Como diagnosticar e aliviar as dores nas pernas

As dores nas pernas são comuns a muitas pessoas, de todas as idades. Saber como tratar as dores nos membros inferiores pode se tornar complicado, já que as causas podem ser várias. Aprenda neste artigo algumas causas e dicas para aliviar a dor nas pernas.

Antes de mais queremos alertar que é muito importante consultar um médico especialista, de modo a diagnosticar a causa das dores das pernas e a procurar possíveis soluções, a fim de evitar problemas mais graves.

 

Causas das dores nas pernas

  • Muitas são as pessoas que sentem dores e ardor enquanto caminham, nomeadamente na barriga das pernas. Estas podem estar relacionadas com possíveis problemas arteriais. Artérias entupidas, colesterol, aterosclerose são alguns exemplos que poderão estar a ser responsáveis pelas dores nas suas pernas. Estas doenças quando não são tratadas a tempo, podem levar a um enfarte do coração, derrames cerebrais ou até mesmo à amputação das pernas.
  • A coluna pode também ser responsável pelas dores nas pernas. A coluna está internamente ligada às pernas, através de nervos e ligamentos. Problemas de peso, stress, passar muito tempo em pé ou sentado, podem ser algumas causas das dores nas pernas e articulações. Tente mudar hábitos na sua vida e descobrir junto com o seu médico donde vêm as dores nas pernas.

Se necessitar leia o nosso artigo com algumas dicas para acabar com as dores nas costas.

 

  • Se sente dor ao levantar-se, nomeadamente dor nos joelhos, pode-se tratar de um problema de artrose.
  • Outro sintoma a verificar é a tonalidade da pele na zona das pernas, bem como a temperatura da mesma. Verifique se o tom de pele está alterado ou se a perna está com uma temperatura quente. Verifique principalmente se tem as pernas roxas, já que isto poderá ser resultante de uma má circulação..
  • Varizes podem muitas vezes causar dores e sensação de cansaço nas pernas. As veias ficam mais grossas, trazendo dores, problemas de pele, ulcerações, etc.

 

 

Se necessitar, leia o artigo sobre algumas dicas de como diminuir o problema das varizes.

 

Estudos mostram que uma das maiores causas das dores nas pernas são os problemas circulatórios. Não ignore os sintomas e sinais do seu corpo. Procure quanto antes um médico que possa ajudar a descobrir donde vem o problema. O mais importante para um diagnóstico correcto e eficiente é averiguar donde surge o problema. Descreva minuciosamente ao seu médico quando sente mais dores, a que horas do dia, em que situações e em que posições está mais desconfortável. Lembre-se que para existir um correcto tratamento das dores nas pernas, terá que existir primeiro um diagnóstico eficiente.

 

Dicas para aliviar as dores nas pernas

 

Dicas para diminuir as dores nas pernas:

  • Se tem um emprego que o obriga a passar muitas horas sentado ou de pé, tente fazer alguns alongamentos e andar um pouco, no mínimo de hora a hora, quando vai por exemplo, à casa de banho.
  • Se trabalha sentado, sente-se bem encostado à cadeira e procure por não cruzar as pernas.
  • Sempre que for possível, deite-se durante alguns minutos, elevando as pernas acima da altura do coração.
  • O sol e o calor não são amigos das suas pernas. Evite estar com as pernas ao sol durante muito tempo e evite ainda a água do banho com temperatura elevada. Faça um banho de água morna e melhore a circulação das pernas, passando-as de seguida com água fria. Repita a operação algumas vezes.
  • Antes de ir dormir, faça uma massagem nas pernas, com movimentos circulares e de baixo para cima, de modo a melhorar a circulação sanguínea.
  • Use meias e roupa confortáveis e não se esqueça de usar um calçado cómodo e baixo.
  • Pratique exercício físico e mantenha o peso ideal para o seu corpo.
  • Verifique a sua tensão arterial regularmente. Faça exames médicos, verificando ainda os níveis de açúcar no sangue, o colesterol, etc.
  • Faça uma alimentação saudável e variada. Alimentos ricos em açúcares e gorduras são prejudiciais para a sua saúde e para a saúde das suas pernas.
  • Não fume. O tabaco é muito prejudicial para a circulação, uma das maiores causas das dores nas pernas.

