Como decorar a sua casa segundo as regras do Feng Shui

Uma das coisas que mais valorizamos é o conforto e a harmonia da nossa casa. Mas se lhe pudermos juntar energia positiva tanto melhor. É isso que o Feng Shui preconiza. Através do conhecimento de técnicas e procedimentos específicos, permite-nos alcançar um maior equilíbrio e atrair forças positivas – é o que defendem os praticantes desta prática milenar.

As Origens do Feng-Shui

A palavra Feng Shui significa em chinês “vento e água” e fundamenta-se nas correntes de energia apelidadas de chi.

Esta corrente de pensamento, que provém de uma tradição com mais de 4000 anos, assenta na constatação que um terreno ou edificação possui a sua própria carga energética e que sofre influências do que estiver colocado ao seu redor.

A partir desta constatação e tendo como base a importância das forças da natureza, os mestres chineses começaram a aprofundar os estudos sobre as melhores localizações para determinadas edificações, e dentro destas, os melhores locais para se disporem móveis e objectos.

Segundo os defensores do Feng Shui, as suas técnicas e práticas proporcionam um equilíbrio com as forças da Natureza, o que nos permite alcançar a saúde, a harmonia e a boa sorte.

 

yin-yang-feng-shui

O feng-shui hoje em dia

Cada vez mais popular no Ocidente, o Feng Shui é apresentado hoje em dia como multidisciplinar ao incorporar, nas suas orientações, conhecimentos de áreas tão distintas como a arquitectura, a geografia, o design, a astrologia, entre outros.

 

As forças “yin” e “yang”

As forças do yin e yang são conceitos fundamentais do Feng Shui.

O yin representa a terra, a água, a lua, o Inverno, as cores escuras e o repouso. O yang, por sua vez, representa a luz, o Verão, o calor, os objectos grandes e maciços, as cores claras e os locais ruidosos.

A particularidade é que um não pode existir sem o outro, é necessário um equilíbrio. Por exemplo, em sua casa deve tentar equilibrar acessórios yang, fortes, como um espelho ou peças grandes em cerâmica, com acessórios yin, mais suaves, como almofadas, cortinados e tapetes.

 

Orientações práticas a aplicar em sua casa

Numa casa, o Feng Shui atribui grande importância à luminosidade e a espaços amplos. A decoração não deve ser excessiva, como por exemplo, aquelas prateleiras com imensos objectos, para além de se dever evitar a colocação de peças já partidas ou danificadas.

Em casas pequenas, a utilização de espelhos é bem-vinda, pois transmitem a ilusão de ser um espaço maior.

Quanto às portas, é importante que estas abram com facilidade e que não sejam colocados móveis por trás destas, impedindo a sua abertura na totalidade.

De tempos a tempos, segundo o Feng Shui, é necessário desfazemo-nos de objectos, papéis e roupas que já não necessitamos ou usamos. Estes provocam uma estagnação da energia e para que a atmosfera da nossa casa flua harmoniosamente, precisamos de seleccionar o que já não nos faz falta.

As plantas são uma grande fonte de energia, pois atraem a prosperidade e a abundância, para além de serem extremamente decorativas e de nos conferirem uma sensação de bem-estar pela sua alusão à natureza.

Experimente ainda outras dicas de como se sentir melhor em sua casa, como complemento às dicas sugeridas pelo feng-shui.

A entrada da casa

Na zona da entrada, devem ser colocados objectos associados ao elemento água. Os quadros com cascatas, as fontes e os aquários com peixes atraem a prosperidade e conferem um aspecto natural e saudável à sua casa.

Os espanta-espíritos são um óptimo recurso para atrair protecção e afastar as energias negativas de sua casa, quando colocados junto à porta principal.

