
    Abraço e as melhoras.

  93. júnior
    19-08-2011

    gostei das dicas

  94. lucilene
    10-08-2011

    tenho dores em todos os meus dentes e emflama toda ,minha boca.e doi muita meus dentes dor imsuportaves.

  95. Ricardo Miguel
    10-08-2011

    @Geraldo:
    Amigo, prefere as dores ou o dentista, que raramente nos faz magoar e resolvem os nossos problemas de dentes? Pare de procurar solução para as suas dores, já que a solução para si é mesmo um dentista, só ele poderá ajudá-lo.
    Por favor, pare de se medicar e procure com urgência um dentista, vai ver que não vai se arrepender.
    Abraço e as melhoras.

  96. GERALDO
    09-08-2011

    tenho dores horriveis de dentes, principalmente na hora de me alimentar, nao posso mastigar alimentos com muita forca, pois doi muito, meus dentes estao quase todos bambos, o meu dente ciso, doi apenas em toca-lo, meus dentes sao brancos mas da pra ver as raizes de quase todos eles, estou desesperado, nao sei o que fazer, morro de medo de dentista, ja perdi varios dentes, pois ficam bambos e caem, nao sei se minha gengiva suportaria implantes, existem outros mecanismos para implantes, que nao doam muito?

  97. Ricardo Miguel
    29-07-2011

    @Suzane, @Elizete:
    Infelizmente as nossas dicas servem para melhorar os sintomas mas nem sempre são solução para os mesmos.
    Como cada caso é um caso, aconselhamos sempre que consulte um médico da especialidade, de modo a diagnosticar correctamente os seus sintomas, apresentando soluções adequadas para o seu caso em concreto.
    Muito obrigado pela participação e as melhoras.

  98. Elizete
    27-07-2011

    Gostaria de saber se quando a gengiva desce muito e os dentes ficam moles ainda existe algum tratamento?

  99. suzane
    26-07-2011

    ola tenho 19 anos e uso aparelho ortodontico percebi que durante a minha escovação esta havendo sangramento e minha gengiva esta enchada me disseram que era genginvite começei a fazer tratamentos naturais como bochecho de com cha de crao da india e camomila …porem e começei a tomar ant-inflamatorio porém não vejo resultados de melhoras ..sinto o mal cheiro sair daminha boca ..por favor me ajude

  100. Ricardo Miguel
    10-06-2011

    @Valdir:
    O sintoma de inchaço na gengiva poderá ser muita coisa, desde um simples pedaço de comida que ficou em algum dente ou uma infecção mais grave. Experimente algumas dicas e veja se houve melhoras. Se isso não acontecer passado alguns dias, consulte novamente o seu dentista ou até outro dentista.
    Abraço e as melhoras.

  101. valdir
    10-06-2011

    oi estou com inchaço na gengiva e dor de dente,fui ate a dentista ela falou que não pode passar nenhum medicamento apenas escove e passe o fio dental,sera que resolve meu problema?/

  102. Ricardo Miguel
    06-06-2011

    @Pedro:
    Como sempre dizemos, as dicas apresentadas não servem de solução do problema, mas sim para aliviar os sintomas.
    Se o problema for simples, estas dicas poderão resolver o seu problema, mas aconselhamos sempre que consulte o seu médico para um diagnóstico personalizado.
    Muito obrigado pela sua visita e as melhoras.

  103. Pedro
    04-06-2011

    Seguinte…Estou com um grande inchaço no freio da gengiva inferior e esta doendo muito alguem sabe o que é?e como posso tratar…obrigado

  104. 05-05-2011

    @Conceição:
    Olá leitora. Como deve compreender, as dicas são apenas para aliviar os sintomas e nem sempre são suficientes para resolver problemas, principalmente se estes se encontram em estado mais avançado. Recomendamos, portanto, a visita a um médico especialista o quanto antes.
    Muito obrigado pela sua visita e as melhoras.

  105. conceição
    04-05-2011

    Estou com problemas gengivais e isso tá me amedrontando muito.Não sou descuidada, mas tratamento dentário é muito caro e neste momento não estou podendo cuidar dos meus dentes, meu filho fica falando que estou com mau alito. fico muito triste, ele fala isso para meu bem . Como posso cuidar da gengiva com segurança,pois está sangrando, as veses acordo a noite com muito sangue na boca. me ajuda

  106. RM
    08-03-2011

    Olá Irone.
    Adiar um tratamento aos dentes poderá sair-lhe mais caro depois, já que esse problema pode agravar-se e propagar-se a outros dentes e outras partes saudáveis.
    Aconselhamos que tente fazer o mais cedo possível um tratamento dentário.
    Abraço e obrigado pelo seu comentário.

  107. Irone Maria de Sousa
    29-12-2010

    Estou com problemas gengivais e isso tá me amedrontando muito.Não sou descuidada, mas tratamento dentário é muito caro e faço faculdade então estou com dificuldades para pagar.Como posso cuidar da gengiva com segurança,pois está sangrando, até conseguir dinheiro para um tratamento? Isso até uns 6 meses…

  108. 08-07-2010

    @doctor:
    Olá. Está mencionado que é importante também a visita a um dentista, algo que ninguém deverá descuidar…
    Muito obrigado pelo seu comentário.

    @Dentista:
    Desde já obrigado pelo seu comentário. Existem vários estados de gengivite ou pequenas inflamações na gengiva. Claro está que estas dicas não são úteis para quem está a padecer de uma inflamação grave ou em estado avançado, mas são muito úteis para quem tem pequenos problemas nas gengivas e o guia serve também para evitar futuros problemas.
    Abraço e até breve.

  109. Dentista
    04-07-2010

    Problemas com gengiva? Procure um dentista especialista em PERIODONTIA!!!

    Essas dicas não tratam problema nenhum e podem até mascarar um estado de doença!

  110. doctor
    04-07-2010

    Esqueceu a dica mais importante: ir ao dentista regularmente.

3 Trackbacks

  1. […] passa por manter os dentes, a boca e as gengivas limpos e saudáveis, prevenindo cáries, tártaro, gengivite, periodontite, halitose (mau hálito) e a perda de dentes. Uma limpeza correcta e regular dos […]

  2. […]  Dicas para tratamento das gengivites e gengivas inflamadas | Dicas … […]

  3. […] De seguida, descrevemos algumas dicas que qualquer pessoa pode experimentar para tentar se livrar da dor de dentes, sem nunca se esquecer de consultar um dentista posteriormente: Se tiver com problemas nas gengivas, poderá consultar as nossas Dicas para tratar problemas nas gengivas. […]