 

Dicas finais para melhorar as dores nas pernas:

Não se esqueça de consultar um médico da especialidade ou até um médico cardiologista, já que grande parte dos sintomas estão relacionados com problemas de circulação. As dicas neste artigo podem ajudar a melhorar as dores nas pernas, mas não resolvem um possível problema mais grave, que esteja a provocar as dores nas pernas.

Não ignore o cansaço, as dores nem o peso nas pernas. Lembre-se que todos estes sintomas são sinais de que algo não está bem consigo. Aconselhe-se junto do seu médico, enumerando todos os sintomas.

 

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e que consiga melhorar o problema das dores nas pernas.

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

45 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 19-05-2015

    @Amanda:
    Aconselhamos a seguir as nossas dicas de como aliviar as dores nas pernas. Caso não resulte, deverá marcar uma consulta com um médico.
    Grande abraço, as melhoras e até uma próxima visita.

  2. Amanda
    11-09-2014

    Tem uns dois dias que estou com dores fortes na pernas, é uma dor chata, sinto até vontade de chorar.oontem só conseguir dormir depois de deixar minhas pernas dormente de tanta água fria. Eu ñ fico tanto em pé e nem sentada.

  3. Ricardo Miguel
    28-11-2013

    @Rosângela:
    Acreditamos que a melhor especialidade a procurar será um cardiologista e um médico de clínica geral.
    Desejamos as suas melhoras e agradecemos a visita e respetivo comentário.
    Abraço e até breve.

  4. Rosângela
    03-10-2013

    Eu sinto dores quando estou caminhando as minhas veias da canela chegam a inchar muito,então eu dou uma paradinha me deito e coloco as pernas para cima e fico movimentando os pés até as veias desincharem,então é ai que eu volto a minha caminhada mais bem devagar porque se eu forçar as veias vão inchar de novo e sinto também um pouco de ritimia cardiaca que medico devo procurar.

  5. 01-02-2013

    @Cleuza, @Elisene:
    Aconselhamos sempre que procure um médico para analisar o seu problema em concreto.
    Deverá procurar um médico de clínica geral, que lhe indicará o médico da especialidade que deverá posteriormente consultar.
    Grande abraço, as melhoras e até uma próxima visita.

  6. cleuza
    26-12-2012

    boa tarde, tenhos dores nas pernas, na parte da frente, principlamente qdo levanto, passei pelo ortopedista e me receitou citonium 5000. nao melhorou o que pode ser e qual especialista devo procurar?

    obrigada
    cleuza

  7. elisene
    16-12-2012

    gostaria de saber qual remédio tomo para dores nas pernas, sinto um dor queimando nas pernas e agora com esse calor pior fica, to tomando cilostazol de 100mg é um remédio bom?
    mim dê uma dica e ficarei eternamente grata.

  8. 31-10-2012

    @Sonia dos Santos:
    Ficamos felizes por ter ajudado. Desejamos as sinceras melhoras e agradecemos o seu comentário.
    Grande abraço e até breve.

  9. 29-10-2012

    @Sandro:
    Muito obrigado Sandro pela sua opinião tão importante.
    Além das dicas que apresentamos, sugerimos sempre que consulte um médico para um diagnóstico e tratamentos adequados a cada caso.
    Grande abraço e até uma próxima oportunidade.

  10. sonia dos santos
    25-10-2012

    DIA 06 02 2.012 fiz uma cirurgia para retireda de pòlipos no intestino e herdei uma dor na coluna e desce atè os pès dor que não existia antes da cirurgia passei pelo mèdico receitou rx, injeção e comprimidos para tomar preciso mudar meus hábitos de vida urgente,tenho uma amiga que apareceu uma simples ferida no dedo do pè foi aumentando hoje ela sò tem uma perna tenho muito mêdo preciso me cuidar. gostei muito das dicas; muito obrigada.

