Como decorar com vinil autocolante

Fazer uma decoração utilizando vinil autocolante é uma excelente opção para decorar a sua casa. De facto, esta é uma ideia moderna e original que ganha cada vez mais adeptos, por ser muito acessível e fácil de executar, exigindo assim pouco tempo, esforço e técnica.Aplicar desenhos gráficos em vinil autocolante nas suas paredes é bastante simples e económico e tendo uma vasta gama à sua disposição, esta é uma ótima solução para tornar qualquer espaço mais criativo e diferente.

 

Alternativa original às opções tradicionais

Há uns anos atrás, decorar uma parede significava pintá-la ou colocar papel de parede. Depois, bastava colocar uns quadros, espelhos, prateleiras e pouco mais – no entanto estas opções tradicionais podem-se tornar algo limitativas e muitas vezes fica a faltar algo único e especial nas suas paredes.

A pintura é a solução mais comum para as paredes, mas pode-se tornar algo dispendiosa e que exige tempo e certos cuidados. Além disso, se pretende algo mais arrojado do que simplesmente pintar toda a parede de uma cor, poderá ter de recorrer a uma ajuda mais especializada para o resultado ser perfeito.

O papel de parede é uma solução que também envolve muita técnica e paciência. E apesar de hoje em dia estar novamente muito em voga, a verdade é que também pode ser uma opção mais cara e nem sempre viável.

Por fim, a colocação de quadros, espelhos e prateleiras danificam um pouco a parede e, por norma, restringem-se a formatos regulares e geométricos que deixam de parte a possibilidade de enchermos as nossas paredes com formas mais abstratas, dinâmicas e invulgares.

Assim, uma opção bem original, prática e versátil é a decoração com vinil autocolante. Esta solução pode complementar todas as outras opções acima referidas e ainda conferir um aspeto bem arrojado, diferente e moderno à sua casa.

 

Parede com vinil autocolante

 

Vinil autocolante – uma solução decorativa para qualquer espaço

O vinil autocolante pode ser aplicado em qualquer divisão, existindo motivos que combinam em qualquer espaço e consoante o seu estilo. A escolha é muito vasta e tudo depende do seu gosto pessoal: existem motivos abstratos, florais, orientais, infantis, frases e citações, temas específicos para ocasiões especiais como o Natal, e muito mais.

Também existe a possibilidade da pessoa criar o seu próprio desenho e mandar fazer em vinil autocolante – conseguindo assim uma peça única, feita por si que irá personalizar ainda mais a sua casa.

O vinil autocolante é ideal para todos, mas especificamente direcionado para aquelas pessoas que adoram mudar a decoração de vez em quando. Isto porque qualquer pessoa consegue colocar ou retirar o vinil autocolante na parede sem dificuldade e sem gastar muito dinheiro. Assim, esta é uma solução muito prática, versátil e eficaz que permite alterar facilmente o visual do seu quarto, sala, cozinha, etc.

Esta solução permite não só embelezar e personalizar as suas paredes como ainda outras superfícies lisas. Hoje em dia já é muito comum utilizar o vinil autocolante para decorar também janelas, portas, espelhos, azulejos, armários, frigoríficos, computadores portáteis, etc.

 

Como aplicar o vinil autocolante

O vinil autocolante possui três camadas diferentes que facilitam a sua aplicação: uma primeira camada é a do papel de revestimento; depois o vinil decorativo e por fim uma película de transporte. Tendo isto em conta, mostramos como pode também em três passos aplicar vinil autocolante sem dificuldade.

 

  • 1º Passo: Retire com cuidado e de forma gradual o papel de revestimento que protege a colagem do vinil.
  • 2º Passo: Cole o vinil à superfície desejada com a ajuda de um pano seco ou apenas com a mão.
  • 3º Passo: Depois do vinil estar colado, retire a película de transporte que envolve a parte da frente do vinil. Faça-o com cuidado para que o vinil se mantenha colado à superfície.

 

Parede com vinil autocolante

Indicações e cuidados a ter antes e depois da aplicação

  • A superfície tem de ser plana e sem relevo; antes de receber o vinil ela deve estar bem limpa e seca;
  • Evite colocar o vinil junto a fontes de calor, pois provavelmente irão danificá-lo;
  • Depois de estar aplicado, as futuras limpezas do vinil devem-se limitar a um pano do pó normal ou um pano húmido. Não utilize produtos de limpeza abrasivos ou álcool
  • Se está a pensar em remover o vinil, recorra a uma ferramenta com bico de forma a conseguir soltar as pontas. Se não conseguir também poderá utilizar um secador de cabelo para obrigar as pontas do vinil a levantar. Depois basta retirar todo o vinil com algum cuidado.
  • O vinil não danifica a superfície, mas depois de ser retirado da superfície não é reutilizável.

 

O que acha deste tipo de decoração? Já a experimentou ou gostaria de experimentar na sua casa?
Deixe a sua opinião, ela é importante para nós!



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 Trackbacks

  1. […] ler outros artigos de decoração: – Como decorar com vinil autocolante – 10 dicas para se sentir melhor em sua casa – As cores das paredes e o seu significado – Como […]

  2. […] ao que deseja. Existem ainda outras opções no mercado para decorar as paredes, como é o caso do vinil autocolante, onde pode colar alguns efeitos, quer tenha pintado (ou não) as suas […]