Dores no estômago – causas, sintomas e tratamento

Muitas vezes queixamo-nos de dores no estômago mas não damos valor por ser uma dor sem grande intensidade, mas quando esta dor se repete e repete por várias vezes, temos de fazer algo. Neste artigo do Dicas Caseiras vamos falar sobre as causas, os sintomas e o que se deve fazer e tomar para tratar as dores no estômago, muitas vezes vulgarizadas como dores de barriga.

 

O que é a dor de estômago?

A dor é uma sensação desconfortável que pode ser avaliada desde de leve a excruciante. Esta sensação está associada a um processo destrutivo dos tecidos (conjunto de células) do nosso corpo.

A dor de estômago é comummente um efeito de uma inflamação ou de uma ferida no estômago. Os sintomas vão desde a sensação de ardor a picadas na região abdominal superior.

 

Quais são as causas para as dores no estômago?

As dores de estômago, como supradito, é geralmente um efeito de uma inflamação ou ferida no estômago, mas existem outras causas.

O stress e ansiedade aumentam a acidez gástrica, por isso são umas das causas emocionais da dor de estômago.

Alguns alimentos industrializados e açucarados, o uso exagerado de anti-inflamatórios, fumar, alcoolismo e doenças associadas são outras causas desta dor que afecta uma grande quantidade da população mundial.

Caso os sintomas sejam febres altas, sangue no vómito, falta de fôlego, abdómen inchado, sangue nas fezes e tonturas, deve consultar de imediato um médico, pois poderá ser algo de alta gravidade.

 

Artigo que poderá ser útil:

 

dores-estomago-barriga-enjoo-sintomas-causas

O que posso fazer para tratar a dor de estômago?

Para esta patologia existem vários fármacos que são capazes de atenuar e em alguns casos retirar a dor estomacal, como por exemplo o Pepsamar ou Buscopan®.

Antes de tomar qualquer medicamento deve consultar um médico para que este lhe prescreva o fármaco mais adequado e eficaz para a patologia em questão. Não se automedique, pode ser perigoso!

Existem alternativas aos fármacos, como por exemplo, saladas, frutas e sumos de frutas não cítricas (melão, melancia, mamão, banana) ou um chá caseiro, cuja receita se encontra de seguida.
 

Como preparar um chá caseiro para as dores de estômago:

Ingredientes:

  • 80g de alface;
  • 1L de água.

Modo de preparação:

  • Coloque a água ao lume até ferver;
  • Quando a água começar a ferver, insira a alface;
  • Retire o preparado do lume.

Tome este chá 4 vezes por dia (por exemplo: de manhã, a meio da manhã, depois do almoço e depois do jantar)

 

Médicos especialistas afirmam que se a dor de estômago for constante e agravar-se ao longo do tempo, devemos ir a um gastrenterologista para que este avalie cuidadosamente a situação. Um dos exames mais eficazes é a endoscopia, pois possibilita saber se o afectado tem uma inflamação, gastrite ou até uma úlcera.

 

Artigos que poderão ser úteis:

 

Alguns actos de prevenção para as dores no estômago, que deverá adoptar:

“Mais vale prevenir do que remediar!”, diz o ditado português. Algumas pessoas têm uma maior disposição para serem afectadas por este tipo de dor do que outras, mas os actos de prevenção listados a seguir devem ser adoptados por todas as pessoas, só assim se safará desta dor insuportável.

 

Aqui ficam então alguns actos preventórios:

  • Tome o cuidado em realizar refeições com pouca comida, mas com frequência (geralmente de 3 em 3 horas);
  • Certifique-se que as suas refeições são ricas em fibras;
  • Tenha uma boa actividade física. Faça caminhadas de 30 minutos, pratique exercícios de relaxamento, Yoga, entre outros;
  • Beba água todos os dias, ao longo de todo o dia;
  • Evite refrigerantes com gás;
  • Ingira com menos frequência alimentos que levem à produção de gases, como por exemplo o repolho.

 

Quem leva uma vida activa, praticando desporto, sendo socialmente activo, participando em maratonas, e muito mais, tem menos probabilidades de ser afectado por várias doenças.

Cientistas afirmam que as pessoas positivas e que se riem muito têm menos probabilidade de serem afectadas por doenças do que as pessoas negativas, por isso seja uma pessoa positiva e sorria sempre que poder. Se der entre 100 a 200 gargalhadas é como se tivesse corrido 10 minutos!

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

14 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 11-05-2015

    @Nelberto sanches:
    Obrigado pelo seu comentário.
    Esperemos que estas dicas o ajudem e que depois venha aqui dar um feedback!
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  2. Nelberto sanches
    08-08-2014

    Gostei das dicas todas elas são importante , onde que encontrei alguns sintomas que estão relacionado comigo.
    Como por exemplo sempre quando eu terminar de tomar o meu almoço, logo minuto depois volta a sair. “SINTO ENCHOU, VOMITO”
    Obrigado pelas dicas, Gostei do site.

  3. 11-04-2014

    @Gabriella:
    Muito obrigado pelo seu importante comentário.
    É mesmo assim. Infelizmente não podemos ajudar as pessoas à distância, mas deixamos várias dicas que podem ser úteis, mas que não são um substituto dos médicos!
    Grande abraço e obrigado pela sua participação.

