5 dicas para reformar a sua casa

Antes de iniciar uma obra ou reforma na sua casa, é importante saber algumas dicas importantes, para evitar dores de cabeça no futuro. Por essa razão, o Dicas Caseiras, listou algumas dicas importantes para ter em conta quando fizer obras em sua casa.

Quando se tem um imóvel, não existe nada mais gratificante do que planear a planta e decoração de cada cómodo (ou divisão). Não importa o sítio, já que as ideias sempre vão surgir e, se forem mal empregadas, podem gerar grande transtorno no futuro. Existem procedimentos importantes a serem tomados em qualquer obra que fizer na sua casa, para que as alterações sejam económicas, tragam conforto e segurança aos moradores.

Como fazer reforma em sua casa

Como Planear a sua obra ou reforma:

Como em qualquer obra, o planeamento é muito importante para o sucesso. Avaliar com atenção as necessidades e prioridades pode ser uma boa ideia, já que, muitas vezes, a obra acaba tendo que ser adaptada, seja por um imprevisto ou por falta de recursos. Se o projecto envolver uma construção, pense que a família pode crescer e novos cómodos podem fazer falta no futuro. Não se esqueça de contratar profissionais especializados para as diversas fases da reforma.

 

Alguns artigos que poderão ser úteis na remodelação da sua casa:

Como preparar a argamassa, cimento ou concreto

Tipos de parede, espessura e construção de uma parede em tijolo

Guia completo de como combater, eliminar e prevenir a humidade

– O guia completo de como escolher, preparar e aplicar papel de parede

 

O que você não pode esquecer na sua reforma:

Ignorar a importância da iluminação é muito comum em reformas e construções. Quando se imaginar um novo ambiente, deve ser levada em consideração a posição do imóvel em relação ao sol e a posição mais indicada para a instalação de janelas. As janelas são fundamentais para quartos, salas, cozinhas e outros ambientes de permanência prolongada. Uma janela bem instalada pode gerar uma economia enorme em relação ao consumo de energia. Além de ser essenciais, as janelas são fundamentais para os moradores. Além disso, um local bem iluminado evita a proliferação de fungos e doenças respiratórias.

 

Como avaliar a estrutura de uma casa:

Se você pensa na construção de um novo andar, é preciso avaliar a estrutura da casa e consultar um especialista. Um erro muito comum neste tipo de reforma acontece na construção das escadas. O piso dos degraus deve ter, no mínimo, 25 centímetros, o suficiente para caber o pé de um adulto. Já a altura dos degraus deve ter, no máximo, 19 centímetros. As alturas entre os degraus devem ser sempre iguais, mas é muito comum encontrar escadas com a altura menor na última pisada. Isso pode causar acidentes graves.

Impermeabilizar uma parede

Fonte: http://mundodaimpermeabilizacao.blogspot.com

Como cuidar da Impermeabilização de sua casa

Muitas vezes esquecida, a impermeabilização da fundação é vital para a boa manutenção do imóvel. As infiltrações podem aparecer e deixar as paredes mofadas. É muito mais fácil evitar este problema na construção ou reforma do que consertar no futuro.

Recomendações para se obter bons resultados ao impermeabilizar de alta performance:

Regularizar a superfície com argamassa de cimento e areia fina peneirada.

Utilizar argamassa para regularização com baixa porosidade.

Nunca aplicar nenhum tipo de impermeabilizante flexível em superfícies com humidade, pois a evaporação da água contida na argamassa poderá causar bolhas na membrana do impermeável.

A superfície a ser impermeabilizada deve estar limpa, seca e isenta de óleo, graxa ou pontas de aço.

Os encontros das paredes com o piso e todos os ângulos retos verticais a serem impermeabilizados, devem ser boleados (meia-cana).

O encontro das tubulações com o concreto devem ser colocadas com argamassa flexível.

Os rodapés deverão ser reforçados com estruturante.

Os ralos devem receber um reforço de estruturante.

 

 

O que são Impermeabilizantes:

Impermeabilizantes, também chamados hidrorepelentes, são substâncias que detêm a água, impedindo sua passagem, muito utilizados no revestimento de peças e objetos que devem ser mantidos secos. Agem eliminando ou reduzindo a porosidade do material, preenchendo infiltrações e isolando a humidade do meio. Na construção civil, são empregados no isolamento de fundações, pisos, telhados, lajes, paredes, reservatórios e piscinas.Podem ter origem natural ou sintética, orgânica ou inorgânica. Dentre as naturais destaca-se a mamona, dentre as sintéticas o petróleo.

