Dicas para eliminar os maus cheiros em casa

Infelizmente, alguns objetos e divisões da nossa casa tendem a ganhar cheiros pouco desejáveis que nem sempre são fáceis de eliminar. Porém, a verdade é que existem diversas soluções caseiras bastante práticas e simples que permitem a qualquer pessoa acabar com os terríveis maus cheiros em casa.

Em geral produtos como o vinagre, o bicarbonato de sódio ou o limão são muito utilizados nestas situações; saiba então tirar partido destes e outros produtos acessíveis para conseguir um ambiente muito agradável.

Poderá ser uma ajuda ler o nosso artigo sobre como fazer produtos de limpeza com produtos caseiros.

Calçado

Os diferentes tipos de calçado são muitas vezes alvo de maus cheiros e exigem alguns cuidados: limpe os seus sapatos com alguma frequência e certifique-se de que estão bem secos antes de os usar (de preferência, deixe-os a secar ao sol). Se o mau cheiro não sair com a lavagem habitual, experimente fechá-los num saco de plástico e colocá-los assim no congelador durante a noite para que as temperaturas baixas eliminem as bactérias responsáveis por este odor.

cheiro-tabaco-cinzeiros

Cinzeiros

É impossível impedir que um cinzeiro não fique a cheirar a tabaco, porém quando o lavar faça-o com uma mistura de água com vinagre pois isto atenua bastante o mau cheiro.

Divisões da casa

É muito importante que se sinta bem em sua casa e não há nada melhor do que ter uma casa limpa e sem cheiros. Se tiver a cozinha ou outra qualquer divisão com um cheiro desagradável – como por exemplo o cheiro a tabaco, é possível fazer diminui-lo substancialmente utilizando uma esponja comum de limpeza. Embeba a esponja em vinagre e deixe-a num prato em qualquer canto da divisão para que absorva o mau odor. Se for especificamente uma divisão fechada e sem arejamento (como uma cave ou arrecadação), muitas vezes instala-se a humidade e cheiro a mofo. Neste caso, opte por colocar nesta divisão um prato com uma cebola cortada ao meio durante uma noite e verá o cheiro a desaparecer.

Já leu os nossos artigos como limpar as diversas partes da casa?

Como limpar a sua casa de banho
Como limpar e arrumar o seu quarto
Como limpar e fazer pequenos arranjos na sua sala
Como deixar a sua cozinha limpa e organizada 

 

Frigorífico

O frigorífico é um local propício a maus cheiros quando se acumulam restos de comida, alimentos estragados, etc. Existem várias opções para cuidar deste eletrodoméstico essencial e garantir que os odores desagradáveis não o incomodem a si nem interfiram com os produtos que lá estão guardados. Limpar e organizar o frigorífico regularmente é importante – até para perceber que alimentos já estão fora do prazo e impróprios para consumo. Para a limpeza em si utilize um pouco de bicarbonato de sódio ou com água e vinagre; além disso poderá colocar um copo com um cotonete embebido em baunilha para prolongar um bom aroma. Já o congelador muitas vezes também apresenta algum cheiro menos agradável devido nomeadamente ao gelo: neste caso, limpe o congelador com um pano embebido em extrato de baunilha e utilize também água e vinagre na limpeza das prateleiras.

Garrafa térmica

O mau cheiro que por vezes aparece em garrafas térmicas compromete bastante a sua utilização. Para resolver o problema, encha a garrafa com água quente juntamente com sal e deixe esta mistura durante alguns minutos para depois lavar a garrafa normalmente.

maos-limpas-maos-sujas

 

Mãos

Por vezes nem são os objetos ou a divisão que ficam com maus cheiros, mas sim as próprias mãos: ao preparar as suas refeições são diversos os alimentos que tendencialmente deixam as suas mãos com um cheiro pouco desejado. Para contornar esta situação, existem diversas soluções consoante cada alimento. No caso do peixe, passe limão nas suas mãos e deixe atuar durante uns minutos; depois lave normalmente com água e sabão e veja os resultados. Se por outro lado se tratar de alho, coloque as suas mãos sob água corrente enquanto mexe num objeto de inox; depois esfregue as mãos em limão e por fim, lave normalmente com água e sabão.

Peças de roupa

Uma das soluções mais comuns e simples é deixar a roupa a arejar quando esta apresenta algum cheiro mais intenso; porém isso nem sempre é suficiente. Por exemplo, quando as roupas ficam guardadas durante muito tempo é natural que surja o cheiro a mofo. E neste caso não há nada melhor do que começar por lavar estas peças de roupa de uma forma especial: se forem roupas delicadas, prefira lavá-las com leite, as roupas brancas podem ficar de molho em lixívia e as roupas normais podem ser lavadas com sal, vinagre e sumo de limão. Depois deste primeiro tratamento, lave normalmente as peças de roupa com água e sabão neutro e deixe-as secar ao sol. Lembre-se sempre que lavagens regulares e exposições à luz solar ajudam muito a evitar o cheiro a mofo.

Recipientes de plástico

Ao guardar os restos de comida em recipientes de plástico, por vezes fica um cheiro desagradável que teima em permanecer mesmo após a lavagem. De facto, alguns alimentos ou comidas possuem cheiros fortes que não são fáceis de eliminar. Assim, experimente encher estes recipientes de plástico com água quente e junte um pouco de bicarbonato de sódio; deixe-os a repousar durante a noite e lave-os de novo no dia seguinte. Em alternativa, também pode recorrer à mostarda: faça uma mistura de mostarda com água morna, coloque no recipiente por alguns instantes e lave.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

5 Trackbacks

  1. […] – Como fazer produtos de limpeza com produtos caseiros – Dicas para eliminar os maus cheiros em casa […]

  2. […]  Aproveitamos para recomendar o artigo em que falamos como eliminar os maus cheiros em casa. […]

  3. […] Recorrer a bons aromas é especialmente importante na cozinha, já que eles podem ser uma ajuda preciosa no combate a alguns odores pouco desejáveis como o cheiro a fritos, gordura, etc. E já que falamos em odores, aproveite também para conhecer algumas dicas para eliminar os maus cheiros em casa. […]

  4. […]   Já agora, como devem ser conservadas as frutas, na fruteira ou no frigorífico? Saiba ainda como deixar o seu frigorífico livre de maus cheiros. […]

  5. […] um ambiente limpo e com um aroma confortável, aprendendo algumas dicas de como eliminar odores desagradáveis em sua casa, escolhendo os melhores aromas e cheiros para o seu lar e aprenda ainda a fazer os seus próprios […]