Como prevenir e tratar de forma natural as cãibras

Uma cãibra é uma contração involuntária e dolorosa de um músculo ou conjunto de músculos, que costuma fazer-se acompanhar por uma sensação desagradável de repuxamento e rigidez. Como prevenir as cãibras e o que fazer quando sente essa dor e contracção horrível nos músculos?

Na maioria dos casos, a presença de caibras não costuma constituir qualquer tipo de problema ou mesmo doença, para além das dores e da sensação desagradável.

 

Causas possíveis para as cãibras:

Os esforços físicos continuados, especialmente durante as épocas mais quentes, são alguns dos motivos do seu aparecimento. Também a perda de sais minerais, sobretudo de sódio (sal), potássio e magnésio, origina o aparecimento de cãibras. Isto costuma aparecer durante uma prática intensa de um desporto ou de um esforço, já que, juntamente com o suor, se perdem também os sais minerais. O mesmo acontece naqueles dias de calor sufocante em que se transpira abundantemente. Alguns diuréticos, usados principalmente para baixar a tensão arterial, podem causar cãibras por espoliação de sódio e de potássio.

 

Considere ler os nossos artigos relacionados:

16 dicas para as dores nos pés
Como aliviar e prevenir as dores nos joelhos
Algumas dicas úteis para acabar com as dores nas costas
Como diagnosticar e aliviar as dores nas pernas 

 

Como prevenir as cãibras:

Deve-se incrementar mais ingestão de alimentos salgados nas épocas mais quentes (para quem pode), já que o sal ajuda a reter os sais minerais no organismo. Também durante a gravidez deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, hortaliças frescas e cereais. Deve-se também procurar evitar a prática desportiva após ter ingerido alimentos, já que durante a ingestão o sangue se concentra no estômago e assim as cãibras produzem-se com mais facilidade.

As cãibras nos pulsos, que se costumam produzir quando se realiza um esforço ou se segura um objeto pesado, devem ser expostas a um médico já que se devem a uma compressão nervosa.

Também como prevenção não abuse do álcool nem do tabaco, assim como certos medicamentos.

 

mel-caibras-musculos

 

Como tratar de forma natural as cãibras?

Para aliviar as cãibras beba um copo de água com uma colher de chá de bicarbonato de sódio.

Para aliviar as cãibras nas pernas deve-se beliscar a parte afetada, ou então experimente contrair e descontrair a barriga da perna. Outro remédio eficaz é fletir os dedos dos pés em direção ao joelho.

Para aliviar cãibras noturnas na barriga das pernas tome regularmente uma colher de chá de mel durante as refeições.

Não é bom aplicar compressas nem ar quente sobre os músculos afetados, pois o calor pode produzir inchaço. Convém elevar a parte afetada.

Quando a caibra é falta de potássio, comer bananas e laranjas  ajuda pois fornecem potássio em grande quantidade.

 

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 24-04-2012

    @Leila:
    No nosso artigo poderá encontrar outras alternativas para o problema das cãibras.
    Esperamos ter sido úteis para a ajudar no seu problema.
    Muito obrigado pela sua participação e até uma próxima visita.

  2. Leila
    04-04-2012

    Gostei da dica para cãibra, mas infelizmente sou diabetica,e não posso consumir mel, nas refeições, gostaria de receber outras alternativas para cãibras,obrigada,Leila.