Dicas para diminuir e prevenir o problema das varizes

As varizes, veias dilatadas de tons azuis, dão às suas pernas um aspecto feio e indesejado, provocando dores e comichões desagradáveis. O tratamento das varizes pode ser feito através de cirurgia, mas podem ser reduzidas e evitadas com algumas dicas que mostraremos de seguida.

O que são varizes e como aparecem?

As varizes são veias mais espessas e com pequenos nódulos. Elas aparecem devido à deterioração das válvulas existentes nas veias das pernas, que têm a função de permitir a circulação do sangue apenas das pernas para o coração. Quando isto não acontece, o sangue acumula-se nas veias mais à superfície, tornando-as mais espessas e nodosas.

As varizes aparecem com mais frequência nas mulheres e sobretudo nas mulheres grávidas. As varizes nas pernas são também mais frequentes nas pessoas que trabalham muitas horas em pé.

Ter varizes é grave para a saúde?

As varizes são mais um problema de estética que um problema de saúde. Apesar disto, muitas pessoas sentem dores fortes, especialmente se estão muito tempo em pé. Se as suas varizes aparecerem com feridas ou a pele junto às mesmas começar a descamar, é aconselhável consultar um médico.

Dirija-se imediatamente ao hospital se existir uma ruptura de uma veia com hemorragias ou se sentir fortes dores ao caminhar. Casos de inchaço, dores ou vermelhidão nas pernas, pode significar a formação de coágulos de sangue, o que se recomenda igualmente a consulta imediata de um médico.

Sempre que possa levante as pernas:

Descansar as pernas, deitando-se e colocando-as acima do corpo ajuda a forçar o sangue a circular em direcção ao coração. Esta é uma boa solução para as dores nas pernas e para aliviar os sintomas das varizes.

Poderá ainda experimentar uma posição de ioga: deite-se de costas e coloque as pernas esticadas na parede, num ângulo de mais ou menos 45 graus com o tronco. Mantenha esta posição durante 3 minutos, respirando fundo durante a operação.

Melhore a qualidade das suas veias:

O castanheiro da índia, sendo um remédio tradicional de fitoterapia para as varizes, melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos e fortalece as válvulas das veias. Comece por tomar 250 miligramas de castanheiro da índia duas vezes por dia e ao fim de 3 meses passe a tomar apenas uma vez por dia.

Tome 200 miligramas de extracto de gotu kola, 3 vezes por dia. Esta planta fortalece as parede das veias e o tecido à sua volta. A função venosa revela excelentes melhoras em pessoas que tomam gotu kola. Não o faça se estiver durante a gravidez.

A casca de limão contém rutina, uma substância eficaz na prevenção de derrames dos vasos capilares. Adicione casca de limão ao seu chá ou a sumos feitos de citrinos.

Se possível, tome diariamente vitamina C com flavonóides. Esta vitamina ajuda o corpo a manter a resistência dos tecidos que sustentam as veias, enquanto que os flavonóides ajudam o organismo na absorção da vitamina C. Tome 500 miligramas de vitamina C e 250 miligramas de flavonóides, duas vezes ao dia. Se começar a ficar com diarreia, reduza as doses de vitamina C.

Alimentos ricos em complexos de proantocianidina oligomérica (CPOs), variantes de flavonóides, encontram-se essencialmente nos mirtilos, nos arandos, nos arandos-da-américa, no extracto da graínha da uva, na casca do pinheiro, nas groselhas-negras e no chá verde. Opte por estes frutos ou por suplementos (entre 150 a 300 miligramas por dia). Estes CPOs fortalecem os vasos, ficando menos propícios a derrames. Estudos revelam que pessoas que tomam CPOs verificaram melhorias de até 75% nas suas varizes, comparativamente a pessoas que não os tomavam.

A água fria e quente aliviam as suas varizes:

Faça passar alternadamente água fria e água quente nas suas pernas. Estas mudanças de temperaturas fazem com que os vasos sanguíneos se contraiam e dilatem, melhorando a circulação sanguínea. Comece pela água quente durante 3 minutos, passando depois à agua fria, durante o mesmo tempo. Repita este procedimento três vezes.

Evite tomar banhos prolongados de água quente. Estes em nada são benéficos para as dores nas pernas ou para as varizes, já que isto fará com que as veias se dilatem ainda mais.

Artigos de ajuda:

As meias e collants são úteis para as varizes:

Meias de descanso ou collants costumam dar maior conforto às mulheres que têm pequenas varizes. Exercendo pressão nas pernas, estas meias ou collants impedem que as veias dilatem menos. Podem ser adquiridas em farmácias, por exemplo.

Meias de compressão masculinas Meias ou collants elásticas poderão ser usadas por quem tiver varizes maiores. Estas apertam mais nos tornozelos e menos nas regiões superiores da perna, ajudando assim a empurrar o sangue para cima. Podem ser encontradas em lojas ortopédicas e algumas farmácias. Os collants são mais eficazes para as mulheres. Para calçar as meias elásticas, faça-o antes de sair da cama, deitando-se de costas com as pernas no ar e puxando-as aos poucos, verificando se não ficam muito apertadas na barriga da perna ou nas virilhas.

