Guia completo sobre o stress e como o evitar

Hoje em dia o stress é um problema muito comum e mais sério do que as pessoas pensam: ele afeta diversas áreas da nossa vida e prejudica-nos bastante. A maioria das pessoas vivem constantemente sob stress e não sabem como o evitar. De facto, são muitas as preocupações, responsabilidades e desafios diários, enquanto que o tempo parece escassear face ao que precisamos fazer. Assim, o dia a dia de muitas pessoas é passado a correr, de um lado para o outro, sem conseguirem aproveitar o que a vida tem de melhor. Neste artigo vamos mostrar-lhe todas as consequências do stress sobre o nosso organismo e  dar-lhe algumas dicas preciosas de como reduzir e evitar o stress.

 

As consequências negativas do stress

Todos nós sabemos que o stress é muito negativo e influencia a nossa vida de uma forma pouco desejável. Mas será que temos mesmo uma noção real do quanto ficamos afetados tanto a nível psicológico como físico devido a este desgaste? O stress provoca diferentes reações e consequências em cada pessoa, mas em geral estes são os seus grandes efeitos:

 

O stress desequilibra o nosso dia a dia

Ao estar relacionado com um grande estado de ansiedade e de nervosismo, o stress reduz a nossa capacidade de concentração e de resposta, acabando por diminuir ainda mais o tempo que temos disponível.

 

O stress retira qualidade de vida e bem-estar

Ninguém consegue aproveitar realmente o lado bom da vida nem ter grandes momentos de felicidade quando lida com muitas situações de stress. Muitas vezes a pessoa vive apenas para o trabalho ou centra-se unicamente nos problemas, deixando de conseguir desfrutar das coisas boas e de se sentir bem.

 

stress-cansaco-stressado-trabalho-saude

O stress prejudica a sua saúde

Para além do cansaço e da falta de energia, o stress pode provocar uma redução da memória, dores de cabeça fortes, problemas no sono (insónias ou pesadelos), tensão muscular, mudanças no desejo sexual, depressão, problemas respiratórios, distúrbios na alimentação (aumento ou perda excessiva de peso), problemas digestivos, entre outros.

 

O stress interfere com a sua beleza

Ao sofrer de muita ansiedade, a sua pele e o seu corpo também se ressentem: o processo de envelhecimento atua prematuramente e em geral terá um ar mais cansado e menos jovem. Ou seja, a sua beleza exterior também fica prejudicada pelo stress e muitas vezes isso ainda faz com que a pessoa se sinta menos confiante e segura de si, mantendo o stress na sua vida sem querer – sendo por isso um ciclo vicioso.

 

O stress cria problemas de relacionamento

Muitas vezes o stress retira-nos paciência para lidar com os outros e isso afeta a nossa capacidade de socialização e prejudica diretamente as nossas relações quer sejam profissionais, amorosas, familiares ou de amizade. Uma mudança repentina de humor e a grande possibilidade de irritação levam muitas vezes a discussões e desentendimentos que poderiam ser evitados. Algumas pessoas demasiado afetadas por este problema acabam por se desinteressar pelo convívio com os outros e distanciam-se dos seus amigos e familiares, optando mais pelo isolamento.

 

O primeiro passo para eliminar o stress do seu dia a dia

Existem várias formas de eliminar o stress do seu dia a dia, mas antes de mais é necessário reconhecer que sofre com este problema e que ele realmente afeta vários aspetos da sua vida. Se não admitir este facto, muito dificilmente conseguirá livrar-se a sério desta questão e a situação poderá agravar-se mais. Até porque é necessário entender o que lhe causa stress para conseguir contrariar e atuar diretamente na origem do problema – lembre-se que perceber e admitir o problema é sempre o primeiro passo para qualquer cura.

