Enurese, o problema de urinar durante a noite

Para quem não sabe, a enurese não é um problema mas algo que acontece com muitas crianças – fazer xixi durante a noite. Como encarar esta situação sem prejudicar a educação e auto-estima do seu filho?

A enurese não é um problema. Quando uma mãe cria um filho já sabe que corre sempre o risco de ter que trocar os lençóis por este ter urinado na cama durante a noite. Este facto acontece até com crianças acima dos 5 anos, quando não conseguem apelar a esta necessidade comum a todos nós.

Uma das razões do seu filho fazer xixi enquanto dorme, deve-se principalmente a ele ter ido dormir de bexiga cheia, ou de ter uma bexiga pequena ou ainda de produzir muita urina durante a noite e raramente está associado a um problema de saúde.

Deixamos de seguida, algumas dicas de como resolver a situação do seu filho urinar durante a noite:

Beber menos líquidos antes de dormir:

Evite deixar o seu filho beber líquidos, uma hora antes de ir dormir, principalmente bebidas à base de cafeína, que são mais prejudiciais à bexiga.

Se é habitual o seu filho beber leite antes de dormir, experimente eliminar este hábito durante algum tempo, de modo a verificar se isto ajuda a combater o problema. Algumas crianças são alérgicas às proteínas do leite, provocando a enurese.

Ir sempre à casa de banho:

Uma das regras chave para evitar que a criança urine durante a noite é comprovar que o seu filho vai sempre à casa de banho antes de dormir. Isto faz com que ele tenha menos urina armazenada e exista menos probabilidades de fazer xixi durante a noite.

Dormir calma e tranquilamente

Controle as actividades antes de dormir:

Ir para a cama tem que ser uma rotina calma e sossegada. Evite as brincadeiras com muita actividade ou programas de televisão mais agitados. Toda esta excitação pode provocar a enurese. Conte uma história ou deixe a criança ler ou fazer actividades mais calmas.

Prevenir é melhor que remediar:

Se é habitual o seu filho se urinar durante a noite, compre uma protecção impermeável para colocar sobre o colchão. Desta forma vai proteger o colchão e reagir melhor com a situação, encarando-a como algo que pode acontecer.

Peça ajuda e ajude o seu filho:

Se pedir que o seu filho a ajude a mudar a roupa de cama e a roupa de dormir, estará a ser ajudada ao mesmo tempo que o fará compreender melhor a situação e tentar inconscientemente ter mais cuidado.

Peça ajuda ao seu médico:

Poderá acontecer que este problema se mantenha durante mais tempo devido à criança ter um nível muito baixo da hormona que controla a função urinária, que faz com que os rins controlem a água e depositem mais urina na bexiga. O médico pode receitar um spray nasal que vai administrar todas as noites.

Outra ajuda que poderá experimentar é um alarme anti-enurese, que apita sempre que detecta humidade, fazendo com que o seu filho se sinta ‘obrigado’ a ir urinar.

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

1 Trackback

  1. […] Como combater e tratar o problema da incontinência urinária – Enurese e o problema de urinar durante a noite – Dicas como prevenir e tratar uma infecção […]