Como tratar e cuidar dos seus dentes
Os dentes são um dos principais elementos que chamam a atenção em alguém, pelo seu bom ou mau estado. Numa situação profissional é muito importante ter uma boa aparência e os dentes influenciam imenso este parâmetro. O Dicas Caseiras vai ajudá-lo(a) a manter uma boa higiene oral, indicar algumas formas de branquear os dentes em casa e ainda falar sobre algumas doenças dentárias.
Definição de dente:
O dente é elemento duro e esbranquiçado constituído por:
- Esmalte: Camada externa e dura do dente. Caso não haja uma boa higiene oral, esta camada poderá ser danificada;
- Dentina: Camada situada depois do esmalte;
- Polpa: Camada mole que se situada logo após a dentina e que é altamente vascularizada por vasos sanguíneos;
- Cemento: Camada que recobre a raiz;
- Osso alveolar: Osso que sustenta o dente. É uma estrutura mineralizada e serva para proteger e reservar os vasos sanguíneos e linfáticos;
- Vasos sanguíneos;
- Nervo.
Branqueamento dos dentes:
A cor dos dentes é um factor de que todos se preocupam. Vamos dar algumas dicas de como dar e manter uma boa cor nos seus dentes.
Uma opção é o dentista. É a mais eficaz mas por outro lado a mais cara.
Pode optar por fazer um branqueamento caseiro. A eficácia é menor do que o branqueamento feito por um profissional, mas permite tornar os dentes mais claros e é mais económico. A lista a seguir apresentada contém alguns dos muitos branqueamentos caseiros.
1- Masque ou esfregue directamente nos dentes algumas folhas de Goiabeira ou de Salvia;
2- Escove os dentes, diariamente, com folhas de Juá (árvore típica do nordeste d Brasil);
3- Escovar os dentes com sal;
4- Retire a parte mais espessa de um pacote ou frasco de leite de magnésio e esfregue nos dentes como dedo ou com um algodão, antes de se deitar e depois de lavar os dentes. Após a aplicação não lave os dentes até de manhã – esta dica é mais direccionada às pessoas que fumam e ficam com os dentes manchados devido à nicotina;
5- O limão também é uma boa ajuda. Faça um sumo de limão e esfregue com a escova o sumo nos dentes, durante ± 2 minutos. Após a escovagem lave bem os dentes com água morna. Este processo retira todos os resíduos de alimentos tabaco, etc;
6- Mastigue algumas folhas de salsa antes da lavagem dos dentes;
7- Esmague alguns morangos e, se preferir, misture com a sua pasta dos dentes e escove-os com essa mistura;
8- Produza a sua própria paste dos dentes. Misture meia colher de peróxido de hidrogeno com uma colher de bicarbonato de sódio. (Atenção: Utilize esta paste só se os seus dentes não foram sensíveis. Use apenas uma e uma só vez por semana).
(Para sua segurança, antes de realizar quais quer branqueamento caseiro procure saber a opinião de um Higienista Oral, Dentista ou Auxiliar de Medicina Dentária.)
Pode ainda optar por utilizar dentífricos com poder de branqueamento, mas a eficácia é bastante reduzida.
Doenças orais. Como prevenir?
Já falámos no dicas de algumas dicas para aliviar as dores de dentes, mas também é importante prevenir as doenças orais, as responsáveis pelas dores insuportáveis que por vezes nos afligem. De todas as doenças existentes, decidimos destacar as mais comuns, que são: Cárie, Doença gengival (Gengivite e Periodontite), Sensibilidade dentária e o Tártaro.
O que são as cáries?
A Cárie dentária é uma lesão, por vezes cavitada, com possível perda do esmalte e que afecta os tecidos mineralizados. Manifesta-se, quando num estado não inicial, por uma dor, por vezes insuportável. Quando esta patologia está no início do seu desenvolvimento não tem qualquer tipo de sintoma. O aparecimento de cáries está relacionado com a desmineralização provocada pela acidificação da boca.
Sintomas das cáries:
- Alterações da cor do dente;
- Dor de dentes aguda, por vezes permanente, que pode afectar toda a região em volta do dente ou só a zona do dente.
Para evitar este tipo de doença temos de adoptar alguns actos preventivos, como por exemplo:
- Escove os dentes com um dentífrico portador de flúor, pelos menos duas vezes. Ao deitar deve escovar sempre os dentes, é o momento mais importante;
- Utilize fio dentário todos os dias, antes das lavagens;
- Ir ao dentista regularmente (de 6 em 6 meses);
- Tenha uma boa alimentação;
- Evite fumar.