  11. 16-08-2012

    Penso q a base de tudo, seja uma qualidade de vida satisfatória no campo da prevenção e a consulta ao médico para quem já sofre de dores. Seguir muitas destas dicas também é válido.

  12. 11-07-2012

    @Mariza:
    Infelizmente é complicado fazer um diagnóstico por mensagem. No entanto, aconselhamos que procure um cardiologista (pois pode ser má circulação) ou um médico de clínica geral, de modo a tentar averiguar donde vem essas dores.
    Abraço e as melhoras rápidas!

  13. 20-04-2012

    @Simone:
    Como deve compreender, não podemos fazer diagnósticos pela Internet.
    Procure o seu médico e aconselhe-se com ele, caso o problema persista.
    Abraço, as melhoras e obrigado pela sua visita.

  14. simone kokkinakis
    19-04-2012

    na ultima semana venho tendo dor nas pernas,mas depois do sono noturno. estou preocupada porque tive uma crise de gota e meus triglicerides estao alto, apesar do colesterol estar normal. Sera algo serio?? por favor me de um alo grata simone

  15. Mariza
    16-04-2012

    Boa Tarde. Parabens pelo site, gostei muito, é a primeira vez q visito e ja coloquei em meus favoritos para sempre ver as dicas.
    O que acontece é que meu marido já foi em vários ortopedistas e também angiologistas, mais nenhum médico acerta o que realmente ele tem. Ele anda muito no trabalho e quando chega em casa, para descansar, ai começa as dores nas pernas e a queimação e as vezes ate incha, quando ele vai dormir e quando levanta para trabalhar ele não consegue nem andar direito de tantar dor e queimação que ele sente, faço massagem mais também não adianta muito. Como o Senhor pode me ajudar? Obrigado. Deus abençõe

  16. 03-04-2012

    @Silvana:
    Pelo que apurámos na Internet, a “dismenorreia provoca uma dor na parte inferior do abdómen que se estende até à parte inferior das costas ou às pernas. A dor pode consistir em cãibras que aparecem e desaparecem ou, então, pode tratar-se de uma moinha constante. Em geral, começa pouco antes da menstruação ou durante a mesma, atinge o seu máximo depois de 24 horas e ao fim de 2 dias. Muitas vezes a mulher tem cefaleias, náuseas, obstipação ou diarreia e sente necessidade de urinar com frequência. Por vezes tem vómitos. Os sintomas da síndroma pré-menstrual, como irritabilidade, nervosismo, depressão e dilatação abdominal, podem persistir durante parte do tempo em que dura a menstruação ou ao longo de toda ela. Às vezes saem coágulos ou fragmentos do tecido de revestimento interno uterino, o que provoca dor.”

    Fonte: Perturbações menstruais (manual merck)

    Considere ainda ler o nosso artigo com 12 dicas para as dores menstruais ou dismenorreia.

    Esperamos ter ajudado. Muito obrigado pela sua participação e as suas melhoras.

  17. 03-04-2012

    @Krist:
    Muito obrigado também pelo seu comentário muito gratificante.
    Desejamos as maiores felicidades e as rápidas melhoras e que continue a nos visitar.
    Abraço e até breve.

  18. silvana
    20-03-2012

    Tenho dores nas pernas como se fossem musculares, mas sempre em meu periodo menstrual.Nunca ouvi falar sobre dores nas pernas em periodo menstrual…estou ficando preocupada, isso vem acontecendo a + ou – 3 meses.Será normal?

