Os benefícios da planta da camomila

A camomila é uma planta da família Asteraceae e é usada na medicina, na cosmética e na alimentação. É possível encontrar esta planta em quantidades abundantes na Europa e na América do Norte, principalmente em jardins públicos. A camomila pode ser uma grande ajuda no seu dia-a-dia. Veja como!

Já aqui falámos das várias vantagens na utilização de ervas aromáticas mas hoje vamos focar-nos na planta da camomila e nas suas excelentes propriedades. Esta planta ajuda a aclarar o cabelo e é muito eficaz no tratamento de problemas de pele. A camomila tem ainda excelentes propriedades antissépticas (tratamento de feridas e desinfectante), antiespasmódicas (tratamento de dores dos músculos do estômago, bexiga, etc.) e pode ainda ser usada como analgésico e a resolver problemas de flatulência. Veja estas e outras utilizações para a planta da camomila:

 

Utilização da camomila para aclarar o cabelo:

O aclaramento do cabelo irá depender muito da sua cor natural. Quem tem um tom de cabelo escuro, terá de fazer o tratamento durante mais tempo do que quem tiver um tom mais claro.

Esta planta actua progressivamente nos pigmentos responsáveis pela coloração do cabelo, tornando-o mais claro, podendo assim atingir o tom do louro como se fosse natural. Os champôs confeccionados a partir desta planta funcionam também como um adstringente, ou seja, tem a capacidade de retirar a oleosidade do cabelo.

 

Se preferir, em vez de comprar o champô de camomila pode utilizar chá de camomila. Veja como:

  • Faça um chá bem forte de camomila;
  • Deixe arrefecer;
  • Depois de frio, passe o chá por todo o seu cabelo;
  • Deixe secar naturalmente. Se preferir pode expor-se ao sol para que o efeito seja ainda maior, mas não se esquece de utilizar protector solar.

Artigos úteis:

 

No mercado, principalmente nas ervanárias, existem centenas de champôs à base de camomila, mas antes de usar qualquer champô procure saber a opinião de um especialista, por exemplo um cabeleireiro, pois existem vários tipos de champôs para diferentes tipos de cabelo.

 

flor-de-camomila

Utilização da camomila no tratamento de pele:

Esta planta é também utilizada para a concepção de cremes hidratantes e suavizantes para a pele. A camomila tem propriedades que fazem com que ela actue nas células da pele dando-lhe mais brilho e retirando o aspecto seco e envelhecido. Mais uma vez aconselhamos a falar com um dermatologista antes de usar qualquer tipo de creme, pois o que deseja usar pode não ser o mais adequado ao seu tipo de pele.

 

Utilização da camomila na medicina:

Antigamente, algumas culturas como os egípcios utilizavam esta planta para tratar a malária pois pode ser usada como anti-inflamatório, antisséptico – bactericida e fungicida, cicatrizante, antiespasmódico e antialérgico.

Pode ser indicada ainda para o tratamento de doenças orais (como por exemplo: odontalgias), doenças gastrointestinais (cólicas abdominais e menstruais, gases, diarreia, parasitas, entre outros), para o fígado e dores causadas pelo reumatismo.

Tenha cuidado com a sobredosagem, esta pode causar náuseas, excitação nervosa e insónia.

 

Verifique de seguida algumas posologias da camomila para diferentes situações:

  • Para ajudar no tratamento da faringite e da amigdalite tome uma chávena de chá de camomila entre 3 a 4 vezes ao dia;
  • Para utilizar como antisséptico tome 1 chávena de chá de camomila antes das refeições;
  • Para usar a camomila como Antiespasmódico e analgésico tome 1 chávena entre 3 a 4 vezes ao dia;
  • A camomila tem ainda excelentes propriedades contra a flatulência (ajudar na libertação dos gases acumulados no intestino) – tome ½ chávena após as refeições.

 

Usando a camomila na alimentação:

A camomila é ingerida em forma de chá para ajudar a perder peso e purificar o intestino. Facilita a digestão, desincha e acelera o metabolismo. Esta planta, em relação à alimentação, após ingerida actua no sistema nervoso central acalmando e baixando a ansiedade e, consequentemente, a compulsão à comida. Se está a pensar em perder peso já tem aqui uma excelente dica.

 

Artigos úteis:

 

Aconselho a intercalar o chá de camomila com o de gengibre e cavalinha, assim não existirá o perigo de ingerir o mesmo chá durante períodos longos e induzir a tolerância orgânica (a tolerância orgânica é quando os chás deixam de fazer efeito sobre o organismo).

 

Atenção: Se é hipertenso(a), está grávida, tem enxaquecas ou gastrite, não tome estes chás sem prescrição do médico. Poderá piorar o seu estado de saúde!



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

4 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    21-11-2013

    @Gii:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gostou das nossas dicas.
    Grande abraço e até breve.

  2. Gii
    08-08-2013

    Gostaria de um artigo que falasse sobre os processos fitoquímicos da camomila , sobre seus benefícios e onde encontramos a planta , mas gostaria de ressaltar que este artigo já me esclareceu muitas dúvidas .. Obrigada . ‘

  3. 06-03-2012

    @Angela:
    Já apresentámos alguns benefícios da planta da camomila neste artigo.
    Qualquer informação não hesite em nos contactar.
    Cumprimentos e obrigado pela sua visita.

  4. angela
    25-02-2012

    gostaria de saber mais sobre os beneficios da camolina no organismo
    obrigada

10 Trackbacks

  1. […] outras partes do corpo como nas pernas ou pés. Sabia que pode usar o óleo de amêndoas doces e a planta da camomila para ajudar a ter uma pele limpa e mais […]

  2. […] Conheça os vários benefícios da planta da camomila. […]

  3. […] em que falamos sobre as vantagens de utilizar o óleo de amêndoas doces, bem como todos os benefícios da planta da camomila para a sua […]

  4. […] – Qual o melhor tratamento para combater a azia – Causas, sintomas e tratamento do intestino preso, obstipação ou prisão de ventre – Saiba tudo sobre as dores no estômago – Os benefícios da planta da camomila […]

  5. […] e tratar o herpes com remédios caseiros – Os benefícios de usar óleo de amêndoas doces – Os benefícios da planta da camomila – Dicas para ter uma pele suave e sem pelos através da fotodepilação  – A importância e as […]

  6. […] Sabia que pode usar a camomila para tornar o cabelo mais claro? […]

  7. […] chá podem ajudar na digestão, além de libertarem toxinas, tais como a cidreira, menta, funcho, camomila e […]

  8. […] e tratar o herpes com remédios caseiros – Os benefícios de usar óleo de amêndoas doces – Os benefícios da planta da camomila – Dicas para ter uma pele suave e sem pelos através da fotodepilação – Dicas para deixar de ter […]

  9. […] prevenir e combater o problema da acne – Os benefícios de usar óleo de amêndoas doces – Os benefícios da planta da camomila – Dicas para ter uma pele suave e sem pelos através da fotodepilação – Dicas para deixar de ter […]

  10. […] dicas eficazes de como tratar as sardas – Como prevenir e combater o problema da acne – Os benefícios da planta da camomila – Os benefícios de usar óleo de amêndoas […]