Doença gengival:
Esta doença é uma inflamação das gengivas que pode afectar o osso alveolar, pondo em risco a sustentabilidade do dente. A doença gengival possui dos estádios:
– A Gengivite – fase inicial e reversível. Inflamação provocada pelo crescimento da placa bacteriana no espaço entre o dente e a gengiva. O sintoma principal é o aparecimento de hemorragias durante a escovagem dos dentes.
– A Periodontite – esta é uma fase avançada e irreversível. O osso alveolar fica completamente afectado, formando-se folhas nas gengivas contendo restos alimentares e placa bacteriana.
Sintomas da gengivite e periodontite:
- Gengivas com um tom avermelhado e inchadas;
- Hemorragia durante a escovagem;
- Dentes podem parecer mais compridos devido à recessão da gengiva;
- Espaço entre os dentes;
- Formação de pus entre os dentes e a gengiva;
- Mau hálito e mau sabor na boca, constantemente.
O tratamento é sempre realizado por um profissional de saúde oral, o qual deve consultar na presença dos sintomas.
Para prevenir esta doença leve uma boa higiene oral. Todos os sintomas supracitados na Cárie, servem para este caso.
Sensibilidade dentária:
A sensibilidade dentária é causada pelo desgaste do dente ou da gengiva. Esta doença oral pode ser causada pela exposição das raízes devido à recessão da gengiva.
Sintomas da sensibilidade dentária:
– Sensação de dor ao ingerir alimentos frios e quentes.
A sensibilidade dentária é tratada de várias maneiras. Pode ser utilizando um gel enriquecido com flúor na escovagem dos dentes; dentífricos para dentes sensíveis; aprendo a escovagem adequada dos dentes, pois uma má escovagem pode provocar mais desgasto no dente e, consequentemente, aumentar a sensibilidade; entre outros. Informe-se com o seu dentista.
O que é o tártaro:
O tártaro é uma placa bacteriana que mineralizando, endurece os dentes. O tártaro, para além de ser um problema de saúde oral, é também um problema estético devido à aparência que provoca. Geralmente forma-se acima ou junto da linha gengival. O sintoma mais comum é uma cor amarelada/acastanhada dos dentes.
Para prevenir o tártaro deve realizar uma correcta escovagem dos dentes, utilize o fio dentário. Uma vez tendo tártaro, só o poder remover com a ajuda de um especialista em saúde oral. Não o tente tirar sem a ajuda deste, poderá piorar a sua situação.
Agora já sabe como prevenir as maiores doenças dos dentes e como deixar a sua boca mais limpa e saudável.
Não se esqueça de levar uma vida activa e com uma alimentação saudável.
Previna e sorria!
Deixe aqui o seu comentário...
5 Trackbacks
-
[…] Antes de prosseguir, saiba mais algumas dicas de como tratar e cuidar dos seus dentes. […]
-
[…] Sofre de dor de dentes? Conheça algumas dicas caseiras para aliviar as dores de dentes e aproveite para aprender algumas sugestões de como tratar e cuidar dos seus dentes. […]
-
[…] matar os germes na boca e até dar algum branqueamento aos dentes. Cuspa após o bochecho. Aprenda como cuidar dos seus dentes e saiba ainda algumas dicas para aliviar as dores de […]
-
[…] Sofre de dor de dentes? Conheça algumas dicas caseiras para aliviar as dores de dentes. Aprenda ainda algumas sugestões de como tratar e cuidar dos seus dentes. […]
-
[…] uma vitamina que estimula a absorção de cálcio, logo é muito importante para os ossos, para os dentes e para a prevenção da osteoporose. Um estudo recente comprova que esta Vitamina também […]
6 comentários até agora. Deixe também o seu!
@Clínica Dentária em Lisboa:
Obrigado pelo seu comentário.
Como indicado, para além de uma boa higiene oral, uma visita regular ao dentista (6 em 6 meses) deverá ser feita!
Grande abraço e até uma próxima visita.
Um artigo esclarecedor com palavras que toda a gente entende. É muito importante não esquecer que mesmo tendo vários e diferentes cuidados em casa, devemos fazer visitas regulares ao dentista. Uma boa prevenção é necessária.
@Domingas:
Muito obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gostou.
Abraço e até uma próxima visita.
muito bem que continue que continue a prestar os vossos trabalhos
@Alice Santos:
Ficamos contentes que tenha gostado do artigo.
Obrigado pela sua participação e até uma próxima visita.
Adorei! Obrigada.