As cores das paredes e o seu significado

Antes de escolher as tintas para pintar as paredes da sua casa, é importante perceber como a escolha da cor afeta todo o ambiente em que vive. Lembre-se que a sua casa deve ser o seu refúgio: um lugar onde se sente confortável, seguro e feliz. Por isso, é necessário fazer com que todo o interior lhe proporcione aquilo que mais deseja: seja paz, excitação, alegria, emoção, etc.

Hoje em dia é bastante comum pintar apenas uma parede da divisão com uma cor distinta, mais forte e contrastante. Esta é uma opção moderna e interessante, que traz mais dinamismo e originalidade à sua casa. De facto, ter uma casa com todas as paredes brancas pode ser monótono e ter pouca graça, mas é preciso ter algum cuidado na hora de colorir o seu interior para não exagerar e não acabar por provocar efeitos contrários ao que deseja. Existem ainda outras opções no mercado para decorar as paredes, como é o caso do vinil autocolante, onde pode colar alguns efeitos, quer tenha pintado (ou não) as suas paredes.

 

Quer esteja a pensar pintar as paredes da sua casa ou a revesti-las com papel de parede, a escolha da cor das paredes deve-se centrar em diferentes fatores, nomeadamente o uso e a função da divisão, o gosto pessoal e o efeito que se pretende. Assim, tanto poderá querer alcançar uma sensação relaxante ou por outro lado um efeito mais energético – e a cor da parede irá contribuir imenso para isso.

 

Pintar as paredes de amarelo

O amarelo é cor do sol e é sinónimo de calor, alegria e dinamismo. Espaços pintados de amarelo tornam-se e geral mais otimistas, energéticos e felizes. Porém cuidado: lembre-se que o perigo também é assinalado pela cor amarela. Na verdade esta cor em demasia e em tons muito fortes e brilhantes poderá provocar sensações desagradáveis e tornar-se algo agressiva. Assim, os tons mais claros e suaves de amarelo são em geral uma aposta mais confortável.

 

Pintar as paredes de azul

O azul é conhecido por ser uma cor serena, representando o céu e o mar. Apesar de haver imensos tons de azul, em geral esta é uma cor que provoca relaxamento e também segurança. Muitas vezes associada mais ao sexo masculino (sendo muito usada em quartos de meninos) na verdade esta é uma cor com muito potencial que pode trazer suavidade e harmonia a todas as divisões da sua casa – no entanto cuidado, pois muito azul nas paredes também poderá fazer com que o espaço pareça mais frio ou triste.

 

Pintar as paredes de branco

O branco é luz, paz, serenidade, pureza e também espiritualidade. Ao pintar as paredes de branco consegue um efeito confortável, aconchegante, calmo e limpo. É uma das melhores soluções para espaços pequenos, porém não deixa de ser uma aposta muito segura onde não se correm riscos: ao pintar tudo de branco poderá simplesmente cair na monotonia e retirar alguma vida e emoção aos diferentes ambientes da sua casa.

 

Pintar as paredes de castanho

O castanho é a cor da terra e por isso está intimamente ligado às natureza. Esta cor transmite-nos solidez, resistência, maturidade e estabilidade; assim, ambientes pintados com tons de castanho tornam-se confortáveis, aconchegantes e simples. O castanho é em geral uma cor calma e ideal para ambientes mais rústicos e tradicionais. Porém, em demasia pode tornar o espaço muito estagnado e por isso monótono.

 

Pintar as paredes de laranja

O laranja é energia, vitalidade, divertimento e sucesso. Estando entre o amarelo e o vermelho, pintar uma parede de laranja dá uma energia muito quente e animada, que consegue tornar o ambiente mais alegre e sociável, deixando as pessoas à vontade. Esta é uma cor que traz originalidade e espontaneidade à sua casa, mas tenha em conta que em exagero pode provocar irritabilidade.

