Os melhores alimentos para prevenir o cancro (ou câncer)

Segundo os mais recentes estudos, o estilo de vida das pessoas desempenha um papel importante e crucial nos riscos de aparecimento de um cancro (câncer) e sabe-se também que cerca de um terço dos cancros estão intimamente ligados à natureza do regime alimentar.

Já aqui falámos sobre os benefícios das ervas aromáticas, as vantagens de comer figos frescos ou secos e ainda os benefícios de comer bananas. Hoje vamos falar de alguns alimentos, que através de numerosos estudos clínicos, ficou provado terem a capacidade de matar à nascença microtumores que contraímos ao longo da vida,  sendo assim considerados os melhores alimentos para prevenir o cancro.

 

Couve

As couves contêm uma quantidade importante de vários compostos anticancerígenos que travam a expansão do cancro (câncer). As couves devem ser consumidas regularmente e para aproveitar plenamente o seu potencial, devem cozer ligeiramente e complementar com uma boa mastigação.

 

Alho

O alho e os seus parentes travam a progressão do cancro, tanto pela sua ação protetora em relação aos danos causados pelas substâncias cancerígenas como pela sua capacidade de impedir que as células cancerígenas progridam. O alho esmagado de fresco é de longe a melhor fonte de compostos anticancerígenos e deve ser preferido aos suplementos.

 

Soja

As grandes diferenças de incidência de cancros entre o Oriente e o Ocidente podem ser atribuídas ao consumo de produtos á base de soja. A chave para aproveitar os efeitos anticancerígenos da soja continua a ser o consumo de alimentos inteiros, tais como as vagens naturais ou secas, á medida de 50 gramas por dia.

 

Curcuma para prevenir o cancro

Curcuma

A curcuma e o seu principal constituinte a Curcumina, possuem numerosas propriedades anticancerígenas que podem ser responsáveis pelas diferenças na incidência de vários tipos de cancros observados entre a India e América ou Europa. A adição de uma colher de chá de curcuma às sopas, ao molho de vinagre representa uma maneira simples, rápida e económica de ter uma contribuição excelente deste alimento.

 

A curcuma pode ser encontrada no caril que representa 20 a 30 % da sua composição.

 

Chá verde

Ao contrário do chá preto, o chá verde contem uma grande quantidade de catequinas, moléculas que possuem uma multidão de propriedades anticancerígenas.

Para maximizar a importância oferecida pelo chá verde deve-se escolher chás verdes japoneses, mais ricos em moléculas anticancerígenas e deixar em infusão durante 8 a 10 minutos para permitir uma boa extração das moléculas. Deve beber-se três chávenas de chá por dia espaçadamente.

 

Frutos silvestres

Os frutos silvestres constituem uma fonte privilegiada de polifenóis com potencial anticancerígeno. É preferível por exemplo comer arandos frescos do que bebe-los em sumos, podendo por exemplo acrescentar aos cereais da manhã ou a uma mistura de frutos secos. É possível comer frutos silvestres o ano inteiro utilizando-os congelados nos iogurtes, nos cremes gelados ou outras sobremesas.

 

Ómega 3

O consumo de peixes gordos (sardinha, arenque, Cavala, Salmão) uma a duas vezes por semana, representa uma maneira simples de aumentar os níveis de ómega 3 no organismo. Também consumir grãos de linhaça nos cereais da manhã ajuda imenso.

 

Tomate

O licopeno, pigmento responsável pela cor vermelha do tomate, é o composto essencial do potencial anticancerígeno do tomate. Mas não esquecer uma dica importante, a ação anticancerígena do licopeno só atinge o máximo depois da cozedura dos tomates com presença de matérias gordas, como os molhos à base de pasta de tomate.

 

Citrinos na prevenção do cancro

Citrinos

Os citrinos (laranjas, limões, toranjas, mandarinas) são elementos essenciais para a prevenção do cancro, pela sua capacidade de agir diretamente tanto sobre células cancerígenas, como o de aumentar o potencial anticancerígeno de outros componentes da alimentação. Os citrinos são também uma excelente fonte de vitamina C.