  19. krist
    19-03-2012

    Boa tarde, primeiramente parabens pelo site, gostei muito é a primeira vez q visito e ja coloquei em meus favoritos para frequentar sempre, tenho muitas dores nas pernas e na coluna, no momento sinto como se minhas pernas pesassem 100 kilos cada uma é horrivel, tenho muitos problemas com dores, estou esperando uma consulta com especialista endocrino, pois tb estou com tireóide, as dicas são otimas vou tentar por em pratica e ver se minha vida melhora… muito obrigada

  20. 06-03-2012

    @Vanessa, @Raimunda, @Francisca:
    As nossas dicas podem ajudar a aliviar os sintomas das dores nas pernas mas não são solução para o seu problema.
    Aconselhamos que procurem um médico da especialidade de forma a averiguar o seu problema e a indicar um tratamento adequado.
    Muito obrigado pela vossa visita e até uma próxima.

    @Marta:
    Muito obrigado nós pela sua visita e pela sua participação.
    Abraço e até uma próxima visita.

  21. 22-02-2012

    Adorei as explicação,pois tirei
    minhas duvidas.

  22. 17-02-2012

    @Catarina:
    Poderá ser o caminho certo, já que o seu problema poderá estar relacionado com má circulação e problemas vasculares.
    Não custa tentar ou ir a outro ortopedista, porque nestes casos nem sempre é feito um bom diagnóstico à primeira, infelizmente.
    Muito obrigado pelo seu comentário e até uma próxima visita.

  23. 16-02-2012

    @Dominick da Costa:
    Obrigado também por ter comentado no Dicas Caseiras.
    Abraço e até breve.

  24. 16-02-2012

    @Oséas:
    Deixo-lhe aqui dois artigos que poderão ser de utilidade para si:

    Guia útil para aliviar as dores nos pés
    Algumas dicas e causas para as dores nas pernas

    Espero ter ajudado.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  25. oséas
    11-02-2012

    sinto muitas dores quando mi levanto, principamente nos joelhos, solas dos
    pés. O que devo fazer?

  26. Dominick da costa
    03-02-2012

    Obrigado pelas dicas, a minha mae sente dores nas perna, e nesse momento ela esta a fazer consulta com um medico cardiologista

  27. 26-01-2012

    Eu tenho muita dores nas perna fui no médico ela falou que e uma coisa normal que talvés poderia ser varises só que não pédiu exame para saber o motivo só madou eu tomar um remédio com o nome venolot e pediu para eu compra uma meia elastico com compressaõ 3/4 que ia me ajuda bastante só que não pediu exame para saber oq era

  28. Raimunda
    23-01-2012

    Há mais ou menos uns 08 anos, ao fazer um exame (RX), o médico me disse que eu tinha espinha bífida. Na é poca estava sentindo dor por causa de uma batida de carro. Tomei remédios p/inflamação e fiz fisioterapías – sempre senti dor na coluna (lombar) – nos últimos tempos sinto mais – tenho sentido também dor na perna direita, a ponto de acordar e durante a noite – é uma dor que vai da virilha ao pé – Pode ter haver com a coluna ? Como devo tratar ?

  29. vanessa
    21-01-2012

    Olá tenho 42 anos e sempre senti dores nas pernas desde a infância,mas tem épocas que isto se torna insuportável.Sempre quando vou dormir ou quando viajo elas doem muito.Preciso aquece-las calçar meias e vestir calça mesmo no calor elas gelam e isto não me deixa dormir.Já fui ao angiologista e não é varizes,fui ao ortopedista ele me disse que eu estava com ostopenia na coluna e as cartilagens dos joelhos estão gastas,me pediu para tomar bastante leite e fazer fisioterapia.Minha alimentação é mais vegetariana,faço caminhada no entanto não sinto melhoras.por favor me ajude.

  30. Catarina
    18-01-2012

    Tenho muitas dores e ardência na parte de trás das coxas, pois trabalho muito tempo sentada e já se formou uma espécie de calos, parecem musculos, não sei direito. Não sei qual a especialidade que devo consultar. Já fui ao ortopedista, mas ele não deu muita bola e disse que achava que eu deveria consultar um angiologista talvez. É o caminho certo?
    Obrigada

  31. 15-01-2012

    @Neide:
    Se tiver alguma dúvida, não hesite em deixar a sua questão.
    Abraço e até breve.