Existem ainda collants de compressão especiais, indicados para mulheres grávidas, já que são mais largos ao nível da cintura e do ventre.

Melhore a circulação do sangue:

Evite permanecer sempre no mesmo local, ou sempre em pé ou sempre sentado, já que desta forma o sangue acumula-se com mais facilidade nas suas pernas. Sempre que possa caminhe de um lado para o outro, já que assim vai ajudar o sangue a circular pelas vias circulatórias.

Se passa muito tempo em pé ou sentado, faça um intervalo de hora a hora, se possível, fazendo flexões com os pés. Coloque-se em bicos de pés e volte a baixá-los, de forma a trabalhar os músculos da barriga das pernas, ajudando assim a comprimir as veias e a fazer subir o sangue em direcção ao coração.

Se estiver sentado evite cruzar as pernas, já que isto irá causar pressão sobre as suas veias, bloqueando a passagem do sangue de volta ao coração.

Tente fazer 20 minutos de exercício aeróbico três vezes por semana, andando a pé, por exemplo. Como deverá saber, peso em excesso faz mais pressão sobre as pernas e consequentemente sobre as veias, impedindo a melhor circulação do sangue.

Faça massagens sobre as pernas, exercendo pressão com os polegares sobre os músculos (nunca sobre as veias), deslizando os dedos de baixo para cima, em direcção ao coração.

Experimente ainda passar compressas embebidas num chá forte de casca de carvalho, estimulante para o fluxo sanguíneo. Poderá ainda experimentar compressas de hamamélia, muito eficazes também.

Trate os problemas de obstipação:

Opte por uma alimentação rica em fibra. Cereais ao pequeno almoço à base de farelo, maças e pêras (com casca), feijão e cereais integrais são bons alimentos para combater a obstipação. A força realizada para defecar, em caso de obstipação, prejudica a circulação sanguínea das pernas, exercendo pressão sobre as veias na região inferior das pernas.

Dica sobre o calçado:

Se usa sapatos altos, troque-os por sapatos rasos. Os sapatos de saltos mais baixos obrigam os músculos da barriga da perna a flectir, o que ajuda a bombear o sangue das pernas em direcção ao coração.

Espero que estas dicas o/a ajudem a melhorar e tratar os problemas das varizes e das dores nas pernas. Tal como em todos os artigos, aconselhamos sempre uma ida a um médico especialista, afim de averiguar possíveis problemas mais graves.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

25 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    29-03-2014

    @Lucieine Fernandes:
    Ficamos felizes por continuar ajudando todos vocês.
    Muito obrigado pelo seu comentário e até uma próxima visita.

  2. 05-02-2014

    Adorei as respostas, muito Obrigado !

  3. Ricardo Miguel
    15-11-2013

    @Kellen, @Paulo:
    Ainda bem que o artigo foi útil para vocês.
    Abraço e muito obrigado pela visita ao Dicas Caseiras.

  4. paulo claussen
    31-10-2013

    Gostei. ajudou-me bastante. valeu tchê loco!

  5. kellen
    20-07-2013

    quero ter melhoras porque elas estao ficando feia gostei da dica obrigado

    eu faço academia prejudica

  6. kellen
    20-07-2013

    quero ter melhoras porque elas estao ficando feia gostei da dica obrigado

  7. Ricardo Miguel
    01-06-2013

    @Manu:
    Ficamos contentes por ter ajudado! 🙂
    Abraço e muito obrigado pela sua visita.

  8. 31-05-2013

    ameiiiiiiiii tirei as minhas duvidas bjosssssss

  9. 01-02-2013

    @Solange:
    Ainda bem que gostou das nossas dicas!
    Abraço e muito obrigado por nos ter visitado.

    @Daniele:
    Infelizmente não conseguimos indicar as informações certas para si. Quem o poderá fazer será apenas o seu médico, com um diagnóstico e tratamento específico para o tipo de varizes que tem.
    Obrigado pela sua visita e até uma próxima oportunidade.

  10. daniele gouvea silva
    08-12-2012

    Há eu gostaria de receber informações exatas que currasse esse mal.

  11. SOLANGE
    12-11-2012

    GRANDES DICAS VOU EXPERIMENTAR.

  12. 25-07-2012

    @Sofia Fernandes:
    Uma forma de eliminar as varizes, é através de cirurgia.
    Abraço e obrigado pela sua participação.

  13. sofia fernandes
    07-06-2012

    a minha filha tem 14 anos e nao sabe como tirar a variz rapidamente! como posso ajudar a minha filha a tirar a variz em menos de uma semana?

  14. 02-04-2012

    @Elaine:
    Ainda bem que gostou das nossas dicas. Abraço e até uma próxima oportunidade.

