Como fazer velas artesanais

As velas dão sempre um toque especial à sua casa; podem ter aromas bem suaves que ajudam a relaxar ou outros mais fortes e intensos que proporcionam energia e vitalidade. Por vezes as velas servem apenas para ajudar a eliminar odores pouco desejados (como o cheiro a fritos ou a tabaco). Mas no entanto, estes elementos podem também ganhar outro papel ao serem utilizados para criar um ambiente mais acolhedor, íntimo e agradável em qualquer divisão da sua casa. De facto, a presença das velas é muitas vezes essencial em ocasiões especiais como na organização um jantar em sua casa por exemplo.

Uma solução especial – decoração com velas

Hoje em dia existem diversos tipos de velas que se encontram à venda em vários locais; porém pode fazer a diferença e divertir-se a fazer as suas próprias velas artesanais. Para além de serem uma boa opção para a decoração da sua casa, também são excelentes presentes únicos para oferecer à família e aos amigos. Para fazer estas velas artesanais precisa de alguns materiais específicos e também de alguma paciência – esta não é uma tarefa difícil, mas tal como em qualquer caso é a prática que ajuda a alcançar a perfeição.

Considere ler outros artigos de decoração:

Como decorar com vinil autocolante
10 dicas para se sentir melhor em sua casa
As cores das paredes e o seu significado
Como decorar a casa segundo as regras de Feng Shui

 

Diferentes tipos de velas

Antes de começar, é essencial decidir que tipo de vela deseja fazer; aqui salientamos as velas flutuantes e as velas de gel com enfeites. As velas flutuantes são em geral velas pequenas que podem ter formas, cores e aromas variados; são colocadas em recipientes de vidro com água e muitas vezes adicionam-se também pétalas de flores ou outros elementos decorativos para dar um toque diferente. Já as velas de gel ganham vida graças aos enfeites que se colocam nela: pode usar os mais diversos motivos como flores em tecido, conchas, búzios, pedras, bonecos pequenos, etc. E lembre-se que aqui é o gel que deixa tudo bem consistente e duradouro.

velas-flutuantes

 

Velas flutuantes, como fazer?

Material necessário: 1 kg de parafina; 100 gr de cera micro; 1 panela pequena; corante à base de óleo (da cor que desejar); essência da sua preferência (entre 30 a 50 ml); palitos de madeira; vaselina líquida; fôrma com o formato que quiser (motivos geométricos, flores, animais, corações, estrelas, etc.).

Como fazer: Coloque a parafina e a cera micro na panela em banho-maria; o objetivo é que derretam bem para ficar uma solução transparente. Entretanto, corte o pavio em cerca de 30 cm e mergulhe-o na mistura certificando-se que fica bem esticado e firme; retire e reserve. De seguida, junte à mesma mistura um pouco do corante e da essência que escolheu, misturando bem com a ajuda dos palitos de madeira. Unte todas as fôrmas com vaselina líquida antes de as encher com cera e parafina; espere uns minutos até ganhar alguma consistência.Volte a cortar o pavio que tinha reservado (em pedaços de 3,5 cm) e coloque-os no centro e no fundo de cada fôrma; deixe a secar até as velas ficarem duras e retire-as das fôrmas. Para finalizar, corte de novo o pavio para ficar apenas com cerca de 1 cm.

velas-de-gel

 

Velas de gel com enfeites

Material necessário: recipiente de vidro transparente (formato e tamanho à sua escolha); um pouco de areia fina; pavio com ilhós; enfeites da sua preferência; panela pequena; parafina gel transparente; essência da sua preferência; corante à base de óleo (da cor que desejar); baqueta de vidro.

Como fazer: No fundo do recipiente de vidro, coloque a areia, o pavio e os enfeites que escolheu dispondo-os como quiser. Na panela, coloque a parafina gel a derreter e junte a essência e o corante mexendo ligeiramente com a baqueta de vidro. Aos poucos, passe esta mistura para o recipiente – com cuidado para não estragar os enfeites já colocados. Não coloque tudo de uma vez: espere um pouco e junte outros enfeites se desejar; por fim, complete o recipiente com o resto da mistura e deixe endurecer.

 

Alguma outra ideia que queira partilhar? Já experimentou fazer algum tipo de velas flutuantes ou velas de gel?



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

6 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 19-09-2012

    @Rosana:
    Ainda bem que gostou das nossas dicas!
    Esperamos que tenha sucesso com as suas velas artesanais.
    Abraço e até uma próxima visita.

  2. rosana vaz
    31-08-2012

    td anotadinho!
    farei pro meu casamento!!
    ótimas dicas!

    bjOO

  3. 03-08-2012

    @Fatima Vieira:
    Vamos tomar o seu pedido em consideração e quem sabe em breve recebemos ajuda de algum leitor ou até mesmo um artigo por parte dos nossos colaboradores.
    Obrigado pela sua visita e até breve.

  4. Fatima Vieira
    01-08-2012

    Bom dia !
    gostaria de aprender a fazer pétalas de Rosas perfumadas!
    Alguém ai pode me ensinar?

    Obrigado

    Fátima Vieira

  5. 09-07-2012

    @Sonia Gaudio:
    Ainda bem que gostou das nossas dicas!
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  6. sonia rodrigues gaudio
    23-05-2012

    adorei as id´eias de como fgazer as velas me foram muito úteis
    muito obrigada.

4 Trackbacks

  1. […] aqui ensinámos como fazer velas artesanais! Já […]

  2. […] cheiro para o quarto são pequenos exemplos de peças decorativas que se podem oferecer. Se quiser, aprenda a fazer velas artesanais, dando um toque único e pessoal. Em lojas de artigos para a casa vai encontrar milhares de boas […]

  3. […] claro, azul claro ou amarelo desmaiado. Coloque as velas em suportes para ovos. Já aqui ensinámos como fazer velas artesanais, experimente você […]

  4. por Ambientador de Varetas | em 02-11-2012 às 9:15 PM

    […] Já aqui ensinámos como fazer velas artesanais! Já […]