Como fazer alvenaria em tijolo e como fazer juntas

Para quem não sabe, alvenaria é o nome dado a uma estrutura sólida e rígida, construída por tijolos, pedras, ou outro material, ligados ou não por argamassa. Neste artigo vamos ensinar a fazer alvenaria em tijolo e a fazer as respectivas juntas.

A alvenaria resistente ou alvenaria estrutural é aquela que é usada numa construção, destinada a suportar mais peso além do seu próprio peso, ou seja, são capazes de suportar uma estrutura, sem a necessidade de usar vigas ou pilares. Um exemplo de uma alvenaria resistente é, por exemplo, uma parede que suporta um telhado.

Uma alvenaria de vedação é o tipo de alvenaria que não é construída para resistir a mais carga que a carga do seu próprio peso. Um exemplo de uma alvenaria de vedação é uma parede de uma casa, onde estas não têm uma função estrutural, servindo apenas de vedação. Neste caso a função estrutural está a cargo dos pilares e das vigas.

 

Começar a construir alvenaria:

Fazer trabalhos em alvenaria exige experiência e rigor. Não queira começar a construir coisas complicadas, mas opte por começar algo mais simples, como um churrasco, por exemplo.

De modo a poder trabalhar durante mais tempo, comece por preparar bastante argamassa.

Se tiver dúvidas, consulte o artigo sobre como preparar argamassa, cimento ou concreto.

Para começar a construção da parede, comece por colocar umas ripas (ou perfis) de madeira, com aproximadamente 10cm por 10cm, na vertical e apoiados no solo. Estes perfis, apoiados por estacas, servirão para delimitar as zonas onde começa e acaba a parede. Para delimitar a linha da parede, estique um cordel paralelo ao chão, atado entre os dois perfis. A parte de cima dos tijolos deve estar a coincidir com o cordel, tal como mostra a imagem.

Como começar a construir alvenaria

Começando a colocar os tijolos:

Pegue na argamassa que preparou e coloque-a junto a si, num tabuleiro de pedreiro. Com uma colher de pedreiro  deposite alguma argamassa nas fundações, ou seja, no sítio onde vão ser colocados os primeiros tijolos. Esta camada deverá ser mais espessa que as outras que unem os tijolos acima. Com o auxílio da lâmina da colher de pedreiro faça alguns rasgos transversais na argamassa. Por fim “deite” o tijolo sobre a argamassa onde fez os rasgos e aplique-lhe no centro uma pequena pancada, com o cabo da colher de pedreiro, verificando se este está paralelo ao chão. Caso não esteja paralelo, rectifique-o dando algumas pancadas do lado esquerdo ou direito.

De seguida coloque a argamassa para o tijolo seguinte, tanto na parte inferior como nas partes laterais, caso este não seja um tijolo exterior, tal como mostra a imagem abaixo.

Forma de assentar os tijolos

Coloque então o tijolo, encostando na argamassa e ao tijolo anterior, dando novamente algumas pancadas para o fazer coincidir com o(s) tijolo(s) anterior e com o cordel que foi colado entre as ripas. Não se esqueça de verificar se estão sempre paralelos ao chão.

Para cada fila que fizer de tijolos, vá deslocando o cordel para cima, de modo a verificar o seu alinhamento. Para dar um acabamento mais perfeito ao seu trabalho, é importante fazer as juntas, para colmatar as pequenas diferenças que existem entre os tijolos. Uma junta é o preenchimento com argamassa das cavidades que ficam entre cada tijolo, tanto horizontais como verticais. Mais abaixo vamos ensinar como fazer as juntas das paredes.

Para cortar os tijolos:

Se pretender cortar os tijolos, pode fazê-lo com uma rebarbadora. Pode também partir os tijolos mais frágeis com a ajuda de um colher de pedreiro ou com um escopro de tijolo e um maço ou martelo, tal como mostramos na imagem abaixo. Para obter um meio tijolo, faça um pequeno rasgo em cada lado do tijolo, com a ajuda do escopro. De seguida coloque o escopro num dos rasgos e com a ajuda do maço dê uma pancada com firmeza, terminando com outra pancada com o escopro no centro do tijolo, obtendo assim um meio-tijolo.

Cortar um tijolo em meio tijolo

Material usado para cortar os tijolos:

Tal como foi dito anteriormente, com um escopro de pedreiro pode cortar os tijolos mais frágeis. Mas não só! Pode ainda usar o escopro de pedreira para cortar metal, parafusos, correntes, pedras, etc, com a ajuda de um maço.

O escopro de tijolo tem uma lâmina mais larga, servindo também para cortar os tijolos e para acertar as juntas, dando-lhe um aspecto mais profissional.

O ponteiro de pedreiro serve para cortar os tijolos mais duros, com a ajuda de um maço ou martelo.

Escopro de pedreiro

Escopro de pedreiro

Escopro de tijolo

Escopro de tijolo

Ponteiro de pedreiro

Ponteiro de pedreiro

 

 

Tipos de juntas das paredes:

Para uma parede ficar com um aspecto final mais profissional, é necessário tratar das juntas, ou seja, do espaço entre os tijolos.

Em construções mais pequenas, a argamassa que sobra entre os vários tijolos é alisada, com uma espátula para juntas.

Na maior parte das construções, as juntas são trabalhadas no máximo até 12 horas após o trabalho de alvenaria. Faz-se um pequeno sulco nas juntas, com cerca de 2 centímetros, de forma a que estas possam posteriormente ser trabalhadas com argamassa para juntas.

