Dicas para ter uma pele suave e sem pelos através da fotodepilação

Quer livrar-se dos pêlos supérfluos e ter uma pele lisinha e perfeita? Está farta de ter de fazer a depilação com cera, máquina, cremes ou gilete? Então continue a ler e descubra um dos métodos mais populares e eficazes para uma pele sem pêlos, macia e suave.

O que é a fotodepilação (luz pulsada intensa)?

Actualmente, a fotodepilação é uma técnica cada vez mais utilizada para fazer a depilação.

Este tipo de depilação semi-definitiva consiste na condução de energia à raiz do pêlo, de forma a destruir a capacidade de produção de novos pêlos, eliminando assim a grande maioria da pilosidade. A duração do tratamento varia de pessoa para pessoa, mas recomenda-se uma média de seis a oito sessões, realizadas uma vez por mês. Aconselha-se depois uma manutenção de uma ou duas vezes por ano.

Hoje em dia, esta técnica é muito mais acessível do que há uns anos atrás. Além disso, é menos dolorosa do que as restantes e é uma solução para evitar os pêlos encravados, que surgem com frequência quando se utiliza a cera e a máquina eléctrica.

Engana-se se pensar que apenas as mulheres recorrem a esta técnica: há cada vez mais homens que procuram certos cuidados de beleza, que antigamente estavam mais reservados ao sexo feminino, incluindo este método de depilação.

 

Artigos que poderão ser úteis:

– Algumas dicas eficazes de como tratar as sardas
– Como prevenir e combater o problema da acne
– Os benefícios da planta da camomila
Os benefícios de usar óleo de amêndoas doces

depilacao-pele-suave-hidratada

Quando é que a fotodepilação não é eficaz?

Uma vez que a luz pulsada é absorvida pela melanina (pigmento do cabelo e pêlo), não é eficaz em pêlo branco, ruivo ou louro e é desaconselhado em pessoas de cor negra. Esta depilação pode ser definitiva, mas em certos casos é uma depilação prolongada, sendo que problemas hormonais e uma gravidez, por exemplo, podem interferir com o resultado.

A eficácia e a durabilidade deste tratamento dependem de diversos factores, incluindo:

– Cor e espessura do pêlo;

– Cor da pele;

– Factores géneticos e metabólicos;

– Consumo de medicamentos;

– Desequilíbrios hormonais.

Os melhores resultados são alcançados em pessoas (ou zonas do corpo) que possuem um maior contraste entre a pele e o pêlo, ou seja quando a pele é branca e o pêlo escuro e forte.

 

fotodepilacao-pele-suave-sem-pelos

Que cuidados devo ter com a fotodepilação?

Evitar a exposição solar:

Deve evitar-se ao máximo a exposição solar, uma vez que a luz pulsada vai actuar no pigmento (15 dias antes e depois de cada sessão), portanto se a pele estiver bronzeada há risco de queimadura, e se apanhar sol após o tratamento podetambém danificar a pele, pois está mais sensível ao sol.

– Usar protector solar com factor elevado sempre que a pele esteja exposta ao sol, como por exemplo o rosto;

Evitar antibióticos e medicamentos fotossensibilizantes, como a Aspirina®, ou outro anticoagulante nas últimas 24 horas:

A utilização deste tipo de medicamentos torna-o mais sensível a qualquer fonte de luz, logo exige-se cautela na utilização deste tipo de fármacos, enquanto realiza o tratamento.

Não fazer depilação com cera (ou qualquer método que arranque o pêlo pela raiz) entre as sessões;

– A pele deve estar limpa antes da sessão, sem qualquer tipo de creme ou desodorizante;

Hidratar a pele:

A hidratação da pele passa em primeiro lugar por beber muitos líquidos e, em segundo lugar, pela hidratação da sua superfície. Uma pele bem hidratada recebe melhor qualquer tipo de tratamento, ajuda à sua eficácia e evita danos na pele. Além disso, recomenda-se a utilização de um gel calmante e/ou de um bom creme cicatrizante.

– Fazer uma esfoliação frequente:

A esfoliação é um processo que elimina as células mortas da pele, permitindo-a renovar-se, ficando com um aspecto mais bonito e saudável. Deve incluir este passo na sua rotina de beleza, uma vez por semana mais ou menos. Este hábito vai ajudar a preparar a pele para qualquer tratamento.

Não fazer desporto pelo menos 24 horas depois da sessão (é de evitar qualquer tipo de fonte de calor).
O resultado final será uma pele livre de pêlos, muito mais macia e sedosa ao toque. Ficou curioso? Então arrisque e experimente uma sessão. Esta é a altura ideal para o fazer e, assim, vai preparando-se para o Verão e para os dias de praia que o aguardam.

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

6 Trackbacks

  1. […] os benefícios da foto-depilação e descubra as vantagens e desvantagens da depilação […]

  2. […] – Como tratar e prevenir o problema de acne – As vantagens de utilizar óleo de amêndoas doces – Dicas para ter uma pele suave e livre de pelos – Dicas úteis para se livre da oleosidade da pele – Como fazer máscaras faciais com produtos […]

  3. […] acne – Os benefícios de usar óleo de amêndoas doces – Os benefícios da planta da camomila – Dicas para ter uma pele suave e sem pelos através da fotodepilação – Dicas para deixar de ter a pele […]

  4. […] – Os benefícios de usar óleo de amêndoas doces – Os benefícios da planta da camomila – Dicas para ter uma pele suave e sem pelos através da fotodepilação – Dicas para deixar de ter a pele […]

  5. […] deixe de ler os artigos em que falamos sobre como ter uma pele suave e sem pelos através da fotodepilação e ainda algumas dicas de como deixar de ter a pele […]

  6. […] para a produção de melanina, o que resultará num bronzeado desejado por muitos e uma grande protecção para a pele. Mas se ingerirmos fastfood, enlatados, alimentos industrializados e de seguida nos expormos ao […]