Como vender rapidamente a sua casa

Num mercado dominado pela crise e pela enorme competitividade entre as agências imobiliárias, vender uma casa pode ser muito difícil. Aprenda neste artigo algumas dicas de como vender rapidamente a sua casa.

Se estiver a  pensar colocar ou já tem a sua moradia ou apartamento à venda, deve ter em conta alguns procedimentos de que possa conseguir ter compradores para a casa e a concretizar o seu negócio num espaço menor de tempo. A primeira impressão que os futuros compradores terão da sua casa é justamente o exterior e embora nem sempre seja possível fazer grandes arranjos especialmente em prédios, tenha atenção no que os visitantes podem ver que desvalorize a sua casa: uma janela que não funciona, um vidro quebrado, falta de argamassa na parede, etc. Tenha em atenção a esses pormenores.

Neste artigo queremos deixar alguns truques de como poderá ter sucesso na venda do seu imóvel.

 

Prepare os documentos e pague as dívidas:

Vender um imóvel não é tão difícil como se imagina. Mas para evitar chatices na hora da venda, é importante seguir algumas dicas importantes. Primeiro, tenha certeza que toda a documentação está em ordem. É necessário organizar toda a documentação para evitar a desistência do comprador caso demore para acertar tudo. Antes de fixar o preço de venda, faça uma pesquisa numa mediadora para saber quanto vale a sua casa. Pode ainda, se quiser, pesquisar os preços que estão a ser pedidos por outras casas perto da sua, através de uma imobiliária na zona onde vive. Colocar a casa no preço mais adequado ao mercado e à localização é de extrema importância.

Outra dica importante é colocar em dia todas as dívidas referentes à casa. Isto também inclui condomínios, prestações e até mesmo contas de electricidade e gás.

 

Conheça todos os pormenores do que está a vender:

Conheça todos os detalhes do imóvel. Preocupe-se em observar o seu imóvel. Tenha atenção em todos os pormenores, bem como no estado de conservação. Verifique se há infiltrações, se precisa de alguma reforma em geral etc., e coloque isso numa ficha de fácil acesso para que, quando um cliente entrar em contacto, você não perca tempo a orientá-lo, sempre com toda a honestidade e segurança. Mantenha a casa arrumada e limpa para receber a visita de um potencial comprador. Existem pequenos detalhes que ajudam a valorizar a sua casa quando a coloca à venda, como pequenas pinturas, remover a alcatifa ou obras na casa de banho e cozinha. O dinheiro que gasta ao remodelar a casa pode ser compensado pelo preço de venda do imóvel, mas antes faça  um orçamento para verificar se compensa investir. Procure também uma agência mediadora próxima ao seu imóvel.

 

Antes do primeiro contacto com o cliente:

Antes de começar a receber pedidos de visitas dos possíveis compradores, esteja atento em que sítio da casa deve ser reparado. Quais as áreas que precisam de pintura, por exemplo, e se for esse o caso, opte por escolher cores claras. No exterior da casa  escolha uma cor branca ou uma cor clara, como o amarelo claro ou um bege.

Tire o excesso de móveis para que as divisões da casa pareçam mais espaçosas. Nunca se esqueça de abrir as janelas, ou persianas, para mostrar a luz que beneficia a casa.

 

Mostre porque a sua casa vale o valor que pede:

Mostre ao cliente os aspetos que valorizam a sua casa: o jardim, os acessos, a arrecadação, a garagem, os serviços e até mesmo as vistas e a localização. A casa ser fresca no verão ou quente no inverno, a zona sossegada, a paisagem, os electrodomésticos ou móveis que deixa na casa e tudo o que se lembrar, podem ser cruciais a convencer o cliente que a sua casa é para ele. Enumere o maior número de características que conseguir, mostrando e convencendo o o cliente das razões porque deve ele comprar o seu imóvel.

Como vender rápido a sua casa

Analise os potenciais compradores:

Em seguida, prepare uma pré seleção dos candidatos a visitar o imóvel. Averigue se realmente estão interessados e sê têm capacidade monetária para comprar ou negociar o imóvel. Só fale com o cliente sobre a documentação do seu imóvel, caso ele mostre interesse pela casa. Seja organizado e tenha compromisso com o cliente. Neste processo, o cliente ou o comprador é a pessoa mais importante para si. Busque a satisfação dele.