 

paredes-pretas-preto-pintar-pinturas-decoracao

 

Pintar as paredes de preto

O preto é uma cor autoritária e austera, que por vezes também está associada a algo misterioso ou espiritual. Lembre-se que no ocidente esta é a cor usada para o luto, por isso o preto pode-nos trazer esta carga emocional de tristeza e penitência. Associada também à solidão, isolamento e proteção o preto é ausência de luz, gerando ambientes mais pequenos e até claustrofóbicos. Em exagero torna qualquer espaço demasiado pesado e oprimido; porém um pouco de preto nas suas paredes pode indicar um certo requinte, elegância, exclusividade e dignidade.

 

Pintar as paredes de rosa

O rosa está quase sempre relacionado com o universo feminino, transmitindo muitas vezes sensibilidade, delicadeza, romantismo e beleza. Mas além disso, o rosa também tem a capacidade de acalmar ou mesmo melhor o humor, podendo por isso ser uma boa opção para diversos ambientes.

 

Pintar as paredes de roxo

O roxo simboliza prosperidade e luxo mas também espiritualidade, criatividade e imaginação. Sendo a cor da realeza, ela mostra poder e exclusividade. O roxo apresenta-se como uma cor forte que marca qualquer espaço: desde o ousado roxo intenso ao mais tranquilizante e suave lilás. No entanto, se optar mesmo por tons mais fortes, vibrantes ou escuros deverá sempre ter algum cuidado extra para não exagerar.

 

Pintar as paredes de verde

O verde é uma cor refrescante e jovem, muitas vezes relacionada com o otimismo – porém ela não é demasiado excitante, é mais serena e calma. Com capacidade de trazer a natureza para dentro de casa, a grande variedade de verdes permite diferentes opções interessantes para ambientes interiores. Além disso, a cor verde também é associada a algo saudável e agradável, o que é sempre positivo.

 

paredes-vermelhas-vermelho-pintar-pinturas-decoracao

 

Pintar as paredes de vermelho

O vermelho é paixão e energia, mas também agressividade. No fundo, é uma das cores mais intensas que poderá usar em sua casa – e isto terá consequências reais, pois poderá mesmo aumentar a frequência cardíaca de algumas pessoas. Casas com algumas paredes vermelhas são arrojadas, ousadas, originais e marcam bastante qualquer espaço.

 

 

Em geral – e como é fácil perceber – cores mais suaves dão um efeito mais aconchegante e tranquilo ideal, para relaxar e dormir, enquanto que cores mais fortes provocam sensações intensas e excitantes que são perfeitas para estimular e dar vida à sua casa. No entanto, mesmo que pretenda um efeito mais estimulante, deverá sempre usar as cores fortes ou brilhantes com alguma moderação.

 

Por fim, tenha sempre em mente que a cor não é apenas um elemento decorativo: é mesmo um fator determinante para se sentir bem na sua própria casa, pois leva sempre a uma reação emocional. Por isso escolha com bom senso – sem nunca deixar de lado o seu gosto pessoal, claro.

 

E as suas cores de parede favoritas, quais são?

 

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

6 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 21-10-2012

    @Stickmydream:
    Muito obrigado pela sua sugestão.
    Abraço e até uma próxima oportunidade.

  2. 28-09-2012

    Algumas ideias para mudar o ambiente: papel de parede para colorir e adesivos decorativos
    http://www.stickmydream.com/loja/papel-de-parede-infantil/papel-de-parede-para-colorir.html

  3. 10-07-2012

    @Adriana Lopes:
    É mesmo? Pelo menos são cores vivas! 🙂
    Abraço e obrigado por nos ter visitado.

  4. 10-07-2012

    @Carlos Holanda:
    Ficamos contentes que tenha gostado! Obrigado também pela sua participação.
    Abraço e até breve.

  5. 03-07-2012

    cor verde cor laranja muita sorte

  6. CARLOS HOLANDA
    20-06-2012

    GOSTEI MUITO DESSA DICA,DE CÔRES DIFERENTES.
    GRATO..

3 Trackbacks

  1. […] Leia o artigo completo. […]

  2. […] 10 dicas para se sentir melhor em sua casa – As cores das paredes e o seu significado – Como decorar a sua casa segundo as regras do Feng Shui – Como manter o seu roupeiro organizado e […]

  3. […] – As cores das paredes e o seu significado […]