Algumas dicas eficazes de como tratar as sardas

As sardas são um tipo de mancha que incomoda tanto homens como mulheres. Considerada uma doença de pele, a verdade é que existem vários tratamentos para amenizar ou até mesmo eliminar o problema de uma pele sardenta. Por isso, o Dicas Caseiras reuniu algumas dicas de como reduzir as sardas e tratar melhor a pele.

O que são Sardas?

Conhecido cientificamente como Efélides, as sardas são pequenas manchas causadas pela exposição do sol ou em algumas vezes em casos hereditários. Elas se localizam em peles que são mais atingidas por queimaduras solares. São manchas redondas e a maioria delas possuem uma cor castanha. Isso acontece porque as manchas sofrem um aumento de melanina (pigmento que dá cor à pele) sobre a pele.

Saiba como tratar as peles sardentas

As efélides têm uma característica genética. São em pessoas de olhos e peles claras que as sardas têm mais tendência em aparecer. Outro facto a ter atenção é, se você tem algum familiar que tem ou que já teve esse mesmo problema, com certeza irá aparecer em você, já que também é uma causa hereditária.

Por mais dicas de tratamento que existam, a verdade é que para manter a sua pele limpa e sem nenhuma mancha, é preciso ter acima de tudo uma alimentação saudável e balanceada, além de beber muita água para manter a hidratação. Não se esqueça também que um bom filtro solar protegerá sua pele dos raios solares, evitando aquelas manchas avermelhadas e futuramente possíveis sardas.

Como tratar as sardas na pele:

Para a cura ou a diminuição das Efélides, existem muitos tratamentos disponíveis hoje em dia. Seja caseira ou seja química, a verdade é que se você optar por um método mais natural, este remédio pode não eliminar as sardas completamente, deixando somente a pele mais clara. A forma mais eficaz de combater as sardas é por meio de laser. Mas também há medicamentos com soluções químicas que são vendidos em farmácias. Algumas dessas soluções não necessitam de receita médica, mas se precisar de alguma solução mais concentrada, é necessário consultar antes um dermatologista.

Em qualquer caso, sempre que aparecer sardas na sua pele, consulte um médico dermatologista, antes de iniciar qualquer tratamento. As sardas são consideradas uma doença de pele e por isso, é sempre recomendável um tratamento com acompanhamento médico.

Tratamento Natural ou Caseiro para tratar as sardas:

Se você não tiver recursos financeiros para um tratamento a laser, poderá optar por um tratamento mais barato e caseiro. É claro que com esse tipo de tratamento, demora mais tempo para ter um resultado satisfatório, mas com alguma prática e paciência, poderá ser bem eficaz.

Usar manteiga para tratar as sardas:

Muitas pessoas usam e já confessaram que a manteiga é um dos processos caseiros mais utilizados para o problema das sardas. Coloque a manteiga na sua pele, e deixe actuar por 20 minutos. Além de simples, este método pode ser feito várias vezes por semana. O uso da manteiga faz com que as sardas fiquem mais claras e pequenas.

Tratamento das sardas com sumo (ou suco) de limão:

O limão pode ser utilizado justamente por conter vitamina C, assim como o limão, ou qualquer fruta dessa categoria. A vitamina C ajuda a deixar as manchas bem mais claras. Dependendo do uso mais frequente, estas podem até ser eliminadas. Num copo misture uma colher de sumo de limão com uma colher de água e aplique com um pouco de algodão nas manchas. Mas tenha atenção já que esta mistura deve ser aplicada somente nas sardas. Pode fazer este tratamento todos os dias ou até várias vezes ao dia.

Aviso Importante:

Use somente o sumo de limão na pele quando você tiver em casa, pois a pele não deve ser exposta ao sol. Se isso acontecer poderá causar ainda mais manchas na pele. De preferência, aplique antes de dormir.

