Os benefícios de comer figos frescos ou secos

Os figos frescos ou secos, um fruto que nem todas as pessoas apreciam, é um fruto muito saudável e com muitas qualidades. Saiba neste artigo porque é saudável comer figos.

O figo é um fruto da região do mediterrâneo e é típico de Verões quentes e secos. Este fruto da figueira é saboroso e carnudo e as suas cores vão desde o amarelado até ao roxo. Podemos encontrar à venda figos frescos ou figos secos.

Como escolher os figos:

Os figos secos, muito apreciados principalmente na altura das festas de Natal, são de grande durabilidade e não requerem grandes cuidados na sua conservação, muito menos na sua escolha.

Em relação aos figos frescos, é necessário ter alguns cuidados na hora de os comprar. Um figo fresco no ponto certo para comer, é aquele que pinga pequenas gotas de açúcar pela sua extremidade, na zona mais pontiaguda. Se um figo fresco estiver muito maduro ou muito verde, pode facilmente causar alguns transtornos intestinais ou aftas e outras irritações na boca. É por isso importante comprar pequenas quantidades de cada vez, já que este fruto não se mantém no ponto por muitos dias.

Figos frescos

Que características apresentam os figos:

Por serem muitos ricos em açúcar, os figos são um alimento muito energético. A quantidade calórica de 100 gramas de figos frescos é de aproximadamente 70 calorias, enquanto que para os figos secos a mesma quantidade tem mais do triplo das calorias, cerca de 230 calorias.

Além disso, e tendo em atenção o ponto certo em que se devem comer, os figos frescos são muito ricos em fibras, sendo por isso muito benéficos ao nível do trânsito intestinal.

Os figos frescos são ainda ricos em anti-oxidantes, são óptimos diuréticos, muito eficazes para purificar o sangue e saudáveis para o seu fígado.

 

Mais vantagens de comer figos:

Se tiver problemas de expectoração, experimente tomar um preparado de figos secos cozidos em água ou leite.

Os figos frescos são também muito aconselhados para pessoas com problemas de cálculos dos rins ou cálculos biliares.

Comer figos com gengibre, é um bom remédio para a hidropisia ou edema (acumulação anormal de líquido nas cavidades do corpo ou tecido celular)

O líquido resultante do figo de molho em vinagre, é muito bom para as verrugas. Passe um pouco deste preparado todas as manhãs. Pode ainda usar o látex das folhas (líquido esbranquiçado) para aplicar sobre as verrugas e calos.

O látex é ainda muito eficaz contra as dores de dente, aplicando-se em gotas sobre as cáries.

 

Se pretender, consulte o nosso artigo com mais dicas para o alívio da dor de dentes.

 

O extracto das folhas, que pode ser preparado triturando algumas folhas e talos, pode ser depois espremido através de um pano fino e aplicar-se sobre a garganta inflamada ou sobre as feridas.

Não é aconselhável comer figos frescos, pessoas que tenham o fígado ou o baço inflamados nem pessoas diabéticas.

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    02-05-2013

    @Verenick:
    Muito obrigado pelo seu comentário.
    Esperamos continuar sempre a ajudar muitas pessoas.
    Abraço e até breve.

  2. verenick ribeiro da
    04-03-2013

    vcs estão de parabens portransmitir informações como esta

2 Trackbacks

  1. […] tempos falámos na importância de consumir figos frescos ou secos. Também já abordámos porque é importante a ingestão de soja, a importância de usar ervas […]

  2. […] aqui falámos sobre os benefícios das ervas aromáticas, as vantagens de comer figos frescos ou secos e ainda os benefícios de comer bananas. Hoje vamos falar de alguns alimentos, que através de […]