Como se sentir melhor no seu local de trabalho

Muitas são as pessoas que chegam a casa cansadas e com dores, depois de um longo dia de trabalho. Neste artigo vamos dar algumas dicas de como evitar estas dores e cansaço, que fustigam tantas pessoas no final do dia.

É daquelas pessoas que tem dores de costas constantes depois de um dia de trabalho? Tem os olhos cansados de olhar o dia inteiro para o computador? Ficou com lesões ao levantar pesos no seu local de trabalho? Tem dores nas pernas ou dores nos pés? Sabia que tudo isto pode ser causado por maus hábitos e posições incorrectas?

Quer o trabalho mais exigente fisicamente ou aquele que seja menos exigente, todos nos criam algumas contrapartidas físicas. Para ajudar a optimizar o seu trabalho aliado ao seu bem-estar damos-lhe algumas dicas de ergonomia, a ciência que tem como objectivo optimizar o bem-estar humano.

 

Tenha espaço:

A sua área de trabalho deve ter espaço suficiente para si, para os seus documentos e outros objectos de trabalho. Uma secretária limpa e organizada poupa-lhe muitos movimentos, que somados farão a diferença ao final do dia!

 

Teclado e rato de computador:

Posicione o seu teclado numa altura confortável (recomenda-se que o cotovelo fique dobrado em ângulo recto). E o rato deve estar apoiado na mesma superfície do teclado, para reduzir o deslocamento do braço até ao rato.

Posição correcta para sentar na secretária e posicionamento do monitor

Monitor:

Posicione o seu monitor entre 45cm e 70cm de distância em relação aos seus olhos. Procure ter um suporte de monitor que permita reconfiguração fácil do ângulo e da altura sempre que necessário. Posicione também o monitor de forma a remover a incidência de reflexos visíveis de janelas e lâmpadas, e regule o tamanho das letras de forma a vê-las sem esforço. E lembre-se de fazer pausas, pisque intencionalmente os olhos e olhe para objectos a mais de 6m de distância, regularmente.
 

Temperatura:

Em escritórios onde trabalham várias pessoas e há ar condicionado, as discussões sobre a regulação da temperatura são constantes. O ideal é reunir todo o pessoal e definir uma temperatura padrão.

 

Postura:

Deverá manter as costas direitas, para que os discos vertebrais não fiquem deformados. A cadeira deve estar adaptada ao trabalho a executar e à altura da secretária.

 

Como levantar pesos ou cargas

 

O que não deve fazer se o seu trabalho exigir uma movimentação de pesos:

1- Transportar cargas para além do admissível, sem ajuda;

2- Levantar cargas com as costas curvadas;

3- Torcer a coluna vertebral ao levantar ou depositar cargas;

 

O que deve fazer se o seu trabalho exigir uma movimentação de pesos:

1- Transportar cargas ao ombro com o corpo direito;

2- Repartir a carga pelos dois braços;

3 Manter a carga junto ao corpo e braços esticados;

 

Em todas as tarefas que desempenhamos é possível existirem intervenções ergonómicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. Ergonomia é a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”. Adapte o seu trabalho a si!

 

Esperamos ter ajudado a melhorar a sua qualidade de vida e a melhorar os seus comportamentos e posturas no seu local de trabalho.

Tem outras sugestões? Partilhe-as com os outros leitores!

 

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

7 Trackbacks

  1. por Algumas Dicas para Organizar seu Escritório em 24-03-2014 às 9:06 PM

    […] algumas dicas de como se sentir melhor no seu local de trabalho e saiba ainda as melhores dicas de como decorar espaços […]

  2. […] – Aumentar a nossa motivação no trabalho. […]

  3. […] algumas dicas de como se sentir melhor no seu local de trabalho e saiba ainda as melhores dicas de como decorar espaços […]

  4. […] Como tratar a ansiedade e o nervosismo sem recorrer a medicamentos? – Aprenda a sentir-se melhor no seu local de trabalho – 10 dicas de como sentir-se melhor em sua casa – Como organizar a sua vida com o programa dos 5S – […]

  5. […] a leitura do artigo com algumas dicas de como se sentir melhor no seu local de trabalho e ainda muitas dicas de como ajudar a combater o […]

  6. […] Como se sentir melhor no seu local de trabalho […]

  7. […] alguns dias atrás falámos como se sentir melhor no seu local de trabalho, mas também é muito importante que se sinta bem na sua casa, sendo por isso muito importante […]