Existem vários tipos de impermeabilizantes. Hoje em dia um dos mais procurados é o impermeabilizante acrílico, por sua durabilidade e por ser completamente atóxico, podendo por isso ser usado em qualquer ambiente. Outro tipo de impermeabilizante é o atérmico, empregado para diminuir em até 80% a temperatura interna do ambiente.

Como proteger seus bens na reforma de sua casa:

Opte por caixa de cartão ou plástico de bolha para proteger pisos e móveis, assim como caixas para roupas e objetos. Deixe um responsável zelando pelos bens ou alguém sempre a fazer limpeza continuadamente.

 

Assim, o primeiro passo para uma  reforma de sucesso é definir com antecedência o quanto você pretende gastar, e, para que isso dê certo, mantenha-se fiel ao orçamento estipulado. O Dicas caseiras recomenda a elaboração de um orçamento detalhado, que deverá ser acompanhada durante todo o processo da reforma ou da construção. E se depois da reforma você tiver planos e dúvidas de como vender a sua casa , o Dicas Caseiras dá-lhe essa ajuda.

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

10 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 23-07-2012

    @Anderia:
    Obrigado pelo seu comentário e pela sua sugestão também.
    Abraço e até uma próxima visita.

  2. 23-07-2012

    @Elciney:
    Muito obrigado pelo seu comentário. Já colocámos os devidos créditos da imagem usada e pedimos desculpa pelo sucedido.
    Abraço e até uma próxima visita.

  3. Anderia
    14-04-2012

    Ótimas informações, bem válidas para quem tá pensando em mudar a casa. Aproveitei que estou mexendo na casa e passei na Capolavoro, eles me deram umas ideias tão legais para fazer na cozinha, olhem só os projetos http://www.capolavoro.com.br/projetos_cozinhas.php

  4. 06-04-2012

    Muito bom artigo, so faltou dar creditos a segunda foto que pertence ao blog; http://mundodaimpermeabilizacao.blogspot.com

    Obrigado.

  5. 12-01-2012

    @PrecisoConstruir.com:
    Obrigado pelo seu comentário e ficamos muito contentes que tenha gostado do artigo.
    Abraço e até breve.

  6. Parabéns pelo artigo, afinal, quem não precisa reformar, quase todo mundo não é verdade?!

    O Problema é conseguir se planejar para efetuar a reforma,
    e essas dicas são muitos úteis, serve como uma orientação.

  7. 30-08-2011

    @Otávio:
    Muito obrigado pelo seu comentário muito positivo e por todas as dicas que partilhou connosco e com os outros leitores.
    Abraço e até uma próxima visita.

  8. Otávio
    29-08-2011

    Muito bacana as dicas, principalmente a parte de impermeabilizantes.

    Queria, aliás, adicionar a elas outras duas.

    Uma é que a Caixa disponibiliza em seu site índices e custos mensais e por estado de materiais de construção. Ou seja, dá pra ter um planejamento de quanto se gastará com o material de construção e colocar isso para os profissionais. Para pequenas reformas talvez não importe tanto, mas para grandes reformas é bem útil.

    A outra coisa que ajuda são sites de “serviço de orçamento”, como o site “habitissimo”, que usei para reformar os quartos dos meus filhos. Fui lá no site, expliquei o que eu precisava e me ligaram 5 profissionais, 2 com uma estimativa e 3 falando em agendar visita. O bacana é que é possível ver a reputação dos profissionais no site, comparar orçamentos, etc.

    Hoje com a internet tem que aproveitá-la. Nem sei se os blogueiros já conheciam isso.

  9. Ricardo Miguel
    02-07-2011

    @Cassio:
    Obrigado pelo seu comentário muito positivo.
    Esperamos ajudar muitas pessoas, com dicas pessoais e com dicas caseiras.
    Abraço e até uma próxima oportunidade.

  10. 29-06-2011

    Gostaria que estas dicas fossem postada para aquelas pessoas que fazem acabamentos finais e precisam de algumas informações como estas. Parabéns. Cassio Watanabe Cid, Tiradentes São Paulo – SP

1 Trackback

  1. […] Como proteger a sua casa dos ladrões – Como vender rapidamente a sua casa – 5 dicas importantes para reformar a sua casa – Como manter o roupeiro organizado e funcional – 10 dicas para se sentir melhor em sua casa – As […]