 

plantas-feng-shui-decoracao

Na sala

A sala é o local onde recebemos os nossos amigos, é um local de convívio e deve ser um espaço harmonioso. Na sua decoração, recorra a plantas naturais, velas aromáticas e a espelhos grandes. Também é um excelente local para colocar um aquário ou uma fonte de água, visto que o elemento água atrai o dinheiro e a abundância.

 

O quarto

O quarto é a divisão da casa que nos refugiamos para descansar, por isso deve ser um local confortável e que nos transmita as noções de calma, tranquilidade e de amor. Os equipamentos electrónicos devem ser minimizados ou mesmo optar por colocá-los em outra divisão.

Deve evitar dormir com a cabeça virada para norte, porque dificulta o sono, mas também evitar dormir com os pés na direcção da porta, pois transmite a ideia de morte, devido a ser a forma como se retiram os cadáveres.

É ainda importante que não coloque espelhos em frente à cama, porque pode acordar de noite e assustar-se com a sua imagem reflectida. Opte também por não colocar prateleiras com objectos pesados por cima da cabeceira da cama, devido a trazer algum desconforto.

 

Casa de banho

Em relação à casa de banho, é crucial que a tampa da sanita esteja para baixo e que a porta da banheira esteja sempre fechada, de modo a conservar a riqueza e a evitar o escoamento de energias positivas. Segundo o Feng Shui, se não o fizermos, as riquezas podem “ir pelo cano abaixo”.

Se a casa de banho tiver ligação para o quarto ou estiver em linha directa para a porta de entrada, deve-se ter o hábito de fechar a porta da mesma. Sendo um local que pertence ao elemento água, as cores ideais a serem escolhidas são o azul e o verde, devendo evitar-se a cor vermelha por ser uma cor do elemento fogo.

 

frutas-fruteira-cores

A cozinha

A cozinha é, para muitos especialistas de Feng Shui, a zona mais importante da casa, pois está associada à riqueza e prosperidade. Deve ser bem iluminada, arejada e próxima da sala, de modo a contribuir para a proximidade familiar e claro, para facilitar o transporte dos alimentos.

É importante que não se deixe estragar alimentos no frigorífico e que o lixo seja despejado com regularidade. O fogão, peça fundamental na cozinha, deve ser colocado de modo a que a quando cozinhar não fique de costas para a porta.

A fartura pode ser potenciada com a colocação de fruteiras carregadas de frutas frescas e o ambiente pode ser purificado com o recurso a ervas como hortelã, salsa, coentros e alecrim. O verde ajuda também a estimular a criatividade.

No frigorífico coloque imagens que goste, como postais de locais que visitou ou que foram enviados por amigos.

 

Outros artigos úteis:

Como limpar e arrumar a sua casa de banho
Como limpar e arrumar o seu quarto
Como limpar e fazer pequenos arranjos na sua sala
Como deixar a sua cozinha limpa e organizada

 

Arte ou apenas crença, o importante é sentirmo-nos bem em casa. E mesmo não beneficiando de comprovativo científico, muitas são as pessoas que valorizam o Feng Shui como um estilo de vida pessoal. Porque, no final de contas, o que importa é o nosso próprio bem-estar, e esse, não necessita de comprovativo científico.


Partilhe connosco as suas próprias técnicas de disposição de móveis e objectos que gosta de implementar em sua casa!



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 09-07-2012

    @Aparecida:
    Ainda bem que gostou das nossas dicas! 🙂
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  2. Aparecida Fachetti
    06-06-2012

    muito bom as dicas dadas por vocês..Simples e objetivas de forma que qualquer um pode fazer.

2 Trackbacks

  1. […] funcional – 10 dicas para se sentir melhor em sua casa – As cores das paredes e o seu signficado – Como decorar a sua casa segundo as regras do Feng Shui – 5 dicas para decorar espaços […]

  2. […] – Como decorar com vinil autocolante – 10 dicas para se sentir melhor em sua casa – As cores das paredes e o seu significado – Como decorar a casa segundo as regras de Feng Shui […]