Como fixar paredes duplas

As paredes duplas não são apenas colocadas lado a lado, mas necessitam de serem fixadas uma à outra. Neste artigo vamos ensinar como fixar paredes duplas.

Já aqui falámos como preparar o betão armado (ou cimento ou concreto armado), a distinguir os diferentes tipos de paredes e como montar uma parede em tijolo, como preparar a argamassa (cimento ou concreto) e ainda como fazer alvenaria em tijolo e as respectivas juntas. Neste artigo vamos ensinar como fazer a união de duas paredes, de modo a criar uma parede dupla.

As paredes duplas são constituídas por duas paredes normais, que são unidas entre si, ficando separadas por um espaço ventilado de 6 a 9 centímetros.

 

Aspecto do gancho de fixação de uma parede dupla

Aspecto do gancho de fixação de uma parede dupla

 

A união das duas paredes é feita com ganchos de fixação, ao nível das juntas horizontais, tornando as duas paredes como se fossem um só conjunto. Estes ganchos de fixação são feitos de aço galvanizado e a sua forma é de uma linha quebrada, em que o V central tem como finalidade o escoar da água que se deposita. Isto impede que a humidade não chegue à cobertura inferior, não havendo assim passagem de humidade do interior para o exterior.

Já leu o nosso artigo de como combater e prevenir o aparecimento de humidade?

Os ganchos que fixam as duas paredes são colocadas horizontalmente. Estes são dispostos mais ou menos de metro a metro e a uma altura de 8 a 10 filas de tijolos. Disponha os ganchos paralelamente mas não alinhados relativamente à última fila.

Os contornos das portas e janelas deverão ser reforçados com ganchos de fixação suplementares.

Não perca os próximos artigos de construção, em que falaremos de como fazer fundações numa parede, como rematar uma parede, como colocar uma viga, e muito mais.

Até breve.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

4 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 22-09-2011

    @Lourdes:
    Ainda bem que gostou do artigo. Vou levar em conta o seu pedido e em breve colocarei um artigo sobre o que pediu.
    Abraço e obrigado por nos ter visitado.

  2. 21-09-2011

    Muito boa suas dicas, poderia colocar alguma matéria sobre colocar piso ou, mesmo azulejo na parede sem precisar quebrar o piso ou azulejo atual?
    Eu agradeço.

  3. 19-09-2011

    @Kamila:
    Ainda bem que foi do seu agrado. Abraço e obrigado por nos ter visitado. 🙂

  4. 19-09-2011

    Conheci seu blog atráves da galeria de blogs e achei muito interessante.