 

 

7 segredos para uma vida sem stress - dicas caseiras

 

7 segredos para uma vida sem stress

 

Hoje em dia qualquer pessoa é facilmente vítima de stress; aliás imaginar uma vida sem stress pode ser difícil, mas acredite que é bem possível. Se percebeu e reconheceu que está a ser afetado por este problema, chegou a hora de que trabalhar para conseguir evitá-lo e procurar alcançar uma vida mais tranquila, saudável e feliz. A Dicas Caseiras mostra-lhe os principais segredos para isso acontecer o mais rapidamente possível:

 

Segredo nº1: Dormir bem

Uma noite de sono tranquila é essencial para o seu bem-estar e para a sua saúde. Se tem problemas em dormir e sofre de insónias, algumas dicas de como dormir melhor passam por tornar o seu quarto mais confortável, comer e beber algo antes de se deitar, entre outros.

 

Artigos úteis:

 

Segredo nº2: Praticar exercício físico de forma regular

Ao fazer uma atividade desportiva que goste liberta energias, diverte-se, mantém a forma física e claro contribui para a sua saúde. Assim, inscreva-se num ginásio ou saia à rua e faça uma boa caminhada; o importante é que se mexa mais e sinta-se melhor consigo e com a vida.

 

Artigos úteis:

 

Segredo nº3: Seguir uma alimentação equilibrada e saudável

O cuidado com o que come é essencial para o seu bem-estar; uma alimentação adequada precisa de vitaminas e minerais (legumes e frutas), hidratos de carbono (cereais e leguminosas), cálcio e proteínas (produtos lácteos, peixe e carne magra), etc. Tenha também atenção aos intervalos entre as refeições para não ficar muitas horas sem comer e beba muita água ao longo do dia.

 

Artigos úteis:

 

organizacao-trabalho-tarefas-stress

Segredo nº4: Organizar as suas tarefas diárias

Sabendo antecipadamente o que tem para fazer no seu dia e na sua semana, consegue mais facilmente organizar o seu tempo sem haver tanta pressão e ansiedade – uma agenda pode tornar-se uma ajuda ser essencial se não for uma pessoa muito organizada. Também é importante saber estabelecer prioridades e aceitar que nem sempre conseguimos fazer tudo o que queríamos.

 

Artigos úteis:

 

Segredo nº5: Aproveitar os tempos livres para fazer o que mais gosta

Planeie atividades familiares e brinque com os seus filhos, combine um programa romântico com a sua cara metade, dedique algum tempo só para si, faça um passeio por um local bonito e inspirador, converse e divirta-se com os amigos… O importante é fazer o que mais gosta, seja apenas ao fim de semana ou se possível também durante a semana.

 

Segredo nº6: Conseguir relaxar

Se durante o trabalho lida com vários problemas e sente muita pressão, ao chegar a casa deve conseguir relaxar e descontrair, sem ficar demasiado preso nos problemas e desafios que enfrenta no trabalho. A sua casa pode ser então um verdadeiro refúgio para si, onde se deve sentir calmo, seguro e feliz. Além disso, umas massagens ajudam sempre a relaxar – quer sejam feitas por um profissional ou mesmo pela sua cara-metade.

E lembre-se que música calma, roupa confortável, velas aromáticas e temperatura agradável ajudam a criar um ambiente propício à descontração.

 

Segredo nº7: Saber pedir ajuda

Se não conseguir fazer todas as tarefas sozinha, peça ajuda – seja à sua cara-metade, a um familiar, a um colega de trabalho ou a um amigo. Não há qualquer mal em pedir ajuda e isso poderá aliviar muito todo o fardo que carrega.

 

Conhece outras dicas para reduzir ou eliminar o stress do dia a dia? Partilhe-as com os outros leitores!



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 16-02-2012

    @Djalma de Oliveira Junior:
    Muito obrigado pela sua participação e por ajudar outros leitores.
    Abraço e até uma próxima visita ao nosso site.

  2. STRESS
    Sou terapeuta em REFLEXOLOGIA,
    pelo I.O.R, 75 anos de idade com 44 anos dedicados ao estudo e pesquisa do comportamento humano.

