Como prevenir e tratar a gota

A gota é uma é uma consequência de níveis altos das taxas de uratos no sangue, ou hiperuricémia. Neste artigo vamos dar algumas dicas para se prevenir e controlar a taxa de ácido úrico no sangue.

Níveis elevados de ácido úrico ou de uratos no sangue, mais conhecido por gota, é uma doença muito antiga e que requer tratamento contínuo e com controlo adequado. Pode acontecer que qualquer um de nós tenha esse problema, sem sequer se aperceber, sendo por isso muito importante um diagnóstico precoce, para ser tratado de uma forma mais eficaz.

 

O que é a gota ou hiperuricémia?

Uma quantidade elevada de ácido úrico no sangue chama-se hiperuricémia ou gota. Algumas células do nosso organismo e alguns alimentos contêm purinas, das quais resulta o ácido úrico. Este ácido é habitualmente eliminado pelos rins, através da urina. Quando existe em excesso no sangue, pode depositar-se em algumas partes do corpo. A gota pode afectar qualquer pessoa, apesar de que algumas são mais propensas a esta doença.

Primeiros sinais de gota (ácido úrico elevado)

Primeiros sinais de gota:

A gota aparece preferencialmente nos homens a partir dos 30 anos de idade e nas mulheres na idade da menopausa. Alguns sinais podem ser fortes denunciadores de hiperuricémia crónica ou gota.

Se sente as extremidades dos dedos com uma espécie de inchaço ou avermelhados, se sente fortes pontadas nas costas ou se sente frequentemente dores nos cotovelos, joelhos ou tendões ou se os nódulos dos pavilhões das orelhas estiverem vermelhos, estes são sinais que podem denunciar o problema da gota.

 

Quais são os factores que favorecem o aparecimento da gota?

Existem alguns factores de risco que fazem com que a gota possa aparecer mais numas pessoas que outras. Se tem problemas de diabetes, de obesidade, hipertensão arterial ou antecedentes familiares de hiperuricémia, está num grupo muito mais susceptível de aparecer o problema da gota.

 

Porque se deve seguir o tratamento da hiperuricémia sem falhas?

A hiperuricémia é uma doença crónica, mantendo-se para toda a vida. Por vezes, a ideia de um tratamento para sempre pode ser muito desencorajador. Existem actualmente medicamentos muito eficazes para o tratamento da gota e normalmente, um só comprimido pode regularizar as taxas de ácido úrico.

Ao interromper o tratamento prescrito pelo médico, isso fará com que os cristais de ácido úrico comecem a alojar-se em algumas articulações e começar a causar crises de gota. Normalmente estas crises acontecem durante a noite com dores fortes, principalmente nas pontas dos dedos dos pés e das mãos e nas articulações dos joelhos e cotovelos. As articulações ficam vermelhas, inchadas e com uma sensação desagradável de calor.

Quando a gota não é tratada, as crises podem durar várias horas ou até dias até se sentir de novo um alívio. Este alívio não significa a melhoria da doença, muito pelo contrário. É por isso muito importante que não se pare com o tratamento contra a gota, para evitar que a doença evolua com várias crises e com os cristais do ácido úrico a danificar permanentemente as articulações. Quando isto acontece a gota torna-se crónica, depositando-se mais e mais ácido úrico nas articulações e até nos rins, podendo originar cálculos renais (as pedras nos rins), comprometendo o bom funcionamento dos mesmos.

 

Pratique exercício físico

 

Como regularizar as taxas de ácido úrico?

Existem alguns comportamentos, que em conjunto com o seu tratamento podem ajudar bastante a manter as taxas de ácido úrico regulares e assim evitar as crises de gota. Tenha uma alimentação cuidada, evitando alimentos ricos em purinas e diminua ou evite o consumo de bebidas com álcool. Beba bastante água, leite e sumos de frutas. Faça exercício físico à altura da sua forma física e da sua idade e consulte regulamente o seu médico assistente.

 

O que pode e o que não pode comer e beber se tiver gota:

Existem alimentos e bebidas que pode consumir sem estar a colocar em risco um aumento das taxas de ácido úrico e outros alimentos e bebidas que deverá evitar a todo o custo. De seguida vamos enumerar alguns dos alimentos e bebidas que pode comer e beber e outros que não pode comer e beber.

Nas carnes pode comer carne de vaca, galinha carneiro e pato. Não pode comer borrego, cabrito, lebre, frango, perdiz, vitela, presunto, porco, chispe e salsicharia.

Nos peixes pode comer bacalhau (com pouco sal), carapaus, pescada, cachucho, pargo, corvina e salmonetes. Não pode comer lulas, sardinhas, chocos, sável, taínha, peixe-espada, conservas e mariscos.

Nas hortaliças pode comer alface, cenoura, feijão-verde, nabiças, grelos, nabos, alho francês e não pode comer ervilhas e favas.

Nas frutas pode comer maças, pêras, bananas, laranjas, pêssegos, melão, melancia e figos e não pode comer ananás, cereja, ginja, limão e nêsperas.

Existem outros alimentos que pode comer como o arroz, massas, pão, batata, ovos, azeite, queijo fresco, iogurte, bolos secos e não deverá comer azeitonas, feijão seco, grão, chocolate, mel e queijos secos.

As bebidas que pode beber são água (hipossalina), chás frescos, leite magro, gasosas e vinho branco (maduro) e não deverá ingerir outros vinhos, aguardentes, brandy, café, licores e cerveja.