Tratar as sardas com laser

Tratamento químico/ Laser:

O tratamento a Laser é o mais indicado e utilizado para eliminar as sardas, pois tem uma eficácia maior. Além de ser mais rápido, o laser é um tratamento moderno que proporciona uma resolução rápida, com poucas sessões e praticamente sem incómodo para a paciente. O que se deve saber é que mesmo o tratamento a laser não impede o reaparecimento de novas sardas. Na verdade, para evitar esse tipo de problema só mesmo evitando o sol, o que é muito difícil nos dias de hoje.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo de como tratar o problema das sardas. Siga as nossas dicas para eliminar as sardas do seu rosto e não se esqueça de procurar sempre um aconselhamento médico.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

31 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 11-04-2014

    @Elle Julyanne:
    É indiferente…
    Abraço e tudo de bom para si 😉

  2. Elle Julyanne
    19-03-2014

    É manteiga ou margarina ?

  3. 31-01-2013

    @Tati:
    Sim, poderá usar qualquer tipo de manteiga. Não esqueça de pedir alguns conselhos junto do seu dermatologista, quem sabe ele poderá sugerir outras dicas indicadas especialmente para si.
    Obrigado pela sua visita e até breve.

  4. Tati
    13-11-2012

    Boa tarde!
    Também tenho sardas, não gosto delas de forma alguma… já passei varios produtos e vejo diferença apenas quando estou usando os produtos se eu ficar um dia sem usar elas voltam a ficar escuras, gostaria de usar um produto que elas saíssem de vez, não um produto que tenho que viver escrava dele… Essa manteiga pode ser qualquer uma???

  5. 03-11-2012

    @Cris:
    O importante é se sentir bem consigo mesma e esperamos que assim seja.
    Agradecemos a sua participação e esperamos mais visitas suas.
    Abraço e até breve.

  6. cris
    02-11-2012

    quando nasci eu era branca como criança adora brincar eu brincava direto no sol sem protetor solar e com o tempo o aumento ececivo das minhas sardas

  7. 29-10-2012

    @Rayra:
    O importante é tentar se sentir o melhor possível com o seu visual, que acredito que agradará a muitas pessoas!
    Esperamos que consiga encontrar o seu melhor bem-estar possível.
    Muito obrigado por nos ter visitado e até breve.

  8. Rayra
    06-10-2012

    Esse site foi de auto-ajuda, além de passar informações, repassa uma esperança das sardas serem eliminadas, pois ñ aguento mais olhar no espelho e ver essas malditas sardas horrorosas.. espero ganhar dinheiro p/a acabar de vez com essa perseguição.Bem q poderiam disponibilizar o tratamento a laser, pois, é muito caro.

  9. 16-02-2012

    @Sabrina:
    Em princípio não haverá qualquer problema.
    Obrigado pela sua visita e até breve.

    @Nicoli Fernandes Farias:
    Muito obrigado pela sua participação e por ajudar outros leitores.
    Abraço e até uma próxima visita.

  10. sabrina
    05-02-2012

    tenho muitas sardas quero eliminalas se eu uusar o limao so a noite e durante o dia passar protetor solar tem como eu ficar com manchas na pele ou nao?

  11. 02-02-2012

    @Nielly:
    Pelo que pesquisámos, um tratamento a laser é feito em 3 a 4 sessões, com preços entre os 650 e 1000 reais (cerca de 300€ a 450€).
    Muito obrigado por nos ter visitado e até uma próxima visita.

  12. nielly
    31-01-2012

    qual é o preço de um tratamento a laiser?

  13. nicoli fernandes farias
    28-01-2012

    olá eu tenho 12 anos e tenho algumas sardas no rosto (poucas) e sei que existe uma pomada chamada CLARIPEL que elimina ou clareia muito as sardas e manchas , minha tia usou e ela tinha manchas acastanhadas e saiu tudinho minha mãe começou a usar e já se nota muita diferença eu comecei a usar e estou satisfeita com os resultados mais lembreçe de ñ e expor muito ao sol e sempre usar filtro solar após o uso e mesmo depois de ter eliminado totalmente as manchas
    abraços !!!

  14. 18-01-2012

    @Jefferson Coutinho:
    Há que aceitar as sardas como algo natural e não como uma aberração.
    No entanto, existem vários tratamentos de pele que permitem eliminar as sardas, para quem não consiga viver com elas…
    Abraço e obrigado por nos ter visitado.