    Tenho atendido vários clientes que sofrem de STRESS
    Recebendo as técnicas da REFLEXOLOGIA, o Paciente consegue obter ótimos resultados; que proporcionarão assim uma excelente melhora em sua qualidade de vida.
    A REFLEXOLOGIA consiste em ativar pontos específicos nos pés, desbloqueando canais
    de comunicação com o cérebro, para que este
    possa agir, corrigindo assim o problema.
    Não tem contra indicação para este
    caso e não usa medicamentos
    O próprio corpo, equilibrado, promove a cura.
    http://www.djalma.com.br
    Bairro Santana – Metrô Santana – Zona norte
    São Paulo – SP – BRASIL. (BRAZIL)

18 Trackbacks

  1. […] musculação pode ser praticada entre os 16 e os 90 anos e aumenta a qualidade do sono, reduzindo o stress, o risco de problemas cardíacos, os diabetes ou a hipertensão. Esta actividade é ideal para […]

  2. […] – Como tratar o problema do suor nas mãos e nos pés – Aprenda a gerir o stress com este guia super completo […]

  3. […] – Aprenda várias dicas para aliviar e prevenir o stress […]

  4. […] As pessoas com mais stress conseguem gerir a dor com maior dificuldade. Tente por isso viver a vida de uma forma mais calma e relaxante, já que uma maior tensão fará com que as dores aumentem. Leia o artigo com muitas informações sobre o stress e as melhores formas de o evitar. […]

  5. por 7 benefícios de praticar yoga | Dicas Caseiras em 06-01-2014 às 11:42 AM

    […] Combate a ansiedade, depressão e insónia – A prática de yoga combate o stress e promove um profundo relaxamento. Ajuda a minimizar e a evitar emoções de raiva, impaciência e frustração. O stress provoca prisão intestinal e os movimentos do yoga facilitam o transporte dos alimentos através dos intestinos. Além disso, o corpo relaxa, o que favorece o descanso do corpo e da mente. Aproveite para aprender várias dicas de como reduzir e eliminar o stress da sua vida. […]

  6. […] problema pode afectar mais as pessoas com tendência para stress excessivo, humor depressivo e ansioso, com baixa tolerância à frustração, dificuldade de […]

  7. […] Siga algumas dicas importantes de como prevenir e combater o stress. […]

  8. […] Tudo o que deve saber sobre o stress e como o evitar – Como evitar, tratar e diagnosticar a celulite – Algumas dicas de como tratar e prevenir as estrias […]

  9. […] demonstraram que o stress pode provocar novas ocorrências de herpes. Grandes níveis de stress não são necessariamente os […]

  10. […] ⇨ Aconselhamos a leitura do artigo com algumas dicas de como se sentir melhor no seu local de trabalho e ainda muitas dicas de como ajudar a combater o stress. […]

  11. […] demonstraram que o stress pode provocar novas ocorrências de herpes. Grandes níveis de stress não são necessariamente os […]

  12. […] é fundamental para a perda de gordura e o aumento da massa muscular. Alguns factores como o stress, alimentação inadequada, desidratação e a ingestão de antibióticos podem causar má […]

  13. […] Algumas dicas de como ficar em forma para o verão – O guia completo sobre o stress e como o evitar – Dicas naturais para reduzir o colesterol – Algumas dicas para ajudar a dormir […]

  14. por Como gerir a falta de tempo? | Dicas Caseiras em 18-06-2012 às 10:04 AM

    […] – O guia completo sobre o stress e como o evitar – Ano Novo, Vida Nova! Por onde começar? – Como começar o ano de 2012 em grande – Como planear e o que levar numa viagem […]

  15. […] médicos dizem que o melhor tratamento para o AVC é a prevenção: menos stress, ter um controlo da pressão sanguínea, não fumar e ter uma vida fisicamente […]

  16. […] de oleosidade na pele pode ser causado por diversos factores. Para além das causas hormonais, o stress em que vivemos no mundo globalizado de hoje, as poucas horas de sono, a poluição a que estamos […]

  17. […] Contribuir para um maior relaxamento e diminuição do stress da nossa vida […]

  18. […] maioria dos casos a má alimentação, o stress, os hábitos de vida sedentários, a obesidade, e a hipertensão arterial são causas mais diretas […]