  15. elaine bonfa
    28-03-2012

    adorei as dicas que encontrei neste site pois tenho muitas dores nas pernas e com estas dicas vai ficar mais facil obrigada amei.

  16. 02-02-2012

    @Jaison:
    Esperamos sinceramente que melhore bem rápido!
    Muito obrigado pela sua participação e até breve.

  17. jaison
    31-01-2012

    tenho 32 anos e tenho dores nos pés e com dicas vou melhorar .

  18. 16-01-2012

    @Marcia:
    Por vezes, há que fazer escolhas… Prefere o salto ou as dores?
    Se não quer deixar de usar salto, pelo menos diminua o tempo que os usa, mas deveria optar por não usar esse tipo de calçado.
    As suas melhoras e obrigado pela sua participação.

  19. Marcia
    29-12-2011

    Olá!..Não e um comentário, peço informação ou ajuda…
    Sinto muita dores nas pernas quando estou mestruada.. quase não consigo andar se ficar deitada e a melhor coisa do mundo, fico 18 horas em pé mas não fico parada ando muito.. uso meia kdal mas quando tiro volta a dor .. adoro salto, sou baixa.. fica difícil né.. quarentão então doi tudo mesmo…

  20. 25-11-2011

    @Fernanda Alves de Moura:
    Para as suas varizes pode experimentar algumas das dicas que apresentamos.
    Em relação ao formigueiro, poderá estar relacionado com má circulação. No entanto, vamos anotar a sugestão e em breve apresentar um artigo sobre o formigueiro nas pernas.
    Muito obrigado pelo seu comentário e até breve.

  21. Fernanda Alves de moura
    18-10-2011

    Ola,eu tenho 19 anos sofro muito com formigaçoes.tem como combater este sintoma?e o que fazer para tratar aestas varizes

  22. RM
    08-03-2011

    Olá Elisabete.
    Apesar de tardias, deixo aqui algumas dicas para as úlceras nas pernas, também conhecidas como úlcera venosa ou úlcera de estase.

    Faça movimentos com as pernas e pés, o mais que puder. Não é aconselhável fazer musculação, mas caminhar, nadar, pedalar ou a simples contracção dos dedos dos pés, são muito importantes para ajudar o sangue a circular pela perna, ajudando na cicatrização. Procure, sempre que possível, colocar as pernas ligeiramente acima do nível do coração, com uma ou duas almofadas por baixo destas.

    Se possível use meias elásticas desde o acordar até antes de ir para a cama. Recomendamos o uso de meias de compressão suave e depois progredir para as médias e fortes, mas aconselhe-se junto do seu médico antes de as usar.

    Esperamos ter ajudado.
    Obrigado pelo seu comentário, as melhoras e desculpe a demora na resposta.

  23. RM
    24-11-2010

    Olá Filipe.
    Uma vez mais, muito obrigado pelo seu comentário e também pela preocupação de ajudar todas as pessoas que estão a passar por problemas e necessitam de ajuda nesse sentido.
    Esperamos sinceramente pela sua visita e pelos seus importantes comentários.
    Cumprimentos e até uma próxima oportunidade.

  24. 15-10-2010

    Sofro de um problema muito sério e a muito tempo, tenho problema de ulceras abertas na perna direita, a muitos anos tenho gastado o que não tinha, não saio dos postos de saude, ja tomei muito antibioticos que detonaram meu estomago e eu gostaria de conhecer um tratamento caseiro com utilização de plantas e que eu pare de usar pomadas nebacetin e algodão e gases, não aguento mais, estou hoje com 48 anos de idade, me ajudem e o meu telefone é 11-3781-0880 ou 7553-2813.
    Desde ja agradeço e muito obrigado

  25. Filipe Weiss
    13-09-2010

    A grande responsável pelo retorno venoso adequado aos membros inferiores é a chamada “bomba muscular”, caracterizada pelas contrações do tríceps sural (as duas cabeças do músculo gastrocnêmio e o m. sólio). Portanto, a melhor forma de se manter esse retorno venoso em perfeito estado é através do fortalecimento desta musculatura, pois ela pode suprir boa parte da incompetência das veias, reduzindo e muito a sintomatologia das varizes.
    Conforme você adequadamente citou, o uso de salto alto (e de plataforma) contribui severamente para a formação de varizes, sendo que, em estudo recente no setor de Cirurgia Vascular Periférica da FM-USP foi comprovado por pletismografia que o prejuízo resultante do uso de plataforma é muito semelhante ao do uso de salto alto. Obrigado pela atenção e continue zelando pela saúde da população.

2 Trackbacks

  1. […] Varizes podem muitas vezes causar dores e sensação de cansaço nas pernas. As veias ficam mais grossas, trazendo dores, problemas de pele, ulcerações, etc […]

  2. […] Varizes podem muitas vezes causar dores e sensação de cansaço nas pernas. As veias ficam mais grossas, trazendo dores, problemas de pele, ulcerações, etc. […]