Como limpar e arrumar o seu quarto

Sabemos que quando andamos cansados e exaustos, que o único pensamento que passa pela cabeça é o nosso quarto, não é? É por isso que deixo-vos esse artigo de como limpar e arrumar o seu quarto, para ter um descanso merecido. Vamos lá?

No último artigo falámos de como arranjar e limpar a wc. Neste artigo vamos dar algumas dicas de como limpar e organizar o seu quarto, para que ele fica mais confortável, arrumado e cheiroso. Aprenda neste guia a limpar o chão, a aspirar carpetes, a limpar o colchão, as paredes e muito mais.

 

Quando devo limpar o quarto:

Escolha um dia em cada 15 dias  para fazer uma limpeza completa. Se não conseguir limpar tudo no mesmo dia, limpe os mais difíceis.

 Como limpar o colchão

Como limpar o Colchão:

Sempre que você puder, retire o colchão e coloque-o ao sol. Se mesmo assim não puder ou não conseguir, coloque-o próximo a uma janela, já que isto será suficiente para arejar. Após mais ou menos 1 hora vire o colchão para que o sol bata no outro lado.

 

Como deixar as Cortinas limpas:

Se as suas cortinas forem persianas, remova todo o pó com um pano macio e seco. Se estiver muito sujo, coloque um pouco de multi-uso no pano que estiver a usar. Deixe-a secar naturalmente. A cada meio ano tire as cortinas de tecido, se houver, e lave-as.

 

Como limpar os despertadores, porta-retratos e outros objectos:

É muito simples. Retire todos os objectos dos lugares habituais e coloque-os num lugar seguro, onde possa limpá-los em segurança. Passe um pano com líquido multi-usos e de seguida volte a colocar os objectos no lugar.

 

Como limpar as mesas e móveis:

Dependendo do tipo de madeira, há duas formas de limpar. Por exemplo, a madeira envernizada, limpe apenas com um pano húmido e depois com outro pano bem seco. Já a madeira encerada, além de passar um pano húmido e depois o seco, pode passar em seguida um produto que dê lustro e brilho.

Se estiver interessado, leia o artigo sobre como limpar, tratar, cuidar e reparar os móveis e madeiras.

 

Como deixar o chão limpo e cheiroso:

Se o seu chão for forrado de carpete, somente aspire e passe um esfregão molhado e torcido. Uma dica boa é que ele pode ser molhado com uma solução de duas colheres de sopa de vinagre ou um produto de limpeza e em seguida passe um pano seco. Isto retira maus cheiros e impurezas.

Se for de madeira, utilize um pano húmido e em seguida uma cera, se for necessário.

E se o seu chão for de piso, passe um aspirador ou uma vassoura e em seguida passe esfregão com qualquer produto de limpeza.

Como limpar as carpetes

O que é preciso para deixar os tapetes sem pó:

Neste caso, os tapetes devem ser limpos em um dia de sol. Passa o aspirador e depois um pano com água e vinagre. Em seguida passe um pano seco e finalmente enrole os tapetes e leve-os para fora da casa, para serem desenrolados para secar. É importante secar do lado avesso, para não desbotar com o sol.

 

Como deixar os espelhos e os quadros limpos e sem manchas:

Devem ser limpos com álcool e um pano húmido. Retire os quadros do lugar para serem bem limpos e depois volte a colocá-los no seu lugar.

 

O que preciso para deixar Paredes limpas:

Limpe só os lugares da parede que estiverem sujos. Para isso, use qualquer sabão e um pano absolutamente branco. Não se esqueça de passar em movimentos verticais e horizontais, para não marcar a parede.

E por fim, quando tudo estiver bem limpo, comece a colocar as coisas de volta ao sítio. Com um pano em mãos, verifique se está tudo sem pó e sujeira. A roupa da cama deve ser trocada todas as semanas ou sempre que for necessário. Se tivermos o hábito de arrumar e limpar com frequência o nosso quarto, além de durar mais tempo limpo, ele ficará mais harmonioso e cheiroso.

 

Pondere ler o artigo sobre como escolher, preparar e colocar papel de parede.

 

Quarto limpo e agradável

O seu quarto é o lugar no qual você passa mais tempo na sua casa, cerca de 35% do seu dia. Então capriche. Deixe-o bem aconchegante. E aproveite e aprenda como limpar a sua casa de banho. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas de como limpar o quarto e não perca mais um artigo desta série de como limpar a sua casa.

