10 dicas de como se sentir melhor em sua casa

Em tempos de crise é preciso saber e gostar de estar em casa. Ver filmes, fazer jantares, brincar com as crianças e até mesmo reunir os amigos para dançar podem fazer parte das actividades que pode fazer em casa com a família ou amigos. Estar em casa não significa apenas lazer e diversão. E não esquecer que as tarefas domésticas estão “sempre prontas” a ser feitas por alguém.

Há alguns dias atrás falámos como se sentir melhor no seu local de trabalho, mas também é muito importante que se sinta bem na sua casa, sendo por isso muito importante aperfeiçoar a ergonomia doméstica, para evitar que a movimentação nesse ambiente acabe sem acidentes e sem lesões por esforço repetitivo. Afinal, como em casa estamos mais relaxados, acabamos por descuidar alguns aspectos que transitam no limite entre o conforto e o risco. Além disso, as tarefas domésticas também carregam um potencial de perigo à saúde, se executadas sem os devidos cuidados.

O cuidado com a ergonomia exige, além da mudança de alguns hábitos, uma adaptação dos ambientes e equipamentos mais utilizados em casa. Veja algumas dicas que podem ajudar a tornar sua casa muito mais confortável e segura.

conforto-casa-ergonomia-sala

1 – Portas: prefira modelos de portas e janelas que abram e fechem com facilidade. Para garantir segurança, instale fechaduras seguras mas que não dificultem os movimentos de quem as usa.

2 – Piso: Tenha pisos antiderrapantes (ou calçado) que ajudam a reduzir a possibilidade de acidentes, especialmente na cozinha e na casa de banho. Os tapetes soltos em pisos lisos e frios poderão ajudar as quedas, tenha atenção.

3 – Moveis: Se não tiver móveis sem quinas ou com extremidades arredondadas, reduza as hipóteses de ferimentos e lesões revestindo-as com materiais que absorvam impactos, como a borracha ou materiais mais macios.

4 – Luz: Existem luzes baratas e pequeninas de presença para não precisar de acender as luzes, se precisar de se levantar durante a noite. Se estiver a ver um filme, por exemplo, também é uma boa opção para não ter as luzes todas acesas, nem todas desligadas. Não veja filmes completamente às escuras que não é bom para a visão.

5 – Arrumação: Instale prateleiras e armários nas paredes numa altura compatível com a média de todos os moradores da casa, reduzindo a necessidade de utilizar banquinhos, cadeiras e, mesmo, escadas portáteis. Aumenta a segurança e reduz a utilização do espaço da casa.

Artigos úteis:

5 dicas para reformar a sua casa
Como limpar e organizar a sua casa de banho
Como limpar e arrumar o seu quarto
Como limpar e arrumar a sua sala

6 – Escadas: Em residências com dois ou mais andares, sempre que possível, instale corrimãos em ambos os lados das escadas. Os degraus devem ser baixos, com as bordas em superfície antiderrapante.

7 – Cozinha: Opte por utensílios domésticos com design ergonómico. Os equipamentos eléctricos devem estar arrumados em local de fácil acesso, bem como se possível, emitir ruídos (aspiradores de pó, secadores de cabelo) em níveis aceitáveis.

Artigos úteis:

– Como deixar a sua cozinha limpa e organizada
Como fazer uma boa limpeza do seu micro-ondas

 

8 – Refeições: Habitue-se a comer à mesa, não veja televisão deitado, não durma com mais de um travesseiro, dobre os joelhos quando for apanhar um objecto num local mais baixo e nunca execute qualquer tarefa de joelhos e com a coluna curvada.

9 – Tarefas domésticas: Utilize tábua de passar a ferro desdobrável e regulável, que favorece o trabalho sentado. Quando estiver a lavar a loiça, mantenha uma postura direita para não ficar com dores de costas. Tenha também atenção à postura enquanto lava ou aspira o chão. Mantenha uma postura que não sobrecarregue a coluna ao realizar tarefas domésticas e de lazer.

10 – Conforto: Poltronas, cadeiras e sofás devem ter dimensões adequadas e com encostos bem posicionados. Evite mobiliário desconfortável, rijo ou macio demais.

É preciso sentirmo-nos bem connosco e com o nosso estilo de vida. Tudo começa no conforto do lar. Há muita gente que passa mais tempo no trabalho do que em casa mas nunca se esqueça do seu lar. Aproveite-o.

Há maneiras fáceis e económicas de melhorar o seu lar. Use a imaginação e a criatividade. Partilhe as tarefas. A dois (pelo menos) é tudo muito mais agradável.

Sabe de outras dicas de como estar mais confortável em sua casa? Partilhe-as com os outros leitores!

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

4 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    21-11-2013

    @Saulo:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gostou das nossas dicas.
    Grande abraço e até breve.

  2. 30-05-2013

    Parece mentira né, mas como as cores influenciam na casa e também a posição dos móveis e o tipo de decoração. Eu preciso aprender muito sobre isso ainda, mas deixo uma dica, decore sempre com o coração da família para não haver aborrecimentos.

  3. 13-02-2012

    @Maria da Conceição:
    Obrigado nós pela sua visita e pelo seu comentário.
    Até breve.

  4. Mª da Conceição Miranda A.M.Reis
    12-02-2012

    Muito agradecida pelas dicas! Os textos instrucionais são esmpre muito importantes! Ajudam sempre na organização! E nos dias de hoje a organização é muito importante!
    Fique bem!

10 Trackbacks

  1. […] Conheça 10 dicas de como se sentir melhor em sua casa. […]

  2. […] e o nervosismo sem recorrer a medicamentos? – Aprenda a sentir-se melhor no seu local de trabalho – 10 dicas de como sentir-se melhor em sua casa – Como organizar a sua vida com o programa dos 5S – Aprenda a dominar e a evitar o […]

  3. […] Como deixar a sua cozinha limpa e organizada – 10 dicas de como se sentir melhor em sua casa – Como se sentir melhor no seu local de trabalho – Como manter o roupeiro organizado e […]

  4. […] Fonte: Dicas Caseiras […]

  5. […] A verdade é que enquanto algumas divisões exigem aromas suaves que transmitem tranquilidade e relaxamento, por outro lado há espaços em que resultam melhor aromas fortes e intensos, capazes de trazer energia e vitalidade. Assim sendo, é importante olhar para cada divisão e pensar não só na sua função mas essencialmente nas sensações que procuramos quando lá entramos. Aproveite e visite ainda este artigo, com algumas dicas de como se sentir melhor em sua casa. […]

  6. […] 10 dicas para se sentir melhor em sua casa – As cores das paredes e o seu significado – Como decorar a sua casa segundo as regras do Feng Shui […]

  7. […] 10 dicas de como se sentir melhor em sua casa Fonte: Dicas Caseiras […]

  8. […] muito importante que se sinta bem em sua casa e não há nada melhor do que ter uma casa limpa e sem cheiros. Se tiver a cozinha ou outra […]

  9. […] Como decorar com vinil autocolante – 10 dicas para se sentir melhor em sua casa – As cores das paredes e o seu significado – Como decorar a casa segundo as regras de Feng […]

  10. […] ainda outras dicas de como se sentir melhor em sua casa, como complemento às dicas sugeridas pelo […]