As juntas podem ter diferentes formas: existe a junta recolhida, a junta côncava, a junta à face e ainda a junta inclinada, tal como é ilustrado abaixo, nos diferentes tipos de juntas.

 

Alvenaria - Junta recolhidaAlvenaria - Junta côncavaAlvenaria - Junta inclinadaAlvenaria - Junta à face

 

Como fazer as juntas das paredes:

As juntas podem ter diferentes cores. Para juntas brancas, use cimento branco. Para outras cores, adicione corantes à argamassa das juntas. Antes de começar a criar as juntas, limpe todo o pó que estas possam ter, com o auxílio de uma escova e molhe-as, para evitar que a argamassa seque rápido.

Para fazer as juntas verticais, pegue um pouco de argamassa e vá preenchendo de cima para baixo a fissura da junta, com a ajuda de um raspador de ponta dobrada. Para realizar as juntas horizontais, coloque um pouco de argamassa no tabuleiro logo abaixo da junta e vá enchendo a junta, empurrando a argamassa para dentro da mesma, com a ajuda do mesmo raspador de ponta dobrada. Na imagem abaixo mostramos em pormenor como preencher as juntas verticais e as juntas horizontais.

Como fazer as juntas verticais - AlvenariaComo fazer as juntas horizontais - Alvenaria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois das juntas preenchidas, verifique se estão todas lisas e uniformes. No final, passe uma escova seca na parede, antes da argamassa estar seca.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre algumas técnicas de alvenaria. Não perca os nossos próximos artigos, onde vamos ensinar a fixar paredes duplas, a rematar uma parede, a abrir uma porta ou janela e muito mais.

 

 

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

14 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    26-11-2013

    @Adriano Pereira:
    Muito obrigado pelo seu comentário tão simpático.
    Abraço e até breve.

  2. adriano pereira
    22-05-2013

    Prezado, o conteúdo dos artigos aqui publicados é muito bom pois possui uma linguagem que facilita o aprendizado, sugiro adicionar aos textos as referencias do autor para que sirvam de suporte a trabalhos acadêmicos.

  3. 01-02-2013

    @Orlandina:
    Infelizmente tenho que dizer que uma casa não é algo propriamente fácil de se construir.
    É preferível gastar mais algum dinheiro inicialmente do que as coisas ficarem mal feitas e inseguras.
    Muito obrigado pelo seu comentário e boa sorte para vocês! 🙂

  4. 12-12-2012

    adorei!mais precisava saber fazer,eu e meu filho queriamos construir nossa propia casa,mais sendo totalmente leigos temos medo,quanto a segurança da estrutura e para nao ficar torta.voce acha que consseguimos,desde ja agradeço de coraçao.bjs

  5. 19-09-2012

    @Lucila:
    Bom dia querida leitora.
    Esperamos poder ajudar neste artigo, que fala sobre as diferenças entre alguns tijolos.
    Muito obrigado pela sua visita e até breve.

  6. Lucila
    31-07-2012

    Grata sobre a explicação sobre o tijolo refratário.
    Olhei no site mas ainda não encontrei informações sobre os tipos de tijolo. Gostaria de saber qual a diferença entre os diversos tipos de tijolo: comum, “bahiano”, aqueles para piso, os de concreto.
    Parece que os tijolos bahianos tem uma diferença em termos de capacidade isolante em temperatura e umidade.
    Grata pela atenção, um abraço.

  7. 30-07-2012

    @Lucila:
    Para fornos ou locais onde vai existir muito calor, o aconselhável é usar mesmo tijolo refratário. Apesar de serem mais caros, fica com um trabalho bem feito à primeira. Leia atentamente o nosso artigo para outras dúvidas e qualquer questão específica não hesite em nos contatar.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  8. Lucila
    30-07-2012

    Gostaria de saber qual a diferença entre os diversos tipos de tijolo: comum, “bahiano”, aqueles para piso, os de concreto.
    Para se construir uma churrasqueira. lareira ou forno de pizza realmente temos que usar tijolos refratários ou serve um comum?
    E ainda, quando usamos o tijolo comum, aquela parte concava deve ficar para baixo? Enchemos de cimento antes de usar?
    Grata

  9. 19-04-2012

    @José Macos:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ficamos muito contentes que tenha gostado.
    Grande abraço e até breve.

  10. José Macos
    15-04-2012

    Muito objetivo, simples e bem explicado.
    Gostei muito.

  11. 17-02-2012

    @Cristhiano da Mata:
    Poderá experimentar ler o nosso artigo sobre Tipos de parede, espessura e montagem de uma parede em tijolo, para o auxiliar.
    Continuaremos a publicar artigos sobre construção, fique atento.
    Muito obrigado pela sua visita e até breve.

  12. Cristhiano da Mata
    27-01-2012

    Estou querendo levantar uma parede na frente da casa necessitando deixar espaço para portão da garagem e portao social tenho 10mts de frente sou leigo no assunto se for possivel me explique em passo a passo como fazer!

    Grato.

  13. Ricardo Miguel
    09-08-2011

    @Marcos:
    Obrigado pelo seu comentário. Publicaremos mais artigos sobre construção, obras e reparações.
    Fique atento! Abraço e até breve.

  14. marcos souza
    09-08-2011

    adorei e gostaria de saber mais sobre alvenaria.
    como arrumar uma trinca na parede que não tem coluna no meio.E arrumar uma viga da garagem que envergou.
    desde ja agradeço:um abraço a todos