  15. Jefferson Coutinho
    18-01-2012

    Ter sardas nao e facil, todo lugar q eu vou trabalhar eu so tenho um nome FERRUGEM! e dificil, meu sonho em me livrar deste tormento, q pena e saber q meu caso e genetico herdei o gene do meu pai, mesmo q eu me livre das sardas tenho pena do meu futuro filho (a).

  16. 28-11-2011

    @Jessica:
    Ainda bem que gostou do site de Dicas Caseiras.
    Abraço e obrigado por ter comentado.

  17. 28-11-2011

    Ianca:
    Ninguém deverá dar importância a comentários menos positivos.
    Poderá sempre experimentar algumas das nossas dicas e, preferencialmente, consultar também um médico dermatologista.
    Muito obrigado pela sua visita e até breve.

  18. ianca
    21-10-2011

    muitas pessoas tem condisoes para fazer tratamento mas outras nao,e sofrem com apelidos e criticas por ter sardas nao faz mal testar remedios caseiros

  19. 19-10-2011

    tenho sardas e qr tirar mas num tenho condiçoes e vou ultilizar o tratamento!
    adorei este saite posta mais informações ae!

  20. 13-10-2011

    @Maria:
    É preciso ter muito cuidado com certas aplicações.
    Obrigado por nos visitar e até breve.

  21. MARIA
    25-09-2011

    ACONTECEU COMIGO, USEI LIMÃO PARA LIMPAR AS MANCHAS QUE TENHO NOS BRAÇOS E SAÍ A RUA, FIQUEI AINDA PIOR,AGORA SÓ USO MANGAS COMPRIDAS,PARECE QUE ESTOU TODA SUJA E NÃO SEI COMO FAZER PARA AS TIRAR:(

  22. 19-09-2011

    @Chayenne:
    Qualquer manteiga poderá ser usada. Abraço e obrigado por nos ter visitado.

  23. Chayenne
    18-09-2011

    sobre o metodo da manteiga , qual manteiga devo passar no rosto ?

  24. 14-09-2011

    @Fê:
    O limão pode ser prejudicial se aplicado durante longos períodos de tempo, como antes de dormir. Também não é aconselhável deixar o limão na pele se for apanhar sol.
    Mas pode usar, sem qualquer problema, o limão para realizar a limpeza da pele. Infelizmente, nem todas as pessoas podem ir num dermatologista e as dicas
    caseiras podem ajudar de alguma forma o seu problema.
    Muito obrigado pela sua visita.

  25. 12-09-2011

    Pelo amor de deus nunca passem limão no rosto! É muito arriscado. Utilize rodelas de pepino no rosto a noite.
    Tenho sardas, gosto delas, mas muito escuras não né… por isso faço tratamento com dermatologista.

  26. 11-09-2011

    @Anilce:
    É verdade que as sardas dão um aspecto muito bonito em muitas pessoas!
    Abraço e obrigado por ter comentado no Dicas Caseiras.
    Até breve.

  27. Anilce
    07-09-2011

    Adoro minhas sardas , convivo com elas desde que nasci e nao pretendo tiralas

  28. 05-09-2011

    @Elisangela:
    Concordo! Mas incomoda muitas pessoas também… Muito obrigado por nos ter visitado.
    Abraço e até breve.

  29. 05-09-2011

    @Jonas:
    De facto, as sardas dão um ar engraçado a muitas pessoas, mas existem outras que não conseguem viver com elas…
    Abraço e muito obrigado pela sua visita.

  30. elisangela
    05-09-2011

    nossa pra que isso sardas não são manchas sardas são charmosas vc nasce com elas. mancha é mancha

  31. Jonas
    05-09-2011

    Sardas é lindo…

    Não tem nada mais lindo que uma garota toda sardenta…

    Não tirem… =/

1 Trackback

  1. […] – Algumas dicas eficazes de como tratar as sardas – Como prevenir e combater o problema da acne – Os benefícios da planta da camomila – Os benefícios de usar óleo de amêndoas doces […]