 

Esperamos ter ajudado muitas pessoas com o problema de gota e ajudar outras a prevenir esse mesmo problema.
Conhece outras dicas? Partilhe-as com os outros leitores!

 

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

17 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 11-04-2014

    @Ana Maria:
    Agradecemos a sua participação e o seu importante comentário, que certamente ajudará outras pessoas.
    Obrigado e até uma próxima visita.

    @Edgar:
    Boa tarde. Os nossos artigos surgem de várias pesquisas de artigos espalhados pela Internet.
    Além do mais, aconselhamos sempre que todos os leitores procurem um médico para um diagnóstico e tratamento adequado à sua situação em particular.
    Muito obrigado por nos ter visitado e até breve.

    @Alexandre:
    Boa tarde. De uma pesquisa que fizemos, encontrámos alguns alimentos que devem ser evitados:
    “Carnes, miúdos (fígado, coração, língua e rins), peixes pequenos, frutos do mar como as sardinhas, arenque, anchova, mexilhão, camarão e ovas de peixes.
    Os caldos e ensopados devem ser evitados porque o ácido úrico é muito hidrossolúvel e quando qualquer tipo de carne é cozido em água, o ácido úrico se difunde e se concentra nos líquidos de cozimento. Certos grãos como feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e grãos integrais têm muita purina e devem ser evitados.”
    Esperamos ter ajudado. Não esqueça de consultar o seu médico para mais informações.
    Abraço e as melhoras.

    Leia Mais: ÁCIDO ÚRICO – ABC da Saúde http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?7#ixzz2yaWzU6rI
    (c) Copyright 2001-2013 – ABC da Saúde Informações Médicas Ltda
    Follow us: @abcdasaude on Twitter | ABCdaSaude on Facebook

  2. Edgar
    31-03-2014

    Boa tarde!
    Cada vez que entro num site fico mais confuse.
    Sofro de gota, e oiço muita coisa:
    Ora, deve-se come isto ora não, exemplo: Frango, limão, sardinhas, camarão, lulas, vinho-branco são alguns exemplos que encontro uma forte controversia!
    Sem mais assunto de momento dispense-m!

  3. alexandre
    20-03-2014

    Boa tarde!queria saber onde é classificado o peixe cascudo e se ele é proibido pra quem tem o ácido úrico elevado? aguardo resposta.
    obrigado.

  4. Ana Maria
    02-01-2014

    Meu pai sofreu de gota durante mais de 15 anos! Como vocês devem saber a gota nao tem cura entao somente podemos “tratar-la” para aliviar os sintomas. Desde que ele começou a tomar o óleo de copaíba é outra pessoa, sem ataques de gota! Pessoal, deixem de tomar tantos remedios quimícos (que destroem seu estomago e cada vez fazem menos efeito) e começem a provar produtos naturais! O óleo tem pra vender em vários sites, nos compramos com o viversemgota e deu super certo.

  5. Ricardo Miguel
    21-11-2013

    @Sandoval, @Nando:
    Muito obrigado pelos comentários e obrigado pelas dicas e pelos comentários.
    Grande abraço e até breve.

  6. 13-11-2013

    nimesulide 100 mg alopurinol 200mg ranitidina200mg mandar manipular e tomar uma vez ao dia e beber muita agua 2 litros e meio todo dia sem falta e dieta so beber bebidas moderado e fugir de bebidas em a lata

  7. Sandoval Alecrim
    02-10-2013

    Fico agradecido pela orientação para conviver com os incômodos da gota. A única informação que ignorava é que a carne de frango não é recomendável. Parabéns.

  8. EDUARDO VICENTE
    20-05-2013

    SO TENHO AGRADESER POIS APRENDI MUITA COISA COM ESTE SITE OBRIGADA QUE DEUS ABENCOE.

  9. Ricardo Miguel
    09-05-2013

    @Antonio Guedes:
    Além de ler atentamente o nosso artigo, aconselhamos também que procure um médico, de forma a diagnosticar corretamente o seu estado físico e lhe dar novos conselhos.
    Desejamos as suas melhoras. Muito obrigado pelo seu comentário e até breve.

  10. Antonio luiz guedes
    07-05-2013

    Eu tenho gota e por esses dias tive a pior crise da minha vida, pois me atacou todas as articulações, fiquei 3 dias sem sair da cama e tomei muito remédio com isso prejudiquei o meu estomago me deu dores fortes e vomito e diarréia fiquei 3 dias sem comer nada nem beber agua emagreci 10 kilos em uma semana agora estou melhorando aos poucos gostei muito de saber dos alimento que não posso comer pois moro no litoral de sc e costumo comer tainhas.

  11. Ricardo Miguel
    02-05-2013

    @Ester, @Juliano:
    Olá Ester e Juliano. Ainda bem que as nossas dicas foram úteis para si.
    Muito obrigado pela sua visita e as suas rápidas melhoras.

  12. Juliano
    07-04-2013

    Foi de grande valia as dicas!!! Mas estou em uma crise que nao desejo pra ninguem.

  13. Adorei o site. muito bom. obrigada.

  14. 29-10-2012

    @Sara:
    Desejamos isso mesmo, que o possamos ajudar com este artigo.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  15. sara
    29-10-2012

    meu pai tem gota eisso o que disse pode ajudar ….

  16. 21-10-2012

    @Fran Scofield:
    Siga as nossas dicas mas não esqueça de consultar o seu médico, para um diagnóstico e tratamento adequado.
    Grande abraço e obrigado pela sua visita.

  17. Fran Scofield
    26-09-2012

    Eu estou muito mal de GOTA. Me ajude.