Valorize o preço do seu imóvel:

É muito importante nunca dizer “não” para as ofertas menores. Pelo contrário, tente elevar o valor da sua casa. Um comprador sempre tentará economizar o máximo de dinheiro na compra da sua casa e isso poderá levar a apresentar um preço  muito inferior ao preço que você espera ganhar pela venda da casa. Nestas circunstâncias tente não mostrar aborrecimento. Cada cliente é um cliente e por isso tente levar a oferta para o campo do valor que está a pedir. Ouça a oferta mas não diga que não está interessado. Lembre-se de mostrar os pontos fortes que a sua casa tem e que está de acordo com o dinheiro que pede. Isto é ainda mais importante em alturas ou lugares onde os compradores não surjam com facilidade. Aproveite cada situação para dinamizar as reais capacidades da venda da casa.

 

Equipamento e Garantia:

No caso de você ter comprado e instalado no seu imóvel equipamento como ar condicionado, moveis de cozinha, eletrodomésticos e decidir que vai deixar tudo na casa à venda, tenha em mãos as garantias dos mesmos produtos para que o comprador saiba que ainda beneficia de algum tempo de assistência dos mesmos. Isso pode cativar ainda mais o possível comprador.

 

Preço exagerado:

Não exagere no preço. Peça a um mediador ou uma agência imobiliária para fazer uma avaliação. Se pedir um valor alto, terá que baixar e isso poderá demorar mais tempo para realizar o seu desejo. Tente não dificultar o acesso da agência imobiliária ao seu imóvel.

 

Use e abuse da publicidade:

Caso tenha um mediador, opte por deixar uma cópia da chave do imóvel com ele. E permita que o agente tire fotografias para fazer divulgações necessárias.  Caso não tenha um agente, há outras formas de agir. Através de jornais, de placas e, principalmente, da Internet.

Podemos fazer uma analogia com um site de uma empresa: não adianta uma empresa fazer um site, se ele não aparece nos resultados das buscas do Google, Yahoo, Sapo.  Tenha atenção se o seu anúncio está a aparecer nos sites de busca.

 

Como vender rapidamente a sua casa

 

Como posso fixar o preço certo?

Dizem os agentes do mercado que a melhor forma é recorrer às mediadoras (agências imobiliárias), já que elas têm o conhecimento da evolução do mercado e a grande experiência de venda. Como já dissemos, pode ainda estipular o preço da sua casa consultando na Internet o preço praticado pelas casas perto da sua e com as características semelhantes à da sua casa.

 

Esperemos que este artigo tenha sido útil e que tenha aprendido algumas dicas de como vender a sua casa com sucesso. Conhece outras dicas de como vender uma casa? Partilhe-se essas dicas com outros leitores!

 

 

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

10 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    29-03-2014

    @Rui Quintas:
    Muito obrigado pelas dicas extras.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  2. 08-12-2013

    Aqui fica mais um conjunto dedicas sobre esta temática;

    http://empregodinheiro.com/2013/10/como-vender-rapidamente-a-sua-casa.html

  3. Ricardo Miguel
    07-05-2013

    @Joana:
    Olá Joana. Desde já as nossas desculpas pela demora na resposta.
    A solução para vender uma casa a necessitar de obras, passa por baixar o preço e explicar a situação ao cliente.
    Muito obrigado pelo seu comentário e esperamos que já tenha conseguido vender a mesma.

  4. joana
    12-02-2013

    ola…. sim sao muito uteis as dicas, mas eu tenho um problema com a casa que quero vender e è que necessita obras para as quais eu nao tenho dinheiro. alguma dica para vender uma casa assim???? obrigada

  5. 06-07-2012

    @Gilberto:
    Ainda bem que o nosso artigo lhe foi útil!
    Abraço e até breve.

  6. Gilberto
    04-07-2012

    Muito útil para enriquecer meus conhecimentos, gostei muito…

  7. 21-12-2011

    @Alex:
    Ainda bem que gostou e esperamos que lhe seja útil.
    Abraço e obrigado por ter comentado no Dicas Caseiras.

  8. alex
    20-12-2011

    muito bom gostei de mais.

  9. Ricardo Miguel
    14-06-2011

    @Super Links:
    Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua dica.
    Abraço e até uma próxima visita.

  10. 13-06-2011

    Realmente estas dicas são super úteis na venda de uma residência. Parabéns pela postagem, como sempre é um excelente artigo. A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo. Gostaria de lembrar também um ótimo agregador de conteúdos que vem se destacando muito, que é o Super Links:
    http://www.superlinks.blog.br

    Nele todos podem divulgar seus links gratuitamente sem a necessidade de cadastro e receber centenas de visitas diarias.

2 Trackbacks

  1. […] Como proteger a sua casa dos ladrões – Como vender rapidamente a sua casa – 5 dicas importantes para reformar a sua casa – Como manter o roupeiro organizado e funcional – 10 […]

  2. […] o processo da reforma ou da construção. E se depois da reforma você tiver planos e dúvidas de como vender a sua casa , o Dicas Caseiras dá-lhe essa […]