Como criar uma palavra-passe segura

Este artigo foi criado para o ajudar a criar uma senha ou palavra-passe segura. Neste artigo vamos mostrar algumas dicas de como criar uma palavra-passe segura e de como as proteger. Vamos a isso?

No dia-a-dia, todos nós precisamos decorar palavras-passe, sejam elas nos bancos, nos e-mails, nas redes sociais e até mesmo para activar e desactivar cofres electrónicos e alarmes das residências. O maior problema é que não adianta e nem vale a pena criar palavras-passe se elas podem ser facilmente descobertas ou até mesmo esquecidas.

 

Confira algumas dicas de segurança para as palavras-passe que podem ajudar a evitar problemas maiores:

 

Palavra-passe mais segura:

Minúsculas e Maiúsculas também são importantes: Em alguns mecanismos onde é preciso autenticar as palavras-passe, pode haver o “case sensitive” que são letras maiúsculas e minúsculas de forma distinta, e acredite, se as suas palavras-passe tiverem letras maiúsculas e minúsculas, serão mais seguras e também podem brincar com isso. Temos por costume colocar a primeira letra maiúscula de um nome, uma cidade, umpaís, etc. Jogue com isso. Ao invés de colocar na primeira letra, coloque na segunda ou na terceira, veja (Palavra-passe: Janela 2550, poderá ficar assim: jAN3La2550). Pode também optar, além de colocar maiúsculas e minúsculas, também misturar números e símbolos, ficando assim ainda mais forte a sua palavra-passe.

 

Quantidade de caracteres da senha:

Para tornar ainda mais difícil a descoberta da sua palavra-passe, opte por uma senha o mais extensa possível. O ideal é ter pelo menos 8 caracteres.

 

Números, letras e símbolos especiais:

Tente criar palavras-passe que dificilmente alguém poderia descobrir. Tente misturar tudo. Mesmo que para si não faça sentido, mas são palavras-passe desse tipo que muitas vezes as pessoas mal-intencionadas demoram mais tempo a descobrir. Use os números, letras e símbolos ao seu favor. Até pode criar uma palavra que seja importante para si, mas tente brincar com essa palavra. Olhe mais um exemplo: (palavra-passe: JANELA2550, poderá transformar a mesma palavra em J@N3L@25.50). Simples não é? A palavra até pode continuar a ser importante para si e ao mesmo tempo dificultará a vida de alguém que está a tentar descobrir, ok?

 

Como criar uma palavra passe segura

Palavra-passe mais fácil:

Palavra-passe pessoal (datas específicas, nº de documentos, nomes): Ainda há milhares de pessoas que optam por criar as suas palavras-passe com a data de nascimento da mãe, do pai, do filho (a), do namorado (a), datas de aniversário, números de telefone, número do BI, etc. Porém isto não impede de alguém mal-intencionado descobrir suas palavras-passe de uma forma muito mais simples. Basta alguém conhecer minimamente sobre a sua vida e pronto! Evite ao máximo o uso dessas informações, de modo a reforçar a segurança das palavras-passe.

 

Palavra- passe sequencial:

Quando uma pessoa mal-intencionada quer tentar descobrir uma palavra-passe, a primeira coisa que pensa é numa sequência, por exemplo (123456, aeiou, abcde, etc…). De facto estas senhas são bem mais fáceis para decorar, mas na verdade são também mais fáceis de serem descobertas com poucas tentativas, por isso evite-as. Elas podem ser descobertas com tanta facilidade que é cada vez mais comuns mecanismos que impedem o uso de sequências, quando o usuário vai criar uma password.

 

Senhas relacionadas com o que você gosta:

Se gosta de desporto como o futebol, ou se é adepto de uma equipa, tente não criar a sua palavra-passe utilizando o nome dessa equipa. Se gosta de uma banda, um actor, um cantor, qualquer artista, evite também usar o nome deles como a sua palavra-passe. Isso porque é normal quando nós gostamos muito de algo ou de alguém, deixamos isso bem claro ao nosso redor. E claro que alguém que esteja do seu lado, pode perfeitamente estar atento a tudo isso, sem notar. Isso serve também para marcas de roupas, sapatos ou até mesmo o modelo que goste bastante.