 

Vinho tinto

O vinho tinto não é uma bebida alcoólica como as outras, uma vez que contém compostos benéficos para a saúde.

O resveratrol associado ao vinho tinto possui uma potente ação anticancerígena. O consumo moderado de vinho tinto representa uma forma simples e agradável de prevenir o aparecimento e desenvolvimento do cancro.

 

Chocolate preto na prevenção do cancro

Chocolate negro

O chocolate negro que contém 70% de pasta de cacau, é portador de uma quantidade importante de polifenóis, que provocam efeitos benéficos no organismo. O consumo de dois quadrados (cerca de 40 gr) tem efeitos benéficos e ajuda a reduzir o consumo de outras guloseimas com açúcar que em nada beneficia o organismo.

 

Em Resumo
Uma alimentação diária, contendo uma mistura de frutas, legumes, bebidas como o chá verde e vinho tinto constitui um meio simples e eficaz para contrariar o desenvolvimento de um cancro.

 

E o leitor, conhece outros alimentos que são igualmente eficazes na prevenção do cancro?



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

6 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    21-11-2013

    @Selene:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gostou das nossas dicas.
    Grande abraço e até breve.

  2. 11-07-2013

    obrigada pelas orientações. Amei Vou segui-las na medida do possivel

  3. 23-07-2012

    @Maria Gui:
    Olá Maria. De facto, existem alguns estudos que dizem que o kefir poderá ser benéfico para o cancro.
    Muito obrigado pela sua visita e até breve.

  4. Maria Gui
    13-06-2012

    gostaria de saber se o kefir bebida com leite é benefico para o cancro (cancer) obrigada

  5. 16-01-2012

    @António:
    Ainda bem que gostou António.
    Queremos fornecer cada vez mais artigos de qualidade!
    Muito obrigado pela sua participação e até à próxima.

  6. António Péricles Pereira
    16-01-2012

    Excelente matéria! Muito instrutiva e saudável. Estarei sempre observando suas dicas para uma vida com mais saúde!!!!!

10 Trackbacks

  1. […] crus ajudam à diminuição do acne, das alergias, e também no tratamento das artrites, asma, cancro ou diabetes. As constipações, herpes, menopausa, problemas de tiróide e obesidade, também […]

  2. […] Conheça os melhores alimentos na prevenção e tratamento do cancro […]

  3. por umaflordemulher em 14-05-2013 às 8:02 PM

    […] limão é ainda anti-cancerígeno. A sua casca possui compostos naturais importantes, como o d-limoneno, que possui  propriedades […]

  4. […] Conheça os melhores alimentos para prevenir o cancro (câncer). […]

  5. […] os melhores alimentos para a prevenção do cancro (ou câncer). Saiba ainda porque é tão importante apanhar […]

  6. […] Conheça os melhores alimentos para prevenir o câncro/câncer. […]

  7. […] Conheça todas as vantagens de usar ervas aromáticas na alimentação – Quais os melhores alimentos para prevenir o câncer – Saiba todos os benefícios de incluir o limão na sua alimentação – Conheça 10 super alimentos […]

  8. […] nossa saúde.  Já aqui falámos sobre os benefícios de comer bananas, mencionámos alguns dos melhores alimentos para prevenir o cancro e ainda todos os benefícios de usar ervas aromáticas e as vantagens de utilizar o óleo de […]

  9. […] os benefícios de vários alimentos para a sua saúde. Provavelmente lembra-se de termos falado dos melhores alimentos para prevenir o cancro, dos benefícios de usar ervas aromáticas, a importância de usar óleo de amêndoas doces ou os […]

  10. […] de algum químico que irá desencadear, nem sempre, uma doença simples ou, no pior dos casos, um cancro. Por isso, aqui está mais uma confirmação de que a alimentação influencia todas as […]