Algumas ferramentas e suas utilidades

Você sabe tudo sobre as suas ferramentas? Qual é o seu significado e a sua utilidade no dia-a-dia? Se não sabe, o Dicas Caseiras listou alguns tipos de ferramentas, para você ter em conta quando precisar realmente delas.

Sabemos o quanto é importante termos algumas ferramentas dentro da nossa casa, principalmente quando precisamos apertar um parafuso ou montar um móvel ou até mesmo uma simples tarefa de pendurar um quadro na parede. A verdade é que as ferramentas fazem parte do nosso quotidiano. Mas, na maioria das vezes, nem sabemos o nome delas e nem para que realmente servem. Veja abaixo uma lista de ferramentas que fazem parte da sua rotina e quais as principais ferramentas a ter sempre em casa.

Para que serve o alicate

O que é o Alicate e qual a sua função:

O alicate é um tipo de ferramenta muito usada por homens mas também por mulheres. Esta ferramenta articulada serve para multiplicar a força de quem está a usar. O alicate tem inúmeras funções, mas geralmente é usado em trabalhos como mecânica e eletricidade. Ele serve para prender, enrolar,  puxar, cortar, segurar e torcer. Há vários tipos de alicates, mas o mais usado é o alicate “bico de pato”, igual ao da imagem acima.

Chave inglesa

O significado da Chave Inglesa e a sua utilidade:

A chave inglesa facilita a forma como se aplica a cabeça para girar qualquer tipo de parafuso e porca. A sua característica principal é mudar para diferentes tamanhos através da regulação da cabeça. É uma ferramenta muito versátil e de fácil utilização. Serve principalmente para atarraxar ou desatarraxar porcas e parafusos de uma forma rápida.

Berbequim ou furadeira

 

Para que serve uma Furadeira ou berbequim:

Também conhecido como Berbequim, a furadeira tem várias funções, sendo a principal fazer furos. O berbequim possui um sistema de motor que aplica uma rotação às brocas, as quais servem para furar paredes, madeira, tijolos, aço, etc. As furadeiras podem ainda ter velocidade variável e reversível, servindo assim também para aparafusar e desaparafusar. Existem ainda berbequins portáteis, acoplados de baterias recarregáveis.

 Martelo

Utilidades do Martelo:

Martelo, uma das ferramentas que existe em quase todas as casas, pois se trata de um utensílio que é usado com muita frequência. Ideal para pregar pregos, o seu seu uso é tão variado que está ligado em várias áreas: direito, medicina, carpintaria, indústria pesada, escultura, nas residências, etc. Há vários tipos de martelos: martelo de carpinteiro, martelo de cozinha, martelo de Juiz, martelo de geologia, ou seja, há uma grande vasta de tipos de martelo, cada um para cada tipo de trabalho.

Chave de fendas

Para que são usadas as Chaves de Fendas:

chave de fendas serve para apertar e desapertar parafusos e existe com uma grande variedade de estilos, tamanhos e formas. A chave de fendas é uma ferramenta normalmente com um corpo de metal e a cabeça geralmente de um plástico resistente, podendo também ser isolada, com uma ponta estreita ou larga.

Chave busca-pólosO que é a chave Busca-Pólos e para que serve:

A chave de fendas busca-pólos é essencial para quem quer fazer trabalhos eléctricos mais simples. Além de apertar e desapertar parafusos, a chave busca-pólos serve ainda para detectar qualquer tipo de corrente eléctrica, acendendo uma pequena lâmpada no seu interior quando encostamos a sua extremidade a algo onde esteja a circular corrente eléctrica.

Fita métrica

Utilidades da Fita Métrica:

A fita métrica é utilizada em todos os sectores: de casa à indústria, a fita métrica é útil para qualquer tipo de trabalho. Quando precisamos medir comprimentos, alturas ou qualquer tipo de dimensão em metros ou centímetros, usamos habitualmente uma fita métrica. É um instrumento muito útil para ter em casa, para fazer remodelações ou colocar novas mobílias. Também é muito usada para pequenas reparações do dia-a-dia. Há vários tamanhos, mas o melhor para se ter em casa é a fita-métrica de 5 metros. As fitas métricas também são conhecidas como “trenas” e as suas unidades de medida são o centímetro, milímetro ou  pés e polegadas. Pode ser usada ainda para medir a altura das pessoas, por polícias em acidentes, entre muitas outras profissões.

Buchas e parafusos

Utilidades dos parafusos e buchas:

Os parafusos são fabricados em uma gama vasta de materiais, em vários modelos e tamanhos. Os melhores parafusos são aqueles que resistem ao tempo e à corrosão. Os parafusos em aço, titânio e bronze são os mais utilizados hoje em dia. Mas também existem os parafusos de plástico. Qualquer caixa de ferramenta deverá ter uma pequena porção de parafusos de diferentes tamanhos. As buchas também são muito úteis e servem para afixar os parafusos em um determinado furo, usando-se uma furadeira. Seu tamanho é sempre menor que o parafuso, já que o parafuso expande a bucha, pressionando-a contra o furo e oferecendo uma grande resistência e segurança ao parafuso.

Por agora é tudo. Em futuros artigos prometemos voltar a falar destas e outras ferramentas em mais detalhe.

E você já tem a sua caixa de ferramentas? Tem outras sugestões úteis para acrescentar? Contribua no espaço para os comentários.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 24-07-2012

    @Sergio Luis:
    Obrigado Sérgio pelo seu comentário e volte mais vezes!
    Abraço.

  2. muito bom