Os benefícios da soja na alimentação

Os chineses já conhecem os múltiplos benefícios da soja na alimentação há milhares de anos, mas só mais recentemente é que os ocidentais reconheceram este alimento completo e dito “milagroso”. Já conhece o poder da soja? O Dicas Caseiras preparou este artigo para o esclarecer melhor sobre este “super” alimento.

É nossa preocupação falar sobre as vantagens que os alimentos trazem para a nossa saúde.  Já aqui falámos sobre os benefícios de comer bananas, mencionámos alguns dos melhores alimentos para prevenir o cancro e ainda todos os benefícios de usar ervas aromáticas e as vantagens de utilizar o óleo de amêndoas doces. Hoje vamos falar das vantagens e benefícios de incluir a soja na nossa alimentação, com todas as suas características muito importantes para a nossa saúde.

 

O que é a soja?

A soja é uma leguminosa, assim como o feijão, a lentilha e a ervilha, e é proveniente da China e do Japão. Existem muitas variedades de soja, sendo a mais comum a que produz grãos de soja amarelos, que são uma óptima fonte de proteínas vegetais.

O grão da soja contém pequenas quantidades de carboidratos, fibras e cerca de 40% de aminoácidos essenciais. Para além disso, é uma fonte de fósforo, potássio, Vitamina B e E, ferro, zinco e cálcio.

A soja faz parte de uma alimentação saudável: é rica em proteínas e isoflavonas que, segundo mostram alguns estudos, previnem doenças cardiovasculares, cancro, osteoporose, Alzheimer e diabetes.

As isoflavonas são substâncias presentes na soja e nos seus derivados, designadas de fitoestrogénios por apresentarem semelhanças com o estrogénio, a hormona feminina. Estudos mostram que o consumo de isoflavonas ajuda a aliviar os afrontamentos, sintomas frequentes na menopausa, e a reduzir os níveis de colesterol.

O óleo de soja é o mais utilizado pela população para preparo de alimentos. É uma fonte de proteína completa, uma vez que tem quantidades significativas da maioria dos aminoácidos essenciais.

soja-graos

Que produtos contêm soja?

A soja em grão e os produtos derivados, como a farinha (kinako), o tofu (queijo de soja), o extracto solúvel (leite), a proteína vegetal texturizada (PVT ou “carne” de soja) e o miso possuem isoflavonas. O que varia é a concentração da substância presente. O leite, por exemplo, tem uma menor concentração de isoflavonas do que o grão.

Podemos encontrar esta leguminosa em:

– Leite de soja

– Iogurtes de soja

– Tofu

– Miso

– Kefir de soja

– Natto

– Tempeh

– Tamari

– Soyu

– Salsichas e hamburguers

 

produtos-base-de-soja

 

Que cuidados devo ter no consumo de soja?

– O consumo de soja deve ser moderado, tal como acontece com todos os alimentos;

– Deve sempre verificar o prazo de validade das embalagens;

– Verifique os ingredientes dos produtos que compra, uma vez que alguns podem conter corantes, conservantes, etc;

– Deve garantir que os produtos não são confeccionados com grãos modificados geneticamente;

– Há um pequeno número de pessoas que é alérgico à soja, por isso recomenda-se que prove uma pequena quantidade, se for a primeira vez;

 

Que benefícios tem a soja?

Coração:  o consumo de soja ajuda a reduzir a taxa do chamado “mau” colesterol (LDL);

Mama e próstata: os fitoestrogénios presentes na soja reduzem o risco de cancro da mama e da próstata, segundo alguns estudos;

Ossos: a soja pode ajudar a aliviar os sintomas que advêm da falta de hormonas na menopausa, e a prevenir a osteoporose;

Intestino e pâncreas:  as fibras presentes na soja ajudam no bom funcionamento do intestino e na redução dos níveis de glicose nos diabéticos.

 

Como pode ver, a adição deste grão à sua alimentação, em conjunto com um estilo de vida saudável, pode prevenir o aparecimento de diversas doenças. Veja as sugestões de receitas de soja que lhe propomos neste site (http://www.moo.pt/receitas/tag/soja/) e bom apetite!

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 14-03-2012

    @Rodrigo:
    Muito obrigado pela sua participação e por partilhar com todos a sua experiência.
    Grande abraço e obrigado por nos ter visitado.

  2. Rodrigo
    10-03-2012

    Boa tarde:

    A SOJA é um alimento bem importante na alimentação… Além de PREVINIR VÁRIAS DOENÇAS!
    Há uma polêmica/dúvida se tal deveria ou não ser consumida; por exemplo no cado dos TIPOS SANGUINEOS – embora ache isso meio duvidoso.
    Como OVO-LACTO-VEGETARIANO, a soja está presenta na minha alimentação sempre: estrogonoffe de soja/hamburguer de soja… Confesso que O LEITE PURO não é bom! Embora existam SUCOS disso bem gostosos, os da marca ADES: em vários sabores (um pouco caros_embora ache que valha à pena).

    Abraços,
    Rodrigo.

3 Trackbacks

  1. […] porque a soja é tão importante para a alimentação e conheça várias razões porque deve comer mais […]

  2. […] a grande importância da soja na sua alimentação bem como as ricas propriedades e benefícios do […]

  3. […] na importância de consumir figos frescos ou secos. Também já abordámos porque é importante a ingestão de soja, a importância de usar ervas aromáticas na alimentação, os benefícios da planta da camomila e […]