  4. gabriella
    13-03-2014

    Nossa muito legal as dicas!
    e outra coisa parecem que as pessoas não entendem aqui não é consultorio medico é apenas um site de informações não consultas pra serem diagnosticada as doenças estava lendo os post e varias pessoas falando do sintomas que estão sentindo e estão esperando um diagnóstico!! não se faz diagnóstico por mensagem e internet!!
    Procurem um medico valeu!

  5. Ricardo Miguel
    09-05-2013

    @Eurimar Gomes:
    Olá Eurimar. Como deve compreender, fica complicado fazer um diagnóstico da sua situação.
    Aconselhamos que procure um médico para um maior diagnóstico e tratamento.
    Obrigado pelo seu comentário e as suas melhoras rápidas.

  6. Eurimar gomes
    08-05-2013

    Eu sinto os seguinte sintomas: dores de cabeça, na barriga, vontade de beber água. Além de comer, sinto tonturas e vontde de ficar só dormindo.
    Preciso que vocês me ajudem a entender esses sintomas.

  7. 04-02-2013

    @Nair Gonçalves:
    Como deve compreender, é complicado fazer um diagnóstico à distância.
    Aconselhamos que procure o seu médico e lhe explique todos os sintomas, de forma a serem feitos exames para descobrir donde vem o seu problema.
    Desejamos as suas rápidas melhoras e agradecemos por nos ter visitado.

  8. Nair Paim Gonçalves
    13-01-2013

    Estou passando por incômodos… quando me alimento tipo me dar uma sessação que estou engasgando e preciso tomar algo liquido por cima ai vem tipo inchaço no estômago no mesmo momento meu coração parece que acelera e fico tipo de uma falta de ar me abafando ,quando me deito de lado pela a altura da garganta parece que tem um pedaço de alguma coisa agarrada na garganta que me incomoda muito e nisso me vem uma tosse que chega a inchar o estômago,me ajudem ai por favor que estou apavorada,aguardo resposta, obrigada.Nair

  9. 21-10-2012

    @Nadir Felix Junokas:
    Siga as dicas que apresentamos no nosso artigo e não esqueça de consultar o seu médico.
    Muito obrigado pela sua visita e até breve.

  10. nadir felix junokas
    13-08-2012

    Começa na garganta, esofago e depois fica a dor de estomago que só alivia quando me alimento, depois volta a doer a cada vez que respiro. Com estes sintomas, estou tendo constipação intestinal com fezes muito grandes e endurecida (não sei se tem relação com o estomago) . naturalmente estou emagrecendo… me alimento normal, sem muita carne, legumes verdura e bastante frutas.

  11. 23-07-2012

    @Marcus:
    A nossa sugestão é que, além das nossas dicas, procure o seu médico para diagnosticar o problema e encontrar possíveis soluções para o mesmo.
    Obrigado pela sua visita e até uma próxima oportunidade.

  12. 21-07-2012

    bom dia, a todos

    sinto dores quase todos os dias no estômago. o que devo fazer ! já tomei hidroxio de alúminio, e omeplazol. e nada.depois que fui medicado por ortopedista por ter que brado um dedo, ele medicou um anti-inflamatório alginac. acabou mais ainda comigo.

  13. 11-07-2012

    @Marcos:
    Como deve compreender não é fácil fazer algum tipo de diagnóstico por mensagem.
    Aconselhamos que procure o seu médico para um diagnóstico e tratamento adequados.
    Abraço e as suas melhoras!

  14. Marcos Aguiar
    06-06-2012

    Estava lendo sobre dores no estômago,,então estou passando por incômodos ,,queria saber mais tipo uma consulta rsrsr… então quando me alimento tipo me dar uma sessação que estou engasgando e preciso tomar algo liquido por cima ai vem tipo inchaço no estômago no mesmo momento meu coração parece que acelera e fico tipo de uma falta de ar me abafando ,quando me deito de lado pela a altura da garganta parece que tem um pedaço de alguma coisa agarrada na garganta que me incomoda muito e nisso me vem uma tosse que chega a dar inchar o estômago dando em seguida um tipo de liquido azedo vindo da garganta ,,me ajudem ai por favor que estou bolado …obrigado Marcos Aguiar,,,aguardo resposta ,,obrigado.

4 Trackbacks

  1. […] Dores no estômago – causas, sintomas e tratamento […]

  2. […] Sugerimos ainda a leitura de outros artigos relacionados, um em que damos algumas dicas para aliviar o intestino preso ou prisão de ventre e um artigo muito completo sobre as causas, os sintomas e o tratamento para as dores no estômago. […]

  3. […] para tratar enxaquecas, dores de dentes, reumatismo, tosse, infecções do tracto respiratório, dores de estômago e […]

  4. […] Sintomas como perda de apetite, náuseas, ligeira expulsão de muco (sobretudo de manhã), sede excessiva, gosto amargo na boca, são características de quem sofre de gastrite. É muito comum após as refeições a pessoa sentir-se pesada, entorpecida, mal disposta, com dores de cabeça e excesso de fadiga. Em casos mais graves poderão ocorrer dores fortes no estômago. […]