 

Crie e não esqueça a sua senha:

Recomendo que opte por criar uma palavra-passe diferente para cada conta. Ou seja, nada de usar a mesma palavra para vários serviços. É claro que a desvantagem disso é que muitas vezes podemos esquecer, já que muitos de nós temos mais do que duas a três contas. Mas não desanime, há formas de usar para que isso não aconteça. Basta criarmos um conjunto de regras, para sabermos qual a senha que corresponde a cada conta. Deixarei vários exemplos mais abaixo, mas a intenção é que você, leitor, usar a sua criatividade, e claro, desenvolver as suas próprias regras.

 

Se a conta começar com uma vogal, termine a senha com o símbolo @ e se a conta terminar em consoante utilize o símbolo €.

Por exemplo: senha do facebook – janela€2550

 

Opte por usar a primeira e a última letra do nome da conta para criar a sua senha.

Por exemplo: senha do facebook – FBjanela2550.)

 

Se o número de letras que compõe o serviço for par, colocar o número numa sequência e se for ímpar, o número 3.

Exemplo: senha do facebook – janela25502  (a palavra facebook tem oito letras, sendo assim é par. Adicione o “2” no final da senha, ou “3” se fosse por exemplo a senha do twitter (7 letras) –  janela25503

 

Como criar uma password segura

Ao proteger a sua palavra-passe, estará a proteger-se a si mesmo!

Isto serve para o ajudar a lembrar as suas palavras-passe. No começo é difícil, mas com o tempo fica bem mais fácil e se achar que esses exemplos são muito complicados, pode sempre criar as suas próprias regras, que ache serem mais fáceis. Para isso é só usar a sua imaginação!

Vai ver que com as dicas deste artigo, as suas palavras-passe terão menos hipóteses de serem descobertas.

A sua palavra-passe é estritamente pessoal e nunca deve ser compartilhada com ninguém, mesmo que as pessoas sejam de confiança. É completamente recomendável alterar a sua  palavra-passe regularmente.

 

Palavra-passe protegida:

Memorize a sua palavra-passe de vez: Tente não anotar a sua palavra-passe em cadernos, agenda ou até mesmo no arquivo do computador, já que este pode sempre ser usado por outra pessoa. Se mesmo assim for difícil memoriza a sua senha, opte por a escrever apenas, e não mencionar de onde é.

“ Memorizar a minha palavra passe “ ou “ lembrar palavra-passe”: Nunca assinale essas opções, principalmente em computadores públicos, nem o faça no seu computador portátil, que costuma usar fora de casa.

Digitar a sua palavra-passe: ao digitar a sua senha tenha atenção se o faz no campo correcto. Tome o máximo cuidado para não escrever no lugar errado. Quando isso acontecer, alguém que esteja próximo de si pode facilmente ler o que você escreveu, uma vez que só o campo da senha é protegido. Para evitar isso, aconselhamos que quando digitar a sua senha, desvie os olhos do teclado e olhe sempre para o monitor.

E-mails, sites e contas falsas: O que mais acontece nos dias de hoje são golpes na Internet, e-mails que direccionam para sites falsos e perigosos, etc. Se não compreender se está a aceder ou não a  um site falso, não coloque a sua senha. Seja sempre desconfiado e tenha atenção ao conteúdo do site, à forma como está escrito ou aos pedidos estranhos que este possa fazer.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

4 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 24-07-2012

    @Carlos Holanda:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ficamos contentes por ter ajudado.
    Abraço.

  2. CARLOS HOLANDA
    20-06-2012

    MUITO BOM ,NÃO TINHA PENSADO NUM PASSE.MUITO BOA A DICA !!
    ABRAÇOS Á EQUIPE.

  3. 12-10-2011

    @Rodrigo:
    É conveniente sim! Abraço e obrigado pela sua visita.

  4. rodrigo valente
    09-10-2011

    é bom ter uma palavra-passe