A importância e as vantagens de apanhar sol

Por vezes fica complicado apanhar sol, salvo algumas excepções, quando saímos, vamos à praia, etc. As vantagens de apanhar sol é desconhecida por muitos e conhecida por poucos. O sol pode prevenir muitas doenças e ajudar no tratamento de outras, através da helioterapia. O Dicas Caseiras vai dar-lhe algumas dicas e informações sobre este assunto.

 

O que é o sol?

O Sol é a estrela central do nosso sistema solar. Todos os planetas, asteróides e satélites giram em volta desta estrela. É 322 900 vezes maior do que o planeta Terra, mas não é a maior estrela do Universo. Existem estrelas muito maiores do que esta. Tem uma temperatura de aproximadamente 5000000K (graus Kelvin), que corresponde a 4999727ºC (graus Célsius).

 

Helioterapia:

A helioterapia é uma terapia realizada através do sol. Algumas características desta estrela têm a capacidade de nos ajudar a tratar algumas patologias. As reacções químicas provocadas pelos raios solares trazem grandes benefícios para a pessoa, mas a eficácia deste processo depende imenso das horas de exposição e da alimentação que levamos. Por exemplo, se ingerirmos algum alimento rico em Vitamina A (sumo de cenoura, por exemplo) e de seguida nos expormos ao sol, irá existir uma estimulação para a produção de melanina, o que resultará num bronzeado desejado por muitos e uma grande protecção para a pele. Mas se ingerirmos fastfood, enlatados, alimentos industrializados e de seguida nos expormos ao sol, podemos estimular a produção de algum químico que irá desencadear, nem sempre, uma doença simples ou, no pior dos casos, um cancro. Por isso, aqui está mais uma confirmação de que a alimentação influencia todas as alterações do nosso corpo.

 

apanhar-sol-tomar-sol-importancia-benefecios

A VITAMINA D e as suas complicações:

A Vitamina D é uma vitamina que estimula a absorção de cálcio, logo é muito importante para os ossos, para os dentes e para a prevenção da osteoporose. Um estudo recente comprova que esta Vitamina também influencia, de um bom modo, o funcionamento do coração, do pâncreas, do sistema imunitário e do cérebro.

Desde algum tempo atrás, podemos ler nas notícias que o sol é maléfico para a saúde, que provoca cancro, queima a pele e envelhece, mas esquecem-se de citar que a Vitamina D, um dos maiores protectores de pele contra várias doenças incluindo o cancro, é produzida pelos raios ultravioleta B (UVB) proveniente do Sol. O sol só é prejudicial quando em tempo demasiado e/ou com grande intensidade.

Os protectores solares têm como função bloquear os raios solares, incluindo os raios ultravioleta (UVB), logo, bloqueiam a absorção de Vitamina D. Com esta afirmação não queremos transmitir a mensagem de que usar protectores solares é mau, porque é importante o uso destes quando nos vamos expor por muito tempo ao sol ou quando nos vamos expor nas horas de maior intensidade. O que está em causa é a quantidade de radiações e não a intensidade.

Por isso não se esqueça, de manhã ou ao fim da tarde (horários cujos os raios têm pouca intensidade) apanhe sempre um pouco de sol, de modo a prevenir e tratar estas e outras doenças:

  • Enxaqueca;
  • Alzheimer;
  • Alergias;
  • Doenças auto-imunes;
  • Cancro do cólon, mama, pele e próstata;
  • Depressão;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Infertilidade;
  • Distúrbios alimentares e comportamentais;
  • Doenças orais (cáries, etc.);
  • Miopia;
  • Obesidade;
  • Parkinson;
  • Psoríase;
  • Osteoporose;
  • Entre muitas mais.

Cientistas comprovam que a carência de vitamina D é uma das causas de 17 tipos de cancro em todo o mundo.

 

raios-ultravioletas-sol-protector-solar

Controvérsia sobre apanhar sol:

Alguns médicos acusam as entidades farmacêuticas de ganharem dinheiro protegendo-nos dos raios solares com os protectores solares. Mas porque acusam os médicos estas entidades? Porque os protectores solares provocam carência de Vitamina D e, consequentemente, podem provocar muitas doenças e para tratar essas doenças são necessários medicamentos que compramos às entidades farmacêuticas. Os médicos acusam-nas de terem criado um esquema para ganhar dinheiro.

Ao assistir a esta rivalidade entre os médicos e as farmacêuticas, forma-se um dilema: Devemos ou não usar os protectores solares? Por um lado sim, porque nos protegem quando nos expomos por demasiado tempo ao sol, mas por outro não porque impedem a absorção de Vitamina D.

O Sol é a causa de 2% dos cancros de pele, sendo os os restantes 98% por outros motivos. Cientistas afirmam que quem se expõem mais ao sol, com os devidos cuidados de não se expor nas horas de maior intensidade, tem maiores probabilidades de sobreviver ao cancro da pele do que as pessoas que andam uma vida a fugir do sol pelo medo incutido pelos meios de comunicação e pela ganância de ganhar dinheiro das farmacêuticas.

 

Nota: Mais uma vez, com este artigo não queremos transmitir a mensagem de que utilizar protector solar é errado. Utilizar o protector é benéfico quando nos expomos por muito tempo ao sol. Apanhar sol em pequenas quantidades ao longo dia é benéfico. Se usar protector a toda hora, aí sim é prejudicial, excluindo o caso de doenças de pele que impliquem o uso dos protectores constantemente.

 

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

4 Trackbacks

  1. […] Os benefícios de usar óleo de amêndoas-doces – Os benefícios da planta da camomila – A importância e as vantagens de apanhar sol – Algumas dicas para deixar de ter a pele oleosa – Como fazer um esfoliante […]

  2. […] Conheça os melhores alimentos para a prevenção do cancro (ou câncer). Saiba ainda porque é tão importante apanhar sol. […]

  3. […] Siga as nossas dicas e desfrute de uma exposição solar em segurança, até porque apanhar sol com frequência também apresenta benefícios para a sua saúde, tal como falamos no nosso artigo sobre a importância e as vantagens de apanhar sol. […]

  4. […] Não se esqueça de ler o nosso artigo sobre a importância e as vantagens de apanhar sol […]