Até à próxima.

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

11 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 31-10-2012

    @Berra:
    Ficamos contentes por ter ajudado.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  2. berra
    16-10-2012

    adorei meu chao do quarto ficou limpo e cheiroso

  3. 19-09-2012

    @Maria da Graça Silva:
    Ficamos muito felizes por receber comentários como o seu, que nos dão forças para continuar.
    Um grande abraço e até uma próxima visita.

  4. Suas dicas caseiras são excelentes.
    Como é bom receber orientações para o nosso
    dia a dia.Estão de parabens.
    Amei este artigo. Obrigada!

  5. 24-07-2012

    @Maria da Conceição:
    É mesmo! A organização é essencial em tudo, ganhando muito tempo nas mais variadas tarefas.
    Obrigado pela sua participação e até uma próxima visita.

  6. Mª da Conceição Miranda A.M.Reis
    05-05-2012

    Achei pertinente o artigo, pois nos dias de hoje, quem é organizado poupe tempo e dinheiro!

  7. 02-02-2012

    @Camesa:
    Ainda bem que gostou do nosso artigo. Muito obrigado pela sua visita e até uma próxima oportunidade.

  8. 01-02-2012

    Adoramos as dicas! Nada como o cuidado com alguns detalhes e uma limpeza regular para deixar, não só o quarto, mas qualquer cômodo da casa bem organizado e limpo. Parabéns pelo post! 😉

  9. 20-09-2011

    @Izilda:
    Ainda bem que gostou do nosso site. Muitas mais dicas estão para vir!
    Abraço e até uma próxima visita.

  10. Izilda
    19-09-2011

    Ola Boa Noite,
    olha e tudo de bom este estavamos mesmo precisando de tantas dicas preciosas como estas.Tive oportunidade de assesalo hoje e olhe tenho muito a ver ainda.

    Beijos Obrigado

    Izilda da Silva

  11. As dicas são otimas mas o ideal é olhar a etiqueta do seu produto. Nela está descrita a forma correta de fazer a limpeza e a manuteção para que dure por muito mais tempo.
    Se não tiver etiqueta consulte o site do fabricante
    Em geral a melhor maneira de limpeza é a lavagem por “extração por sucção” que consiste em utilizar produtos registrados na ANVISA em seguida fazer a lavagem com agua e a imediata extração dessa agua. Dessa forma o tecido ficará no local e estará limpo e seco em pouco tempo. Aqui no RJ poucas empresas fazem esse serviço um exemplo é safeclean-rio. Já usei e percebi que o custo é menor do que em lavanderias.

8 Trackbacks

  1. […] Como limpar a sua casa de banho – Como limpar e arrumar o seu quarto – Como limpar e fazer pequenos arranjos na sua sala – Como deixar a sua cozinha limpa e […]

  2. […] dê uma leitura sobre os nossos artigos de como limpar e fazer pequenos arranjos na sua sala, como limpar e arrumar o seu quarto ou como limpar e fazer pequenos arranjos na sua casa de banho, que irão servir de inspiração […]

  3. […] complemento e ajuda à limpeza da sua casa. Saiba como fazer uma boa limpeza à sua casa de banho, como limpar e organizar o seu quarto, como fazer a limpeza da sua sala e ainda como limpar corretamente a sua […]

  4. […] Como limpar e arrumar a sua casa de banho – Como limpar e arrumar o seu quarto – Como limpar e fazer pequenos arranjos na sua sala – Como deixar a sua cozinha limpa e […]

  5. […] Como limpar e arrumar o seu quarto […]

  6. […] Esperamos que tenha gostado das dicas e truques de como limpar a sua cozinha. Aproveite a aprenda algumas dicas de como limpar a sala, como limpar a casa de banho e como limpar o seu quarto. […]

  7. […] anteriores falámos em como limpar a casa de banho (e fazer pequenas reparações) e falámos ainda como limpar e arrumar o quarto. Vamos agora sugerir algumas dicas de como limpar e arrumar a sua […]

  8. […] série de artigos, onde poderá aprender algumas dicas e truques para limpar e reparar a sua sala, de como limpar o quarto, a sua cozinha e todas as partes da sua casa. Hoje vamos começar com algumas sugestões de como […]