A importância da hidratação e as cores da urina

Para manter a sua homeostasia, regulação do seu ambiente interno para manter uma condição estável, e necessário que tome alguns cuidados com o seu corpo. A hidratação é um dos factores mais importantes, pois é este que permite o bom funcionamento de muitos sistemas do corpo humano.

Neste artigo vamos explicar-lhe em que consiste a hidratação, qual a sua importância, como se hidratar, quais os sintomas da desidratação e ainda o significado das várias cor da urina.

 

O que é a hidratação?

A hidratação é a reposição de água no nosso organismo, que pode ser feita por via oral ou intravenosa (soro). Quando os níveis de água não estão nos níveis ideais para que o corpo humano esteja hidratado, chama-se desidratação.

 

Qual a importância da hidratação?

A água representa 60% do peso corporal de um indivíduo adulto, por isso é necessária a sua reposição sempre que sejam perdidas quantidades significativas. A desidratação provoca efeitos sobre o ser humano que podem ser considerados como perigosos: engrossa o sangue, diminuí o transporte de oxigénio e dos sais minerais, pode provocar tendinites, cãibras, entre outros.

 

pratica-desporto-hidratacao-desidratacao

 

Durante a prática de desporto é natural que transpiremos, mas transpirar não é o mesmo que emagrecer. Embora muitas pessoas o pensem, esta ideia é completamente errada, porque a gordura, o tecido adiposo, não se perde por transpiração (evaporação), mas sim ao adoptar uma alimentação saudável e aumentar os gastos de energia através de uma actividade física regular. Ao transpirarmos estamos a perder líquidos, daí a importância da hidratação durante o exercício físico. Para além de prevenir a desidratação, previne acidentes musculares, como por exemplo, as tendinites – a água é o lubrificante dos tendões, logo, se esta não existir, os tendões irão ficar lesados.

 

A prática de desporto aumenta a produção de ureia e de ácido úrico no organismo e se o depósito de água no corpo humano não for suficiente, os cristais de ureia irão ser depositados nas artérias e, consequente, provocarão ataques de gota, por isso não se esqueça de se hidratar enquanto faz desporto.

 

Ao longo do dia, dependendo das tarefas que realizamos, transpiramos sempre, por isso é importante repor os níveis de água no decorrer do dia. Mesmo que não pratique desporto, esta medida deve ser adoptada.

Atenção: É necessário se hidratar durante o desporto e ao longo do dia, mas não em demasia. Caso ingira líquidos em exagero pode levá-lo(a) a um estado perigoso chamado de hiponatremia, que significa níveis de sódio baixos no sangue.

 

As cores da urina e os seus significados

A urina é um elemento que nos permite saber se necessitamos ou não de água, dependendo da cor que esta apresenta. De seguida vamos explicar quais os significados das várias cores da urina e os respectivos níveis de hidratação ou desidratação:

  • Se a urina estiver amarelada, mas em tom muito claro, é sinal de que está hidratado(a);
  • Se a urina estiver transparente, é sinal de sobre-hidratação e que deve diminuir um pouco a ingestão de líquidos;
  • Se a urina estiver amarelada escura ou mais escura ainda, significa que está perante uma desidratação e de que necessita de ingerir líquidos o quanto antes.

cor-da-urina-significados

(Curiosidade: Isto acontece porque uma hormona chamada ADH ou Antidiurética ou Vasopressina, que intervém na regulação osmótica, conforme a quantidade que é libertada no organismo vai aumentar ou diminuir a permeabilidade dos túbulos uriníferos (rins), local onde se dá a absorção de água, produzindo assim uma urina clara (diminuiu a permeabilidade) ou escura (aumentou a permeabilidade). Se acha que quando tem sede o mais apropriado é ingerir uma bebida alcoólica fresca, está enganado(a). O álcool inibe a produção de ADH, ou seja, inibe que a permeabilidade dos rins seja aumentada e, consequentemente, que a água seja absorvida. Por isso, ao ingerir álcool, os líquidos absorvidos serão quase nulos.)

 

Sintomas da desidratação:

A desidratação pode ser detectada na presença dos seguintes sintomas:

  • Sede;
  • Alteração na visão e na audição;
  • Náuseas;
  • Cansaço;
  • Sensação de aumento da temperatura corporal;
  • Vertigens;
  • Dores de cabeça;
  • Tonturas.

 

Como me hidratar?

A hidratação pode ser feita via oral ou intravenosa, sendo a última mais utilizada no meio hospitalar.

Através da ingestão de alguns alimentos, podemo-nos hidratar, mas existem outras fontes como por exemplo a água, água com sabor, néctares e refrigerantes.

 

Se as bebidas contiverem gás, adoçantes e/ou edulcorantes, estes não interferem na hidratação. Estas bebidas hidratam na mesma.

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 02-04-2012

    @Carolina:
    Desde já agradecemos a sua participação e ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo.
    Aconselhamos que procure o seu médico sim.
    As melhoras e até uma próxima visita.

  2. Carolina
    24-03-2012

    Por um acaso eu li a matéria de vcs. E foi muito bom p/ mim! Obrigada.
    Eu tenho um histórico de problemas de infecção urinária. Faz uns 5 anos que nunca mais tive, ainda bem. Mas o estranho é q bebo bem água. Só de água eu bebo em torno de 6 copos ao dia. Tá, não são os 2 litros recomendados, mas tb n é pouco! Acontece que estou sempre com a boca seca e com a urina um pouco mais escura do q deveria.
    Isso é caso p/ procurar um médico?

    Agradeço a atenção. Valeu.

1 Trackback

  1. […] Saiba porque é tão importante estarmos hidratados e o que significam as diferentes cores da urina. […]