  32. neide
    10-01-2012

    Gostei das primeiras linhas,mas na dicas de como melhorar;voces deixaram a desejar,acho que terao que serem mais explicito.

  33. 07-01-2012

    @Ariana:
    Esse problema pode estar a ser causado por variadas razões.
    Poderá experimentar algumas das dicas que apresentamos.
    Aconselhamos ainda que procure o seu médico se a situação não melhorar.
    Muito obrigado pela sua visita e até breve.

    @Raimundo:
    Além dos nossos conselhos que poderá experimentar, aconselhamos que procure um médico, para um diagnóstico e tratamento correctos.
    Obrigado pela sua visita e até uma próxima oportunidade.

  34. Raimundo N Filho
    06-01-2012

    meu problema começor a treis semanas na lonbar e dirrepente adormeceu a perna ja tomei muitos medicamentos mais nao consigo ficar totalmente bom se fico muito tenpo sentado sinto muito na curva do juelho e nos dedos e sola dos peis que ficam dormente e tambem no osso do quadriu veses que doi muito o que devo faser?

  35. ariana
    27-12-2011

    ola to gravida de 35 semanas e estou com as pernas muito inchada principalmente a da direita q doi muito nao sei mas oque fazer pois estou ate mancando me ajudem obrigada pela atençao.

  36. 05-12-2011

    @Salete:
    Ainda bem que gostou do nosso artigo e esperamos que a tenha ajudado.
    Muito obrigado por nos ter visitado e até breve.

  37. salete de Fátima Cassol
    01-12-2011

    foi bom ler e aprender diversas maneiras de diminuir as dores nas pernas,
    tenho já providenciado uma consulta com o médico de varizes . Já consultei endócrino pois sou diabética.

  38. 28-11-2011

    @Andressa Pereira:
    Ainda bem que as nossas dicas ajudaram. No entanto, não esqueça de consultar o seu médico para um diagnóstico correcto.
    Abraço e até uma próxima visita ao Dicas Caseiras.

  39. 26-11-2011

    @Fabio Motta:
    Muito obrigado por ter comentado no nosso site e até uma próxima visita.

  40. 12-11-2011

    Sempre algum método conservador!!

    Atenciosamente;
    Dr. Fabio Corsini Motta – ABQ:0486
    http://www.ipquiropraxia.com.br/quiropraxia.html

  41. andressa pereira
    27-10-2011

    muito bom eu nao tenho dores diariamente mais ontem sentir uma dor terrivel passei a noite toda virando para um e para outro e no dia seguinte continuou mais com as dicas estar melhorando agora

  42. Ricardo Miguel
    02-08-2011

    @Fatima:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ficamos muito felizes por termos sido úteis para si.
    Abraço e até uma próxima visita.

  43. fatima
    31-07-2011

    Nossa muito boa as dicas a 6 meses estou sofrendo com dores nas pernas, e essa materia foi de grande valia para o meu caso, ja estou me cuidando com o vascular, so nao sabia que o cardiologista tbem cuida desta parte,mto obrigado irei procura-lo.
    obrigado.

  44. Ricardo Miguel
    21-07-2011

    @Elisabete:
    Ficamos muito felizes por saber isso. No entanto, não esqueça de consultar um médico especialista.
    Muito obrigado pelo comentário e as melhoras da sua tia.
    Abraço e volte mais vezes.

  45. elisabete
    20-07-2011

    Gostei muito. Tenho uma tia que cuido e que sofre de dor nas pernas e tudo o que ela não fazia, com essas dicas ela começou a fazer. Obrigada.

2 Trackbacks

  1. […] – Dicas para acabar com as dores nas costas – Como diagnosticar e aliviar a dor nas pernas […]

  2. […] o dia inteiro para o computador? Ficou com lesões ao levantar pesos no seu local de trabalho? Tem dores nas pernas ou dores nos pés? Sabia que tudo isto pode ser causado por maus hábitos e posições […]