Os benefícios da soja na alimentação
Os chineses já conhecem os múltiplos benefícios da soja na alimentação há milhares de anos, mas só mais recentemente é que os ocidentais reconheceram este alimento completo e dito “milagroso”. Já conhece o poder da soja? O Dicas Caseiras preparou este artigo para o esclarecer melhor sobre este “super” alimento.
É nossa preocupação falar sobre as vantagens que os alimentos trazem para a nossa saúde. Já aqui falámos sobre os benefícios de comer bananas, mencionámos alguns dos melhores alimentos para prevenir o cancro e ainda todos os benefícios de usar ervas aromáticas e as vantagens de utilizar o óleo de amêndoas doces. Hoje vamos falar das vantagens e benefícios de incluir a soja na nossa alimentação, com todas as suas características muito importantes para a nossa saúde.
O que é a soja?
A soja é uma leguminosa, assim como o feijão, a lentilha e a ervilha, e é proveniente da China e do Japão. Existem muitas variedades de soja, sendo a mais comum a que produz grãos de soja amarelos, que são uma óptima fonte de proteínas vegetais.
O grão da soja contém pequenas quantidades de carboidratos, fibras e cerca de 40% de aminoácidos essenciais. Para além disso, é uma fonte de fósforo, potássio, Vitamina B e E, ferro, zinco e cálcio.
A soja faz parte de uma alimentação saudável: é rica em proteínas e isoflavonas que, segundo mostram alguns estudos, previnem doenças cardiovasculares, cancro, osteoporose, Alzheimer e diabetes.
As isoflavonas são substâncias presentes na soja e nos seus derivados, designadas de fitoestrogénios por apresentarem semelhanças com o estrogénio, a hormona feminina. Estudos mostram que o consumo de isoflavonas ajuda a aliviar os afrontamentos, sintomas frequentes na menopausa, e a reduzir os níveis de colesterol.
O óleo de soja é o mais utilizado pela população para preparo de alimentos. É uma fonte de proteína completa, uma vez que tem quantidades significativas da maioria dos aminoácidos essenciais.
Que produtos contêm soja?
A soja em grão e os produtos derivados, como a farinha (kinako), o tofu (queijo de soja), o extracto solúvel (leite), a proteína vegetal texturizada (PVT ou “carne” de soja) e o miso possuem isoflavonas. O que varia é a concentração da substância presente. O leite, por exemplo, tem uma menor concentração de isoflavonas do que o grão.
Podemos encontrar esta leguminosa em:
– Leite de soja
– Iogurtes de soja
– Tofu
– Miso
– Kefir de soja
– Natto
– Tempeh
– Tamari
– Soyu
– Salsichas e hamburguers
Que cuidados devo ter no consumo de soja?
– O consumo de soja deve ser moderado, tal como acontece com todos os alimentos;
– Deve sempre verificar o prazo de validade das embalagens;
– Verifique os ingredientes dos produtos que compra, uma vez que alguns podem conter corantes, conservantes, etc;
– Deve garantir que os produtos não são confeccionados com grãos modificados geneticamente;
– Há um pequeno número de pessoas que é alérgico à soja, por isso recomenda-se que prove uma pequena quantidade, se for a primeira vez;
Que benefícios tem a soja?
– Coração: o consumo de soja ajuda a reduzir a taxa do chamado “mau” colesterol (LDL);
– Mama e próstata: os fitoestrogénios presentes na soja reduzem o risco de cancro da mama e da próstata, segundo alguns estudos;
– Ossos: a soja pode ajudar a aliviar os sintomas que advêm da falta de hormonas na menopausa, e a prevenir a osteoporose;
– Intestino e pâncreas: as fibras presentes na soja ajudam no bom funcionamento do intestino e na redução dos níveis de glicose nos diabéticos.
Como pode ver, a adição deste grão à sua alimentação, em conjunto com um estilo de vida saudável, pode prevenir o aparecimento de diversas doenças. Veja as sugestões de receitas de soja que lhe propomos neste site (http://www.moo.pt/receitas/tag/soja/) e bom apetite!
Deixe aqui o seu comentário...
3 Trackbacks
-
[…] porque a soja é tão importante para a alimentação e conheça várias razões porque deve comer mais […]
-
[…] a grande importância da soja na sua alimentação bem como as ricas propriedades e benefícios do […]
-
[…] na importância de consumir figos frescos ou secos. Também já abordámos porque é importante a ingestão de soja, a importância de usar ervas aromáticas na alimentação, os benefícios da planta da camomila e […]
2 comentários até agora. Deixe também o seu!
@Rodrigo:
Muito obrigado pela sua participação e por partilhar com todos a sua experiência.
Grande abraço e obrigado por nos ter visitado.
Boa tarde:
A SOJA é um alimento bem importante na alimentação… Além de PREVINIR VÁRIAS DOENÇAS!
Há uma polêmica/dúvida se tal deveria ou não ser consumida; por exemplo no cado dos TIPOS SANGUINEOS – embora ache isso meio duvidoso.
Como OVO-LACTO-VEGETARIANO, a soja está presenta na minha alimentação sempre: estrogonoffe de soja/hamburguer de soja… Confesso que O LEITE PURO não é bom! Embora existam SUCOS disso bem gostosos, os da marca ADES: em vários sabores (um pouco caros_embora ache que valha à pena).
Abraços,
Rodrigo.