Como planear a sua viagem e o que levar

Vai viajar por uns dias e não sabe o que levar consigo na mala de viagem? Sempre que vai de férias acaba por se esquecer de alguma coisa que podia fazer toda a diferença? O Dicas Caseiras vai ajudá-lo a decidir o que deve mesmo levar quando vai para fora, de forma a evitar todos os contratempos na sua próxima viagem.

Planear, planear, planear

O passo mais importante para impedir que se esquece de coisas em casa é planear.

Antes de mais, convém ter em atenção o tipo de local para onde vai. Se vai conhecer, pela primeira vez, uma nova cidade/país é fundamental fazer uma pesquisa na Internet – o site TripAdvisor (www.tripadvisor.com) pode ser muito útil,  porque tem imensas críticas de hóteis e destinos turísticos – e em livros/guias de viagem, para ter uma ideia do clima e das previsões meterológicas, conhecer a língua, a cultura e os locais de interesse a visitar. Pode ainda adquirir um guia prático sobre a cidade ou pedir emprestado a alguém, mas se for um destino turístico é provável que encontre guias gratuitos nos hotéis, com diferentes mapas, que são de extrema utilidade.

Fazer uma lista com tudo o que é imprescindível para a sua viagem é muito importante. Nessa lista, deve incluir tudo o que prevê que vai precisar, consoante a duração e o tipo de viagem.

Outro factor a ter em conta é a documentação necessária. Deve informar-se se precisa de passaporte e visto e, caso seja preciso, pode fazer a sua requisição atempadamente, para não ter imprevistos ou stress de última hora (para além do B.I. ou Cartão do Cidadão, dentro da validade).

Conversar com pessoas que tenham viajado para o mesmo destino pode ser muito vantajoso, uma vez que lhe podem dar dicas de hóteis, hábitos locais, sítios interessantes para visitar ou mesmo a evitar, etc.

 

viagem-viajar-planeamento-praia

 

O que levar na mala para a viagem?

Na sua lista, deve constar a roupa – pode mesmo discriminar cada peça, ou quantas peças necessita de cada tipo -, acessórios , uma mala prática, produtos de higiene/maquilhagem (de preferência tamanhos de viagem para ocuparem menos espaço, não esquecendo cotonetes), peças de lazer e outras utilidades, tais como livros e cds, computador portátil ou consola, carregador de telemóvel , óculos de sol, máquina fotográfica e pilhas, material para a praia (se for o caso), incluindo protector solar e creme after sun, documentação e cartões.

Outra coisa que nunca deve faltar na sua mala de viagem é um kit de primeiros socorros, ou seja, analgésicos (para uma dor de cabeça ou de dentes, por exemplo) , pensos rápidos, anti-histamínicos (se for propenso a alergias), pastilhas para a garganta e para a indigestão, medicamentos para a obstipação, antidiarreicos e uma pomada para pequenas feridas e queimaduras.

 

pais-tropical-viagem-malas

E se for um país tropical?

A vacinação é um dos factores a ter em consideração: nos países tropicais, precisamos de ser vacinados para prevenir certas doenças. Esta deve ser feita antecipadamente, recorrendo a uma consulta do viajante numa unidade de saúde, na qual será informado sobre outras medidas de precaução.

Em países tropicais é melhor optar por beber água engarrafada, não usar gelo nas bebidas, não beber directamente da garrafa ou da lata e não comer vegetais crus.

Uma coisa indispensável na sua mala é um repelente de mosquitos, de forma a evitar a picada de um mosquito e a possível transmissão de doenças.

Um impermeável para a chuva tem muita utilidade, principalmente aqueles finos que podemos dobrar e levar connosco para todo o lado, pois já sabemos que em países tropicais pode fazer sol e de repente chover torrencialmente. Pode também levar um pequeno guarda-chuva, daqueles dobráveis.

A roupa deve ser essencialmente leve e fresca, mas como mais vale prevenir, o melhor é levar sempre dois ou três casacos para eventuais noites frias.

 

fazer-mala-viagem-viajar-planeamento

Na hora de arrumar a mala:

– Primeiro pode expor tudo o que está a pensar levar em cima da cama, para ter uma ideia do espaço;

– Levar roupa interior extra;

Dobrar bem a roupa e utilizar sacos ou bolsas (para os sapatos, peças pequenas e extras), de forma a aproveitar bem o espaço;

– Deve tentar levar o mínimo possível – não esquecendo o fundamental – uma vez que pode ter de transportar a mala sozinho e é capaz de trazer presentes da viagem;

– Levar um saco vazio para a roupa suja;

– Optar por roupas práticas que possibilitem várias combinações;

– Escolher peças que não se amarrotem com facilidade;

– Colocar na mala de mão apenas o indispensável para a viagem;

Conferir na lista se não se esquece de nada no final.
Já está a planear as suas férias? Então resta-nos apenas desejar-lhe uma óptima viagem, sempre em segurança.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

4 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 24-04-2012

    @Sofia P.:
    Obrigado pela sua participação e pela partilha de mais um guia.
    Abraço e até uma próxima visita.

  2. Sofia P.
    20-04-2012

    Olá!

    Este guia está bastante completo, conheço outro também muito bom mas é mais dedicado a mães e férias em família: http://www.homeaway.pt/info/ideias-ferias/ferias-tematicas/ferias-em-familia/guia-ferias-maes

    Desejo boa viagem a todos!
    Sofia

  3. 14-03-2012

    @Rodrigo:
    Muito obrigado Rodrigo pelas suas preciosas dicas.
    Até uma próxima visita e gratos pela sua participação.

  4. Rodrigo
    10-03-2012

    olá;

    Oportuna esta reportagem!
    VIAJAR é uma das melhores coisas da vida… Conhecer pessoas/locais/em muitos casos ser independente/ou APRENDER IDIOMAS; bem bom.
    E todos que viajam passam por questionamentos assim – ou levam de mais ou de menos (já aconteceu comigo!)…
    Como BACHAREL EM TURISMO (embora não exerçaa profissão_infelizmente), darei algumas dicas:
    – levar no mínimo 2 PARES DE CHINELOS (quando se vai para à PRAIA/LOCAIS ASSIM até deveria ser mais);
    – deixar um espaço nas malas para EVENTUAIS COMPRAS (sempre se compra algo em viagens_lembranças/roupas);
    – manter-se informado sobre ambientes gastronômicos (se perto de onde se hospeda: MELHOR), até por questões de segurança;
    – ter referências do 1/2 de hospedagem que se hospedará (como há problemas/incômodos em vários hoteis/pousadas/e até em CASAS DE ALUGUEL);
    – cuidar da bagagem no transporte (ônibus/avião/trem/outros), e onde se ficará HOSPEDADO: um conselho que dou seria COLOCAR BENS DE ALGUM VALOR (dinheiro/carteira/outras coisas) em locais/lugares onde NUNCA ALGUÉM QUE VÁ LIMPÁ-LO PENSE EM FAZER ALGUMA AÇÃO ERRADA – em cima do armário/entre o estrado e o colchão; digo que já fiz isso algumas vezes e NUNCA TIVE PROBLEMAS!
    Há muitos livros/publicações que ensinam/dão dicas sobre isso…

    E boa viagem,
    Rodrigo