O que é a diabetes mellitus?

Todos nós conhecemos alguém que sofre deste problema, o problema da diabetes. O que é a diabetes? Como se manifesta a diabetes no corpo humano? Quais são as complicações desta doença? Existe cura para a diabetes? Estas e outras questões neste artigo sobre a diabetes.

A diabetes é, infelizmente, uma doença cada vez mais comum no mundo, principalmente nos países a norte da Europa e América. A diabetes é ainda uma das causas de morte em Portugal e a principal causa de cegueira, de problemas nos rins, problemas cardiovasculares e até amputações.

O que é a diabetes mellitus?

A diabetes é uma doença metabólica, que faz aumentar os níveis de glicose no sangue.

 

Qual a diferença entre os dois tipos de diabetes, tipo 1 e tipo 2? Quais as causas da diabetes?

A diabetes tipo 1 é a mais rara e aparece em crianças e jovens de idades inferiores a 30 anos. Na diabetes do tipo 1, o pâncreas fica incapacitado de produzir insulina, fazendo com que os doentes precisem de medicação diária para repor as carências de insulina, normalmente através de insulina artificial.

A diabetes tipo 2 surge após os 30 anos de idade, normalmente associada ao excesso de peso, ao sedentarismo e maus hábitos alimentares. São raros os casos em que é necessário administrar insulina, porém é necessária medicação oral, em alguns casos.

Controlar os níveis de glicose no sangue

Como se manifesta a diabetes? Quais os principais sintomas da diabetes?

Muitas vezes, a diabetes é uma doença silenciosa. Esta pode evoluir durante muito tempo, sem apresentar qualquer sintoma. A melhor forma de contornar esta situação, é prevenir-se e realizar análises sanguíneas de rotina, para medir os níveis de glicose no sangue.

A diabetes pode também apresentar diferentes sintomas, consoante o seu grau de evolução. Os principais sintomas são o aumento do volume de urina (políuria), o aumento da sede (polidipsia), o aumento do apetite (polifagia), o cansaço persistente, a dificuldade na visão, a dificuldade na cicatrização, entre outros.

 

Quais são as possíveis complicações da diabetes?

Quando o sangue tem excesso de glicose, vai causar importantes alterações celulares, danificando vasos e nervos de vários órgãos vitais do corpo. Quando a diabetes chega aos pequenos vasos sanguíneos da retina (retinopatia diabética), pode causar perda de visão ou até cegueira. Se os vasos danificados forem os dos rins, pode causar hipertensão e perda parcial ou até mesmo total da função renal.

Com a circulação sanguínea reduzida, partes importantes como o cérebro, o intestino e o coração podem ser prejudicados, com vasos sanguíneos mais estreitos e um fornecimento pobre de oxigénio e nutrientes às células desses mesmos órgãos. Se a diabetes atingir a circulação das pernas, pode causar pés inchados, pernas frias e uma cor arroxeada. Podem ainda aparecer feridas e úlceras de cicatrização muito complicada.

Se a diabetes tiver num estado muito avançado, pode causar neuropatia periférica, ou seja, alterações da mobilidade, dos órgãos sexuais masculinos (impotência sexual) e femininos (défice de lubrificação e incapacidade de atingir o orgasmo). Pode ainda atingir as pernas e pés, surgindo muitas vezes o conhecido “pé diabético”, causando uma fraca sensibilidade dos pés e das pernas, fazendo com que o doente não se aperceba do aparecimento de feridas. Estas desenvolvem-se causando graves úlceras que dificilmente cicatrizam, podendo infectar e obrigando, muitas vezes, à necessidade de realizar amputações, do pé ou da perna.

 

Como é feito o tratamento da diabetes?

O tratamento da diabetes depende muito da evolução da doença. Recomenda-se uma dieta adequada, exercício físico e perda de peso. Pode ser ainda necessário o uso de medicamentos anti-diabéticos (na diabetes do tipo 2) e insulina (na diabetes do tipo 1 e do tipo 2 que não responda à medicação oral).

 

Com este artigo, esperamos que possa ter sido mais esclarecido do que é a diabetes, quais os sintomas, causas e tratamentos. Recomendamos que consulte o seu médico e realize exames de rotina periodicamente.

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

4 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 31-01-2013

    @Odete Araujo:
    Muito obrigado também pela sua visita e por ter comentado no nosso site.
    Abraço e as suas melhoras.

  2. odete araujo
    25-11-2012

    Obrigada pelos esclarecimentos e dicas para tratamento.

  3. 11-09-2011

    @Marina:
    Obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gostou.
    Preocupamo-nos sempre em criar artigos de utilidade pública e de qualidade.
    Abraço e muito obrigado por nos ter visitado. Até breve.

  4. marina gonçalves
    09-09-2011

    Olá,
    Estive lendo as dicas caseiras e adorei saber como me defender com dicas tão facil de fazer, vcs, estão de parabéns.

9 Trackbacks

  1. […] Saiba tudo sobre a diabetes – como a prevenir, quais os sintomas e tratamento para este problema. […]

  2. […] aqui tinhamos falado sobre o que é a diabetes, os vários sintomas, causas e tratamentos disponíveis. No artigo de hoje, vamos apresentar 7 dicas que certamente o vão ajudar a ter uma vida mais […]

  3. […] As fibras deste grão impedem ainda que os níveis de açúcar do sangue subam rapidamente depois das refeições, o que faz com que este alimento seja ideal para diabéticos. […]

  4. por O que é a diabetes gestacional | Dicas Caseiras em 18-10-2012 às 10:34 AM

    […] O que é a diabetes melitus? – O que comer e não comer durante a gravidez – Alimentação na gravidez e como evitar a […]

  5. […] A gordura amiga do coração, contém ácidos gordos monoinsaturados, que fornecem energia e garantem uma sensação de saciamento prolongada. O seu consumo reduz o risco de doenças coronárias e ainda ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a controlar os níveis de insulina e açucar no sangue. […]

  6. […] Diabetes; […]

  7. […] Doenças sistémicas, por exemplo: diabetes, nefrite, deficiências nutricionais, […]

  8. por Como tratar e prevenir a gota | Dicas Caseiras em 14-10-2011 às 12:01 AM

    […] de risco que fazem com que a gota possa aparecer mais numas pessoas que outras. Se tem problemas de diabetes, de obesidade, hipertensão arterial ou antecedentes familiares  de hiperuricémia, está num […]

  9. […] Além disso, é também muito boa para o sistema cardiovascular. Veja os nossos artigos sobre o que é a diabetes e como tratar o mau […]