Como proteger a sua casa dos ladrões

Nos dias de hoje é muito importante que se proteja ao máximo, tal como aos seus bens e à sua casa. Neste artigo vamos dar a conhecer algumas dicas de como aumentar a segurança em sua casa, de modo a evitar possíveis assaltos.

Qual a razão porque a sua casa é um alvo escolhido pelos ladrões?

As vítimas de assaltos perguntam-se muitas vezes quais as razões porque são escolhidas pelos ladrões. Para melhor compreendermos essas razões precisamos compreender melhor os próprios assaltantes.

O que pensa o assaltante?

A maior parte dos roubos são um crime de oportunidade, ou seja, o assaltante escolhe o alvo porque pode realizá-lo e porque tem poucos obstáculos. Uma casa ou um prédio com aparência de desocupado e de pouca segurança é um potencial alvo para o assaltante, ao contrário de outro que ofereça maior segurança.

O que vê o assaltante?

O ladrão é astuto e por isso procura sempre por situações que o facilitam. O ditado “a ocasião faz o ladrão” é muito bem aplicado nesta situação, por isso é muito útil que tome algumas medidas:

  • Evite deixar portas abertas ou janelas acessíveis.
  • Verifique se tem escadas no exterior que dão acesso ao interior.
  • Retire qualquer tipo de ferramentas do exterior que possam ajudar a facilitar a entrada dos ladrões.
  • Corte arbustos ou que impeçam uma vigilância exterior.

Mantenha a sua casa em segurança

A sua segurança e a segurança da sua casa:

Nunca deixe chaves perto da porta de entrada, dentro das caixas do correio ou com etiquetas, já que os assaltantes sabem dos esconderijos mais óbvios. Outro conselho útil é afastar objectos de valor que estejam próximos a janelas ou à vista. Se mora num prédio não facilite a entrada a desconhecidos através do intercomunicador.

Quando não está em casa, mostre que está!

Os ladrões conhecem as rotinas e conseguem perceber quando há ou não há pessoas em casa, sendo importante por isso, seguir alguns conselhos para fingir que está em casa.

  • Peça a alguém para recolher o seu correio ou publicidade.
  • Instale temporizadores que façam acender e apagar lâmpadas ou rádios.
  • Se tiver um lugar de estacionamento, peça que estacionem no seu lugar.
  • Se sair à noite, feche os cortinados e deixe algumas lâmpadas acesas.

Previna-se se estiver ausente por longos períodos

Uma casa vazia durante mais tempo, é um alvo ainda mais fácil para os ladrões. Por esse motivo é importante seguir, algumas dicas úteis, que por vezes nos passam despercebidas.

  • Cancele todas as entregas ao domicílio.
  • Desligue o atendedor de chamadas ou deixe uma mensagem que de momento não pode atender a chamada.
  • Peça a amigos ou familiares para visitarem regularmente a sua casa.
  • Verifique se o seu seguro cobre os riscos previstos se estiver ausente por um longo período.
  • Instale alarmes contra assaltos, em portas e janelas.

Fique alerta com os falsos funcionários:

Cada vez mais os assaltantes preferem usar artimanhas para entrar em sua casa, ao invés de forçar ou arrombar portas e janelas. Sendo assim, fazem-se passar por funcionários de empresas respeitáveis, como gás, electricidade, telefones, etc. O sucesso deste tipo de assaltos deve-se à dificuldade em saber quem está do outro lado da porta. Siga alguns procedimentos de modo a evitar este tipo de assalto.

  • Antes de abrir a porta use a corrente de segurança da porta. Olhe pelo visor e certifique-se que reconhece a pessoa.
  • Exija um documento de identificação, já que os funcionários das empresas costumam trazer um cartão de identificação consigo.
  • Não se distraia com outras situações, de modo a estar sempre atento à pessoa que atendeu à porta.
  • Se estiver inseguro quanto à identificação da pessoa, não abra a porta. Peça ao funcionário para voltar mais tarde e peça a um familiar ou amigo para estar consigo numa próxima visita.

Estas são apenas algumas dicas que poderá seguir para estar mais seguro na sua casa, evitando assaltos e assaltantes. Se tiver outra dica, não hesite em comentar, de modo a ajudar os outros leitores.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

4 Trackbacks

  1. […] Conheça várias dicas para proteger a sua casa dos ladrões – Vai mudar de casa? Conheça estas dicas! – Como decorar e organizar a sua casa sem furar as […]

  2. […] Como proteger a sua casa dos ladrões – Como vender rapidamente a sua casa – 5 dicas importantes para reformar a sua casa – Como manter o […]

  3. por Como proteger a sua casa dos ladrões em 16-07-2012 às 3:28 AM

    […] Fonte: Dicas Caseiras […]

  4. […] aqui falámos de como proteger a sua casa de ladrões contra roubos e assaltos e hoje vamos dar algumas dicas de como se proteger a si,contra roubos e […]